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marciano

Bielas Motor AP 1.8

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Gostaria de pedir ajuda a vocês do fórum pois pesquisei na net e não encontrei nada que fosse realmente esclarecedor.

Estou montando o motor do meu Santana 87, motor AP 1.8, e estou com algumas dúvidas.

 

1 - Comprei um cabeçote usado em ótimo estado pois o meu ja não pegava mais corte, porém esse cabeçote é dos mais modernos, tucho hidráulico, exesti alguma problema nisso, posso colocar ele no lugar do meu antigo cabeçote que era tucho mecânico?

 

2 - Ao colocar as capas dos mancais e os pistões, achei o motor pesado, foi tudo retificado, bloco, eixo, jogo de pistões novos, porém perdi não sei e coloquei a biela no sentido correto, existe algum tipo de marcação no corpo da biela ou na capa da biela que indique o sentido correto dela no bloco? O pistão está com a marcação "a seta" voltado pro lado da polia, porém não sei se as capas das bielas e a propria biela foi colocada corretamento no pistão, em relação ao seu posicionamento.

 

Desde de já fico grato a quem me esclareces essas dúvidas.

 

Um abraço a todos.

Att. Marcino Alves

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Gostaria de pedir ajuda a vocês do fórum pois pesquisei na net e não encontrei nada que fosse realmente esclarecedor.

Estou montando o motor do meu Santana 87, motor AP 1.8, e estou com algumas dúvidas.

 

1 - Comprei um cabeçote usado em ótimo estado pois o meu ja não pegava mais corte, porém esse cabeçote é dos mais modernos, tucho hidráulico, exesti alguma problema nisso, posso colocar ele no lugar do meu antigo cabeçote que era tucho mecânico?

 

2 - Ao colocar as capas dos mancais e os pistões, achei o motor pesado, foi tudo retificado, bloco, eixo, jogo de pistões novos, porém perdi não sei e coloquei a biela no sentido correto, existe algum tipo de marcação no corpo da biela ou na capa da biela que indique o sentido correto dela no bloco? O pistão está com a marcação "a seta" voltado pro lado da polia, porém não sei se as capas das bielas e a propria biela foi colocada corretamento no pistão, em relação ao seu posicionamento.

 

Desde de já fico grato a quem me esclareces essas dúvidas.

 

Um abraço a todos.

Att. Marcino Alves

1° a principio nao teria nenhum problema se for so os tuchos a diferença. então ta descarta de problemas.

 

2° o que tu trocou foi as bronzinas do mancal e de biela. elas tem o encaixe certo ela vem demarcada quando encaixa tipo trava então não tem como tu errar.

os pistão que tu trocou veio junto os anéis de segmento? se sim tudo bem. tu trocou a camisa do bloco? e sempre bom trocar a camisa por que ela desgasta

e o pistão fica folgado assim vazando óleo para a câmera de combustão. e o eixo que você fala e o virabrequim quando foi retificado muitos conhece como dar um passo, o cara te falou alguma coisa se ele ia pegar bronzina STD- stander, 0.25 . 0.50 . 0.60 . 0.75, talves ta ai o erro. para cada passo no virabrequim pode mudar as bronzinas,

voltando com o kit pistao ja instalado a biela ela tem uma posição certa de entrar da pra tu ver vem numerado tanto as bielas quanto o mancal, se colocar errado tu trancara o motor, podendo ate ocorrer a quebra ou trinca de algo, e sobre a outra pergunta. os parafusos do mancal tem o seu torque no aperto então devesse respeitar e ele por sim também deve ter uma folga que e a de trabalho. o cabeçote também tem seu aperto.

se tudo estiver colocado correto e feito o aperto certo, então não tem erro.

observação tu trocou a gaxeta certo que nao deixa vazar óleo pelo virabrequim? ela e tipo uma corda achatada. se tu ta pensando em rodar o motor com a mão pode esquecer.hehehehe. a gaxeta nova fica meio travada. só depois de alguns mil km que ela se comportara no lugar.

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1° a principio nao teria nenhum problema se for so os tuchos a diferença. então ta descarta de problemas.

 

2° o que tu trocou foi as bronzinas do mancal e de biela. elas tem o encaixe certo ela vem demarcada quando encaixa tipo trava então não tem como tu errar.

os pistão que tu trocou veio junto os anéis de segmento? se sim tudo bem. tu trocou a camisa do bloco? e sempre bom trocar a camisa por que ela desgasta

e o pistão fica folgado assim vazando óleo para a câmera de combustão. e o eixo que você fala e o virabrequim quando foi retificado muitos conhece como dar um passo, o cara te falou alguma coisa se ele ia pegar bronzina STD- stander, 0.25 . 0.50 . 0.60 . 0.75, talves ta ai o erro. para cada passo no virabrequim pode mudar as bronzinas,

voltando com o kit pistao ja instalado a biela ela tem uma posição certa de entrar da pra tu ver vem numerado tanto as bielas quanto o mancal, se colocar errado tu trancara o motor, podendo ate ocorrer a quebra ou trinca de algo, e sobre a outra pergunta. os parafusos do mancal tem o seu torque no aperto então devesse respeitar e ele por sim também deve ter uma folga que e a de trabalho. o cabeçote também tem seu aperto.

se tudo estiver colocado correto e feito o aperto certo, então não tem erro.

observação tu trocou a gaxeta certo que nao deixa vazar óleo pelo virabrequim? ela e tipo uma corda achatada. se tu ta pensando em rodar o motor com a mão pode esquecer.hehehehe. a gaxeta nova fica meio travada. só depois de alguns mil km que ela se comportara no lugar.

 

:+1

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Pessoal agradeço a ajuda, os pistões foram comprados novos, com anéis de segmento também novo, foi dado corte nas camisas do bloco, o motor era standard agora ta com 0,25, no eixo e 0,50 no bloco, as bronzinas das bielas e dos mancais estão corretas, troquei também os retentores do volante e da polia, o motor se movimento com o uso da chave de encaixe, só achei meio pesado ja que ainda não coloquei o cabeçote, ou seja o motor esta sem compressão, girar o virabrequim com amão não consigo nem em sonho rsrssr.

 

Esse peso ao girar o eixo com a chave seria normal?

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