Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RodrigoRRMA

Ajuda com caixa de uso misto

Recommended Posts

Amigos, gostaria de uma ajuda de vocês.

Tenho em casa uma caixa com 56L, feita com compensado de 15mm, toda selada e parafusada.

Gostaria de saber se é possível eu aproveitá-la para 2 finalidades diferentes, som interno e trio.

Tenho 1 eros 312LC 4ohms, 1 ST200, 1 D200X e 1 W309 2+2.

A ideia é dividir essa caixa no meio, usando uma metade para o sub em som interno e a outra metade com o eros pro trio, alternando entre eles chaveando a saída do amp (SD700.1@2). Nunca tocarão os 2 juntos, ou um ou outro.

Tenho outro amp pro som interno que chaveio para o drive+tw também.

Todo esquema de chaveamento já está funcionando e não tenho nenhuma dúvida.

Hoje eu já uso dessa forma, só que numa caixa ainda menor. Como tenho essa caixa sobrando em casa e ela é um pouco maior que a caixa atual do carro, gostaria de arrumar uma forma de aproveitá-la de maneira mais inteligente, extraindo dos falantes o melhor possível dentro dessas condições.

O site da Eros recomenda uma caixa de 40L, com 2 dutos de 3"x13cm, só que se eu dividir essa caixa no meio, terei em média 27L.

Então a pergunta é, existe alguma forma de ter um som razoável, tanto pro w309 quanto pro 312LC usando este volume? Há algo que eu possa fazer como recalcular os dutos, pra não ficar muito ruim?

Uso o sub 99,99% do tempo. Tem 6 meses que fiz o trio e só liguei uma vez, mesmo assim só pra ver como ficou, então não precisa ser nada cheio de detalhes nem muito criterioso, é só pra ligar uma vez na vida e olhe lá.

Meu carro é um siena, ruim de sub, pq ou não se escuta o sub ou então fica tremendo tampão. Mesmo assim creio que uma selada de 27L se saia melhor que uma dutada, correto?

A bronca maior é pro eros mesmo.

Alguém me sugere algo?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo na boa, vai ficar muitooooo ruim. compra MDF é baratinho e faz as coisas certinhas.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, se com 1 caixa menor já tá razoável pra minha necessidade, então uma caixa maiorzinha deve melhorar alguma coisa.

A questão não é comprar e fazer e sim o contrário, já enchi o saco de tanto fazer caixa, agora o lance é simplificar, usar o que tenho pronto e não inventar moda mais. O uso do som, mesmo interno, é mínimo, pois mal uso o carro, trabalho há 10 minutos da minha casa e não gosto de incomodar vizinho nem de pagar mico com carro na porta, de mala aberta, até porque meu gosto musical não agrada a vizinhança.

Antigamente eu fazia muita questão de fazer da melhor forma possível e só de pois de me cansar disso tudo é que percebi que o som do meu carro é apenas um acessório adicional, deixou de ser uma paixão, tá ligado?

Então, se eu puder melhorar alguma coisa sem ter muito trabalho, eu mudo, caso contrário deixo quieto e a caixa irá pra calçada, pra alguém levar.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Elidio, eu bem que já tentei, mas não aprendo a usar ele de jeito nenhum, só sai caixa grande demais, não peguei a manha.

Acabei de simular e ele me recomedou 50L com 2 dutos de 3" 14cm.

E se eu usar os 56L brutos, um falante sendo radiador passivo do outro, corro algum risco de queimar os falantes por excesso de xmax ou algo assim?

Editado por RodrigoRRMA

Compartilhar este post

Link para o post

Ele indica caixas o com frequencias mais planas possiveis ai vc diminui o volume e ve onde ele tera maior pico como ele respondera nakele tipo de caixa que vc planeja

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela resposta Elidio.

To estudando um pouquinho pra ver se pego as manhas.

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

O pioneer, segundo o proprio manual, a recomendação minima pra caixa selada é 24 Litros, sobram 32 pro eros, simulando no site do autosom.net que é mais simples, deu uns 90Hz a -3Db, aqueles mini sistem de duas caixas dá uns 80Hz a -3 Db, então não ficará tão ruim não, e não ficará picuda, ficará muito plana. Então divida e faça selada as duas, pro eros e pro pioneer.

E ainda, me surpreende o Vas ("tamanho de caixa necessário") desse Eros é bem baixo.

Compartilhar este post

Link para o post

jpchiullo Obrigado pela resposta.

Só me intrigou botar o eros em selada, pra trio, vai prestar???

Vou aplicar teóricos 560rms nele!

Editado por RodrigoRRMA

Compartilhar este post

Link para o post

Se fosse eu venderia o eros e compraria os pioneer ja que vc nao gosta de ouvir som com o carro parado mala aberta... agora vc com os dois vc nao tera nem aberto pq 1 eros so de 12 é pouco e 1 pioneer de 12 tbm agora 2 pioneer de 12 ficaria melhor e ate da para tocar com mala aberta sim claro que nao vai ser aquelas coisas mas eu tinha um amigo que tocava com mala aberta com 1 bvx endurance de 15' que nao rende nada aberto

Compartilhar este post

Link para o post

Nem tinha nem simulado em dutada mas também não fica ruim não, não fica picuda e dá -3 Dbs a 70Hz. 32 litros brutos a 62 hz de sintonia (duto 4"x 13cm), mesma sintonia da caixa recomendada. Mas simulei no site do autoforum, e lá não tem como ver o deslocamento do cone, e como para a caixa recomendada pela eros, precisa de subsonico de 55 hz, é arriscado ligar ele no sd700 sem regular o hipass do módulo.

Editado por jpchiullo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...