Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
bruvazdd

Taramps 3.5 desarmando!

Recommended Posts

Salve pessoal, ganhei um Taramps ta 3.5 D 2 ohms pra tocar 4 woofer DD 12" 4 ohms,

como não tem como casar a impedância para 2 ohms, eu liguei eles em 4 ohms.

Até ai tudo bem. mas quando ergo o volume nos pancadão ela entra em proteção e nem pisca o led clip.

To com 210 amp. bateria nova voltímetro acusando 12.3 nas batidas fortes.

Se deixar o volume meio baixo toca o dia todo se possível.

Pesquisei no fórum mais não encontrei algo especifico para minha duvida. Se alguém puder opinar agradeço.

ganho do modulo ta m 80% sentido 3 horas

Subsonic em 50 hertz

Low pass em 15khz (no máximo)

Bass Boost zerado.

Corte frequência no player ta 63 Hertz.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que ela aguentaria tocar em 1 ohms com ganho reduzido???

1° não faca isso. deixe em 4 mesmo.

2° o seu problema pode ser aterramento negativo, ou com mal contato. obs e so esse modulo que ta na saida remote?

3° abaixe o low pass deixe ele no sentido 10h.kkkk que assim ele vai ta em mais ou menos 3k.

4° aumente o corte do player para 80hz.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

low pass muito alto em alto falantes tbm causa isso, tenta abaixar um pouco, ja tive o msm problema

Compartilhar este post

Link para o post

dá uma conferida no RE dos falantes a frio.. se nao esta dando impedancia abaixo do especificado..

confere se nao tem nenhum falante com a bobina "raspando" ou afins.. fora cabeamento se esta bem firme.. e que nao seja fio 21mm.. pelamor..

e infelizmente, pode ser o amp o problema tambem..

Compartilhar este post

Link para o post

desliga com o carro parado ou andando? uma vez me aconteceu isso quando aumentava o volume com o carro andando o amp desligava quando fui ver era o alternador q tava gerando 16volts.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem galera, como os colegas ai falaram baixei o low pass e parou de desarmar.

Agradeço a cada um que me ajudou ou tentou ajudar.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Então Gledson Borba, eu baixei o low pass do modulo para uns 4k e realmente parou de desarmar. Antes tava no maximo 15k e desarmava no vol 30.

Agora aumento o vol para 37 e ta normal, com HPF do player em 63hz.

Antes estava com Ganho em 80%, High Pass no maximo 50hz, e Low pass no maximo 15khz. desarmava!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Entao jhow, faça o contrario do que vc esta fazendo. Escolha um volume no player que vc acha que seja ideal pro sistema. Geralmente 70% do que ele marca pra evitar distorção. Confira no audio do player regulagens de ganho nas frequencias 50hz até 800Hz, se tiver muito ganho nessas frequencias, pode saturar mais rapido a entrada. Recomendo vc trabalhar ai com flat, tudo zerado. Se quer um grave mais pesado, pode dar mais ganho nessas frequencias, mas aumente o hpf pro falante nao excurcionar demais. Coloque o ganho do módulo no zero, aumente o volume do player na faixa de trabalho que vc escolheu e va dando ganho no modulo aos pucos. Começou a clipar, diminue um pouco o ganho do módulo e prionto, não se incomoda mais. Agora, se vc fizer o contrario, colocar o ganho do modulo em 80% e aumentar a revelia o volume do player, ele realmente nao vai nem clipar, quando passar do limite ja vai desarmar de cara, pq nao tem como vc saber sem olhar pro led clipe se ta distorcendo o sinal ou não. Espero que vc tenha entendido o que eu quiz dizer. Quanto a faixa de frequencia de trabalho, eu diminuiria mais ainda, deixaria de 50 a 2000 Hz. Acima disso, só exige mais do amplificador e desperdiça energia, pois a eficiencia do falante em reproduzir essas frequencias acima dos 2000Hz vai diminuindo.

Compartilhar este post

Link para o post

Então Gledson Borba, eu baixei o low pass do modulo para uns 4k e realmente parou de desarmar. Antes tava no maximo 15k e desarmava no vol 30.

Agora aumento o vol para 37 e ta normal, com HPF do player em 63hz.

Antes estava com Ganho em 80%, High Pass no maximo 50hz, e Low pass no maximo 15khz. desarmava!!!

ja que deu certo da um ponto positivo ai!! :legal: :legal: :legal:

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Entao jhow, faça o contrario do que vc esta fazendo. Escolha um volume no player que vc acha que seja ideal pro sistema. Geralmente 70% do que ele marca pra evitar distorção. Confira no audio do player regulagens de ganho nas frequencias 50hz até 800Hz, se tiver muito ganho nessas frequencias, pode saturar mais rapido a entrada. Recomendo vc trabalhar ai com flat, tudo zerado. Se quer um grave mais pesado, pode dar mais ganho nessas frequencias, mas aumente o hpf pro falante nao excurcionar demais. Coloque o ganho do módulo no zero, aumente o volume do player na faixa de trabalho que vc escolheu e va dando ganho no modulo aos pucos. Começou a clipar, diminue um pouco o ganho do módulo e prionto, não se incomoda mais. Agora, se vc fizer o contrario, colocar o ganho do modulo em 80% e aumentar a revelia o volume do player, ele realmente nao vai nem clipar, quando passar do limite ja vai desarmar de cara, pq nao tem como vc saber sem olhar pro led clipe se ta distorcendo o sinal ou não. Espero que vc tenha entendido o que eu quiz dizer. Quanto a faixa de frequencia de trabalho, eu diminuiria mais ainda, deixaria de 50 a 2000 Hz. Acima disso, só exige mais do amplificador e desperdiça energia, pois a eficiencia do falante em reproduzir essas frequencias acima dos 2000Hz vai diminuindo.

Obrigado pelas dicas fera, mas parece que o som fica melhor com low pass meio alto, pois se não, não sai voz no woofer. E o Led clip como vc disse nunca piscou mesmo. Desarmou e não piscou. Deve ser o ganho mesmo.

Editado por bruvazdd

Compartilhar este post

Link para o post

Então fera, fiz o que vc me indicou, os woofer excurciona bem e o led clip não pisca, esse é meu medo. Enquanto o led clip não acender posso tacar ganho nele???

Compartilhar este post

Link para o post

baixar o lowpass não foi resolução.. e sim um paliativo.. ainda deve ter algum problema no seu sistema..

em um outro topico, o claudio da DAD explicou o porque que o lowpass bem mais alto do que o alto falante pode responder desarma o modulo, entao pode ser a soluçao sim

Compartilhar este post

Link para o post

em um outro topico, o claudio da DAD explicou o porque que o lowpass bem mais alto do que o alto falante pode responder desarma o modulo, entao pode ser a soluçao sim

primeiro passa distorção.. mostrado pelo clip.. depois desarma..

como falei.. isso pra mim foi paleativo e nao resolução..

desarmar normalmente eh defeito do amp ou instalação.. sinceramente..

Compartilhar este post

Link para o post

Dependendo do caso , pode ser que os AFS tocando uma frequencia mais alta caia muito a impedancia e acabe desarmand por baixa impedancia "fico como um curto na saida".

Compartilhar este post

Link para o post

Dependendo do caso , pode ser que os AFS tocando uma frequencia mais alta caia muito a impedancia e acabe desarmand por baixa impedancia "fico como um curto na saida".

que seria indicado pelo led clip tambem.. mas pode ser uma resposta..

mas ja vi T8.5 fazer a mesma coisa que esse TA3.5 do amigo.. foi pra fabrica e voltou a mesma coisa..

Compartilhar este post

Link para o post

Ah!....vamos esclarecer...

Todo módulo digital tem um filtro passa-baixa na saída, neste caso os valores foram calculados para uma imp. resistiva de 2 ohms por exemplo; bem, todos nós sabemos que a imp. de 1 sub ou woofer sobe e muito acima de 1 determinada frequência podendo chegar aos 10;15 ohms ou mais....bem, neste caso o filtro que foi calculado para 2 ohms, fica com uma imp. praticamente aberta, causando uma carga puramente reativa na saída do circuito digital, isto pode ocorrer picos tensão muito elevados (explode capacitores), podem chegar á +10 ou +15 dbs, isto reflete quase curto na saída do filtro, causando o disparo da proteção, e talvez acusando tb o led cliping, pois houve dip de tensão!....

hand26

PS: por isso é importante se evitar a entrada de freq. altas qd só se usa woofer ou sub, á menos que o filtro tenha sido concebido para tal, e tem como viu....rsrsr

Editado por DAD

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal só para esclarecer, meu problema com o modulo desarmar, acabou quando baixei o ganho do low pass para uns 3khz para os 4 woofer. To torando o pau agora e o bichinho não desarma.

A unica dúvida que me surgiu foi na regulagem do ganho do amplificador, pois o led clip não pisca em nenhum momento. (mas ele acende quando ligo o modulo) Sinal de que o led não ta queimado. rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

resumindo.. pode ser uma peculiaridade do amp do amigo do topico..

Com certeza não é uma peculiaridade, e sim um características de quase 100% dos digitais....posso lhe afirmar, tanto que o user limitou a resposta e parou o problema!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal só para esclarecer, meu problema com o modulo desarmar, acabou quando baixei o ganho do low pass para uns 3khz para os 4 woofer. To torando o pau agora e o bichinho não desarma.

A unica dúvida que me surgiu foi na regulagem do ganho do amplificador, pois o led clip não pisca em nenhum momento. (mas ele acende quando ligo o modulo) Sinal de que o led não ta queimado. rsrs

Pelo que sei os Taramps usam um retardo muito grande no led cliping....só clipando muito ele vai acender, ou seja só mandando muita distorção vai acender...nada recomendável!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...