Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
tiagophoenix

INSATISFAÇÃO OVER 15/800

Recommended Posts

Amigo presta atençao, você é quem deve estudar um pouco, eu tenho um tópico aqui denominado upgrade em modulos amplificadores automotivos, da uma olhada e procure me conhecer, tenho mais de 10 anos em experiencia dedicada com audio e caixas, montagem de alto falantes, ja fiz e montei inúmeros projetos de caixas, tenho programas, simulações, camera isobarica.

Camera? Que marca? sony, samsung...

E que fosse camAra isobárica. Pra que vc quer uma camara isobárica? Acho que deve ter se confundido com camara anecoica. Mas pra que vc vai querer uma camara anecoica? Vai tirar os parametros TS de todos os falantes?

Eu não trabalho com som. Apenas sou um amante, como muitos amigos aqui do fórum. Já montei e simulei diversos sons também, mas apenas por prazer. O ultimo projeto, fiz simulação acústica e projeções 3D.

Engraçado, como quando pedi referências bibliográficas, vc não citou nenhuma.

Um cone mais leve e rígido é o segredo pra qualidade, tanto em graves como em médios. O timbre destes overs são horríveis, um grave embolado, lento e choco, tem que acertar muuuito bem a caixa... Coloca na cabeça, cone leve e rígido e conjunto magnético bem calculado são o segreda para um bom desempenho em qualquer woofer, por que você acha que tem alto falantes pra guitarra que custam 2 mil reais com apenas 200 watts rms.

Rapaz, o timbre desses overs te soa horrível, pois vc já demonstrou não saber o que fala.

Pra um projeto de alto falante comum, nada caríssimo, bobina com fio de alumínio é sempre melhor, e retangular, pois o aluminium além de mais leve, sendo em formato retangular diminui a indutancia, melhorando spl e qualidade em geral.

Sim... Produto BL e força eletromotriz do falante (que gera SPL) vem de onde mesmo?

Caixas pequenas tem que ter duto mais rasgado, se você quer gravão deve fazer selada ou com dutos menores, e pelo que vi, o autor do tópico disse no início que quando ele abre a mala o grave desaparece, ora um grave de baixa frequencia não aparece em caixas com o tamanho que ele cita, só da pra tirar mesmo graves com picos de 100hz, quer gravão use caixas com madeira grossa, rígida pra aumentar o spl e reduzir os cancelamentos de fase, e dutos menores, mesmo assim, com esta litragem pra este carro o resultado é precario.

Qual a diferença da caixa selada para a vented box mesmo?

O fio que alimenta o modulo deve ter 21mm mesmo que este seja de baixa potencia, não pela potencia ou pelo consumo em si, mas para aumentar o fator de amortecimento de graves, favorece o controle do cone, estuda eletrônica e não vá apenas por "bula".

De onde vc tirou isso? Teorias de controle foram todas abaixo agora né?

Sabe o que é um controlador?

Vc quer me ensinar eletrônica falando que área de seção transversal do cabo influencia em fator de amortecimento?

PS: já disse qual a minha formação e de onde vem meu embasamento.

O cabo que vai para o woofer é importante também que seja de dimensões maiores, pra também aumentar o damping e controle do cone, favorece projetos mal elaborados. Já fiz testes e os graves aparecem bem mais com cabos de maior calibre, evita desvios de fase de um woofer para o outro, e cancelamentos.

O que é damping pra vc?

Desvio de fase? Não seria defasagem do sinal?

Como teria defasagem considerável, sendo que a impedância tem valores irrelevantes neste caso?

Se você tem um player com vários recursos, como falei, da pra ajustar o grave de modo que ele "apareça" mais em determinadas situações, exemplo com a mala aberta.

Isso chama-se equalizador. Porém o over é um sub muito flat, se o amigo quisesse um woofer picudo, escolheria algum outro.

Fui, não gostaram de minha opinião nem apareço mais ok, thau.

A opnião de todos é válida, mas como aqui é fórum, que sejam esclarecidas todas as afirmações errôneas. :legal:

Editado por Armando

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo Armando,

camera e camara são palavras iguais, o original é camera, do ingles.

Quanto aos meus dados bibliograficas não posso fornecer, pois não sou escritor, posso fornecer meus dados biograficos ok.

Eu não gosto dos oversound e ponto final, os cones dele são os mesmos usados nos voicer khromus, sacou? É opinião minha, você deve ser mais inteligente e entender e aceitar as opiniões dos outros,

Com relação aos cabos, eles influenciam no damping, tanto na saída do modulo como na alimentação, resistencias prejudicam o controle do cone, da uma pesquisada em fator de amortecimento no google, e pesquise sobre o funcionamento de um amplificador.

Sua ultima colocação é non sense, ora se o autor do topico não está satisfeito com os overs, ele realmente não deveria ter escolhido outro? Teria feito a melhor coisa escolhendo DD ou EROS.

Se minha contribuição te deixou irritado e demais membros também, veja esta cópia abaixo que tirei do google

Expressão

dar pérolas a quem não merece

• dar algo de valor a quem não o aprecia, não o compreende ou não o merece
    • "Não deis aos *** as coisas santas, nem deiteis aos **** as vossas pérolas, para que não suceda de que eles as pisem com os pés e que, voltando-se contra vós, vos dilacerem." — Bíblia, Novo Testamento, Livro de Mateus, Capítulo 7, versículo 6.

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post

Link para o post

Tiago,

sou de guaianazes, ja tive o prazer de usar 2 sub800 ...rs

precisando estou ai..

Compartilhar este post

Link para o post

Já que o amigo gosta do google... vamos lá...

Em primeiro lugar, olha aqui -> http://www.demar.eel.usp.br/eletronica/aulas/Tabela_condutores_cobre.pdf - apenas para exemplificar, um cabo de 2,5mm² (cabo "fino") tem 0,0066ohms/m de resistência - resumindo... valor ínfimo... imagine o 21mm² citado...

O pessoal do HTforum relata que para amplificadores com FA > 500 a impedância do cabo pode influenciar no amortecimento (O SD3k tem 200 de FA @ 2ohms).

Atente-se que eles estão se referindo à saída e não à entrada. Em todo momento, estão se referindo ao estágio de saída de amplificação.

"Isto quer dizer que quanto maior o fator de amortecimento, e consequentemente menor a impedância de saída do amplificador, melhor será para o controle do cone." - Carlos Dantas (HTForum)

Neste trecho, ele exemplifica bem que trata-se da saída, não da entrada.

Jesus... quanto aos outros comentários... nem vou mais perder tempo em explicar... muito absurdo junto... Típico de "estaladores"...

Depois que o amigo estudar um pouco mais sobre elétrica, eletrônica... saber o que significa BL... indutância... o que é de fato o fator de amortecimento do amplificador e não apenas pra que serve... skin effect... o fenômeno da ressonância... parâmetros TS... daí volto a comentar esse comentários...

Hoje entendo o que o Paulo Duto sentia... e olhe que estou bem aquém dos conhecimentos do grande mestre...

PS: Lembre-se que as teorias vieram de experiências práticas e comprovadas em meios científicos.

Abraços e bom estudo :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Ah.. tenho alguns videos no youtube com meus over tocando... agora tô no trabalho e aqui é bloqueado o youtube... dps posto pra verem que eles teem ataque, força e um lindo subgrave (o parabrisa chega vibrava, parecia até mtx hehehehe)...

Sinto muita falta dos over quando ouço o som de mala fechada.

O único ponto negativo do over é o cone ser muito frágil. Cheguei a lascar uns 3... E ah... o cone é extremamente LEVE.. a centragem que tem um coeficiente de amortecimento elevado.

Edit: video

Editado por Armando

Compartilhar este post

Link para o post

O tiago, denuncia esse pessoal que fica pegando teu topico pra discutir ao invés de te ajdar! mede a boca do teu porta mala!, e vê qual a largura e altura maxima que passa por ele q dai tu vai conseguir chegar na profundidade que tu precisa pra chegar aos 155 litros brutos que tu precisa pro par, vai numa marcenaria manda corta as madeiras e monta tu mesmo a caixa, o maior pecado com um par de woofer desses e colocando em caixa errada! eu passo pelo mesmo sufoco que tu, o meu porta malas tem 413litros, mas pra entrar nele é no máximo 41 de altura e 82 de largura! e a respeito dos tenicos que te disseram que era exagero o ta2000 pro par de over 800, eu uso um ta2700 num par de wpu1509 tornado!

Compartilhar este post

Link para o post

Tiago,

sou de guaianazes, ja tive o prazer de usar 2 sub800 ...rs

precisando estou ai..

Putz sério man, sou são miguel estamos pertinho, vou precisar da sua ajuda sim man, principalmente com a caixa, se puder me ajudar ficarei muito grato.

Em qual carro vc usava os overs?

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, estou esperando as medidas do porta malas para q eu possa simulara caixa pra vc.

Abrcos :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, estou esperando as medidas do porta malas para q eu possa simulara caixa pra vc.

Abrcos :legal:

Acabei de enviar man, posso tirar fotos e te enviar se quizer.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

O tiago, denuncia esse pessoal que fica pegando teu topico pra discutir ao invés de te ajdar! mede a boca do teu porta mala!, e vê qual a largura e altura maxima que passa por ele q dai tu vai conseguir chegar na profundidade que tu precisa pra chegar aos 155 litros brutos que tu precisa pro par, vai numa marcenaria manda corta as madeiras e monta tu mesmo a caixa, o maior pecado com um par de woofer desses e colocando em caixa errada! eu passo pelo mesmo sufoco que tu, o meu porta malas tem 413litros, mas pra entrar nele é no máximo 41 de altura e 82 de largura! e a respeito dos tenicos que te disseram que era exagero o ta2000 pro par de over 800, eu uso um ta2700 num par de wpu1509 tornado!

Estou quase fazendo isso man, eu msm montando essa caixa.

Nem fala os overs estão aki parados da até dó.

Quanto ao ampli, menos que 2000 ems eu não coloco não!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não gosto dos oversound e ponto final, os cones dele são os mesmos usados nos voicer khromus, sacou?

só discordo desse ponto amigo..

os "voicer" tem um cone mais fundo e com "ranhuras" circulares..

o dos oversound que vi eram bem mais rasos, lisos e moles.. lembrando bastante a linha "quattro" da selenium..

:legal:

e gente.. essa discussão infelizmente nao vai levar a nada..

Compartilhar este post

Link para o post

Ok to errado minhas colocações e pronto! Passa borracha, nao quero brigas e desrespeitar ngm!

Edit: só estava ajudando alquem q quer mesmo falante q tenho há 3 anos, e fazer ele tentar max rendimento que esse falante poder proporcionar!

Editado por ADILSONBP

Compartilhar este post

Link para o post

Ok to errado minhas colocações e pronto! Passa borracha, nao quero brigas e desrespeitar ngm!

Edit: só estava ajudando alquem q quer mesmo falante q tenho há 3 anos, e fazer ele tentar max rendimento que esse falante poder proporcionar!

Amigo,

Ele já me passou as medidas da caixa e talz...

Simulei ontem a noite pelo Winisd. Pelo que entendi, a caixa dele tá muito pequena. Fiz uma breve simulação, colocando a caixa dele como se fosse a melhor possível e percebi que uma caixa com 75 litros e 55hz teria um pico de quase 3db próximo aos 60hz em relação à caixa atual.

Orientei-o como alterar a caixa já :legal:

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo,

Ele já me passou as medidas da caixa e talz...

Simulei ontem a noite pelo Winisd. Pelo que entendi, a caixa dele tá muito pequena. Fiz uma breve simulação, colocando a caixa dele como se fosse a melhor possível e percebi que uma caixa com 75 litros e 55hz teria um pico de quase 3db próximo aos 60hz em relação à caixa atual.

Orientei-o como alterar a caixa já :legal:

Abraços.

pra quem tinha alguma dúvida está aí a prova do crime, hehehhehehehheh minha 2 litros a menos, mas caminho é por aí.

Edit: Valeu Armando, agora tenho em casa fonte DBSOUND 160a pra manter sempre la pelos 13V, 14V so falta instalar a bichinha e comprar cabo!

Compartilhar este post

Link para o post

pra quem tinha alguma dúvida está aí a prova do crime, hehehhehehehheh minha 2 litros a menos, mas caminho é por aí.

Edit: Valeu Armando, agora tenho em casa fonte DBSOUND 160a pra manter sempre la pelos 13V, 14V so falta instalar a bichinha e comprar cabo!

De consumo de energia, eu tinha um consumo parecido com o seu.... dai usava pra alimentar 360ah de bateria e uma usina 120a. Se as baterias tiverem carregadas, não cai de 14v.

Uma vez, caí na asneira de usar apenas 210ah de bateria e mais a FT120 da SD. Passou 6h com o som no talo e o grave começou a cortar =(

Nunca mais fiquei com pouca bateria...

#ficaadica

Ah... adilson, me passa seu e-mail que te mando as fotos do meu som hoje pô... me diz outra coisa.. esse módulo MTX dá diferença mesmo?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Armando, esse MTX instalei a tempo não vendo por nada, pra setzinho q nem meu vai da boa, nunca testei outro ampli nos medios e agudos, mas toca lindo, quando fizer up, dai vou botar ele pra tocar umas 4 etd, hehehheh

putz tocar 6 hora so no porrete eu nunca fiz, max 3hs. senão a muié vem me buscar, ashahshahshahhsha

adilsonscherer2009@hotmail.com

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Galera passei as medidas da caixa para o amigo Armando e ele simulou para eu no programa e a caixa esta totalmente errada rs.

Primeiro passo é desfazer da caixa atual, e partir para uma caixa que seja correta para os overs, de preferência igual ao do amigo adilson com 75L

Quero agradecer a todos que me ajudaram, e postaram suas opniões, foi de muito proveito.

Conforme por andando o projeto vou anunciando aqui no tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

Armando, esse MTX instalei a tempo não vendo por nada, pra setzinho q nem meu vai da boa, nunca testei outro ampli nos medios e agudos, mas toca lindo, quando fizer up, dai vou botar ele pra tocar umas 4 etd, hehehheh

putz tocar 6 hora so no porrete eu nunca fiz, max 3hs. senão a muié vem me buscar, ashahshahshahhsha

adilsonscherer2009@hotmail.com

Abraço

As vezes toco assim por mais de 12h.

Lógico que a mulher sempre tá junto. Se eu fizer isso sem ela... caio no porrete tb hehehehehe...

Vi que vc tá querendo comprar uma hilux e colocar 4 over de 15 800 né?

Posso dar sugestões?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

A

Lógico que a mulher sempre tá junto. Se eu fizer isso sem ela... caio no porrete tb hehehehehe...

Posso dar sugestões?

Abraços.

Posso dar sugestões?

Abraços.

A ideia era essa sim, mas, acabei gastando grana preta numas aquisição de terras, no momento NÃO VAI DAR, heheh em relação 4 15/800, era ideia sim, mas quem sabe boto algo mais pra avacalhar, kkkk cansei d ser bonzinho, mas fala aí sua sugestão??

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz... pra som em ambientes abertos. Tem coisa bem melhor que over.

Os SDS engolem eles em ambientes abertos.

Outro ponto seria trocar de 15" pra 18". Falantes de 18" descem mais e tem maior SPL (devido à maior área de cone).

Ano que vem pretendo montar uma carretinha com pelo menos 4 de 18". Com certeza colocarei os SDS 2.4k.

Over sub 800 pra dentro ainda não vi nada igual. Mas quando abre a mala, SDS dá uma surra.

#ficaadica

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz... pra som em ambientes abertos. Tem coisa bem melhor que over.

Os SDS engolem eles em ambientes abertos.

Outro ponto seria trocar de 15" pra 18". Falantes de 18" descem mais e tem maior SPL (devido à maior área de cone).

Ano que vem pretendo montar uma carretinha com pelo menos 4 de 18". Com certeza colocarei os SDS 2.4k.

Over sub 800 pra dentro ainda não vi nada igual. Mas quando abre a mala, SDS dá uma surra.

#ficaadica

concordo, por isso falei q queria algo mais agressivo, ashahsah

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que percebi com os SDS é que 1 ETD7200 não acompanha 1 SDS 2.4 não. Tem que ter mais drive pra isso ai.

Com a carretinha com 4 de 18", pretendo colocar uns 6 ETD7200.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que percebi com os SDS é que 1 ETD7200 não acompanha 1 SDS 2.4 não. Tem que ter mais drive pra isso ai.

Com a carretinha com 4 de 18", pretendo colocar uns 6 ETD7200.

Armando ETD7200 é um dos drivers mais fortes que já vi!!! Tem certeza que não acompanha? Pode ser a corneta (expansor), que vc está utilizando ou a amplificação...

Os meus 02 tocavam a partir de 1.2KHz 24db/oitava e tinha que atenuar bastante pra não cobrir as outras vias. Isso por que eu utilizava cada uma em um canal do sd1000.4.ab enviando 80WRMS pra cada 01 a 08 ohms.

Agora se tiver condições de por mais drivers é bom que minimiza a chance de queimá-los.

Editado por diegoo_82

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...