Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
tops

[Encucado] Preciso de ajuda / opinião

Recommended Posts

Pessoal, tudo bem?

Faz muito tempo que não posto nada aqui, coisa de anos mesmo - no entanto, eu venho sempre lendo comentários, post, atualizações, etc...

Postei os meus equipamentos na TAG, mas não sei se estão da forma correta.

Seguinte:

Eu tenho um Voyage Trend, ano 2009/2010, sendo que comecei a montar o som interno, voltado para qualidade bem aos poucos por conta da grana mesmo (pobre é uma mer**, mas aos pouquinhos, chegamos lá).

Bom, todos os meus equipamentos estão na tag do tópico, mas vou detalhar como estão montados:

- Bravox CS60D nas portas (locais originais) e tweeters nas colunas (locais originais) atenuados com capacitores de 4,7 uF para reduzir a gritaria - kkkk

- Bravox CX60D montado na traseira, nos locais originais também.

- Sub Audiobank Sw-10S (não é o melhor sub, eu reconheço, mas é o que posso ter agora) - pretendo em breve migrar para um Fosgate. Minha caixa, creio estar subdimensionada.

- Head Unit Pioneer AVH-P6380BT (dvd)

- Cabos RCA confeccionados por minha pessoa mesmo - (tenho conhecimento básico em eletrônica) - montei os cabos com conectores RCA Gold.

Bom, vamos ao modo que os equipamentos estão montados:

Primeiramente, eu estava usando somente o dvd com os falantes Bravox - estava tudo as mil maravilhas. Não tinha nenhum tipo de ruído em baixo volume, nem estalo ao ligar / desligar o som.

Nesse final de semana, eu desmontei tudo, tirei o dvd do painel do Voyage (aliás, pqp que painel desgraçado de mecher - VW cagou bonito nele) e comecei a montar meu som.

Fixei meu SD250.2D na lateral direita do painel, um pouco acima da porta, em uma chapa que localizei ali - fiz 2 furos, e o resto do amplificador fixei com velcro. Ficou perfeito a fixação.

O SD400.4D, fixei acima do porta luvas, usando a barra de ferro do painel e o duto de ar, usando fita dupla face e velcro para fixação e uma pequena ripinha de madeira para compensar o desnível entre a barra de ferro e o duto de ar (obra do meu velho hehehe).

Passei os cabos RCA dos amplificadores para o dvd (volto a dizer - que painel fdp para mecher), fiz a ligação dos cabos de energia - utilizei cabos de 5 mm2 com dupla camada de isolação que tinha disponível no almoxarifado da obra em que trabalho (valeu galera). Cada amplificador tem seu cabo negativo e ambos estão aterrados em um mesmo local no carro - o Voyage tem "N" pontos de aterramento pelo carro todo, basta soltar a porca, colocar o cabo com conector olhal e fixar de novo, mas eu optei por lixar o local até sair toda a tinta da lateria.

Com relação ao cabo positivo, eles saem de cada SD e se unem em um bloco distribuidor Stinger, que recebe o positivo da bateria através de um cabo de 16 mm2, vindo diretamente da bateria e passando por um fusível de 30 ampéres - Pretendo em breve trocar por um disjuntor, mas isso não é prioridade agora.

Muito bem, os cabos do remoto são de 1,5 mm2 e cada amplificador tem seu próprio relé - Aqui cabe uma observação: Nâo sei se era necessário usar um relé para cada amplificador ou apenas um relé daria conta dos 2 amplificadores - por vias de dúvidas tem um relé para cada amplificador!!!

Convém dizer que ainda tenho um módulo de TV Digital instalado, onde o positivo da alimentação está ligado diretamente na saída da antena elétrica do player - aqui não tenho problemas.

Vamos aos problemas agora:

- Quando ligo ou desligo o som, ouço um "tec" que acredito vir dos amplificadores - um estalo forte e chato ao ligar ou desligar.

- Quando ligo o som, ouço o mala do barulho do cooler do SD250.2D - Aqui penso em fazer a solução do Guto, ligando o positivo do cooler na entrada do remote e com isso, além de ligar o cooler somente ao receber o sinal do remote, reduziria a rotação do cooler, reduzindo o ruído que vem do painel do carro - em volume baixo, enche o saco e muitos vezes, estou com minha esposa e meu filho de 3 meses no carro, logo, o som está bem baixo.

- Quando o som está baixo, ouço também ruído de ignição do carro ao acelerar... isso tem me deixado bem puto da vida... e é algo com os amplificadores, afinal de contas, somente o dvd com os falantes, não havia ruído.

- Quando ouço cd / dvd - os graves estão até bacanas - eu faço os cortes direto no dvd! Mas quando coloco em FM, não tenho praticamente nada de grave!!!

Pessoal, peço ajuda de vocês - já mechi, remechi, montei, desmontei e nada de sanar os estalos e o ruído de ignição.

Como adendo, ressalvo que a saída do SD250.2D até a caixa selada no porta malas está montado em cabo paralelo de 4 mm2. A saída do SD400.4D está montada com cabos paralelos de 2,5 mm2, usando um conector ISO e ligado na fiação original do som do carro.

Abraços a todos do fórum!!!

Editado por tops

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo..

sobre o "tec", o ideal seria conversar direto com o pessoal da fabrica..

agora 90% dos casos de ruído de ignição ela ligado a falta ou ponto diferenciado de aterramento (- ou neutro do rca)..

teste a continuidade do terra do aparelho pra confirmar se o mesmo ainda esta em perfeito funcionamento.

abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém opina aqui????

Bom, levantei cedo hoje e bora "mecher" no som.

Refiz os aterramentos, ajustei os cabos RCA fazendo com que eles passassem mais longe possível dos cabos de alimentação.

Dei uma volta com o carro com volume no zero e parece que o ruído da ignição se foi!!! (tomara).

Mesmo refazendo os terras, o "tec" persiste, tanto ao ligar, deligar ou passar de fonte no dvd.

Ah, fiz o lance do cooler do SD250.2D, ligando ele no remote, conforme o Guto havia feito... ficou excelente o ruído do cooler!!!

Continuo no aguardo do pessoal mais experiente em relação aos estalos e continuo lendo o fórum tentando achar alguém que tenha algum problema parecido e tenha conseguido solucionar!

Compartilhar este post

Link para o post

Relaxa meu brother, na verdade lhe peço desculpas... foi o modo de me expressar apenas...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...