Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
nigrous

Como o alternador pode carregar 2 baterias uma de 300ah e outra de 60?

Recommended Posts

Ae galera é so seguinte.

Tenho 2 baterias no meu polo hatch.

Como faço pra Carrega- las, a de 60ah é a original, mas vou por uma de 90ah no cofre,

pois eu uso a do cofre para o Modulo Estereo Stetsom 4120 e a de 300ah eu uso pro SD 3000...

Por tanto não posso fazer esquema com relê pra desligar a do cofre e desviar a corrente do alternador pra auxilar.

 

Eu fiz assim Liguei um cabo de 25mm que vai da bateria original até um Porta Fusivel de 100ah e de la sai 2 cabos.

Um de 21mm para o polo positivo da bateria auxiliar ( da Bateria auxiliar pro modulo MONO um cabo de 25mm com um porta fusivel tbm) e um cabo de 13mm para o modulo Stereo Vindo do primeiro Porta fusivel...

 

Esta certa esta ligação?

 

O que devo fazer pra carregar essa bateria de 300ah, nao quero comprar fonte automotiva...

Mas Quero um jeito pra bateria auxiliar ser carregada.

Sera que se eu fazer o esquema de Big 3 aumentando os cabos que saem do alternador pra bateria ajuda?

Tenho de aumentar o negativo do alternador tambem "O Terra" ???

 

Me ajudem ai!

Editado por nigrous

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo o que entendi a ligaçao ta certa sim; Vc pode ligar tudo da bateria de 300ah nao faz diferença, pois ela esta ligada a original; Em relaçao a carregar a bateria nao vai ter jeito mesmo, pois 390ah é muita coisa pro alternador de 90ah; Compre um carregador simples de uns 10ah e deixa a noite toda carregando; Reforce o terra sim; Da uma pesquisada que tem muita coisa sobre isso no forum;

 

flw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vlew cara brigadão

 

Mas e se eu colocar um alernador do Jetta de 140 Ah ajuda?

Editado por nigrous

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo.. ajuda sim, ou procura um bom profissional e coloca 2 alternadores, como ja fiz.

A melhor alternativa pra vc, e mais barata seria fazer oque o amigo ai falou, compra um carregador de no máximo 10 amperes e deixa ligado a noite quando vc abusar do som.. abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tu não falou sobre o aterramento da bat. aux. Eu fiz o big3 mas o reforço do positivo do alternador puxei até a bat. aux., barrega mais rápido e mantem a tensão dela mais alta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai demorar para carregar... mas vai...

 

Nao esquece que dos 90A que o Alternador gera... uns 40A a 50A ficam para a limentar a igniçao do motor. O resto carrega as baterias...

Um de 140A seria uma boa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vai demorar muito pra carregar com o alternador mais vc pode puxar um cabo de 25 ou 35mm direto do alternador para suas baterias auxiliares (alem da ligação com a bateria do cofre) faça essa ligação vc vai notar uma melhora significativa ( e aconselhado q vc tmb puxe um negativo do msm ponto q e aterrado a bateria do cofre direto para as baterias auxiliares).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae galera é so seguinte.

Tenho 2 baterias no meu polo hatch.

Como faço pra Carrega- las, a de 60ah é a original, mas vou por uma de 90ah no cofre,

pois eu uso a do cofre para o Modulo Estereo Stetsom 4120 e a de 300ah eu uso pro SD 3000...

Por tanto não posso fazer esquema com relê pra desligar a do cofre e desviar a corrente do alternador pra auxilar.

 

Eu fiz assim Liguei um cabo de 25mm que vai da bateria original até um Porta Fusivel de 100ah e de la sai 2 cabos.

Um de 21mm para o polo positivo da bateria auxiliar ( da Bateria auxiliar pro modulo MONO um cabo de 25mm com um porta fusivel tbm) e um cabo de 13mm para o modulo Stereo Vindo do primeiro Porta fusivel...

 

Esta certa esta ligação?

 

O que devo fazer pra carregar essa bateria de 300ah, nao quero comprar fonte automotiva...

Mas Quero um jeito pra bateria auxiliar ser carregada.

Sera que se eu fazer o esquema de Big 3 aumentando os cabos que saem do alternador pra bateria ajuda?

Tenho de aumentar o negativo do alternador tambem "O Terra" ???

 

Me ajudem ai!

Bom, não vejo nescessidade de vc ter colocado um fuzivel de 100Ah em série com as duas baterias paraleladas... No mais vc almentou a capacidade das baterias, eu faria o seguinte...

logo quando sai do alternador os fios passam pelo "Relê" Que é o equipamento q corta a carga da bateria quando ela já está carregada(enquanto o carro esta ligado).. pois bem eu deixaria a bateria de 300Ah sómente para o Som, Compraria mais um "Relê" e ligaria junto ao alternador original... Daí vc teria 2 controles de carga independentes. (Enquanto a bateria original esta carregada seu alternador vai carregar a bateria do seu som somente ela, e vc terá sempre a bateria original do carro para dar a partida "nunca ficara sem bateria para ligar o carro" Entendeu amigo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso nono ecxiste

 

Enviado do meu GT-I9300 usando o Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom, não vejo nescessidade de vc ter colocado um fuzivel de 100Ah em série com as duas baterias paraleladas... No mais vc almentou a capacidade das baterias, eu faria o seguinte...

logo quando sai do alternador os fios passam pelo "Relê" Que é o equipamento q corta a carga da bateria quando ela já está carregada(enquanto o carro esta ligado).. pois bem eu deixaria a bateria de 300Ah sómente para o Som, Compraria mais um "Relê" e ligaria junto ao alternador original... Daí vc teria 2 controles de carga independentes. (Enquanto a bateria original esta carregada seu alternador vai carregar a bateria do seu som somente ela, e vc terá sempre a bateria original do carro para dar a partida "nunca ficara sem bateria para ligar o carro" Entendeu amigo?

 

Isso non ecxiste

 

Enviado do meu GT-I9300 usando o Tapatalk

Editado por Leonam

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aki na minha região ´chamado de Relê Mas vcs devem conhecer por od populares "DIODOS" AUTOMOTIVOS

Ele vai dividir a carga independentemente das duas baterias ponha 2 diodos um para cada bateria

Esse tipo de diodos aki ó s_MLB_v_V_f_2818503231_062012.jpg

Diodo Retificador Tipo Rosca 95Ah. 800v. 95pfr80 Ou 95pf80

Fiz um desenhozinho bem tosto pra vcs me entender melhor, eu faço assim no meu Uno E recomendo, tem muito "PROFICIONAL" q não sabe como fazer, mas eu, um simples apreciador de eletrônica aprendi com a esperiência, espero q agora vcs entendam amigos, o q eu quiz explicar

semttulomct.jpg

 

[EDIT] Pessoal uma observação, quem for fazer não esqueça de colodar o diodo em um dicipador de alumínio isolado da estrutura metálica do automóvel... :legal:

Editado por luquiinhas
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso nono ecxiste

 

Enviado do meu GT-I9300 usando o Tapatalk

Entendeu agora sr. Leonam :legal:

Será q não existe como? respondido pontinho pra mim :+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fala pra mim, como o diodo sabe q a bateria ta carregada e manda carga somente pra outra "sem carga"?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fala pra mim, como o diodo sabe q a bateria ta carregada e manda carga somente pra outra "sem carga"?

O diodo haje como intermediário de compensação entre a voltagem quiecente da bateria e da voltagem ac do alternador ok...

Neste caso o alternador em qual quer caso vai diminuindo a corrente para a bateria enquanto a bateria esta se aproximando da carga completa, Igual os carregadores ok.... Mais alguma pergunta? Já q sabe de tudo né manda otra kkkk

(O interessante é vc fazer na pratica e ver q funciona perfeitamente dai vc pode discutir comigo blz membro pró) hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo, ninguem aqui esta ti desmerecendo ok,nao sou o dono da verdade e nem quero, mais se vc pegou ar a toa d boas. sr engenheiro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo, ninguem aqui esta ti desmerecendo ok,nao sou o dono da verdade e nem quero, mais se vc pegou ar a toa d boas. sr engenheiro

:legal: Capaz amigo numa boaa, desculpa aê se fiz vc se sentir ofendido tá? Não quiz dá essa impressão, foi mals....

Mas na boa tenho essa instalação aki no uninho 2 anos já e sempre 100%, nunca encomodou nada e recomendo, a tenho certeza q sou o único da minha cidade q tem iso assim no carro e nunca revelei o segredo aki pro pessoal... estranham quando seca a bateria e eu vo lá dá a partida e pega de primeira e logo sai tocando o som ;) sem extress né pexe....abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

parabens luquinhas eu nao sabia deste esquema mas vc falou tudo certinho porque se ligar tudo direto em paralelo na bateria do carro da mer**

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, não vejo nescessidade de vc ter colocado um fuzivel de 100Ah em série com as duas baterias paraleladas... No mais vc almentou a capacidade das baterias, eu faria o seguinte...

logo quando sai do alternador os fios passam pelo "Relê" Que é o equipamento q corta a carga da bateria quando ela já está carregada(enquanto o carro esta ligado).. pois bem eu deixaria a bateria de 300Ah sómente para o Som, Compraria mais um "Relê" e ligaria junto ao alternador original... Daí vc teria 2 controles de carga independentes. (Enquanto a bateria original esta carregada seu alternador vai carregar a bateria do seu som somente ela, e vc terá sempre a bateria original do carro para dar a partida "nunca ficara sem bateria para ligar o carro" Entendeu amigo?

 

Cara, primeiramente, sou muito leigo em parte de elétrica.

Mais esse é um assunto que me interessa bastante pois meu carro tem um alternador de 100a e tem uma bateria de 60ah no cofre e 2 auxiliares de 150ah cada.

Eu gostaria de saber como eu faço para colocar esse diodo no meu sistema de som. eu não entendi como funciona esse negócio de dissipador de alumínio que você disse alí.

Pelo pouco que entendí ali no desenho tem que puxar um cabo (no meu caso 35mm) do alternador direto pra bateria auxiliar?!

Nem vou precisar conectar no positivo da bateria do cofre então?!

E no meu caso, de quantos ah teria que ser o diodo que eu teria que comprar?

 

Desde já agradeço.

Editado por ResA1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

com o alternador do jetta, ainda sim vai demorar mto pra carregar

 

vc vai precisar andar sem o som ligado, por umas 4h por dia, pra ouvir meia hora de som.... bem viável. Sem contar o consumo q vai lá pra 8km/l na gasolina.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos!

 

Bom, no caso se for só pra não haver a descarga total da bateria princiapal do veículo,

existe no mercado vários tipos de "isoladores de baterias".. pesquisem por esse nome.

 

Há! E ñ duvidem do nosso amigo Luquinhas, na Eletro-eletrônica quase tudo é possível.

No esqueminha que o Luquinhas fez e utiliza em seu veículo, ainda poderíamos melhorar,

utilizando mais dois diodos e montar um retificador de onda completa, ou até mesmo

utilizar Tiristores no lugar de diodos e montar circuitos de proteção para ativar ou destivar

os Gate's dos tiristores.. No caso de baterias desativar a corrente de carga.

 

Eu tenho dois blocos tiristorizados onde pretendo montar um fonte bem "grosseira" com

esse pricípio.

 

Espero ter ajudado, vlw.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olocooo pessoal nao conhece , Relê , aki na minha city quase td mundo tem esse sistema do lukinhas nos carro, nao tenho no meu pq uma bat. de 60 ah , ja ajudo um pouco e fico sempre de olho na voltagem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sem carregador é impossível ter as baterias sempre carregada somente com o alternador....precisa ser um monster de um alternador, e uma só bateria grande, ou em pares.... uma de 300 e uma de 60, mesmo com o diodo, se por um alternador de 300A , vai fritar a bateria de 60 rapidinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...