Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Recommended Posts

Postado em

dae pessoal..

venho desesperadamente pedir a ajuda de voces...

amanha iniciarei o DIY no meu som...e quero montar tudo sozinho...

só que como nunca mexi com isso, to com duvidas imensas na construção do box...

o sub é um protech competition de 15...conforme o topico oficial dele, tem 3 tamanhos de box sugeridos...

um com 60L, outro com 75L e outro com 90L...

conversando com o fernandin, ele me sugeriu fazer o box de 90L..que atenderia melhor ao meu estilo musical..

ai que vem o problema...

quais medidas usar?

tamanho de duto?

enfim..to boiando totalmente nesse assunto e preciso da ajuda de algum entendedor...

ontem até instalei aquele programa bassbox no pc...maaas é um bixo de 7 cabeças pra mexer...

Postado em

As medidas não interessa colega, no final dando a litragem de 90L é o que importa.

Sobre o tamanho do duto, isso varia muito, pois o tamanho do duto é feito de acordo com a sintonia da caixa, veja quais músicas vc mais escuta, veja a base frequência das músicas (30, 40, 50, 60Hz ) e sintonize a caixa na frequência ideal para o seu estilo musical.

Postado em

aee!! alguem respondeu...uffa..

entao...os estilos que curto sao bem variados...desde sertanejo até eletronica...passando beeem fortemente por um black q treme até os pêlos do dedao...

as sugestões sao essas:

Protech Competition 15"

Caixa dia-a-dia - 60L

Sintonia - 38hz

F3 - 33hz

Pico - +3,7dBs @ 55hz

http://img442.images...competition.jpg

Caixa Plana - 75L

Sintonia - 24hz

F3 - 22hz

Pico - +1,0dBs @ 48hz

http://img196.images...mpetition15.jpg

Reforço de Graves - 90L

Sintonia - 38hz

F3 - 30hz

Pico - +7,4dBs @ 42hz

http://img137.images...escompetiti.jpg

sintonizado em 38HZ, eu conseguiria ouvir esse leque de estilos?

ta...agora vem a parte dificil..como eu chego nesses 38hz?????

Postado em

Para os black, hip-hop, o ideal era a sintonia um pouco mais baixa, mas ainda sim terá um rendimento bem legal, e para os outros estilos musicais irá ficar bom.

Na questão do duto, vou dar uma mexida aqui no Winisd e assim q der já te respondo qnto ao comprimento do duto para chegar nesses 38Hz

Postado em

ta...agradeço pela ajuda amigo!

se tiver uma ilustração será melhor ainda...hehe

Vc tem todos os parâmetros do sub ai?

Pois estava dando uma procurada e não achei!

Postado em

entao amigo..ai temos um problema..eu tambem nao encontrei mta coisa...

achei isso no topico...da uma olhada..ve se serve alguma coisa:

Protech Competition 15"

Re. 7,6ohms (D4 em série)

Fs. 32hz

Vas. 40,00L

Qms. 10,16

Qes. 0,62

Qts. 0,584

BL . 38,6 Tl/m

Sd . 830cm^2

Sens.85,30 dBs

Xmax:25mm

Postado em

Pelo o que vi no Winisd usando a caixa com 90 litros e sintonizando a caixa em 38Hz, seria 2 dutos de 3 polegadas com 17,9cm de comprimento cada duto.

Mas vamos esperar alguém mais intendido no assunto e falar se está correto mesmo rs.

Postado em

hm...2 dutos redondos...

ele da alguma sugestao de duto régua?

Sim, 2 dutos redondos, sobre duto régua eu não sei colega.

Mas vamos ver se isso está correto mesmo, mecho muito pouco no Winisd então vamos esperar alguém mais intendido no assunto checar se está correto mesmo.

Postado em

gente...chegou o sub!

que falta faz um manual...#ficadica pra protech..

bom...peguei uma trena e fui ver que medidas tenho disponiveis pra fazer o box...

ai fucei aqui um pouco e achei aquele simulador q tem no site...

deem uma olhada:

boxva.png

fiz com 99 litros....pq ainda tem q descontar o volume do sub (nao faço ideia de qual ser)..e tem o duto ainda...que esta sendo o problema agora...

alguem ajudaria no duto?

vlw

Postado em

só pra atualizar, pra pessoas que talvez possam ter a mesma duvida q eu...

dica q recebi do imorrivel da autosom curitiba:

99 litros, vc pode fazer o duto com 8cm de largura interna, 45 de altura interna, e 67cm de comprimento de duto.. sintonia em 38hz, fica show pra esse competition..

vai ser isso mesmo!

amanha ja vai ta tocando o bixo veio!

Postado em

só pra atualizar, pra pessoas que talvez possam ter a mesma duvida q eu...

dica q recebi do imorrivel da autosom curitiba:

99 litros, vc pode fazer o duto com 8cm de largura interna, 45 de altura interna, e 67cm de comprimento de duto.. sintonia em 38hz, fica show pra esse competition..

vai ser isso mesmo!

amanha ja vai ta tocando o bixo veio!

Decidiu fazer o duto retangular brother?

No começo vá com calma em, espere o sub amaciar um pouco, depois é só alegria ..

Se possível poste fotos ai pro pessoal e uns videos tbm :legal:

Postado em

Decidiu fazer o duto retangular brother?

No começo vá com calma em, espere o sub amaciar um pouco, depois é só alegria ..

Se possível poste fotos ai pro pessoal e uns videos tbm :legal:

aham..vai ser retangular msmo...foi indicado por varias pessoas...vamos ver no q da...

podexa...vi q o sub é beeeem preso..vai levar algumas musicas pra amaciar...

valeu pela atenção amigo!!

vou postar fotos...fazer um DIY bem elaboradinho...nao garanto q va fica bom...mas a vontade de fazer ta beeeem grande...

galera..duvida de agora...

pra vedar a caixa com silicone resolve alguma coisa? aguenta?

outra coisa...qto tempo leva pra secar a cola de madeira?

sera q consigo montar o box amanha e domingo ja estar usando?

Postado em

aham..vai ser retangular msmo...foi indicado por varias pessoas...vamos ver no q da...

podexa...vi q o sub é beeeem preso..vai levar algumas musicas pra amaciar...

valeu pela atenção amigo!!

vou postar fotos...fazer um DIY bem elaboradinho...nao garanto q va fica bom...mas a vontade de fazer ta beeeem grande...

galera..duvida de agora...

pra vedar a caixa com silicone resolve alguma coisa? aguenta?

outra coisa...qto tempo leva pra secar a cola de madeira?

sera q consigo montar o box amanha e domingo ja estar usando?

O duto retangular fica bem bacana, estética da caixa fica show, porém depois não tem como mudar a sintonia da caixa.

Sobre a vedação da caixa, pode-se usar massa plástica, pó de serragem e silicone, eu uso primeiro cola branca e pó de serragem, depois o silicone e por último a massa plástica, dessa forma fica impossível da caixa ficar com algum vazamento rs.

Primeiro passo a cola branca juntamente com o pó de serragem, e deixo a caixa secar de um dia para o outro, após feito isso, aplico o silicone que seca rápido e a massa plastica depois, ambos secam rápido, depois é só dar o acabamento a massa, lixando para tirar as imperfeições e revestir a caixa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...