Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
pbl

Tem diferença essas ligações?

Recommended Posts

Seguinte, to com um 2st e 2driver.

Ligados 1st+1driver em paralelo em cada canal do pone.

semttulotv.jpg

Tem diferença as ligações A e B ai em cima?

Será que ta fechando em 4ohms?

Valeu

Editado por pbl

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tanto no A quanto no B existe um erro se o desenho for seguido... No primeiro modelo, o positivo sai do módulo, chega ao capacitor do ST e então vai para o capacitor do Drive, e o mesmo acontece no B. É isso mesmo que você pretende? Se for, está errado, o correto é que não só os drivers e st fiquem em paralelo, mas os capacitores também!

Em ambos os casos fecha 4ohms!

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendi.

Ligação A eu quis dizer isso aqui ó: positivo sai do modulo>capacitor>st>capacitor>driver.

E na ligação B, a diferença é que o driver vem antes do st.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 02/08/2012 at 23:36, Som Center disse:

Tanto no A quanto no B existe um erro se o desenho for seguido... No primeiro modelo, o positivo sai do módulo, chega ao capacitor do ST e então vai para o capacitor do Drive, e o mesmo acontece no B. É isso mesmo que você pretende? Se for, está errado, o correto é que não só os drivers e st fiquem em paralelo, mas os capacitores também!

Em ambos os casos fecha 4ohms!

só vou discordar segundo a impedancia..

seguindo os padrões normais, ele vai continuar tocando em 8ohms por abrangerem areas de frequencia diferentes..

apenas cairia para 4ohms se nao tivesse os capacitores..

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 02/08/2012 at 23:51, pbl disse:

Não entendi.

Ligação A eu quis dizer isso aqui ó: positivo sai do modulo>capacitor>st>capacitor>driver.

E na ligação B, a diferença é que o driver vem antes do st.

na foto a ligação esta errada..

o capacitor que supre o drive ou o tweeter, nao pode suprir o outro tambem..

tomando como exemplo a ligação A..

o som vai chegar no capacitor.. cortar para o tweeter.. e o som vai continuar cortado para o capacitor da corneta..

resumindo..

o som tem que chegar inteiro ate ambos os capacitores.. nao pode usar o capacitor como ponte para ligar o outro, entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post

Então não posso usar o mesmo fio para os dois?

Tenho que usar um pra cada e juntar somente no modulo?

Ligar os sts em um canal e drivers em outro, estarei "perdendo" o estéreo né?

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 03/08/2012 at 00:36, pbl disse:

Então não posso usar o mesmo fio para os dois?

Tenho que usar um pra cada e juntar somente no modulo?

Ligar os sts em um canal e drivers em outro, estarei "perdendo" o estéreo né?

pode usar o mesmo fio sim..

mas o capacitor tem que ser uma "ponte" entre o fio e o driver ou tweeter.. entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post

Não KKKKK.

Mas não acaba dando na mesma?

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, entendi..

Valeu cara.

Essa ligação, continua em 8ohms né? Por estarem tocando em faixa de frequência diferente.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 03/08/2012 at 01:03, pbl disse:

Opa, entendi..

Valeu cara.

Essa ligação, continua em 8ohms né? Por estarem tocando em faixa de frequência diferente.

seguindo a logica, continua em 8ohms..

Compartilhar este post

Link para o post

O esquema de ligação é exatamente este que o Gledson fez, não vou discordar dele porque não vou ter fundamentos técnicos/teóricos pra isso e de qualquer jeito, na prática sempre vai ficar menos de 8ohms e o P.One é mais que suficiente pra tocar isso ai, mas eu acredito que a associação do drive e st resultariam em 4ohms, independente da faixa de atuação

Se eu estiver enganado, peço desculpas...

Editado por Som Center

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 03/08/2012 at 01:07, Gledson Borba disse:

seguindo a logica, continua em 8ohms..

cara eu acho que tem que ver a curva de resposta x impedancia de cada 1 deles, para ver se elas se cruzam. apesar dos 2 não estarem atuando no mesmo range das frequencias as resistencias ainda assim existem, portanto não sei de deve-se contar como 4 ohms.

observem no manual por ex. a D405

http://www.selenium....5_pdfManual.pdf

a impedancia continua existindo nela ate os 20k hz... o grafico mostra mais ou menos 10 ohms em 14khz... isso quer dizer que a resistencia é variavel e NÃO NULA, por esse motivo creio que a impedancia final seria 4 ohms .... se tivesse um filtro passa baixa no drive em 5k, e no super tweeter um hi pass de 5k,. ai sim seria 8 ohms., correto isso?"" só os capacitores a impedancia final é a da resultante das resistencias.

O esquema de ligação é exatamente este que o Gledson fez, não vou discordar dele porque não vou ter fundamentos técnicos/teóricos pra isso e de qualquer jeito, na prática sempre vai ficar menos de 8ohms e o P.One é mais que suficiente pra tocar isso ai, mas eu acredito que a associação do drive e st resultariam em 4ohms, independente da faixa de atuação

o esquema esta correto esse que o Gledson Respondeu.

do jeito que tava o primeiro desenho existe uma associação de capacitores, e o valor final no tweeter ou na corneta não sera o mesmo!

abraço!

Editado por belancia

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 03/08/2012 at 01:29, Som Center disse:

Não vou discordar do Gledson porque não vou ter fundamentos técnicos pra isso e de qualquer jeito, na prática sempre vai ficar menos de 8ohms e o P.One é mais que suficiente pra tocar isso ai, mas eu acredito que a associação do drive e st resultariam em 4ohms, independente da faixa de atuação

tu sabe que nem eu sei mais ao certo o que é certo ou errado?

sempre fui corrigido em relação a isso aqui no forum.. principalmente pelos mais "sabios"..

sempre me disseram que falantes de atuações diferentes nao interferem entre sí.. esse é o motivo que libera o uso do famoso "tri-mode"..

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 03/08/2012 at 01:30, belancia disse:

cara eu acho que tem que ver a curva de resposta x impedancia de cada 1 deles, para ver se elas se cruzam. apesar dos 2 não estarem atuando no mesmo range das frequencias as resistencias ainda assim existem, portanto não sei de deve-se contar como 4 ohms.

observem no manual por ex. a D405

http://www.selenium....5_pdfManual.pdf

a impedancia continua existindo nela ate os 20k hz... o grafico mostra mais ou menos 10 ohms em 14khz... isso quer dizer que a resistencia é variavel e NÃO NULA, por esse motivo creio que a impedancia final seria 4 ohms .... se tivesse um filtro passa baixa no drive em 5k, e no super tweeter um hi pass de 5k,. ai sim seria 8 ohms., correto isso?"" só os capacitores a impedancia final é a da resultante das resistencias.

abraço!

seria legal esse assunto virar um bom bate-papo para esclarecer.. pq sempre minhas duvidas "tecnicas" para entender a fisica por tras da informação..

ja li varios relatos onde era dito que o capacitor "camufla" a impedancia.. e realmente, vc nao consegue medir a impedancia com capacitor instalado..

mas mesmo assim queria ler de alguem entendido no assunto a real mesmo..

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 03/08/2012 at 01:35, Gledson Borba disse:

seria legal esse assunto virar um bom bate-papo para esclarecer.. pq sempre minhas duvidas "tecnicas" para entender a fisica por tras da informação..

ja li varios relatos onde era dito que o capacitor "camufla" a impedancia.. e realmente, vc nao consegue medir a impedancia com capacitor instalado..

mas mesmo assim queria ler de alguem entendido no assunto a real mesmo..

Isso é fato, o capacitor realmente camufla a impedância, isso é largamente usado em P.A. quando se tem amplificadores que só trabalham em 4ohms e se precisa usar uma carga de 2ohms, associa-se um capacitor de um valor que não interfira nos cortes da via.

O amplificador simplesmente não desliga/desarma por impedancia baixa...

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 03/08/2012 at 01:39, Som Center disse:

Isso é fato, o capacitor realmente camufla a impedância, isso é largamente usado em P.A. quando se tem amplificadores que só trabalham em 4ohms e se precisa usar uma carga de 2ohms, associa-se um capacitor de um valor que não interfira nos cortes da via.

O amplificador simplesmente não desliga/desarma por impedancia baixa...

eu nao tenho capacidade tecnica para responder o fenomeno que ocorre..

seria otimo se alguem mais entendido viesse responder o motivo..

Compartilhar este post

Link para o post

foi malz pelo edit..... hehehe mudei a resposta antes de ver sua quote, ....

o multimetro não marca mesmo ele camulha sim, pois os capacitores carregam. Mas creio que o esquema das frequencias seja valido,. apesar de um drive não responder acima de 8khz ele ainda sim tem uma impedancia nessa frequencia (visto pelo grafico da resposta x impedancia). Agora não sei dizer que seria obrigatorio tambem o uso de um filtro passa baixa, para as frequencias não se cruzarem... vou tentar demonstrar aqui

Texto tirado do audiolist.org

o vermelho poderia estar indicando um driver, e o azul uma tweeter. percebe-se que há um uso de um filtro passa-baixa na corneta, e um passa alta no tweeter, se não tivesse a resultante seria de 2 ohms"

É importante estudarmos a curva de impedância do falante para entendermos como é distribuída a potência nos falantes. Abaixo você vê em azul a curva de impedância do midbass visto pelo amplificador. Na faixa de frequência que ele atua, tem impedância de 4 Ohms enquanto que fora dessa faixa, o filtro passa-baixa faz com que sua impedância suba a mais de 20 Ohms.

assoc_graf00.gif

A curva de impedância resultante pelo conjunto de falantes e filtros, vista pelo amplificador, seria parecido com esta:

assoc_graf01.gif

Então podemos deduzir que em toda a faixa de frequência audível (20 a 20KHz) a impedância está perto de 4 Ohms, portanto o amplificador estará fornecendo 100W de 20 a 20KHz.

Vamos estudar um pouco a curva de impedância do midbass vista pelo amplificador:

Editado por belancia

Compartilhar este post

Link para o post

sabe o que me deixa mais com a pulga atras da orelha Belancia?

ja usamos depois de indicação de fabricante de amplificadores, 1 amp mono para tocar todo um set feito de diferentes falantes..

exemplo..

1 amp mono de 1600rms.. 2ohms

2 falantes de 15 polegadas sem filtro.. apenas subsonico do proprio amp.. (4ohms cada)

2 Cornetas com seus devidos capacitores.. 8ohms cada

2 Super Tweeter com seus devidos capacitores.. 8ohms cada

mais uma vez.. fizemos isso com indicação do engenheiro da empresa (não vem ao caso qual).

e cara.. tocava perfeitamente, por mais incrivel que pareça.. e nunca deu problema algum.. isso a mais de ano tocando ja..

pra mim a unica explicação é o fato de apenas interferir entre si falantes de mesma gama de resposta..

mas cá entre nós, não é meio estranho?

Edit: correção..

Editado por Gledson Borba

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 03/08/2012 at 02:03, Gledson Borba disse:

sabe o que me deixa mais com a pulga atras da orelha Belancia?

ja usamos depois de indicação de fabricante de amplificadores, 1 amp mono para tocar todo um set feito de diferentes falantes..

exemplo..

1 amp mono de 1600rms.. 2ohms

2 falantes de 15 polegadas sem filtro.. apenas subsonico do proprio amp.. (4ohms cada)

2 Cornetas com seus devidos capacitores.. 8ohms cada

2 Super Tweeter com seus devidos capacitores.. 8ohms cada

mais uma vez.. fizemos isso com indicação do engenheiro da empresa (não vem ao caso qual).

e cara.. tocava perfeitamente, por mais incrivel que pareça.. e nunca deu problema algum.. isso a mais de ano tocando ja..

pra mim a unica explicação é o fato de apenas interferir entre si falantes de mesma gama de resposta..

mas cá entre nós, não é meio estranho?

Edit: correção..

creio eu, não sei se esta certo, a resultante da sua ligação... SE os falantes parassem de atuar por ex. em 500hz, e a impedancia nesse ponto fosse mais de 10ohms e subindo, chegaria ao ponto do corte da corneta em 20 ohms , a final de tudo isso sim seria 2 ohms, estaria correto.

resumindo,

2 drives = 4 ohms atuando acima de 1200hz

2 stw = 4 ohms atuando acima de 8000hz ====> a resultante desses 2 associassoes seria 2 ohms...tocando acima de 1200hz

2 falantes = 2 ohms atuando até 250hz. ( impedancia estaria proxima 10 ohms em 1200hz)

teriamos total 2 ohms em tudo, atuando em frequencias completamente distintas... hehehe

SE esses 2 ohms não se cruzassem com a frequencia do sub, ESTARIA CORRETO, manteria os 02 ohms da

resultante do sub.... sacou???? MAS REPITO,... teriamos que saber ate que ponto a impedancia do sub iria.

me corrijam se estiver errado!! não sei se ficou claro meu raciocinio.. kkkkk

Editado por belancia

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 03/08/2012 at 02:15, belancia disse:

creio eu, não sei se esta certo, a resultante da sua ligação... SE os falantes parassem de atuar por ex. em 500hz, e a impedancia nesse ponto fosse mais de 10ohms e subindo, chegaria ao ponto do corte da corneta em 20 ohms , a final de tudo isso sim seria 2 ohms, estaria correto.

resumindo,

2 drives = 4 ohms atuando acima de 1200hz

2 stw = 4 ohms atuando acima de 8000hz ====> a resultante desses 2 associassoes seria 2 ohms...tocando acima de 1200hz

2 falantes = 2 ohms atuando até 250hz. ( impedancia estaria proxima 10 ohms em 1200hz)

teriamos total 2 ohms em tudo, atuando em frequencias completamente distintas... hehehe

SE esses 2 ohms não se cruzassem com a frequencia do sub, ESTARIA CORRETO, manteria os 02 ohms da

resultante do sub.... sacou???? MAS REPITO,... teriamos que saber ate que ponto a impedancia do sub iria.

me corrijam se estiver errado!! não sei se ficou claro meu raciocinio.. kkkkk

esse é o ponto onde tento chegar Belancia..

mesmo sem usar filtro LP para Woofer ou Driver, a impedancia final continua a mesma..

mesma impedancia dada aos woofers sem corte..

e o pior de tudo.. tocou atenuado a ponto de estar bem "plano" o som..

por incrivel que pareça ficou muito bom! e pergunta pro cara se ele quer colocar outro amp pra ligar os mesmos de forma separada..

são casos como esses que eu gosto de trocar uma ideia e chegar num consenso com o pessoal..

Compartilhar este post

Link para o post

expet nisso é CARLOS da SD, logo logo, e vem ai e explica, hehheh

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...