Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Fretta

[Palio G4] Sistema 4 way

Recommended Posts

Faz o corte pelo ampli e usa somente o TA do player. Apenas pros tws vc poderia fazer o corte por capacitor.

Se precisar de ajuda de ajuda é só dar um toque.

Faaala Gariba,

Depois de quebrar a cabeça com esse 3 way do JVC, cheguei a uma definição que acredito ficar boa, e nem vai precisar de capacitor para TW.

canal sub: LPF 63Hz

canal rear HPF: Corte em 63Hz (esse canal vai ser usado um "Y" para ligar os midrange)

canal rear LPF: deixo off e uso o corte pelo APX em 200Hz LPF para midbass e 200Hz HPF para midrange

canal front HPF: Corta os Tw por volta de 10kHz

(Cortes apenas para ilustrar, vou ver como vai ficar depois de tudo montado)

Acho que vai ficar legal deste jeito, caso não fique vou testando outras configurações.

Editado por Fretta

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

canal rear HPF: Corte em 63Hz (esse canal vai ser usado um "Y" para ligar os midrange)

canal rear LPF: deixo off e uso o corte pelo APX em 200Hz LPF para midbass e 200Hz HPF para midrange

O canal rear está sem LPF, então o L3V1 irá tocar até o seu rolloff, que pelo que encontrei na internet é de 10KHz mesmo.

Pelo que aprendi, este é o ponto certo para o corte, pois quando o mid parar de responder, entra o tweeter (é assim que funciona um coaxial ou kit sem divisor, sem LPF para o médio). Lembrando que isso é teórico, e que deve ser apenas um ponto de partida para não ficar se matando na hora de regular. Mas só depois de ligado é que saberemos o corte ideal. Mas está no caminho certo.

Parabéns pelo projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

O canal rear está sem LPF, então o L3V1 irá tocar até o seu rolloff, que pelo que encontrei na internet é de 10KHz mesmo.

Pelo que aprendi, este é o ponto certo para o corte, pois quando o mid parar de responder, entra o tweeter (é assim que funciona um coaxial ou kit sem divisor, sem LPF para o médio). Lembrando que isso é teórico, e que deve ser apenas um ponto de partida para não ficar se matando na hora de regular. Mas só depois de ligado é que saberemos o corte ideal. Mas está no caminho certo.

Parabéns pelo projeto.

Valeu pelo comentário RJ Automotivo.

A intenção e usar o L3v1 tocando até seu rolloff mesmo, e ai sim entrar com o Tw. Realemente vai ter que ser gasto um bom tempo ajustando o som, mas tento isso como ponto inicial acredito que talvez seja mais facil acertar.

MInha dúvida e quanto fazer as colunas On-axis ou Off-axis. Estou pendendo para o ON, mas dizem que o acerto é mais dificil.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pelo comentário RJ Automotivo.

A intenção e usar o L3v1 tocando até seu rolloff mesmo, e ai sim entrar com o Tw. Realemente vai ter que ser gasto um bom tempo ajustando o som, mas tento isso como ponto inicial acredito que talvez seja mais facil acertar.

MInha dúvida e quanto fazer as colunas On-axis ou Off-axis. Estou pendendo para o ON, mas dizem que o acerto é mais dificil.

Kra isso é um paradigma q temos aqui no forum em relação a 3 vias ativo, já q vc não tá mt longe. Perde um fim de semana e venha pra São José dos Pinhais no encontro q o pessoal faz e ouça o carro do Guilherme, Palio c/3 vias ativo. Na minha opinião tá mto bom, não falta nem sobra nd lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Faaala Gariba,

Depois de quebrar a cabeça com esse 3 way do JVC, cheguei a uma definição que acredito ficar boa, e nem vai precisar de capacitor para TW.

Acho que vai ficar legal deste jeito, caso não fique vou testando outras configurações.

Assim parece bom mesmo, o ajuste fino da pra fazer com o tempo. Se precisar de ajuda estamos aí.

Com relação ao posicionamento, eu faria totalmente on, alias, é como estou fazendo o meu, mas que vai demorar muito ainda pra ficar pronto hehehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vai deixar na Weber antes que eu! Atrasar mais ainda meu projeto...

Vai ficar show projetinho hein! Quando sai Fretta?

Compartilhar este post

Link para o post

Kra isso é um paradigma q temos aqui no forum em relação a 3 vias ativo, já q vc não tá mt longe. Perde um fim de semana e venha pra São José dos Pinhais no encontro q o pessoal faz e ouça o carro do Guilherme, Palio c/3 vias ativo. Na minha opinião tá mto bom, não falta nem sobra nd lá.

Boa ideia essa. Já queria ir ai para cima mesmo, quero ver se consigo assistir o Batmam no IMax do Palladium. Já junto o útil ao agradavé.

Os enconttos são semanais?

Assim parece bom mesmo, o ajuste fino da pra fazer com o tempo. Se precisar de ajuda estamos aí.

Com relação ao posicionamento, eu faria totalmente on, alias, é como estou fazendo o meu, mas que vai demorar muito ainda pra ficar pronto hehehe.

Poiseh Gariba, estou pensando muito sobre como fazer. Minha intenção não é competir e nem usar para ouvir música em casa, então que os benificios tidos com o sistema On não seriam muito percebidos usando o carro no transito. Neste caso prefiriria fazer cruzado no centro mantendo um som agradavel tanto ao motorista como o carona e ainda a estetica do Off fica melhor :D

Não vai deixar na Weber antes que eu! Atrasar mais ainda meu projeto...

Vai ficar show projetinho hein! Quando sai Fretta?

Vai levar um tempinho ainda, estou vendo para mudar o sub antes mesmo de utiliza-lo. Acho que vou colocar a venda o Questo e talvez entre um IDQ12.

Compartilhar este post

Link para o post

Poiseh Gariba, estou pensando muito sobre como fazer. Minha intenção não é competir e nem usar para ouvir música em casa, então que os benificios tidos com o sistema On não seriam muito percebidos usando o carro no transito. Neste caso prefiriria fazer cruzado no centro mantendo um som agradavel tanto ao motorista como o carona e ainda a estetica do Off fica melhor :D

Cruzado fica interessante ainda, mas se você usar o TA, do lado do passageiro ainda ficará estranho de se ouvir.

Quanto aos encontros em Curitiba, normalmente ocorre a cada dois meses e eu sempre vou. É só ficar ligado no tópico dos encontros de lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Cruzado fica interessante ainda, mas se você usar o TA, do lado do passageiro ainda ficará estranho de se ouvir.

Quanto aos encontros em Curitiba, normalmente ocorre a cada dois meses e eu sempre vou. É só ficar ligado no tópico dos encontros de lá.

Cara estava pensando em pegar aquelas colunas do Ianaconi e adaptar no meu carro. Vou ver com o Airton da Weber se o trabalho para fazer isso vai ser muito complicado e se não vale ir direto em uma nova.

No proximo que tiver quero ir junto !!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara estava pensando em pegar aquelas colunas do Ianaconi e adaptar no meu carro. Vou ver com o Airton da Weber se o trabalho para fazer isso vai ser muito complicado e se não vale ir direto em uma nova.

No proximo que tiver quero ir junto !!

Com certeza não vale a pena fazer isso, os encaixes da peça plástica são completamente diferentes. As colunas são feitas em cima das originais do seu carro justamente por causa da fixação e dos encaixes.

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza não vale a pena fazer isso, os encaixes da peça plástica são completamente diferentes. As colunas são feitas em cima das originais do seu carro justamente por causa da fixação e dos encaixes.

:+1

Eu também acho que seria bem mais fácil fazer uma do zero.

Edit: Aqui estão as fotos das colunas feitas pelo Wagner para o carro do Guilherme lá de Curitiba:

imgp1990v.th.jpg

imgp1999.th.jpg

imgp2005q.th.jpg

imgp2006c.th.jpg

imgp2008e.th.jpg

imgp2011e.th.jpg

Infelizmente ele não postou fotos com elas no lugar. Estão totalmente on.

Editado por gariba

Compartilhar este post

Link para o post

Hahhahahahahaha

Que coisa em Alex, essas dúvidas que me matam :banghead

nao a necessidade de duas baterias ate porque, o alternador de sua caranga nao suporta carregar duas baterias com a mesma eficiencia, para isto seria necessaria separar a ligaçao das duas baterias, usando disjuntores mais cabos etc... entao pega a grana que gastaria para instalar esta bateria e investe em um megacapacitor, apenas para evitar aquelas terriveis oscilaçoes de luz e tal... deixe este esquema de 2 baterias pro pessoal dos trios e seus imensos woofers, seu sistema ta bem equilibrado e seu amp, nao consome tanto blz? abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando as infos e seguindo o topico, acabei de comprar um Jcv sh-1000 e qualquer info é válido

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

Eu também acho que seria bem mais fácil fazer uma do zero.

Edit: Aqui estão as fotos das colunas feitas pelo Wagner para o carro do Guilherme lá de Curitiba:

Infelizmente ele não postou fotos com elas no lugar. Estão totalmente on.

Com licença, Guilherme...

IMG_3006.jpg

IMG_3007.jpg

IMG_3012.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

nao a necessidade de duas baterias ate porque, o alternador de sua caranga nao suporta carregar duas baterias com a mesma eficiencia, para isto seria necessaria separar a ligaçao das duas baterias, usando disjuntores mais cabos etc... entao pega a grana que gastaria para instalar esta bateria e investe em um megacapacitor, apenas para evitar aquelas terriveis oscilaçoes de luz e tal... deixe este esquema de 2 baterias pro pessoal dos trios e seus imensos woofers, seu sistema ta bem equilibrado e seu amp, nao consome tanto blz? abraço

amigo são 3 amplificadores de potência alta, alem disso dois deles são AB, o nosso amigo tem amplis que podem gerar até 1500wrms , fora que a eficiencia dos AB são bem menores, que um classe D, então necessita um dimencionamento até por conta de proteção do sistema, é pura conversão de energia então aquela regrinha basica funciona 100ah para cada 1000rms, pra mim se não for MC de masca boa é dinheiro jogado no LIXO!

Compartilhar este post

Link para o post

amigo são 3 amplificadores de potência alta, alem disso dois deles são AB, o nosso amigo tem amplis que podem gerar até 1500wrms , fora que a eficiencia dos AB são bem menores, que um classe D, então necessita um dimencionamento até por conta de proteção do sistema, é pura conversão de energia então aquela regrinha basica funciona 100ah para cada 1000rms, pra mim se não for MC de masca boa é dinheiro jogado no LIXO!

Exatamente a mesma coisa que penso. Novidade em breve......

Amanhã posto as news ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Com licença, Guilherme...

Que baita coluna heim, o trabalho pela fotos parece ter ficado excelente. No entanto, para o meu gosto pessoal eu acho um pouco grande demais.

Vamos ver agora como fica, semana que vem está chegando o último componente para começar a instalação.

Compartilhar este post

Link para o post

Que baita coluna heim, o trabalho pela fotos parece ter ficado excelente. No entanto, para o meu gosto pessoal eu acho um pouco grande demais.

Vamos ver agora como fica, semana que vem está chegando o último componente para começar a instalação.

Coluna p/midrange e tweeter fica grande mesmo, não tem como escapar. Se quiser pender um pouco mais pro visual tem que ser um carro com coluna A larga e fazer off-axis, fora disso, vai ficar grand msm.

Editado por Alex_84

Compartilhar este post

Link para o post

fail

Editado por Alex_84

Compartilhar este post

Link para o post

Coluna p/midrange e tweeter fica grande mesmo, não tem como escapar. Se quiser pender um pouco mais pro visual tem que ser um carro com coluna A larga e fazer off-axis, fora disso, vai ficar grand msm.

Sim, ja andei medindo os mids no do carro, vai ficar uma generosa coluna rsss

Semana que vem está chegando o novo sub, ai sim vai começar a confecção de tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

alta potencia ai so o soundstream, os clarion nao sao, 90w a 4ohms, certo? isso se estiverem ligados no talo!!! que com certeza nao estarao... o palio possui alternador original capaz de gerar carga ate 55amp. portanto para carregar as duas baterias seria necessario a mudança do sistema eletrico dele, mas ai fica a criterio de cada um...

Compartilhar este post

Link para o post
alta potencia ai so o soundstream, os clarion nao sao, 90w a 4ohms, certo? isso se estiverem ligados no talo!!! que com certeza nao estarao... o palio possui alternador original capaz de gerar carga ate 55amp. portanto para carregar as duas baterias seria necessario a mudan硠do sistema eletrico dele, mas ai fica a criterio de cada um...

Opa, o sistema eletrico esta sendo redimencionado, o alternador agora eh 120A. Estou meio sem tempo para atualizar o topico e postar as novidades e mudancas, espero ate finds fazer isso.

Sent from my Arc S using Tapatalk App.

Compartilhar este post

Link para o post

alta potencia ai so o soundstream, os clarion nao sao, 90w a 4ohms, certo? isso se estiverem ligados no talo!!! que com certeza nao estarao... o palio possui alternador original capaz de gerar carga ate 55amp. portanto para carregar as duas baterias seria necessario a mudança do sistema eletrico dele, mas ai fica a criterio de cada um...

se contarmos sem as bridges, no talo seriam 1200w contando com eficiencia de 70% no AB chutei, para medios e graves os amps podem tranquilamente chegar ao seu maximo eu tenho 1 APX e só uma bateria de 45ah boa ainda e pisca a luz no grave do kit 2 vias isso sem sub.

não me leve a mal sidinei mas é bom desmistificar o negocio de bateria auxiliar, sistemas de SQ com pegada podem tranquilamente chagar 1k 2k 3kwrms de consumo, alem de dar até uma folga para o sistema elétrico

Edit: um alternador de 55ah vai demorar 2 horas para carregar 110amperes uai

Editado por Andretti

Compartilhar este post

Link para o post

Atualização do set na 1ª página.

1º - Troca de carro: Sai o Palio Fire 1.0 G3 - Entra Palio ELX G4 1.4

2º - Troca de sub: Sai Questo 10" - Entra IDQ12v2

3º - Upgrade alimentação: Entra mais uma Optima Blue top d34m para fechar o sistema de alimentação.

Acredito que o alternador de 120A + 2 Optima 55A + MC 2F Fosgate dará conta do recado.

No mais é isso, agora esperar as duas semanas para deixar o carro para começar a instalação.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, o sistema eletrico esta sendo redimencionado, o alternador agora eh 120A. Estou meio sem tempo para atualizar o topico e postar as novidades e mudancas, espero ate finds fazer isso.

Sent from my Arc S using Tapatalk App.

humm ai sim bem melhor agora

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...