Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
julianonicoletti

Ajuda Som SQ Sentra 2012 usando HU Original

Recommended Posts

Pessoal,

 

Queria a ajuda da galera desse ótimo forum. Estou estreando no forum. Jà li varios topicos aqui e no HTforum. Esse é o primeiro som +ou- que monto. Antes tinha um golzinho com som fuleira. Tenho interesse em SQ.

 

A ajuda que preciso é mais pela instalação (que inclusive já a fiz mas não gostei do resultado). Explico, comprei os equipamentos:

 

Kit 2 vias NAR 650 CS3

Modulo DPA 1500 (do João Yasbek)

 

Como mantive o som original, o instalador (um dos mais recomendados locais de Curitiba) disse que usaria conversor RCA e que por isso precisaria usar um filtro low pass (??? Primeira dúvida). Ao receber o carro (já com a loja fechando) não gostei nada do resultado. Os NAR estão totalmente capados, não tem nada abaixo de 120hz (ouvidômetro, talvez até abaixo de 150). Os TW por isso estão exagerados. Como mantive os 6x9 traseiros diretos no player, eles são as únicas fontes de graves (com qualidade baixa, como era de se esperar).

 

Mesmo tentando aumentar o bass no player nada muda nos NAR. Além disso, está uma chiadeira louca em baixo volume, e para piorar, tem mal contato no modulo, pois o lado direito está falhando, e conforme eu mexo nos cabos melhora...

 

O que queria saber é porque esse corte? Já tinha consciência da perda de qualidade por causa do conversor RCA, mas falta de graves não tinha informação. A qualidade é sem dúvida muito melhor que o som original, mas a falta de graves (não sou grave maniaco, longe disso) é irritante...

 

O que fazer?? Não terei como fugir de trocar o player??

 

Qualquer luz ajudará muito...

 

Abraços.

Editado por julianonicoletti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo onde vc instalou esse som??? se quiser mande o nome por mp...

Editado por oscar adriano

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

valew respondi vc lá... não posso falar do player do sentra, mas normalmente não é bom mesmo... por mais coloque um conversor de rca as vezes não fica bom... o recomendado mesmo sempre trocar o player ou colocar um processador de audio, mas custo é alto. tem bastante opções do problema cabo rca mal instalado ou má qualidade. equalização mesmo, ou mesmo a fonte no caso player que não tem qualidade... mas como te falei tem que rever esta instalação o certo é voltar lá e pedir isso... vc tem garantia da instalação... vc mesmo mexer vai apenas se estressar..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

oscar,

Valeu pela ajuda. Realmente não irei mexer, nem tenho conhecimento para tal. O problema de chiado e falha nos falantes direitos eles arrumarão. Mas minha cina realmente é a total falta de graves dos NAR. Isso é normal por ter usado um conversor ou não?? Pois li muito sobre essa conversão e ninguém dizia faltar graves, ou pior, quase ausência deles. Sinceramente, encosto a mão na saida da caixa e mal sinto vibrar o local...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

RJ,

Tb acho isso. Não entendo bulhufas, o que é Hipass?? E eu tenho como ver isso? Ou apenas questiono o instalador sobre isso?

 

O Conversor RCA pode acabar com os graves assim??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não creio que seja o conversor de RCA. O problema aí é o hi-pass que está cortando muito alto. Veja se o corte hi-pass está ativado se tiver mude para fullrange, pois se esse amplificador tiver corte a partir de 125 hertz, só vai tocar bem se desativá-lo.

Veja se é esse daqui: http://loja.carrosomshop.com.br/loja/produto-66392-2014-modulo__amplificador_boog__hpa4375_stereo__4_canais__1500_wts_rms

Se for o corte Hi-pass começa em 125hz.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpem amigos,

digitei erradao, o amp é o DPA 1500, este aqui:

http://www.jyazbek.c...linha=car-audio

 

Edit: acabei de ver que o amp permite entrada high level... porque então não a usaram?? O som fica ainda pior do que com conversor??

Editado por julianonicoletti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza se usar a entrada hi level vai ficar melhor. Agora o hi-pass permite ajuste a partir de 40hz.

 

Potência de saída RMS NBR IEC 60268-3 EDIÇÃO 05-2011 (a 14.4 VDC):

 

170W x 4 (2 Ohms)

170W x 2 (2 Ohms ) + 340W x1 (4 ohms em bridge- 1 canal)

340W x 2 (4 Ohms em brigde - 2 canais)

 

 

  • Distorção Harmônica Total (DHT):<0. 1% @1KHz
  • Relação sinal-ruído: >90dB
  • Resposta em frequência: 20Hz a 25KHz, - 3 dB;
  • Frequência de ajuste do filtro High-Pass: 40Hz a 1.2KHz;
  • Frequência de ajuste do filtro Low-Pass: 50Hz a 250Hz;
  • Reforço do controle de Bass Boost: 0 a 12dB;
  • Sensibilidade e entrada: 0.2 a 10V
  • Dimensões do produto: (L*W*H) 212*290*47mm
  • Peso: 3.6Kg

  • Custo extremamente competitivo: Tecnologia digital Classe D com custo próximo aos amplificadores classe AB de menor eficiência;
  • Placa de circuito impresso em fibra de vidro dupla-face em material auto-apagante;
  • Tecnologia de montagem em superfície SMT (Surface Mount Technology): possibilita a obtenção de dimensões reduzidas e de maior confiabilidade do produto;
  • Produto utiliza solda sem chumbo e está aprovado pelas normas ROHS (Restriction of Hazardous Substances) da Comunidade Européia.
    Isso significa que este produto é um Produto Verde (GREEN) e não agride o meio-ambiente quando descartado.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

RSO, valeu pela ajuda. Mas a pergunta, quer dizer que eles fizeram uma bela %@#$da?? Usaram o conversor pra que??

Além disso, irei voltar lá de qualquer jeito para darem jeito nos problemas, lá digo para ele que tem ajuste e basta ele querer melhorar certo??

 

O que deu a entender é que ele quer de qualquer jeito vender-me uma HU nova...

Editado por julianonicoletti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O uso de conversor RCA só é necessário quando o amplificador não tem entrada high level (eles colocaram ele para elevar o lucro, pois te venderam o conversor + cabo RCA, ambos desnecessários). O resultado sempre é melhor quando não se usa conversor, a não ser que o uso do conversor seja associado a um processador. Quanto ao ajuste, basta diminuir o corte do high pass, ao que parece está acima de 100hz. Um novo HU pode não ter melhores efeitos, pois seu amplificador é classe D e ele será o gargalo do sistema.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O uso de conversor RCA só é necessário quando o amplificador não tem entrada high level (eles colocaram ele para elevar o lucro, pois te venderam o conversor + cabo RCA, ambos desnecessários). O resultado sempre é melhor quando não se usa conversor, a não ser que o uso do conversor seja associado a um processador. Quanto ao ajuste, basta diminuir o corte do high pass, ao que parece está acima de 100hz. Um novo HU pode não ter melhores efeitos, pois seu amplificador é classe D e ele será o gargalo do sistema.

 

[]'s

 

Que maravilha de empresa... Irei voltar lá e quero o dinheiro de volta.

Apenas para já informar a todos, instalei na Sigma, daqui de Curitiba. Recomendação dada aqui mesmo...

Gastei uma porrada de $$ pro cara me enganar, nem testar a porcaria que ele fez. Apenas de virar a chave já se ouve o ruido, mesmo com o som desligado. O ruido canta tudo que eu faço no carro, se ligo a seta ele avisa, ligo o ar condicionado parece que caiu uma caixa de abelhas dentro do carro...

 

Vou atras do meu $$ nem que seja na justiça.

 

Valeu a todos pela ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vishhh

essa marca do amp, apesar de ser meio desconhecida, parece ser razoavelmente boa.

já ví mtos relatos bons da linha residencial dela pelo pessoal aqui do forum e do ht forum.

cara... realmente eles zoaram com a instalação.

ok, o som original nao é uma maravilha tecnológica, mas tb nao é pra ficar chiando e com os graves tão ruins!

tenta pegar teu $ de volta, pelo menos parte dele, devolve o conversor e o cabo RCA e vê com a galera de curitiba quem faz uma instalação descente por aew.

 

espero que resolva seu problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Armando e a todos,

 

Realmente, o amp do joão é uma beleza. Digo pois hoje deixei o carro lá novamente e ao contrário da impressão que tive no sábado, hoje fui muito bem atendido. Ele disse que não sabia que o amp tinha ligação high level. Pedi para ele fazer a ligação direta e ajustar o corte do highpass. Segundo ele, estava em 100hz porque ele achou que os NAR não iriam aguentar, disse que ele baixava até 60hz...

 

Ele fez tudo que pedi, e agora sim o som ficou muito bom. Mesmo com o player original é outra coisa. E o amp segura muito bem, sonoridade bem limpa e o mais incrível, não esquenta nada. Nada de ruído.. enfim, agora foi feita a instalação correta.

 

Volto a dizer, o atendimento no sábado foi terrível. Entregaram o carro já fechando as portas, mal tive tempo de entrar no carro, muito menos testar. Hoje foi tudo diferente, deixou o crédito do conversor e cabo RCA para compras futuras sem problema algum, pediu para eu testar caso não ficasse bom ele mudaria o que precisar...

 

Era apenas isso que eu pretendia quando escolhi a instaladora...

 

Valeu a todos que ajudaram, e podem fechar o tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom terem resolvido os problemas da instalação e feito as modificações que você pediu.

Eu não conheço os amplificadores automotivos da J. Yazbek, mas já ouvi alguns equipamentos da linha Home Theater e são muito bons, além de serem bem-recomendados no HT Fórum pela turma que entende do assunto.

 

Só uma dúvida: não vai ter subwoofer nesse setup?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz

Muito bom terem resolvido os problemas da instalação e feito as modificações que você pediu.

Eu não conheço os amplificadores automotivos da J. Yazbek, mas já ouvi alguns equipamentos da linha Home Theater e são muito bons, além de serem bem-recomendados no HT Fórum pela turma que entende do assunto.

 

Só uma dúvida: não vai ter subwoofer nesse setup?

 

Rapaz, por motivos patronais (famosa patroa, dona-onça, jaguatirica) por enquanto não.

Talvez ano que vem veja alguma solução com caixa com baixíssima litragem. Apesar do porta malas ter mais de 400L qualquer viagem de 3 dias vai lotado. Mulher é o bicho.. mas não vivemos sem elas.

 

Teria alguma sugestão de sub que tenha qualidade com caixa o menor possível??

 

Quanto ao Yasbek, ainda namoro o PM-1 para ajudar no receiver empurrar as caixas aqui... mais um plano para o ano que vem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz

 

Rapaz, por motivos patronais (famosa patroa, dona-onça, jaguatirica) por enquanto não.

Talvez ano que vem veja alguma solução com caixa com baixíssima litragem. Apesar do porta malas ter mais de 400L qualquer viagem de 3 dias vai lotado. Mulher é o bicho.. mas não vivemos sem elas.

 

Teria alguma sugestão de sub que tenha qualidade com caixa o menor possível??

 

Quanto ao Yasbek, ainda namoro o PM-1 para ajudar no receiver empurrar as caixas aqui... mais um plano para o ano que vem.

carro sedan tem que ser sub de 10 pelo menos. pouca litragem acredito questo ou jl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu tem um JL 10w1 em uma selada de 17L que retiro quando é necessário.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que um sub NAR de 8" cabe em uma caixa selada tranquilo debaixo do banco. o bom é que como fica no mesmo habitáculo que os ocupantes, o sub nao precisa ser um monstro. um NAR de 8" deve dar conta...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre o sub, a Helix tem modelos da linha Competition que já vem montado em caixa dutada. Otima construção e sonoridade. Tenho um P8W de 8" e ele está amanciando ainda, porém, mesmo tendo Fs alto (42 Hz), ele fala bastante.

Além do mais, voce tem a certeza que a caixa vai estar corretamente dimensionada ao sub.

 

No seu caso (carro sedã), seria interessante um sub de 10"

O user Pr_Nor vende. Está nos classificados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

primeiramente queria dizer que sei como é a dor de cabeça de instalação mal feita.

tive gastar R$500 em instalação (re-instalação no caso) pra conseguir deixar do jeito que eu queria que não é nada de especial (sem ruídos, bem regulado, com os cortes direitinho, etc)

 

quanto ao subwoofer, aposto que voce consegue uma solução perdendo o mínimo de espaço.

dá pra deixar no step (fica invisivel e perde alguns centimetros de altura no porta-malas) ou no tampão, ou caixa removivel com plug...

 

depois que ouvir seu som com sub, NUNCA mais vai querer tirar. fica outra coisa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu rapaziada,

 

Murilo, realmente o sentimento era de ter sido enganado. Mas voltei lá decidido, ou resolviam ou devolveriam o $$$. Tanto que arrumaram e ainda me deram crédito, pelo RCA e conversor...

 

Valeu pelas dicas postadas sobre os subs compactos. Armando, os 2 bancos da frentes já estão ocupados, 1 está com o amp e o outro com os cross.

 

Já anotei as dicas. Ainda terei que escolher prioridades, como a HU, tratamento nas portas e o sub. Mas tudo devagar, ao seu tempo. Caso contrário serei um homem "desquitado"hehehe...

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...