Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
y0shi

Será que realmente um kit 2 vias é o correto?

Recommended Posts

Opa!

Após passar por 2 sets SQ, um de entrada e outro um pouco mais aprimorado, ainda sim não consegui chegar onde queria em termos de som. Fui tentando seguir "à risca" tudo que lia por aqui e nos outros fóruns de carro onde frequento, mas mesmo assim ainda me sentia que ouvir música no fone ou no PC ainda era mais agradável.

Tive um set SQ simples no começo, kit 2 vias Bravox CS60B, amp Hurricane, sub Unlike, Player Pioneer. Depois melhorei e fui pra um kit 2 vias Hertz DSK165, amplificador Hertz HE4, sub Bravox e player Pioneer. Senti um salto enorme de qualidade, isso não posso negar, mas havia alguns detalhes que me irritavam um pouco, por ter gasto tanto e não ver o resultado que esperava.

O primeiro e principal problema foi, a posição dos tweeters, apontados para nossa "cabeça", sendo que o mid fica apontado para os pés, sempre achei meio errado isso, o som costumava ficar irritante e agudo dessa maneira, deixava o agudo do player no -4 pra ficar bom, meu primeiro triaxial bravox era mais agradável de se ouvir, apesar da absurda falta de qualidade em relação ao Hertz. Cheguei a tratar as portas, mas doorpod ou pezinhos estavam fora de cogitação, era modificação demais pro carro. Também tentei diversas posições de tweeter, sem melhora considerável.

O segundo é, a maioria diz que falantes atrás não são necessários, mas eu tinha uma sensação esquisita de que o som do sub não "conectava" com o som da frente, era estranho o fato do som vir de lugares diferentes, uma vez sentei no banco de trás e lá o grave era muito mais alto, sendo que na frente o que dominava era o agudo dos tweeters, a diferença do som pra quem ia na frente ou atrás era bem grande. Tentei diversos cortes de frequência, tanto pelo player quanto pelo amplificador, também não melhorou consideravelmente.

Só posso chegar à conclusão de que, se for pra ter um som desses, com essas características, tem que ir à fundo mesmo, posicionar os falantes de forma perfeita ou algo do tipo, porque se fizer mais ou menos o melhor é não fazer mesmo e ficar com uns triaxiais. Posso estar sendo radical, mas foi a sensação que tive depois desses quase 2 anos "brincando" de mexer com som.

Podem me apedrejar se quiserem, rs, mas agradeço por que opinar aí também!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me desculpe mas acho que vc não teve equipamentos realmente bons, qual era o player? Tinha TA? Ja escutei esse dsk e achei no nivel de um nacional de entrada, e sim o 2, 3 vias no pezinho, com tw direcionados é o q mais chega perto de um som de qualidade de um residencial por ex. Ja escutei coisas realmente boas em um carro, mas de longe é um ambiente bom para um hi-fi. Som é isso aí seja automotivo, residencial profissonal, se vc quer o minimo de qualidade tem que gastar um pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que tens certa razão. Estou no primeiro set sq, ainda montando, e pelo que percebi até agora é muito uma questão de gosto pessoal, alguns se sentem até mal se tem falante atrás, outros preferem assim, alguns gostam de muito grave outros apenas pra complementar o kit, alguns preferem tw metalico tipo hertz, outros domo de seda tipo morel que é bem suave. então é preciso conciliar os equipamentos de acordo com teu gosto aliado com posicionamento e regulagem. que tal listar tudo que está instalado no set incluindo cabos, preferencia musical, som mais agressivo(pelo jeito não gostou mesmo do tw metalico do hertz) ou suave, etc... às vezes com poucas mudanças e regulagens obtem-se uma diferença grande. seria interessantissimo aparecer nos encontros, lá tem muitos experts que sempre dão ideias pra melhorar, faz amizade que o pessoal até ajuda botando a mão na massa. desiste não.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom Yoshi, qdo vc montou seu set, eu lhe avisei que náo ficaria bom, mas vc insistiu pelo tal custo beneficio (ao qual eu náo vi beneficio nenhum, incllusive avisei que o kit da hertz era uma porcaria, mas vc náo me deu ouvidos)...

sim um kit duas vias e mais que o suficiente, e com bons cabos, boa hu e bom ampli, vc faz todo seu som sair de cima do seu painel...

vc usou os equipos errados, os cortes errados, seu player náo tinha TA, slope, etc... se vc quer algo realmente bom, da proxima vez de ouvidos aos que querem te ajudar e náo a quem diz que manja e te indica porcarias de bom custo beneficio, onde no final s[o tem bom custo, pq beneficio ta osso...

abra;os

Compartilhar este post

Link para o post

se vc ouvir meu carro que e igual ao seu em posicionamento de falantes, com apenas um kit duas vias e um subwoofer faz, vc ia chorar pelo seu ex sistema...

gastei com tuuudo na faixa de 4mil reais ou menos, tudo seminovo comprado aqui no forum...

vou comecar citando seus erros...

hu pioneer basica total = pioneermja peca por nao ser linear nas frequencias, sem Ta e slope e bom xover , vc esta fadado a nao conseguir palco e ne boim timbre..

kit bravox = esse kit a unica que se salva e ainda meia boca sao os mids, pq o cross e os tws sao pessimos

kit dsk, bem ruinzinho, nao acho que seja melhor que os bravox, apenas mais suave nas altas, mas ainda assim e ruim

ampli hertz he 4.1, eu te disse que esse ampli e bem ruinzinho ao meu gosto, indiquei um audiophonic 800,4 que na minha opiniao toca mais gostoso e ocm o kit dsk daria mais vida ao seu som...

se seu sub nao conecta com o resto do set, o erro esta nos cortes de frequencia, nos slopes, etc.. e tendo uma hu ruim vc nao consegue arrumar, ainda mais que eu me lembro qdo disse pra vc cortar o sub abaixo de 50hz e vc preferiu subir o corte pra 80hz...

sub nao lembro qual usou, por isso nao vou opinar sobre ele...

mas estao ai alguns dos erros que vc cometeu..sobre a instalacao, os cabos, etc nao voiu opinar pq nao sei como foram...

qdo quizer ouvir meu set, fique a vontade de aparecer, assim ao menos vc tem uma ideia do basico que procurar com apenas um kit duas vias e sub

\abs

Compartilhar este post

Link para o post

Vai me desculpar, mas vou ser direto, eu não vi nada de SQ em seus sistemas.......

E sim um kit 2 vias é mais do q suficiente para ser fiel em um carro sem duvida alguma........mas existem zilhoes de modelos de kit 2 vias.....e um monte não servem pra nada...

Editado por soundworks

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que tens certa razão. Estou no primeiro set sq, ainda montando, e pelo que percebi até agora é muito uma questão de gosto pessoal, alguns se sentem até mal se tem falante atrás, outros preferem assim, alguns gostam de muito grave outros apenas pra complementar o kit, alguns preferem tw metalico tipo hertz, outros domo de seda tipo morel que é bem suave. então é preciso conciliar os equipamentos de acordo com teu gosto aliado com posicionamento e regulagem. que tal listar tudo que está instalado no set incluindo cabos, preferencia musical, som mais agressivo(pelo jeito não gostou mesmo do tw metalico do hertz) ou suave, etc... às vezes com poucas mudanças e regulagens obtem-se uma diferença grande. seria interessantissimo aparecer nos encontros, lá tem muitos experts que sempre dão ideias pra melhorar, faz amizade que o pessoal até ajuda botando a mão na massa. desiste não.

Man,,,nenhum tw hertz é ddomo metalico... abs

Compartilhar este post

Link para o post

Depende muito da exigência, Instalação (Principal)... , Regulagem e por ai vai ...

Compartilhar este post

Link para o post

Man,,,nenhum tw hertz é ddomo metalico... abs

sim, sim, hertz é neodimio, mas me refiro a ele ser agressivo, metalico, gritão, morel tbm não é domo, mas é super suave como se fosse. desculpa o mal entendido. gostei muito do tempo, mas gostaria de ouvir o maximo tbm, pois estou procastinando a compra do kit, pois o meu original é melhor que bravox por incrivel que pareça, então to providenciando o sub 1º. de preferencia um usado.

Compartilhar este post

Link para o post

também acho que seu sistema não tá legal, seja pelos equipamentos seja pela instalação.

eu senti uma diferença gigante ao trocar de um player pioneer pra um alpine. a qualidade, muitos detalhes que não são reproduzidos pelo pioneer (nacional, cheio de conectividade), depois o crossover, depois o TA... faz muita diferença.

e o principal, instalação.

eu peguei o carro com o player original, triaxial buster, triaxial selenium atras, empurrado por um booster corzus.

com R$3K eu montei o que eu tenho hoje e não me arrependo nem um pouco de ter garimpado equipamentos semi novos aqui no forum, principalmente o sub e o player. novo mesmo só foram os cabos e amplificador.

Compartilhar este post

Link para o post

sim, sim, hertz é neodimio, mas me refiro a ele ser agressivo, metalico, gritão, morel tbm não é domo, mas é super suave como se fosse. desculpa o mal entendido. gostei muito do tempo, mas gostaria de ouvir o maximo tbm, pois estou procastinando a compra do kit, pois o meu original é melhor que bravox por incrivel que pareça, então to providenciando o sub 1º. de preferencia um usado.

Parceiro, neodimio é o conjunto magnético, o domo do hertz e de millar(semelhante a seda)

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Caro y0shi,

Não desanime! Creio que a maior limitação do seu projeto é o player e a falta de direcionamento dos mids. Como utilizas kit 2 vias, a falta de direcionamento do mid, traz o palco para o colo mesmo. Como havia comentado para o nosso amigo Rodrigo Carvalho, o posicionamento de tws na coluna e mids na porta sem a utilização do TA fica sofrível. O melhor seria pezinhos, que no seu caso seriam o mais interessante pela distância maior dos ouvidos (utilizando o kit completo no pezinho - mid+tw - fica interessante) e com direcionamento cruzado no centro do carro na altura dos ouvidos. Como disse que não quer pezinhos, o melhor que podes fazer seria um aplique direcionado nas portas e a troca da HU por uma com o recurso do TA. Se tiver a oportunidade, procure ouvir algum carro de algum colega nosso do fórum que resida próximo à você com a configuração de kit 2 vias e sub utilizando um player com TA e que o sistema esteja devidamente acertado, que verás a diferença. Meus mids ficam nas portas sem direcionamento (pretendo mudar no futuro), mas utilizo tocando até 200Hz com corte em 24db/8ª e fulls de 3" + tws sobre o painel tocando daí pra cima, sendo assim não atrapalha o palco.

Reveja com calma o seu sistema, escute um sistema acertado e procure chegar ao resultado que você quer. Garanto que será gratificante.

Um abraço e boa sorte,

Sérgio.

Edit: Esqueci um comentário - Quanto ao sub, o corte mais baixo é melhor, mas sem o TA, acho praticamente impossível você trazer o sub para frente. Só como exemplo, o atraso do áudio do meu sub está com mais de 1,5 metros para ter um acoplamento com os meus mids pra ficar agradável, principalmente quando ouço Power Metal que tem bumbos de bateria com pedal duplo muito rápidos.

Editado por sergiomontanha

Compartilhar este post

Link para o post

o tempo é domo de seda, alias os tw automotivos são todos domo (não lembro de nenhum que não seja), seda/mylar/aluminio/titaneo e por aí vai.

O pessoal leigo acha que qualquer painer vai entregar um bom som, hoje na minha opinião se a saida não te der um bom sinal, o sistema todo é comprometido, a quem não se importe com um player com TA, mas a diferença é enorme na formação da figura do palco, que ja é precaria pela posição que o motorista fica dos falantes, outro detalhe que passa batido é um bom EQ que na minha opinião é importante, principalmente no automotivo onde na maioria das vezes a acomodação de um speaker não é a melhor, crossovers de baixa qualidade gerando picos ou vales, e principalmente mids cornetados, um dia vou achar um que me agrade até hoje nada (até onde pude pagar né [¨]) mas nem por isso desisto e fico com triaxiais no player, o tempo, o dinheiro é escasso mas brasileiro nunca desiste né? [^]

Compartilhar este post

Link para o post

o tempo é domo de seda, alias os tw automotivos são todos domo (não lembro de nenhum que não seja), seda/mylar/aluminio/titaneo e por aí vai.

O pessoal leigo acha que qualquer painer vai entregar um bom som, hoje na minha opinião se a saida não te der um bom sinal, o sistema todo é comprometido, a quem não se importe com um player com TA, mas a diferença é enorme na formação da figura do palco, que ja é precaria pela posição que o motorista fica dos falantes, outro detalhe que passa batido é um bom EQ que na minha opinião é importante, principalmente no automotivo onde na maioria das vezes a acomodação de um speaker não é a melhor, crossovers de baixa qualidade gerando picos ou vales, e principalmente mids cornetados, um dia vou achar um que me agrade até hoje nada (até onde pude pagar né [¨]) mas nem por isso desisto e fico com triaxiais no player, o tempo, o dinheiro é escasso mas brasileiro nunca desiste né? [^]

teu mid da NAR é o de kevlar?pq se for, tem razão de tá decepcionado mesmo! kkkk ele é um driver fenólico disfarçado de mid :P

hoje to usando mid's da JVC, do kit vs607... o tw e o cross são muito fracos, mas o mid é excelente. não desce muito, mas sobe bem e tem um timbre muito bom.

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

por isso que acho sempre muito importante ouvir um profissional , ou pelo menos para tirar suas duvidas, acho que comprou tudo errado pois toda linha hertz fala alto nos agudos e junto com o pioneer comprometem tudo mesmo, ai entram varios detalhes que um bom profissional pode te resolver facil, como por atenuar os tweeter com um simples resistor por exemplo...

Compartilhar este post

Link para o post

Caro y0shi,

Não desanime! Creio que a maior limitação do seu projeto é o player e a falta de direcionamento dos mids. Como utilizas kit 2 vias, a falta de direcionamento do mid, traz o palco para o colo mesmo. Como havia comentado para o nosso amigo Rodrigo Carvalho, o posicionamento de tws na coluna e mids na porta sem a utilização do TA fica sofrível. O melhor seria pezinhos, que no seu caso seriam o mais interessante pela distância maior dos ouvidos (utilizando o kit completo no pezinho - mid+tw - fica interessante) e com direcionamento cruzado no centro do carro na altura dos ouvidos. Como disse que não quer pezinhos, o melhor que podes fazer seria um aplique direcionado nas portas e a troca da HU por uma com o recurso do TA. Se tiver a oportunidade, procure ouvir algum carro de algum colega nosso do fórum que resida próximo à você com a configuração de kit 2 vias e sub utilizando um player com TA e que o sistema esteja devidamente acertado, que verás a diferença. Meus mids ficam nas portas sem direcionamento (pretendo mudar no futuro), mas utilizo tocando até 200Hz com corte em 24db/8ª e fulls de 3" + tws sobre o painel tocando daí pra cima, sendo assim não atrapalha o palco.

Reveja com calma o seu sistema, escute um sistema acertado e procure chegar ao resultado que você quer. Garanto que será gratificante.

Um abraço e boa sorte,

Sérgio.

Edit: Esqueci um comentário - Quanto ao sub, o corte mais baixo é melhor, mas sem o TA, acho praticamente impossível você trazer o sub para frente. Só como exemplo, o atraso do áudio do meu sub está com mais de 1,5 metros para ter um acoplamento com os meus mids pra ficar agradável, principalmente quando ouço Power Metal que tem bumbos de bateria com pedal duplo muito rápidos.

Caro y0shi,

Um abraço e boa sorte,

Sérgio.

Man, meus mids estão instalados em locais originais, e meu carro é igual o dele, e o palco fica muito acima do painel, só é dificil deixar o palco bem no meio, mas esta bemmm proximo...

acho que o erro dele foi os equipos mesmo, pq o tw é muito estridente, o mid é emdiano pra ruim, o hu é pessimo, o ampli é mediano... ous eja o projeto ta todo errado...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

É possivel sim, meu carro tem muito pouco de TA (cerca de 17cm pra esquerda e 80cm pra direita) e o sub tá cortado a 31,5hz. E nos últimos campeonatos os juizes falaram que o sub não tinha a sensação de que vinha de trás. Botar muito TA no player, acaba alterando todo o spectro do som.

Compartilhar este post

Link para o post

Man, meus mids estão instalados em locais originais, e meu carro é igual o dele, e o palco fica muito acima do painel, só é dificil deixar o palco bem no meio, mas esta bemmm proximo...

acho que o erro dele foi os equipos mesmo, pq o tw é muito estridente, o mid é emdiano pra ruim, o hu é pessimo, o ampli é mediano... ous eja o projeto ta todo errado...

abs

Fala Guto, tranquilo?

A falta de direcionamento dos mids, utilizando kit 2 vias com os mids na porta, puxa o palco para baixo. Talvez tenha me expressado mal, mas grande parte da resposta de vocal vem dos mids e fica prejudicado. Se quiser comprovar isso, desligue os tws e utilize apenas os médios e notarás que o palco desce. A sensação que tens da altura do palco devido aos tws eleva o palco, mas com os mids direcionados, fica muito melhor. Foi nesse sentido que chamei a atenção.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

É possivel sim, meu carro tem muito pouco de TA (cerca de 17cm pra esquerda e 80cm pra direita) e o sub tá cortado a 31,5hz. E nos últimos campeonatos os juizes falaram que o sub não tinha a sensação de que vinha de trás. Botar muito TA no player, acaba alterando todo o spectro do som.

Que ótimo! Bom saber da sua experiência. Vou fazer um teste quando der pra ver o resultado. O que posto é baseado em experiência pessoal, quem sabe testando a sua config, eu mude de idéia.

Um grande abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Guto, tranquilo?

A falta de direcionamento dos mids, utilizando kit 2 vias com os mids na porta, puxa o palco para baixo. Talvez tenha me expressado mal, mas grande parte da resposta de vocal vem dos mids e fica prejudicado. Se quiser comprovar isso, desligue os tws e utilize apenas os médios e notarás que o palco desce. A sensação que tens da altura do palco devido aos tws eleva o palco, mas com os mids direcionados, fica muito melhor. Foi nesse sentido que chamei a atenção.

Um abraço,

Sérgio.

Fala Guto, tranquilo?

Um abraço,

Sérgio.

Então montanha. eu sei que mids direcionados fazem toda diferença e concordo com vc... mas o problema é que nem todo mundo pode e quer pezinhos e etc...

mas da sim pra fazer um bom som, inclusive competir em SQ com mids nos locais originais...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Então montanha. eu sei que mids direcionados fazem toda diferença e concordo com vc... mas o problema é que nem todo mundo pode e quer pezinhos e etc...

mas da sim pra fazer um bom som, inclusive competir em SQ com mids nos locais originais...

abraços

Agora entendi com clareza o seu posicionamento. Havia entendido de outra forma. :legal:

Um grande abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora entendi com clareza o seu posicionamento. Havia entendido de outra forma. :legal:

Um grande abraço,

Sérgio.

Um grande abraço,

Sérgio.

Montanha, ainda bem que entendeu, pq sou péssimo em expor idéias por escrito, hahahaha...

o problema é que qdo ele foi montar o projeto, eu disse a ele que iria ficar ruim, mas o pessoal tem essa mania de custo beneficio achando que isso significa comprar equipos baratos, mas esquece que oq importa é montar um sistema bom que valha oq se paga...

Custo beneficio é vc pagar 700 em um ampli que custa 1000 e que toca como um ampli de 1000 ou mais, e não pagar 300 em um ampli que custa 500 mas toca como um que vale 200... esse é meu pensamento

Eu avisei e inclusive me propus a ajudar na montagem do sistema de graça, era só ele marcar comigo e vir pra SP...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Custo beneficio é vc pagar 700 em um ampli que custa 1000 e que toca como um ampli de 1000 ou mais, e não pagar 300 em um ampli que custa 500 mas toca como um que vale 200... esse é meu pensamento

comungo exatamente da mesma ideia... o problema é como chegar a conclusão que o de 1000k vale mesmo esses 1000k!

eu acredito que essa seja a maior problemática do som automotivo... quanto realmente vale um equipamento!

Compartilhar este post

Link para o post

comungo exatamente da mesma ideia... o problema é como chegar a conclusão que o de 1000k vale mesmo esses 1000k!

eu acredito que essa seja a maior problemática do som automotivo... quanto realmente vale um equipamento!

Bom o unico modo é comparar preços de equipos, se o de 1000 tocar mais que os de 1500 ou mais, ele é um bom custo beneficio...hahahaha

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Bom o unico modo é comparar preços de equipos, se o de 1000 tocar mais que os de 1500 ou mais, ele é um bom custo beneficio...hahahaha

abs

não não... to me referindo a que conta temos que fazer pra saber se o equipo "X" vale "X" mesmo.

exemplo: será que a diferença de um módulo que custa 75,00 (powerpack 2928) é tão abissal assim pra um que custa 750,00 (Focal fp2100)???

não to comparando marcas, é só um exemplo da disparidade de valores da qual me referi quando disse ser complicado saber quanto realmente vale o equipamento, ou se estamos só pagando a grife.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...