Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
leoo

Up no Som

Recommended Posts

Bom dia pessoal. Vim pedir uma dica para um up no meu som. Ai vai a descrição atual:

-Player Pioneer 2280ub

-Coaxiais na lateral do tampao traseiro (local original), ligado direto no player

-Kit 2 vias bravox (local original das portas) ligados no modulo

-Sub Selenium flex (2+2) em caixa dutada ligado em bridge no modulo

-Modulo Power One

-Bateria original 55amperes

-Fiação 6mm

-Carro : Corsa Hatch

Pra falar a verdade estou bem satisfeito com o som. É discreto (quanto a aparencia), a som em si também me agrada bastante, nos graves, médios e agudos, a mala ainda possui um espacinho pra uma viagem curta, enfim... mas como agora no final do ano pretendo trocar a bateria (para 75ah) e a fiação (para 16mm) (que aliás já deveria ter trocado a MUITO tempo e acredito que só isso já vai dar uma melhorada), penso q talvez poderia fazer up em mais alguma coisa, já que possuo um modulo corzus (4 canais 70w a 2ohms cada) parado e vi que o power one tá com um canal sobrando ainda.

Quem tiver alguma dica do que pode ser feito eu agradeço, não consegui pensar em nada muito criativo, não queria mudanças drásticas, mas ao mesmo tempo sei que sempre da pra melhorar alguma coisa e aproveitar alguns equipamentos.

Obs.: Desculpa o discurso.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ueh como ha 1 canal sobrando ainda no modulo??? se for isso tem ligaçao errada ai, pois ha 1canal para cada lado dos kits(sendo entao 2 ch) + sub em bridge consumindo os outros 2ch.

um up q poderia ser é de colocar esse corzus ai pra voz e deixar o Pone com mais um sub na bridge, ou uma troca de kit por um de melhor qualidade. Alem das trocas da fiaçao+bateria

Compartilhar este post

Link para o post

ueh como ha 1 canal sobrando ainda no modulo??? se for isso tem ligaçao errada ai, pois ha 1canal para cada lado dos kits(sendo entao 2 ch) + sub em bridge consumindo os outros 2ch.

um up q poderia ser é de colocar esse corzus ai pra voz e deixar o Pone com mais um sub na bridge, ou uma troca de kit por um de melhor qualidade. Alem das trocas da fiaçao+bateria

Pensei que o instalador tinha feito isso tb, mas acho que ele ligou o kit em paralelo (2ohms) em um só canal e deixou o outro sobrando.

Mas então... acho q o corzus pra voz ficaria fraco (a 4ohms (caso do kit) ele só manda 35w por canal).

O que pensei a principio foi usar esse canal sobrando do pone pra voz (coloco num par de 6x9 no tampao ???). E o corzus pra aumentar o grave, pois andei sondando que poderia ligar cada canal dele em uma bobina de um sub (2+2). Mas não sei qual seria esse sub e se "misturando" ele com o atual ficaria bom.

Compartilhar este post

Link para o post

tb achu que tem algo errado na ligação pois nao era pra sobra canal nenhum !! eu daria um up na alimentação, ja que seu modulo nao esta dando tudo que pode, ja que pone chupa carga mesmo !! se te agrada nao precisa mudar nada nao so alimentação!!

Compartilhar este post

Link para o post

Posso tá enganado na ligação do pOne. Acho melhor tirar uma foto pra postar depois do almoço.Aih qualquer coisa agora qd for mexer, já vou pedir pra consertar.

thiagodpf também acredito que o up na alimentação já vai melhorar muito. Só em começar a poder aumentar o volume de verdade sabendo que a fiação tá legal e o farol não vai piscar :).

Compartilhar este post

Link para o post

Como prometido:

imagem0378.jpg

Pelo q eu entendo, tá ligado um canal, tem outro sobrando depois vem a bridge e então força e remote. Confirma?

Compartilhar este post

Link para o post

pelo q vejo o ch 1 esta sendo tocado, e o ch 2 ta livre po***, o sub ta em bridge certo ali....

leva no instalador e manda ele ligar cada lado do kit da porta um em cada canal, assim vc ta perdendo todo o efeito sterio do som !!!!! affz

vai ficar ch 1 = kit mid+tw do lado esquerdo / ch2 = kit do lado direito

dps vc troca os cabos tbm pra uma bitola de 25~35mm e ja era. Se possivel faz o Big3 (pesquise)

Editado por victor henrique

Compartilhar este post

Link para o post

pelo q vejo o ch 1 esta sendo tocado, e o ch 2 ta livre po***, o sub ta em bridge certo ali....

leva no instalador e manda ele ligar cada lado do kit da porta um em cada canal, assim vc ta perdendo todo o efeito sterio do som !!!!! affz

vai ficar ch 1 = kit mid+tw do lado esquerdo / ch2 = kit do lado direito

dps vc troca os cabos tbm pra uma bitola de 25~35mm e ja era. Se possivel faz o Big3 (pesquise)

Vou levar em outro instalador e pedir pra fazer dessa forma, realmente já havia me indagado sobre a falta desse efeito, mas pensei que era "normal" ou que fosse pouco perceptivel em som dentro de carro... :P. Junto com a troca da bateria e da fiação pelo visto será o único up.

Compartilhar este post

Link para o post

só te digo uma coisa, não volte nesse cidadão que instalou seu som NUNCA mais!

Compartilhar este post

Link para o post

só te digo uma coisa, não volte nesse cidadão que instalou seu som NUNCA mais!

Cara o pior que é q eu fui numa das maiores lojas de som da minha cidade, justamente pq o primeiro instalador que fui tinha ligado o sub em apenas um canal no modulo e ainda por cima não tinha puxado fiação direito, ele usou a fiação já existente no carro e depois q o kit 2 vias ficou chiando muito e reclamei ele colocou um fio 6mm vagaba q diminuiu o ruido. Enfim, no nesse segundo achei q tinha ficado certo, mas realmente como vcs dissseram o cara fez cocô... vou procurar um terceiro instalador e espero que esse manje...

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, por favor uma dúvida aqui que surgiu enquanto estava pesquisando mais... Estou querendo fazer o up amanhã a tarde, vcs acham que devo pedir pra trocar tb a fiação entre o módulo e o sub? Eu acredito que essa atual seja de 4mm

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, por favor uma dúvida aqui que surgiu enquanto estava pesquisando mais... Estou querendo fazer o up amanhã a tarde, vcs acham que devo pedir pra trocar tb a fiação entre o módulo e o sub? Eu acredito que essa atual seja de 4mm

n precisa 4mm pra sub ta de ótimo tamanho. É oq o pessoal usa aki..... nos fios dos falantes pelo menos os estalado usa coisa de boa...geralmente os famosos cabos paralelos cristal !

oq vc tem q trocar eh os fios de alimentaçao ali ! sao finos demais PQP li q sao 6mm vsf ! Manda por no minimo 21mm no positivo e negativo. abraços

Compartilhar este post

Link para o post

n precisa 4mm pra sub ta de ótimo tamanho. É oq o pessoal usa aki..... nos fios dos falantes pelo menos os estalado usa coisa de boa...geralmente os famosos cabos paralelos cristal !

oq vc tem q trocar eh os fios de alimentaçao ali ! sao finos demais PQP li q sao 6mm vsf ! Manda por no minimo 21mm no positivo e negativo. abraços

Obrigado victor, pois é... até insisti pelo menos no 16mm mas o estalado disse q era absurdo, q era exagero, q não precisava, enfim amanhã se deus kiser ajeito esse som de vez pra ficar certinho. Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

fale assim, rapaz n eh exageiro nao, esse ampli no manual dele mesmo consta no minimo 16mm, qro q vc passe um de 21mm pra mim ok?? nao quer me vender e nem fazer o serviço entao?? pega e vai embora. Compra um cabo residencial 25mm e vai em otro lugar e paga a mao de obra pra passar pra vc.

o cara nao quer vender, nunca vi isso....

Compartilhar este post

Link para o post

Bom fui na loja hj a tarde, troquei a bateria (pela heliar 75ah) e já fez uma baita diferença, impressionante como a alimentação influencia. O cara acabou me oferecendo fazer um tampão com 6x9 selenium e aceitei, meu modulo "reserva" que vou ligar os 6x9 é fraquinho, acredito que vai melhorar o som no geral sem ficar só berreiro ou o som todo vindo de trás. Ficou deu ir pegar amanhã, instalar e trocar a fiação do pone pra 21mm e aproveitar a fiação de 6mm atual pra fazer a ligação no outro módulo com os 6x9 além de consertar a ligação do kit tb, ou seja amanhã é o resultado definitivo :), acho que vai dar tudo certo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom fui na loja hj a tarde, troquei a bateria (pela heliar 75ah) e já fez uma baita diferença, impressionante como a alimentação influencia. O cara acabou me oferecendo fazer um tampão com 6x9 selenium e aceitei, meu modulo "reserva" que vou ligar os 6x9 é fraquinho, acredito que vai melhorar o som no geral sem ficar só berreiro ou o som todo vindo de trás. Ficou deu ir pegar amanhã, instalar e trocar a fiação do pone pra 21mm e aproveitar a fiação de 6mm atual pra fazer a ligação no outro módulo com os 6x9 além de consertar a ligação do kit tb, ou seja amanhã é o resultado definitivo :), acho que vai dar tudo certo.

Tenho certeza que vai melhorar muito, vc vai notar muita diferença parceiro. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

reparei que o amp que vai entrar é um booster certo!? pode ser que em um volume maior dê uma diferença, booster começa a distorcer muito cedo. apesar de não ser o mais indicado, por perder o efeito estéreo (L+R), eu ligaria o 2 vias em paralelo em um canal e os 6x9 tb em paralelo em outro... experimenta essa ligação antes de instalar o corzus.

Compartilhar este post

Link para o post

reparei que o amp que vai entrar é um booster certo!? pode ser que em um volume maior dê uma diferença, booster começa a distorcer muito cedo. apesar de não ser o mais indicado, por perder o efeito estéreo (L+R), eu ligaria o 2 vias em paralelo em um canal e os 6x9 tb em paralelo em outro... experimenta essa ligação antes de instalar o corzus.

Não Cosme esse corzus é Mosfet, mas obrigado pela dica, dependendo do resultado eu dou essa idéia no instalador ;) .

Compartilhar este post

Link para o post

po eu n colocaria 6x9, colocaria um bom par de coaxial 6'', 6x9 puxa o som (palco) inteiro pra tras , axo q fika mto alto dai. a nao ser q vc deixe bem baixinho mas ai pra q gastar em 6x9 e por metade do preço coloca o 6'' ??? em josé?? uhshausa

e ainda a grana do tampao afff, alem de tudo da selenium aff denovo kkkkkkkkkkkkkk soh ai aposto q vai perder qse 300reais com isso vc compra 1 kit 2 vias de RESPONSA perto dos 6x9.... fika a dica

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, agora fiação de 21mm, bateria de 75ah, fusivel novo de 60ah, kit ligado cada lado em um canal do modulo e 6x9 no tampão :).

Victor talvez investir em outro kit 2 vias fosse melhor mesmo na questão de qualidade, mas meu kit duas vias é bem "honesto" pra mim :D, e meu objetivo era mais volume. Antes da instalação até fikei com uma pontinha de dúvida sobre os 6x9 por si só sujarem o som, mas tocando (depois que regulei do meu jeito) achei que o resultado ficou legal, pois não deixei o palco ficar atrás, ganhei um reforcinho de grave e mais volume nas outras frequencias pra acompanhar o sub que está batendo feito um animal :legal:.

Cerca de 180w de medio/agudo na frente + 140w de medio/agudo/gravezinho no tampão + 360w de grave e subgrave na mala + regulagens do meu gosto + fader = curti o up ;). Obrigado por todas as sugestões e dicas! Agora é só aproveitar.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia pessoal, tenho más notícias. Meu módulo bixou, fui em duas assistencias e na hora q falei q era corzus bixado, já despaxaram na hora e tb q provavelmente o preço do conserto não compensaria, um até disse q poderia tentar levar lá pra ele ver, mas disse isso com tanta má vontade q eu acho q meu módulo vai passar uns 6 meses lá antes dele abrir.

Agora estou pensando em comprar um nanico (sd250.2d) pra empurrar o sub e deixar o power one pro kit duas vias e para o tampão com os 6x9. O que acham disso?

Outra coisa...fiz um testezinho ligando os 6x9 e o sub no power one já, mas notei que se eu deixo o filtro em hi pass e vou diminuindo abaixo dos 600hz + ou -, os 6x9 começam cada vez mais a ir "matando" o sub. A impresão que eu tive foi que quando os woofers dos 6x9 (free air) começam a vibrar cada vez + começa a cancelar as ondas do sub. não sei se eu estou certo, pois o sub continua vibrando mas se ouve cada vez menos o som dele, até praticamente sumir. Disso parte a segunda pergunta, será que fechando o tampão com uma caixa embaixo isso diminuiria e poderia colocar os 6x9 pra tocar a partir de uns 200hz pra não ficar esse buraco no som??

Compartilhar este post

Link para o post

Agora estou pensando em comprar um nanico (sd250.2d) pra empurrar o sub e deixar o power one pro kit duas vias e para o tampão com os 6x9. O que acham disso?

compra mais um sub e liga eles no power one... e um outro amp pro restante do set.

Compartilhar este post

Link para o post

compra mais um sub e liga eles no power one... e um outro amp pro restante do set.

Já desisti desse negócio de ter mala mesmo :P... então um sd400.4d tá bom pro restante? E a idéia da caixa no tampão ainda é boa pra tocar os 6x9 com o hpf do sd400 sem matar o subgrave?

Editado por leoo

Compartilhar este post

Link para o post

com os 2 sub's no power one os 6x9 não vão conseguir fazer frente...

eu nem investiria tanto assim no amp, o sd400 ta na faixa de 250,00 certo? por menos da pra pegar o bb2000gl, amp muito bom pelo que custa..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...