Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Johni

Gto 1214d - 350w Rms

Recommended Posts

Nao sabia do fator X/2 qdo ligado em paralelo..., achei q o fabricante nunca iria perder a oportunidade

de mostrar seu produto em seu potencial máximo, sempre expondo-os de maneira mais vantajosa e atrativa.

Procurei sobre ele em sites gringos, para elucidar a questão, mas nao tive sucesso. (???)

In casu, o MTX ligado em paralelo (1 Ohm) ficaria mais feio na foto, ou seja, de 7.6 passaria p 3.8, é isso?

Com relação a sensibbilidade, como não sou tecnico, nao sei transformar esses valores:

JBL - 90dB (2.83V@1m)

MTX - 85.9 dB (1w/1M)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho q a dúvida está esclarecida:

MTX T9512-44 (bob. dupla):

Bl 13.89 TM

MTX T9512-04 (bob. simples):

Bl 18.73 TM

..............................................

MTX TR7512-22 (bob. dupla):

Bl 7.60 TM

MTX TR7512-44 (bob. dupla):

Bl 9.64 TM

Compartilhar este post

Link para o post

Se olharmos no manual do MTX TR7512-22 (bob. dupla), vemos que ele informa que Re=0.77, então é provavel que ele esteja informando os valores com as bobinas ligadas em paralelo.

Ligando em série temos um Bl = 2 x 7.6 = 15.2 Tm

um valor alto de Bl isoladamente não diz se o sub é bom ou ruim, um sub com alto Bl nao implica em dizer que é um bom sub, o que vale é o conjunto.

http://files.mitekusa.com/pmsys/F09091516260629711a.pdf

Com relação a série T9, eu vi que os dados tambem são apresentados com as bobinas em paralelo, se você liga-las em série esse valor dobra. (Dá uma olhada no tamanho do imã desses subs, detalhe, um Bl alto implica em muita potencia para poder render bem).

Quando olhamos a sensibilidade temos de comparar ambos a 1w/M. O problema é que nem todos fabricantes informam esse valor, alem de muitas vezes não informar o valor verdadeiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Meio complicado p quem não é técnico...

Eu estou ciente e convicto de q parâmetro não necessariamente corresponde a verdade real na pratica do funcionamento do equipamento.

Vou transcrever meu post em outro tópico relacionado ao mesmo assunto:

”Minha visão sobre parâmetro é assim:

Parâmetro = currículo

Tenho uma empresa. Candidato me apresenta um currículo medíocre. Vou contrata-lo?

Claro q não!!! Ah..., mais meus amigos estão dizendo q o cara é um ótimo funcionário,

eficiente, trabalhador, solícito, incansável, criativo, assíduo, etc...., e agora, vou contrata-lo? Claro q sim!!!

OU

Candidato me apresenta um currículo magnífico, até curso de mandarim o bicho tem. Vou contrata-lo? Claro q sim!!!

menos q a alguém me prove o contrário.

Aparece um sub, feito na Alemanha, marca razoável com Vas 150, Qts 0.80, sensibilidade 83, Xmax 7, Bl 0.6

Outro feito na China, marca razoável, com Vas 50, Qts 0.47, sensibilidade 87, Xmax 16, Bl 14

Tenho q comprar hoje um deles, os dois tem o mesmo preço, e ninguém ouviu ambos, qual comprar? ”

.............................

O assunto é apaixonante pra mim (com é o hobby).

Mas vc supõe q no TR7512-22 (bob. dupla), “é provável” q as bobinas estejam lidadas em paralelo pq o Re=0.77, e qdo ligadas em série temos um Bl = 2 x 7.6 = 15.2 Tm.

Então, se isso estiver correto, no T9512-44 (bob. dupla), com seu Re= 1.89, vai resultar por analogia a sua suposição acima, num Bl = 27.96, o dobro do q consta no manual (13.98), é isso mesmo? Porque colocaram de forma diferente?

Veja o manual:

http://files.mitekusa.com/pmsys/F110418090623187407.pdf

Se isso é fato, podemos afirmar a superioridade monstruosa do conj. Motor (Bl) do sub acima em relação ao seu irmão de bobina simples o T9512-04, q tem um Bl = 18.73 e Re = 3.98, estão corretas essas deduções?

Veja o manual:

http://files.mitekusa.com/pmsys/F110418090348498bd0.pdf

Veja no JBL GTO1214, q o parâmetro em questão é parecido com o sub acima, ou seja, Re = 3.76 e Bl = 16.7 :

http://www.jbl.com/resources/brands/jbl/products/productrelateddocuments/en-us/boxesandparameters/gto1214td.pdf

Cá entre nós..., to achando q o Bl do MTXTR7512 é 7.6 mesmo em série.

...........................................................................................................

Agora..., pra piorar a confusão veja esses valores e se kiser nem precisa comentar:

No UXP12-D2 antigo temos Re = 1.8 + 1.8 Ohms, sem valor de Bl.

http://www.bravox.com.br/portal/produto.asp?id_CON=358

No manual do mesmo sub, já temos valores diferentes, Re = 0.9 e Bl = 7.5

http://www.bravoxaudio.com/download/bravox_uxp.pdf

No UXP12-D4 antigo temos Re = 3.6 + 3.6 Ohms, sem valor de Bl.

http://www.bravox.com.br/portal/produto.asp?id_CON=359

No manual do mesmo sub, já temos valores diferentes, Re = 1.8 e Bl = 9.7

http://www.bravoxaudio.com/download/bravox_uxp.pdf

Abç

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu comentei, o problema é que os fabricantes não são claro com relação aos parâmetros, assim como os seus candidatos não são, o que dificulta a análise. Simular não é algo simples como pegar meia duzia de valores e jogar no bassbox/winisd para ver o que acontece, você precisa conhecer os dados reais e alem disso, precisa saber interpretar o resultado.

A melhor forma sem ter ouvido é perguntar a alguem que já ouviu os subs, o problema é que dificilmente alguem teve esses 2 subs no mesmo sistema, o que te leva a arriscar em alguns desses subs, ou partir para um sub mais conhecido.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo.

Vamos arriscar! O conhecido é passado e presente e o novo é o futuro.

Abção.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, eu consigo esse JBL GTO1214 por cerca de R$300, vale a compra?

Lembrando que eu consigo o pioneer 309 por míseros R$160.

Como eu quero um bom grave interno vale o investimento a mais no JBL ou ele é pouca coisa superior ao 309?

Outra, lembrando que eu tenho o player orignal VW da Clarion, mesmo com crossover e um módulo razoável (audiophonic 800.4) vou ter qualidade com o sub JBL?

Desculpe tantas perguntas é que to doido pra montar meu som logo e agradeço muito a quem puder opinar.

Compartilhar este post

Link para o post

Falando nos 309, o fabricante é bem claro com relação aos valores de BL e Le, ponto para a pioneer.

http://www.pioneer.c...oofer/ts-w309d4

Levc mH

3,76 (8Ω)

0,94 (2Ω)

BL T*m

19,39 (8Ω)

9,70 (2Ω)

No entanto esse 309 é estranho, possui qts alto (0,81) e vas baixo (33,79L). Se for para arriscar, escolha o JBL.

Se não quer arriscar e quer gastar pouco em um sub de qualidade, pegue um NAR:

http://naraudio.com.br/naraudio/sub-woofer/nar-audio/nar-1004-sw-2.html#link

Compartilhar este post

Link para o post

Falando nos 309, o fabricante é bem claro com relação aos valores de BL e Le, ponto para a pioneer...

Não te entendi. Mas de qualquer maneira eu consigo o jbl de bobina simples, no manual tem os valores:

Le = 3,05mH

Bl =16,7

Qts = 0,47

Vas = 58,2

Mesmo assim o NAR com quase metade de rms toca bem e com bom spl?

Editado por jocomuita

Compartilhar este post

Link para o post

Pronto!... Ta esclarecido. O manual do MTX TR7512 o valor do Bl é EM SÉRIE:

Conforme resposta em forma de e-mail p o dept. técnico da MTX:

oi desculpe............O Bl é medido em série....ok

grato

Ricardo

......................................................................................

Eu agradeço a resposta, mas não foi essa a pergunta.

Eu perguntei se o valor do BL (conjunto motor), q é iqual a 7.6

é resultado da ligação en série ou paralelo?

....................................................................................

hello ...

in Series, two voice coils 4 ohms = 8 ohms impedânce

...................................................................................

Ricardo Fontana

> From: daniel@pioneerinter.com

> To: silviogorgatte@hotmail.com

> Subject: RE: MTX TR7512-22 - question from Brazil

> Date: Mon, 23 Jul 2012 12:03:32 -0300

>

>

> Bom dia ricardo

> responde para mim para esse cliente como fazer a estalaçao

> Obrigado

> Daniel

>

>

>

> -----Original Message-----

> From: Oxy Yxo [mailto:criaturaoxy@gmail.com]

> Sent: Sunday, July 22, 2012 12:27 AM

> To: globalsales@mitekusa.com

> Subject: MTX TR7512-22 - question from Brazil

>

> Hello;

>

> I have a subwoofer MTX TR7512-22, and I wonder about the value of 7.6 Bl is

> the result of connection in series or parallel.

>

> I wait.

>

> Rhoxy

>

> São Paulo - SP

> Brasil

>

>

Compartilhar este post

Link para o post

Releve..., provavelmente o cara trabalha na área administrativa.

Compartilhar este post

Link para o post

Não te entendi. Mas de qualquer maneira eu consigo o jbl de bobina simples, no manual tem os valores:

Le = 3,05mH

Bl =16,7

Qts = 0,47

Vas = 58,2

Mesmo assim o NAR com quase metade de rms toca bem e com bom spl?

Não, se prefere um sub com mais SPL vá no JBL, alguns amigos do forum o recomendaram alguns posts atrás.

...ou então ele é um "ESTALADÔ".

O legal é que eles deram uma posição, empresas grandes como eles geralmente demoram para responder, isso quando respondem.

Quando decidir e instalar o sub nos passe uma posição sobre o resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. Fiquei até surpreso, achei q nao responderiam, principalmente qdo retruquei qto a resposta incompatível.

Eu ja tenho o MTX acima. Gostei das impressões do JBL e vou compra-lo. Estou pensando em fazer 2 projetos.

Com o 1º e em seguida com o 2º sub, comparando-os com o atual do set q é um UXP, criando um tópico. Não existem

muitas referencias de ambos.

Eu estou fora de SP a serviço. Qdo retornar, daqui mais uns dias, pretendo colocar em prática.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...