Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ViTiNhU

[DIY] Mini Trio ABzão - 2xSub+2xMG+1xDR+1ST

Recommended Posts

Consegui um tempinho hoje, então, MÃO NA MASSA!!!

Coloquei a madeira em cima do puff-baú e vamos rabiscar.

dsc01747zi.jpg

Espaço é para os fracos, bom mesmo é cortar a madeira no banheiro kkkk

dsc01749ss.jpg

Madeiras cortadas, vamos aos testes pra ver se o projeto/esboço estava correto. OK!

dsc01748yz.jpg

Tudo pronto, agora é esperar secar a cola e colocar no carro.

dsc01750oc.jpg

Resultado, perfeito, como eu tinha imaginado, encaixou como uma luva.

dsc01751sy.jpg

dsc01752at.jpg

dsc01753r.jpg

As fotos do resultado naum ficaram lá muito boas, mas da pra perceber o que eu quis fazer. Este tampão é apenas a base, agora farei a caixa pros woofers. Agora só estou em duvida se faço 2 caixas que se encaixam pros 2 10pw3 ou faço uma só com os 2. Amanhã eu vou medir e ver se terá volume apropriado para 2 caixas separadas. :banghead

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uia , cortar madeira no banheiro ?? hehehehe

Rapaz ficou bom viu , o melhor é que o tampão apoia no grave e não vai ceder e impenar , pode fazer uma caixinha para os 2x pw3 com a divisoria no meio , com uma moudura para segurar o driver e o St um em cima do outro entre os pw3 ai é so cobrir com corvin numa cor legal fazendo o detalhe.

Compartilhar este post

Link para o post

Uia , cortar madeira no banheiro ?? hehehehe

Rapaz ficou bom viu , o melhor é que o tampão apoia no grave e não vai ceder e impenar , pode fazer uma caixinha para os 2x pw3 com a divisoria no meio , com uma moudura para segurar o driver e o St um em cima do outro entre os pw3 ai é so cobrir com corvin numa cor legal fazendo o detalhe.

Entaum ainda estou avaliando se coloco o ST e o Drive na caixa junto. O acabamento vai ser igual ao da caixa, com carpete. Eu tava pensando em fazer sem divisória mesmo, naum sei, ja peguei as medidas e tenho 2 opcoes:20x31,5x81,5 ficando com o volume interno bruto de 19L pra cada PW3 ou 18x33,5x81,5 ficando com o volume interno bruto de 18L pra cada PW3. vou simular aki pra ver. a primeira opção, como tem 20cm de altura, eu perco metade do vidro, já a segunda eu ganho visão do retrovisor e perco volume. Principalmente pq quero aplicar um corte de 100Hz, no max 120Hz nele, entaum volume é importante tbm.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou meu BB ta com Bug ou o pw3 não foi feito para tocar abaixo dos 200hz :pirou:

Selada de 18 e 19L o Xmax ta indo pro espaço em 150hz com 35w aplicados .. :(

Compartilhar este post

Link para o post

Ou meu BB ta com Bug ou o pw3 não foi feito para tocar abaixo dos 200hz :pirou:

Selada de 18 e 19L o Xmax ta indo pro espaço em 150hz com 35w aplicados .. :(

Pior que é mesmo, mas eu utilizei não dos dados do bass box, e sim o do manual que veio no pw3.

Mas naum muda lá muita coisa, O corte mais alto que poço aplicar é 120Hz pelo player + 80Hz do corte do cartão do banda. aplicando 150W em 120Hz, fica 2,36mm, já aplicando 100W do banda, cai pra 1,93mm. O xmáx é de 1.25mm com tolerancia de 15% do manual, chega a 1,44mm :banghead

Tem um tal de Xlim no manual que fala "Xlim Deslocamento máximo (pico) antes do dano" com o valor de 8,5mm, em referência a este parametrô, está bem longe. Será que da pra tocar estes 10pw3 nessa caixa que eu fiz? Ta com 38,65L brutos, dividido por 2 dá 19,325L pra cada. Pelo que li em outros tópicos, tem muita gente usando em caixa de 17L, será que vai dar mer**?

No grafico de "Maximum eletric input power", em 120Hz mostra que posso aplicar 145W e a partir de 135Hz os 220W que deva ser o máximo que esse banda deve mandar se muito bem alimentado. Devo dar mais atenção em qual grafico, o do xmax ou o da potencia?

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz seguinte, Todo som que monto SEMPRE utilizei caixa selada de 17,5L livres nos 10pw3 , mais sempre com corte de 150hz 12db8ª e aplicando 150-200w nunca queimou nem um , ja tentei caixa com 15L 19L e 21,8L a que ficou melhor foi 17,5L , medio forte limpo e vocal masculino com um timbre bem pesado coisa para af top.

EU tenho certeza que com 70-80w aplicados em cada esses pw3 acompanham o teu grave tranquilo o que pelo grafico de potencia adimisivel fica normal o Xmax.

Eu ja montei e monto muito som usando a combinação 2x18" 3x10pw3 2xd405 e 2xSt400 e mesmo aplicano 250-350w nos 3x sempre acompanhou tranquilo e o mais importante sempre agradou os clientes.

Compartilhar este post

Link para o post

Continuando o trampo...

Madeiras ao banheiro, mas sem fazer kgada!

dsc01754dq.jpg

Teste dos cortes

dsc01756hp.jpg

Ufa! Deu certo...

dsc01755lk.jpg

Cola e parafuso...

dsc01757rd.jpg

Caixa lacrada de parafusos e cola...

dsc01758yp.jpg

Bocas feitas, bora pra vedação...

dsc01759lz.jpg

Já vedado, parafusos para o falante semi-perfurado, furo para os fios...

dsc01760v.jpg

Agora é esperar secar e se der tempo, amanhã, quer dizer, hoje faço testes e quem sabe até encarpetamento.

Tomara que fique bom. Aproveitem e me ajudem nessas simulações e duvidas ai em cima desse post. Simular até sei mas interpretar tudo tudo as vezes é dificil. Esse negocio de potencia x xmax me dá medo :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz seguinte, Todo som que monto SEMPRE utilizei caixa selada de 17,5L livres nos 10pw3 , mais sempre com corte de 150hz 12db8ª e aplicando 150-200w nunca queimou nem um , ja tentei caixa com 15L 19L e 21,8L a que ficou melhor foi 17,5L , medio forte limpo e vocal masculino com um timbre bem pesado coisa para af top.

EU tenho certeza que com 70-80w aplicados em cada esses pw3 acompanham o teu grave tranquilo o que pelo grafico de potencia adimisivel fica normal o Xmax.

Eu ja montei e monto muito som usando a combinação 2x18" 3x10pw3 2xd405 e 2xSt400 e mesmo aplicano 250-350w nos 3x sempre acompanhou tranquilo e o mais importante sempre agradou os clientes.

Ah que bom ouvir isso, o meu tem 18L livres então ta ali, qualquer coisa eu coloco o ST e o Drive na caixa ai fecha bem perto de 17,5L livres pra cada. Qualquer coisa eu dou uma leve baixadinha no ganho. Logo mais, TESTES, VIDEOS, TESTES, VIDEOS E TESTES.

Compartilhar este post

Link para o post

Ja pegou a manha nos cortes eim ?? tudo retinho sem rebarba. :legal: Eu sou uma negação cortando madeira [^] .

Monta e testa , tenho certeza que vai ficar baum ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Ja pegou a manha nos cortes eim ?? tudo retinho sem rebarba. :legal: Eu sou uma negação cortando madeira [^] .

Monta e testa , tenho certeza que vai ficar baum ;)

As vezes eu me surpreendo com minha capacidade artistica kkk ficou até que relativamente reto os cortes, se encaixaram perfeitamente. Mas nada como uma serra circular ou de bancada pros cortes retos, quando eu puder vou comprar uma. Sempre que faço um corte eu passo a lima rapidamente só pra tirar uma ou outra rebarba, mas os cortes feito com serra de metal tbm ajuda a ter poucas rebarbas.

Amanha se der tempo eu monto e testo. Obrigado por acompanhar ae e me ajudar. Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz seguinte, Todo som que monto SEMPRE utilizei caixa selada de 17,5L livres nos 10pw3 , mais sempre com corte de 150hz 12db8ª e aplicando 150-200w nunca queimou nem um , ja tentei caixa com 15L 19L e 21,8L a que ficou melhor foi 17,5L , medio forte limpo e vocal masculino com um timbre bem pesado coisa para af top. EU tenho certeza que com 70-80w aplicados em cada esses pw3 acompanham o teu grave tranquilo o que pelo grafico de potencia adimisivel fica normal o Xmax. Eu ja montei e monto muito som usando a combinação 2x18" 3x10pw3 2xd405 e 2xSt400 e mesmo aplicano 250-350w nos 3x sempre acompanhou tranquilo e o mais importante sempre agradou os clientes.

Sem querer desvirtuar o tópico do amigo rs Você acha que se eu colocar 3 10pw3 em seladas empurrados por um DAD700 fica maneiro para acompanhar 2 GTK1500?!

Montei os graves, mas agora toh muito indeciso nos médios... meu amigo (que está mais ansioso que eu para ver o som tocando rsrs) tá insistindo pra eu manter o padrão Snake e colocar 2 ESV610. Mas descobri agora pouco que um distribuidor aqui trabalha com JBL/Selenuim, então ficaria bem mais fácil (R$) conseguir rsrs

As vezes eu me surpreendo com minha capacidade artistica kkk

Fala não... esses dias fiz uma caixa pra um WPU 1809 pra colocar em um Chevette. Rapaz, depois de pronta nem acreditei que foi eu quem fiz rsrs

Parabéns pelo trampo, tá ficando show [-]

Compartilhar este post

Link para o post

Sem querer desvirtuar o tópico do amigo rs Você acha que se eu colocar 3 10pw3 em seladas empurrados por um DAD700 fica maneiro para acompanhar 2 GTK1500?!

Montei os graves, mas agora toh muito indeciso nos médios... meu amigo (que está mais ansioso que eu para ver o som tocando rsrs) tá insistindo pra eu manter o padrão Snake e colocar 2 ESV610. Mas descobri agora pouco que um distribuidor aqui trabalha com JBL/Selenuim, então ficaria bem mais fácil (R$) conseguir rsrs

Fala não... esses dias fiz uma caixa pra um WPU 1809 pra colocar em um Chevette. Rapaz, depois de pronta nem acreditei que foi eu quem fiz rsrs

Parabéns pelo trampo, tá ficando show [-]

Obrigado pelos elogios, a sensação de olhar e ver que foi vc mesmo que fez é indiscritivel, dá um orgulho danado! Quem nunca fez, deveria experimentar ao menos uma vez.

Compartilhar este post

Link para o post

Tamo chegando, acordei cedão, comecei a fazer umas soldas dos fios nos falantes de depois vamos ao acabamento...

Parafernalha ao céu, let's work!!

dsc01761c.jpg

Ja pensando em embutir o driver + ST na caixa, deixei rabiscado o corte, só já não fiz pq com o D250-X a corneta+drive fica acima do nivel da caixa pouca coisa mais fica, com a D200, são 7mm a menos, provavelmente entre no limite, senaum terei que fazer um degrau.

dsc01762wq.jpg

Testando antes do acabamento...

dsc01763k.jpg

Caixa encarpetada...

dsc01764i.jpg

Resultado...

dsc01765cr.jpg

dsc01766q.jpg

dsc01767e.jpg

dsc01768ww.jpg

Acabamento: Pra quem nunca tinha mechido com carpete, o acabamento das 2 caixas ficaram razoavel pra bom, tem uma kgada que eu fiz com cola ali que se alguem souber como resolver me avise. O fio teve que ficar nakela posição mesmo.

Som: Não pude fazer mtos testes de mala aberta por falta de tempo, mas o pouco que testei ficou muito gostoso, muita qualidade, podemos ouvir os instrumentos com definição e akele tok tok que queria ouvir, principalmente quando ouço musica eletrônica, forró e sertanejo. Quando tiver tempo vou fazer os cortes nos upgrades tbm e ajustar o som com o ST e o driver, espero que gostem ai. To muito feliz com meu somzinho. :legal: Obrigado a todos que acompanham. Logo mais impressões mais detalhadas e os videos que estou devendo

Compartilhar este post

Link para o post

parabens amigo ! E muito gratificante mesmo , e quando toca .... Nossa ! Alegria pura . Parabens pelo trampo ta muito bonito mesmo .

Compartilhar este post

Link para o post

3x10pw3 acompanha facil qualquer par de af de 18" abaixo dos 1500w , ou seja vai tocar tranquilo e sem forçar no DAD .

Se puder faça cornetado que o rendimento sobe no minimo 50%. "aquela velha dica selada do manual e 20-30cm de corneta com 20cm da um up na voz e com 30cm o up vem no mediograve mesmo o tal Toc toc nos 300-350hz"

Antes que eu me esqueça , que se Fuck monomarca é legal e tal fica bonito ,mais temos que ir no que é bom para nos independente de marca ou preço e etc, meu som mesmo é uma salada mista de over, magnum, selenium e etc.

Compartilhar este post

Link para o post

parabens amigo ! E muito gratificante mesmo , e quando toca .... Nossa ! Alegria pura . Parabens pelo trampo ta muito bonito mesmo .

Obrigado, realmente a parte que começa a tocar é alegria demais!

Compartilhar este post

Link para o post

Dei uma estudada na parte da manhã e começo da tarde e fui finalizar mais uma parte do som.

Instalar driver (D250-X + ST200) na caixa do médio grave, como havia feito já a marcação ficou fácil...

Vejam as fotos

dsc01769e.jpg

dsc01770u.jpg

Projeto atingiu ai uns 70%

Ainda resta:

• Trocar a D250-X por D200;
  • Trocar a corneta pela xuxinha;
  • Dar um acabamento melhor aos fios;
  • Comprar uma bateria auxiliar;
  • Instalar porta-fusível;
  • Fazer um tratamento nas portas dianteiras pro kit CS60D;
  • Instalar dobradiças e cabo para levantar a caixa quando abrir o porta-malas;
  • Modura prata para o player.

Hoje pude testar com mais tempo o som de mala aberta. Achei que o som ficou extremamente equilibrado com aquele grave gostoso no entorno e a uma boa distancia ainda era nitido o grave, surpreendeu, realmente os upgrades tocam um pouco pra fora mesmo, mas tbm pq subi o LP para 120Hz e o HP em 120Hz para os 10pw3, deixando assim, nenhum buraco. Com musica ao vivo os 10pw3 dão um show, dá pra ouvir nitidamente a bateria, deixou o som com qualidade, muito gostoso de ouvir e eu sou mto chato quando algo está distoando, vale a pena. O ST200 realmente é que eu buscava em relação a ST, muito suave, toca bonito, não é irritante como meu ST304. Agora a unica coisa que destoou muito foi a D250-X, muito berrero, cheguei a sentir um alivio em tocar o som cm ela desligada, só os upgrade, os 10pw3 e o st200 ligados ficaram muito bom, ficou akele gravão mesmo mas senti uma leve deficiencia em certos tons de voz mas acho que a D200 é o que realmente eu necessito pra casar o som, talvez até necessite atenuar mas isso só testando. Espero que tenham gostado, com o tempo vou postando as ultimas melhorias.

Editado por ViTiNhU

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, show de bola hein cara... eu utilizei adesivo para fazer o revestimento da minha caixa, mas não to achando muito legal, acho que vou ter q apelar para um courvin mesmo...

e vi que ao menos tu tinha um compasso, no meu caso foi Tampa de lata de tinta, funil de gasolina, e qualquer objeto redondo q eu ia achando.. hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, show de bola hein cara... eu utilizei adesivo para fazer o revestimento da minha caixa, mas não to achando muito legal, acho que vou ter q apelar para um courvin mesmo...

e vi que ao menos tu tinha um compasso, no meu caso foi Tampa de lata de tinta, funil de gasolina, e qualquer objeto redondo q eu ia achando.. hehe

Adesivo? como assim? Tipo envelopou a caixa? Mostra uma foto ae.

Realmente o carpete deu um pouco de trabalho mas ficou bom, tinha medo de colocar o courvin e rasgar.

O compasso foi minha salvação, estudante de engenharia tem que ter neh hehehe. Se naum tivesse teria feito na gambi tbm, como todo bom brasileiro :legal:

Show, nao pensou em usar MG+TW sem driver??

Sim, pensei, na verdade durante os testes o que mais me agradou na maioria das musicas foi utilizar os 2 MG + 1ST, só que algumas musicas parece que falta alguma coisa, por isso eu acho que se eu colocar a D200 atenuada e ainda sim instalar uma chave para ligar e desligar o Drive individualmente, vai ficar show de bola, vou testar assim que meu amigo trocar comigo a D200 pela minha D250-X.

Compartilhar este post

Link para o post

Show, nao pensou em usar MG+TW sem driver??

MG+tw sem driver fica ruim..curti não

parece que a voz fica fanha sei lá kkkk

coloca o d200 no lugar do d250x vc vai ver a diferença,fica muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Trabalho muito bem feito!!! Parabéns!!!

Onde comprou as madeiras?!

Obrigado, comprei em uma casa de madeiras no começo da av amador bueno da veiga, na penha, foi R$89,00 a chapa.

MG+tw sem driver fica ruim..curti não

parece que a voz fica fanha sei lá kkkk

coloca o d200 no lugar do d250x vc vai ver a diferença,fica muito bom.

Concordo, já fiz a troca com meu amigo hoje, mudou mto, realmente algumas musicas sem o drive parece que fica com a voz fanha, foi-se a D250-X, D200 tocando, meus ouvidos agradecem. kkk

Compartilhar este post

Link para o post

MDF, certo?!

Preço bom!!!

Agora, uma dúvida... Compensado Virolinha é bom pra construção de caixa?

Valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post

Adesivo? como assim? Tipo envelopou a caixa? Mostra uma foto ae.

Realmente o carpete deu um pouco de trabalho mas ficou bom, tinha medo de colocar o courvin e rasgar.

O compasso foi minha salvação, estudante de engenharia tem que ter neh hehehe. Se naum tivesse teria feito na gambi tbm, como todo bom brasileiro :legal:

Sim, mas ainda não esta finalizado, vou refazer a parte de cima, prender direito as laterais, e colocar o MC...

Adesivo fica legal, brilhoso e tal, mas tem alguns contras:

* é igual a pintura, colocou o dedo, marcou, tem a passar um paninho dai..

* qualquer raspada já é uma marca a mais no adesivo

* tem que lixar mtoooo bem a madeira, porque qualquer felpa ou arranhado na madeira, ja vai aparecer no adesivo

* o branco é tranquilo.. mas o preto é chato p caramba de usar por causa desses aspectos..

Segue as imagens, tem mais no ImageShack.

img2012111600671.th.jpg

img2012111600669.th.jpg

img2012111900680.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...