Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Kleiton Jorge

Construção de Caixa - 1 Competition 10"

Recommended Posts

Putz não manjo muito dessas histórias de descontar o duto e o sub...

Fiz mais ou menos a conta aqui da caixinha que vai ficar pra baixo, fica em torno de uns 8L.

Cara, esse Protech não é um JL/Arc Audio/Focal, que respondem MUITO bem em caixas minúsculas, o EBP desse sub é 77,5, ele precisa de uma caixa razoável, e com uma área de duto razoável, pq você falou que vai aplicar 1500w no começo e depois 2500w, um duto com pouca área vai soprar DEMAIS mesmo aplicando menos de 1500w...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, esse Protech não é um JL/Arc Audio/Focal, que respondem MUITO bem em caixas minúsculas, o EBP desse sub é 77,5, ele precisa de uma caixa razoável, e com uma área de duto razoável, pq você falou que vai aplicar 1500w no começo e depois 2500w, um duto com pouca área vai soprar DEMAIS mesmo aplicando menos de 1500w...

Ok, mas e se eu aumentasse a altura da caixa e colocasse os dutos redondos mesmo, de 4". pois de um lado ao outro vai ter 85cm...

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe a ignorância, mas vi que tu entende bastante de projetos de caixa mesmo...

MAs essa medida do duto não entendi, esses 10 seria a largura? poderia me explicar melhor.

Se for preciso te daria uma gorjeta sei lá, pra bolar um projeto bom pra mim.. obrigado

Cara, é somente um Software...

Qualquer coisa, é só perguntar...

Uma coisa é fato, pouca área de duto pra esse sub, a velocidade do ar do duto vai pra mais de 100m/s (vai soprar DEMAIS), e vai ficar horrível...

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, vamos resumir então pra mim poder fazer a caixa, hehehehe.

Posso fazer uma caixa de uns 50L totais, colocando 2 Dutos de 4", e qual a profundidade desses dutos.

Pois dutos quadrados, não sei se iria ficar muito bom também, e o problema seria montá-la.

Compartilhar este post

Link para o post

Teria que aumentar a altura pra 20cm, assim a caixa sem descontar duto e subs teria 61L, descontando sub e dutos, iria pros 50L.

Mesmo assim o duto ainda vai ser um pouco grande, 2 dutos 4"x47cm, sintonia em 42hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Teria que aumentar a altura pra 20cm, assim a caixa sem descontar duto e subs teria 61L, descontando sub e dutos, iria pros 50L.

Mesmo assim o duto ainda vai ser um pouco grande, 2 dutos 4"x47cm, sintonia em 42hz.

Ok, vou fazer o seguinte então, vou calcular pra ela ter uns 60-61L totais, junto com a caixinha de profundidade...

Qualquer coisa, depois posso aumentar o duto para diminuir a frequência, seria isso?

Valeu mesmo, creio que esse final de semana consiga colocar em prática... Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, vou fazer o seguinte então, vou calcular pra ela ter uns 60-61L totais, junto com a caixinha de profundidade...

Qualquer coisa, depois posso aumentar o duto para diminuir a frequência, seria isso?

Valeu mesmo, creio que esse final de semana consiga colocar em prática... Valeu.

Exatamente, aumentando o comprimento do duto, a frequência abaixa, e vice-versa.

Lembrando que você pode fazer uma caixa com 40L tranquilamente, porém o duto tem que ser maior pra manter a sintonia baixa, se não vai subir lá pros 55~60hz, e isso numa caixa pro dia-a-dia é completamente fora de pensamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente, aumentando o comprimento do duto, a frequência abaixa, e vice-versa.

Lembrando que você pode fazer uma caixa com 40L tranquilamente, porém o duto tem que ser maior pra manter a sintonia baixa, se não vai subir lá pros 55~60hz, e isso numa caixa pro dia-a-dia é completamente fora de pensamento.

Ok, acho que agora tá entendido, vou fazer ela com uns 60L e depois acertamos a sintonia. pode ser né. Mas vou seguir a tua idéia.

Fazer ela tocar bastante SPL, pra jogar o Grave longe mesmo... Vamos ver o poder desse bicho aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Em quantos Hertz ele vai dar o pico maior de SPL, sigo isso, pois quero colocar pra um campeonato que vai ter daqui uns dias. Vamos meter o RTA pra ver o que dá.

Lembrando que eu com 3 Pioneer de 12" tinha conseguido 144,2db, hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Na caixa de 50L, sintonia em 42hz, +8dB em 45hz.

Pra pra aumentar ainda mais o pico, deixar os dutos com 31cm (50hz), +11dB 50hz.

Porém cada carro é um carro, você vai ter que testar qual frequência o ganho cabine influência mais no seu caso, deve ficar entre 50~60hz :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Na caixa de 50L, sintonia em 42hz, +8dB em 45hz.

Pra pra aumentar ainda mais o pico, deixar os dutos com 31cm (50hz), +11dB 50hz.

Porém cada carro é um carro, você vai ter que testar qual frequência o ganho cabine influência mais no seu caso, deve ficar entre 50~60hz :legal:

Ok, mas mais pro dia-a-dia deixo em 42hz mesmo. pro campeonato faço outros dutos ou alongo eles pra fora. hehehe valeu mesmo cara.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem chance, esse final de semana medi certinho... e não vai dar certo essa bagaça... o estepe está fixo com uma barra de ferro, ou seja não tem como virar o estepe. vou pensar alguma outra forma, não ser que eu faça pra cima, tipo uns anéis subindo até dar a profundidade do SUB.

Compartilhar este post

Link para o post

po fo**, esse teu projeto axei bem bacana

mas faz logo uma caixa convencional bem encostada no banco pegando toda a largura do Pm q vc n vai perder tanto assim de espaço.

Compartilhar este post

Link para o post

po fo**, esse teu projeto axei bem bacana

mas faz logo uma caixa convencional bem encostada no banco pegando toda a largura do Pm q vc n vai perder tanto assim de espaço.

Vou simular pra ver o que rola, boa idéia essa tua... vou ver no que dá...

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal fiz um projetinho pra caixa, vamos ver se esse fim de semana consigo fazer ele...

http://img854.imageshack.us/img854/7070/projetocaixa2.jpg

Tá aí, os dutos serão de 4"x47cm sintonizando em 42hz, conforme o Lucas Rossi havia me passado...

De Início vou usar um SD1.500, 2ohms. depois pretendo colocar algo como um 2k5.

Compartilhar este post

Link para o post

uppp pra galera ver, parte do resultado. primeira página.

Editado por Kleiton Jorge

Compartilhar este post

Link para o post

50L, com esse duto, 42hz mesmo.

f3 em 38hz...

Agora só botando pra tocar pra ver como ficou...

Compartilhar este post

Link para o post

50L, com esse duto, 42hz mesmo.

f3 em 38hz...

Agora só botando pra tocar pra ver como ficou...

Putz não entendi nada... ela ficou em 42hz ou 38hz.

Pro grave sair pra fora, devo manter em 42hz?

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa assim...

Bota pra tocar, se não gostar, vai alterando o comprimento do duto pra deixar no seu gosto...

Compartilhar este post

Link para o post

blza... vamos ver o que vai dar... o problema é que tive que montar os dutos e depois a caixa, para poder encaixar hehehehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, sub montado, e funcionando...

O BIxo ficou muito forte mesmo, está tocando igual aos 3 Pioneer de 12" que eu tinha.

Porém com a caixa bem menor... o grave está bem presente, mais qualidade que os Pioneer.

Não me arrependo.

Nas primeiras tocadas, estava meio fraco, aí coloquei algumas músicas LowBass, melhorou muito, o sub ficou macio, e toca muito bem.

Estou utilizando a bateria do carro e o alternador, cortou 2 vezes o SD1500, deve ser por falta de bateria.

Vou adicionar uma bateria, para ver como irá ficar.

a noite tentarei colocar fotos, não consegui fazer vídeos ainda.

Esqueci de travar a caixa por dentro, dependendo a música a caixa vibra, vou ter de arrumar isso também...

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, entao fica por baixo da caixa o estepe?

Num pensou em fazer um esquema pro estepe ficar por cima, encaixando no aro da caixa do sub?

Aí você teria que fazer num diametro menor, podia fazer a caixa mais alta pra compensa a litragem.

Parabéns pelo set, posta um videozinho dele tocando ai pra gente.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...