Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Bruno Caíça

[Honda Accord] refazendo todo o projeto

Recommended Posts

Bom, vamos lá mudando completamente o foco inicial...

O plano inicial era usar a HU original, mas comecei a ter muitos problemas com ela. Não lê nem MP3, não há disqueteira no carro e não há controle no volante. Não tem nem porque usá-la, só não arranco de lá pois o knob de volume é integrado na mesma peça dos knobs do A/C (analógico).

Então reparei que no porta trecos em frente ao câmbio eu consigo enfiar uma HU ali, tanto que existem molduras próprias p/ este local.

2007-honda-accord-hybrid-4-door-sedan-dashboard_100296967_m.jpg

O plano inicial é:

• HU: Pioneer PRS 880 - esta eu já tenho, até havia me esquecido, estava numa Montana minha que deixo com a turma da obra. Hoje emprestei o carro p/ meu irmão e ele disse que o som estava 100%, só visual batidinho já.
  • Kit 2 Vias: Focal 130 kp - devo pegar até esse fds, dizem que esses mids tocam bem em portas e finalmente peguei um carro com bom isolamento (após um 206, uma Montana e um Punto);
  • Amp Stereo: Fosgate 4.6x - outro que já tenho e quero usar ele fazendo 3-way pelo player por uma questão de potência. No entanto reza uma lenda que os tweeters da Focal só sobrevivem bem fazendo corte pelo cross original, isso procede?
  • Amp Mono: ainda não faço idéia do que usar;
  • Sub: Tenho um Helix DB10 já numa caixa selada própria p/ ele. Deve ir provisoriamente p/ o porta-malas.

O que acham do set? Sugestões? Estou fora do meio a tanto tempo...

Abs!

Editado por Bruno Caíça

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Up! Mudei completamente o foco do tópico e preferi aproveitar o mesmo p/ não poluir o forum.

Vou partir agora p/ um SQ utilizando uma HU PRS 880 que eu até esqueci que tinha comigo. No entanto vou precisar de ajuda p/ todo o resto do conjunto rs...

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

SD250.2 em bridge para o sub?

Compartilhar este post

Link para o post

eu já tive um fockr 165kr(bem parecido com o kp), hoje tenho um 130vr e um 165v30, e uso direto pelo cross original, não sinto perda nenhuma nem de palco, teste com o cross que vc não irá se arrepender, pois os engenheiros da focal já fazem o cross pensando na distancia entre os falantes aproximadamente...

abraços

PS: Te mandei MP

Compartilhar este post

Link para o post

eu já tive um fockr 165kr(bem parecido com o kp), hoje tenho um 130vr e um 165v30, e uso direto pelo cross original, não sinto perda nenhuma nem de palco, teste com o cross que vc não irá se arrepender, pois os engenheiros da focal já fazem o cross pensando na distancia entre os falantes aproximadamente...

abraços

PS: Te mandei MP

Pois é Guto pensei bastante nisso. Na verdade já até pensei em uma maneira de deixar os cabos no PM de tal maneira que poderia usar os cross originais se quisesse.

Mas vim no carro passado de uma HU original, sem regulagem nenhuma. Vou ter bastante trabalho adaptando o player ali no porta-trecos e já que é pra fazer isso quero usar tudo o que ele oferece: nisso incluso o 3-way para poder "brincar" bastante.

A MP tá respondida! Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, tenho relatos de users que manjam bem aqui no forum que disseram que os Focal respondem muito melhor qdo usados com cross passivos(o som fica mais natural)... então faça o teste das duas formas, com e sem os cross...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Isso eu também li, agora me pergunto sobre a potência:

No caso usando o kit completo: 30W chegando no cross dividem em 30W até 3.5khz para o mid e outros 30W, só que dessa vez de 3.5khz p/ cima, para o tweeter? Isso claro, supondo um amp hipotético que tenha uma resposta plana de potência x freqüência...

Ou se mandar 30W para o cross ele divide em 15W para o mid e 15W para o tweeter? Teoricamente numa associação de resistores em paralelo a corrente se divide entre eles, mas não sei se a analogia se encaixa bem...alguém poderia me corrigir por favor?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, quase tudo pronto para começar a brincadeira, por enquanto vão algumas fotos dos equipos:

Kit Focal 130 kp

DSC01656.jpg

-

Amp Fosgate 4.6x - stereo -

DSC01652.jpg

-

Amp Zapco 350.2 - mono -

DSC01648.jpg

-

RCA KnuKonceptz Karma - 2ch + 4ch -

DSC01647.jpg

Como eu não sou de subir muito o volume, espero que o 4.6x atenda às minhas necessidades fazendo o bi-amp, agora caso falte potência ligo ele em bridge 2 canais mandando o sinal direto pro cross da Focal. Vamos ver!

Se algum moderador puder mover esse tópico para a área de projetos, agradeço!

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola os equips...

Esse zapco promete!

Cara, na teoria todos os falantes recebem 30w e a impedancia continua 4ohm na entrada do amp, pq se vc olhar a curva de frequencia vs impedancia vc ve que a impedancia varia com a frequencia... como um falante nao "invade" a frequencia de atuacao do outro, o amp "enxerga" 4ohm de impedancia de entrada e entrega 30w pra cada falante!

Dessa forma e possivem montar um sistema com amp de 2 canais e um cross passivo com 3 vias High, Mid e Low, e manter a impedancia de entrada em 4ohm tocando todos os falantes, tweeter, mid e sub!

Um dia ainda vou fazer isto pra ver como fica..

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola os equips...

Esse zapco promete!

Cara, na teoria todos os falantes recebem 30w e a impedancia continua 4ohm na entrada do amp, pq se vc olhar a curva de frequencia vs impedancia vc ve que a impedancia varia com a frequencia... como um falante nao "invade" a frequencia de atuacao do outro, o amp "enxerga" 4ohm de impedancia de entrada e entrega 30w pra cada falante!

Dessa forma e possivem montar um sistema com amp de 2 canais e um cross passivo com 3 vias High, Mid e Low, e manter a impedancia de entrada em 4ohm tocando todos os falantes, tweeter, mid e sub!

Um dia ainda vou fazer isto pra ver como fica..

É uma boa experiência mesmo! Valeu por sanar minha dúvida hahaha

Eu estou ansioso pra ouvir o Zapco mesmo, eu abri e ele é um tanque. Amanhã devo ter alguma coisa pra falar dele já, hoje já deixei em uma loja de confiação para as ligações elétricas e passar o cabeamento.

Também hoje está vindo uma interface CD-IB00II pro PRS880, o plano vai ser usar meu Ipod de 160gb pra tocar algum formato Lossless.

Amanhã mais fotos, no fds vou começar a construção dos "peitinhos" pros tweeters.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, eu uso um Focal 165A1 com o 4.6x. Já liguei dos 2 modos, em bi-amp com o Alpine 9887 fazendo todos os cortes e depois mudei para bridge no 4.6x com o cross original do kit. Tá certo que o A1 está bem abaixo do KP, mas pelo menos no meu caso os 30w do Fosgate não animavam legal o kit não.

O cross da Focal é muito bom construído e acho que o desempenho fica bem melhor mandando mais potência e usando o cross original do kit.

Bom, minha opinião, já que os equipamentos não são todos iguais. O melhor mesmo seria você testar aí para ver.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, sistema montado e como todas as previsões o resultado usando 3-way foi bem abaixo do esperado.

Hoje que consegui uma folga gravei alguns CDs de teste (o do kleber, uma coleção de CDs da Focal de 96 a 09 e o Ultimate da Chesky) e vou reajustar todos os ganhos cortes e tempos. Vamos ver se assim melhora, caso contrário vou fazer a ligação normal - usando o cross do kit e o 4.6x em bridge.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, 80% de sucesso nessa última regulagem.

Pelo player deixei mudo de falante a falante até descobrir o que não me agradava. Agora estou cortando o midbass em 80hz-1.6khz e o tweeter em 2.5khz pra cima.

A droga é que os graves estão um lixo. Antes estavam distorcendo e embolando demais (simplesmente não se distinguia as notas de um contra-baixo se tocadas junto com o bumbo por exemplo), bom: abri o console no banco dos passageiros (fica um "buraco" entre o banco de trás e o porta-malas) e melhorou a questão do "embolar as notas". Agora é só a distorção que me incomoda, o problema é que é MUITA.

Aqui vai o que está sendo usado para os graves:

Sub Helix DB10 - 10", 4 0hm, 200 Wrms, caixa selada com cerca de 20L;

Zapco Reference 350.2 - 330Wrms em bridge 4 ohm, damping factor 200

Mesmo com os ganhos no mínimo (bass bosst zerado também) os graves distorcem um absurdo, mesmo em baixos volumes.

O que será?

Compartilhar este post

Link para o post

To achando o corte do Tw muito baixo, o fs dele é 1.9kHz, tenta pesquisar qual o corte do cross original, eu tentaria algo proximo de 3.8kHz, alias, recomendo o uso do cross, a integração fica muito boa e a regulagem muito mais facil.

Procurei mas não achei os parametros desse sub, teria como voce posta-los por aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, 80% de sucesso nessa última regulagem.

Pelo player deixei mudo de falante a falante até descobrir o que não me agradava. Agora estou cortando o midbass em 80hz-1.6khz e o tweeter em 2.5khz pra cima.

A droga é que os graves estão um lixo. Antes estavam distorcendo e embolando demais (simplesmente não se distinguia as notas de um contra-baixo se tocadas junto com o bumbo por exemplo), bom: abri o console no banco dos passageiros (fica um "buraco" entre o banco de trás e o porta-malas) e melhorou a questão do "embolar as notas". Agora é só a distorção que me incomoda, o problema é que é MUITA.

Aqui vai o que está sendo usado para os graves:

Sub Helix DB10 - 10", 4 0hm, 200 Wrms, caixa selada com cerca de 20L;

Zapco Reference 350.2 - 330Wrms em bridge 4 ohm, damping factor 200

Mesmo com os ganhos no mínimo (bass bosst zerado também) os graves distorcem um absurdo, mesmo em baixos volumes.

O que será?

Qual o player vc esta utilizando?

O original?

Será que tem alguma ligação errada?

Compartilhar este post

Link para o post

To achando o corte do Tw muito baixo, o fs dele é 1.9kHz, tenta pesquisar qual o corte do cross original, eu tentaria algo proximo de 3.8kHz, alias, recomendo o uso do cross, a integração fica muito boa e a regulagem muito mais facil.

Procurei mas não achei os parametros desse sub, teria como voce posta-los por aqui.

Valeu já ajustei os cortes, o original é em 3.5khz deixei em 4khz.

Com certeza desistindo do 3-way e utilizando o cross original iria me poupar muito trabalho mas daí não teria nada pra "brincar".

Qual o player vc esta utilizando?

O original?

Será que tem alguma ligação errada?

Não, estou usando o PRS880.

As ligações estavam teoricamente certas, mas só pra garantir desliguei tudo, tirei os cabos liguei primeiro só o amp do sub e ele, ganho zerado e não distorceu. Depois liguei o resto e também não distorceu, vai entender :pirou:

Agora é partir pro acabamento do player no painel e confecção dos peitinhos!

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu já ajustei os cortes, o original é em 3.5khz deixei em 4khz.

Com certeza desistindo do 3-way e utilizando o cross original iria me poupar muito trabalho mas daí não teria nada pra "brincar".

Não, estou usando o PRS880.

As ligações estavam teoricamente certas, mas só pra garantir desliguei tudo, tirei os cabos liguei primeiro só o amp do sub e ele, ganho zerado e não distorceu. Depois liguei o resto e também não distorceu, vai entender :pirou:

Agora é partir pro acabamento do player no painel e confecção dos peitinhos!

Provavelmente tinha algum cabo mal encaixado ou algo assim...

Que bom que o problema foi resolvido!

Compartilhar este post

Link para o post

Retomando o projeto depois de alguns anos!

O DB10 morreu, entrou um JL 10w0 no lugar.

Aproveitando que vou mexer no som, já vou dar um revamp no que puder.

Alguns itens a serem alterados:

• Trocar o bi-amp pela instalação "padrão" com o 4.6x em bridge nos 2 canais do stereo. Alguém tem noção de como vai ficar o cabeamento saindo do player? Atualmente estou com 6 RCAs (2xHigh, 2xMid, 2xLow) e agora vou passar para 4 RCAs (2xFront, 2xRear), é isso? Ou deixo com 2xFront, 2xSub no 880PRS?
  • Para usar o 4.6x em bridge pro stereo utilizaram os cross originais da Focal, os X-Card terão que estar em Full correto?
  • Reparei esses dias que o kit foi instalado com aros de plástico (eu sei, eu sei...). Alguém sabe onde consigo baffles em MDF ou a única opção é realmente fazer (não tenho ferramentas de marcenaria)?

Compartilhar este post

Link para o post

Front (ou High)+Sub, pois assim t não perde as regulagens de sob que o player tem (corte, ganho, etc)

Cross do amp em full

Dá um chego lá no class, o Gariba faz aros de MDF com preço bacaninha, se não quiser tu mesmo fazer

Compartilhar este post

Link para o post

Front (ou High)+Sub, pois assim t não perde as regulagens de sob que o player tem (corte, ganho, etc)

Cross do amp em full

Dá um chego lá no class, o Gariba faz aros de MDF com preço bacaninha, se não quiser tu mesmo fazer

Valeu Cristiano!

O Gariba foi o primeiro que contactei, mas deve estar corrido pois ainda não tive resposta.

Compartilhar este post

Link para o post

Putz, foi mal. Eu acabei lendo a sua msg e deixei pra responder depois e acabei esquecendo. Estou lendo novamente e já te passo por mp.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

entao cara uma coisa que eu percebi... vc esta usando cabos knu e amp fosgate 4.6x.... vc nao esta sentindo os agudos abafados?

achei os cabos knu bem apagados... e o fosgate 4.6x nao ajuda muito tambem nas altas....

troque os aros por mdf e trate bem as portas... pois a minina vibracao embola todo o resultado final...

Compartilhar este post

Link para o post

entao cara uma coisa que eu percebi... vc esta usando cabos knu e amp fosgate 4.6x.... vc nao esta sentindo os agudos abafados?

achei os cabos knu bem apagados... e o fosgate 4.6x nao ajuda muito tambem nas altas....

troque os aros por mdf e trate bem as portas... pois a minina vibracao embola todo o resultado final...

Oi Yuri, os agudos não estão tão abafados assim, pelo menos em bi-amp que tenho um controle bem melhor deles. Nos cabos não posso opinar pois são os únicos cabos de qualidade legal que peguei, agora do 4.6x não achei tão ruim assim nos agudos. O que pega mesmo é o 880PRS, que mesmo pra um player voltado pra SQ achei o palco estreito e grave muito forçado frente à outros aparelhos que testei.

O Gariba vai me ajudar com os baffles, chegando já começo a brincar com as portas.

Compartilhar este post

Link para o post

JL 10w0 v3 instalado!

Não tem nem comparação com o DB10 (tadinho, custo x benefício legal até), mas quando comparei as specs não achei que fosse ter uma diferença tão grande.

mais sensível, desce mais e tem um timbre melhor nos graves. Isso ainda que está 0km, imagino que melhore ainda.

O kit tentei mas preferi manter em bi-amp mesmo pela regulagem do TA.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...