Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
safanao

Crossover mesmo necessario?

Recommended Posts

Caros colegas de forum, sei que o tópico foi meio forçado mas minha duvida e o seguinte.

Comprei uma D405 liguei em um banda expertD Xcard cortado em high pass 600hz e mais um capacitor 22uf(250v)(capacitor eu puis porque me assustaram pacas falando que ela ia queimar) e estou meio triste com a qualidade ouvindo ela de perto, de longe esta razoavel.

Todos os crossovers que eu pesquisei tem cortes para mid e high em 12db/8, meu modulo é um banda expert D 800w com crossover X-card com 12db/8. Se os dois tem a mesma atenuação porque nao posso usar só o corte do banda?(sem medo de queimar). Sendo que falam que quando se poe crossover muitos indicam que o modulo e o radio ficam em flat e não é necessario o uso do capacitor.

Desculpem e me corrijam qualquer bobagem que eu possa ter dito.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente, se você usa corte ativo (tipo crossover ou o corte do player) o ideal é não usar capacitor, a não ser que esteja usando uma mesma saída para médio e driver, ou driver e st... etc.

Outro dia (essa semana ainda) li um tópico sobre soma de cortes (tipo 12db/8 + 12db/8), que é melhor do que apenas um (eles meio que se somam). dá uma procurada aí na pesquisa google customizada que vc acha rápido.

mas adiantando, corte de 12db/8 em 600hz para a d405 eu acho pouco, dependendo do uso pode queimar mesmo (ainda mais com 800w no rabo dela). sobe esse corte pra uns 800~1000 e tira esse capacitor aí. Deve ficar melhor!

dá uma pesquisada nos tópicos que tem aqui falando sobre isso, e depois espera a galera mais entendida pra te ajudar melhor.

achei: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=183437&do=findComment&comment=2945461 lê aí ó!

Editado por Mister Marcos

Compartilhar este post

Link para o post

crossover QBASE, alguem ja usou?

Eles tem uns modelos 24db8ª que são bons mais depois do tal Booster bc60x não tem muito para onde correr hehehe

Hoje para mim existe 3 opções , 3 vias simples Stx84 ,4 vias medio jfa X5 e 3-4-5-6 vias TOP bc60x .

Compartilhar este post

Link para o post

Nao sei c li certo mas 800 rms num drive só, e muiiitttoooo, 1 Sd 250.2 da conta 2 d405 trankilo

Compartilhar este post

Link para o post

Eles tem uns modelos 24db8ª que são bons mais depois do tal Booster bc60x não tem muito para onde correr hehehe

Hoje para mim existe 3 opções , 3 vias simples Stx84 ,4 vias medio jfa X5 e 3-4-5-6 vias TOP bc60x .

os stetsom, ja ouvi que deixa o som muito seco, é verdade isso?

tenho um sd 1500, com 2 sub de 550rms

um sd 2500 com 4 woofer

e us sd 400 com 2 tw e 3 driver fenolico,

os jfa x3, me serveria?

Compartilhar este post

Link para o post

Pra tu é no minimo o X5 , a diferença para o bc60x é menos que 30pila ,,Vai no bc60x.

Quanto ao stetsom deichar o som seco é BALELA. "bem pelo contrario ,todo produto stetsom procura graves redondos e bonitos"

Compartilhar este post

Link para o post

crossover QBASE, alguem ja usou?

eu uso eles, o de 18Db pra grave e o de 24Db pra medio e agudos...

gostei bastante deles, nao dao problemas e sao bem pequenos...

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação a crossover a galera fala do BC60x a um tempão e tenho vontade de ter um só vontade pq dinheiro e disponibilidade do bicho tá tenso.

Estou pensando em adiquirir um JFA x3 pelo valor, usaria em 3 vias e na via high usararia capacitor teria como fazer isso? Um colega quer me vender um STX84 que foi para o conserto e estou pensando em pegar o que acham? Não sei quanto ele vai querer, talvez uns R$100, e aí? Estou em duvida pq há muito tempo que venho precisando de um crossover e não tenho coragem de comprar...

ABs.

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação a crossover a galera fala do BC60x a um tempão e tenho vontade de ter um só vontade pq dinheiro e disponibilidade do bicho tá tenso.

Estou pensando em adiquirir um JFA x3 pelo valor, usaria em 3 vias e na via high usararia capacitor teria como fazer isso? Um colega quer me vender um STX84 que foi para o conserto e estou pensando em pegar o que acham? Não sei quanto ele vai querer, talvez uns R$100, e aí? Estou em duvida pq há muito tempo que venho precisando de um crossover e não tenho coragem de comprar...

ABs.

stx 84, se for bem feitoo reparo eu compraria,

alias ele é do forum? se vc nao querer to comprando

Compartilhar este post

Link para o post

eu uso eles, o de 18Db pra grave e o de 24Db pra medio e agudos...

gostei bastante deles, nao dao problemas e sao bem pequenos...

o que vc ta tocando com eles?

Compartilhar este post

Link para o post

o que vc ta tocando com eles?

tenho 1 sd8000.1 pra 4 ovs 12 800wrms...

e no de 24db tenho 1 sd250.2 pra 2 drive TI...

o de 18Db na saida woofer que eu uso, vc pode ajustar de 60 a 500 e 500 a 2kz entao eu deixo um pouco acima dos 60hz (corto de ~70hz a 1500hz)

e tem uma saida (Y interno no crossover) pra subwoofer que corta de 40 a 250 e 250 a 500hz... (essa eu nao uso.)

e o de 24db eu ele tem 3 cortes pre definidos (tu usa um botao do lado pra selecionar, tem 500hz 800hz e 1200hz...)

e tem um botao pra selecionar o final da frequencia tbm, que vai de 2khz a 20khz c nao me engano... ai eu deixo as Ti de 1200hz a ~17khz

Compartilhar este post

Link para o post

Ele é crossover , o que voce quer é um equalizador "tem o taramps Deq1000", mais SNME ele tem o bassbost variavel ai é so escolher no melhor ponto e subir 3db.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais isso gera uma distorção certo ? é tao eficiente na pratica quando na teoria ?

Distorção ?? não mesmo , é apenas um reforço no grave , sabendo usar de forma moderada so faz ajudar. funciona sim e muito bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...