Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Miguel Nicolau

4 Sub MTX 12" ROAD THUNDER 250W RMS ou 4 Pioneer 309S$

Recommended Posts

Fala Miguel,

Eu estou vendendo minha Bazuca MTX de 12' e estava muito satisfeito com ela. O Grave era gostoso de se ouvir, baixando bem dentro do possível.

Mas, para subgraves intensos, acho que nada substitui uma caixa bem feita com módulo e sub de qualidade.

Para quem quer uma opção prática e econômica, a bazuca MTX é imbatível!

Abraço, :legal:

Por isso que fico confuso haha

(Murilo Alves veterano)sobre disparar alarme:

http://autoforum.com...pic=69922&st=25

nossa,

Sempre esta história de sintonia na FR do carro!

Quem disse isto??

O negócio é frequências baixas (30-50Hz, que precisam de sintonia baixa, na medida da caixa + sub) e bastante potência!

Não adianta nada levantar a sintonia, só detona o alto-falante.

Pelas palavras do amigo ai!

O MTX seria melhor então? Agora to confuso haha ai eu fico com o MTX subgrave que eu gosto mais!

Alguém pra ajudar ai?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Repetindo:

Na verdade o que dispara com mais facilidade são frequências mais altas (50Hz para cima), assim sendo o subgrave não dispara tanto por se tratar de frequências mais baixas 40~35Hz para baixo...

Mais ou menos isso.

Resumindo Sub grave dispara sim... Porém tu precisa aplicar mais potência a 35 Hz do que a 55 Hz por exemplo, para desparar um mísero alarme.

Eu particularmente prefiro fazer "janelas tremerem" do que disparar alarmes...

Mas no início é bem nessas o cara quer disparar alarmes, depois cada vez mais ele quer sub grave...

É automático... Mas cara vai tranquilo nesses MTX são bons, só não vai esperando muito deles, até pq eles são "fraquinhos", mas dentro das limitações deles tocam forte.

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Repetindo:

Na verdade o que dispara com mais facilidade são frequências mais altas (50Hz para cima), assim sendo o subgrave não dispara tanto por se tratar de frequências mais baixas 40~35Hz para baixo...

Mais ou menos isso.

Resumindo Sub grave dispara sim... Porém tu precisa aplicar mais potência a 35 Hz do que a 55 Hz por exemplo, para desparar um mísero alarme.

Eu particularmente prefiro fazer "janelas tremerem" do que disparar alarmes...

Mas no início é bem nessas o cara quer disparar alarmes, depois cada vez mais ele quer sub grave...

É automático... Mas cara vai tranquilo nesses MTX são bons, só não vai esperando muito deles, até pq eles são "fraquinhos", mas dentro das limitações deles tocam forte.

Vlw

Falei de disparar alarmes por curiosidade, até pq qndo eu tinha 2 tornado disparava absurdo, era frequência mais alta, mas meu amigo com 2 JBL de 350wrms dispara varios tbm.

Acho isso legal, mas que o MTX e o pioneer conseguiriam, só regular no duto! Certo?

Minha Duvida é se o MTX vai render numa caixa de 52L, se vai tocar bem? E mandando 350wrms tem perigo dele queimar??

O Pioneer e o MTX renderia bem parecedos na mesma caixa e mesma potencia aplicada 350wrms, só que com o mtx descendo um pouco mais, e o pioneer com um pouco mais de SPL, se a diferença é pouca vou de mtx que sub macio, com maior subgrave é mais gostoso pro dia a dia.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu iria de Pioneer, com certeza...

1 - Todo mundo conhece o sub e sabe das capacidades.

2 - Fácil revenda.

3 - Como dizem por aqui "Páine é Páine"

Já o MTX, nunca ouvi tocando, "dizem" ser muito bom, mas nunca ouvi, então não posso recomendar, então pra mim vai ser um tiro no escuro, já os Pioneer é CERTEZA de satisfação :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte tenho um amigo que tinha um pioneer 308 + SD250.2 e trocou o 3008 por um MTX desse aí, usou a mesma caixa do 308 e disse que o som dele está melhor e mais forte.

Compartilhar este post

Link para o post

Ja chegou a ver os parametros de ambos e fazer uma comparacao, simular?

Eu como gosto de testar equipamentos diferentes e ter um sistema um pouco mais exclusivo tentaria montar os MTX :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

pod ir no mtx sem medo.

Vale cada centavo, ja testei e comparado ao paini tem um timbre muitissimo mais gostoso de ouvir e o spl e baixa frequencia nao perde em nada aos blackface.

unico incoveniente e caixa maior q o paini, mas desce muito bem e jamais qm ouve fala q eles tem so 250rms.

Eu so nao montei esse mesmo set por falta de espaço.

Editado por Kustella

Compartilhar este post

Link para o post

pod ir no mtx sem medo.

Vale cada centavo, ja testei e comparado ao paini tem um timbre muitissimo mais gostoso de ouvir e o spl e baixa frequencia nao perde em nada aos blackface.

unico incoveniente e caixa maior q o paini, mas desce muito bem e jamais qm ouve fala q eles tem so 250rms.

Eu so nao montei esse mesmo set por falta de espaço.

Será 210L brutos para os 4 MTX será que fica bom! Obvio que não vai descer igual o recomendado, teria que ser uma caixa de 260L.

Mas nas msm condiçoes que o pioneer ainda desce mais né?

Editado por Miguel Nicolau

Compartilhar este post

Link para o post

Ja chegou a ver os parametros de ambos e fazer uma comparacao, simular?

Eu como gosto de testar equipamentos diferentes e ter um sistema um pouco mais exclusivo tentaria montar os MTX :legal:

Queria fazer isso, só não sei! kk tentei baixar o programa, tbm nao consegui, ai fica dificil! kk

Se voce souber, e se poder ajudar? Mas se tiver o programa para mandar pra mim eu me viro tbm! kkk

Compartilhar este post

Link para o post

Será 210L brutos para os 4 MTX será que fica bom! Obvio que não vai descer igual o recomendado, teria que ser uma caixa de 260L.

Mas nas msm condiçoes que o pioneer ainda desce mais né?

pode ir neles sem medo moço !

boto a cara a tapa nesses falantinho

Compartilhar este post

Link para o post

se for colocar 4 subs nesse modulo melhor ir de mtx mesmo

ou se quer usar esse modulo entao coloca 2 pioneer e faz uma caixa um pouco maior

e sintoniza ela mais baixo

Compartilhar este post

Link para o post

O Miguel consegue as espec do sub que a gente simula pra ti...

Dai ja vemos como fica a resposta com X litros...

Obs: É importante saber a "litragem" livre...

Compartilhar este post

Link para o post

manda as medidas do porta mala(em cm no amximo qeu vc pode fazer)que eu simulo aqui pra vc sem drama!!!!

o manual eu tenhu aki pois eu jah instalei 2 destes num rs1200d e te digo uxp em subgrave tem que se cuidar eim, falantinhu muito macho porem mais sencivel que uxp e pioneer intauw nada de barberagens/!!!!

abraçao e noa gurado das medidas do portamals que simulo a caixa aqui porem vo simular pra subgrave eim se eh o que quer!!!

Compartilhar este post

Link para o post

manda as medidas do porta mala(em cm no amximo qeu vc pode fazer)que eu simulo aqui pra vc sem drama!!!!

o manual eu tenhu aki pois eu jah instalei 2 destes num rs1200d e te digo uxp em subgrave tem que se cuidar eim, falantinhu muito macho porem mais sencivel que uxp e pioneer intauw nada de barberagens/!!!!

abraçao e noa gurado das medidas do portamals que simulo a caixa aqui porem vo simular pra subgrave eim se eh o que quer!!!

E ai gaudério velho...

Verdade, me lembro que o cara que tu instalou comentou no face que tava impressionado com os MTX e que els não faziam feio contra pioneer...

Ihhh agora é mel na chupeta, só passar as medidas do PM e ir pro abraço.

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é o manaul que tem no site:

http://files.mitekusa.com/pmsys/F110418105000701f69.pdf

Os parametros que tão ai:

Fs: 33.5 Hz

Qms: 2.857

Cms: 0.158 mm/N

Mms: 142.8 g

Rms: 10.512 kg/s

Vas: 2.062 ft3 (58.4 liters)

Xmax: 0.46 in (10.67 mm)

D: 10.11 in (256.8 mm)

Sd: 80.28 in2 (517.9 cm2)

Vd: 36.93 in3 (0.545 liters)

Qes: 0.81

Re: 3.87 Ω

Bl: 11.98 Tm

Prms: 250 Watts

Qts: 0.631

ηo: 0.26%

SPLo: 86.4 dB

SPL 2.83V/1m: 89.5 dB

Compartilhar este post

Link para o post

Então:

Base menor=35cm

Base maior=55cm

largura= 80cm (com o plastico do tampão) tirando ele 90cm. Se der mta difrença de litragem eu tiro ele.

Altura= 64cm passando do tampão.

Queria colocar um em cima do outro, igual a caixa do Lucas Rossi 2 em baixo e 2 em cima (tipo paredão), e se possivel colocar as 6x9 e de 6 em cima, numa caixa separada.

Frequencia entre 35hz a 40hz

No site recomenda 19mm de madeira, mais qual vcs acham melhor ? de 18mm dá conta já?

Compartilhar este post

Link para o post

esses falanetes ficam bons com sintonia por volta de 34 a 38hz de sintonia

Compartilhar este post

Link para o post

Miguel,

Irei relatar minha experiência com Mtx e com os Pioneer... Em meados de 2007/2008 comprei resolvi montar um set em um fusca e optei por comprar 8 subs Mtx Thunder T4512-44 (225Wrms) que é mais fraco que esse Road Thunder que você quer comprar, montei os subs e gostei muito do resultado basicamente por dois motivos, 1) Na minha opinião ficou um set bem diferenciado e exclusivo, algo que destacava em qualquer lugar que eu chegava e 2) ficou muito forte, mas muito forte mesmo e com um diferencial que sem a necessidade de aplicação de muita potência, apenas para relatar os 8 subs de 12" eram empurradas por apanas uma RS-1200d (o primeiro modelo que saiu). Infelizmente não tenho mais o set com os 8 subs Mtx, mas gostei tanto da marca que resolvi comprar um outro para um som interno que uso no dia-a-dia, acabei comprando um Mtx Thunder T8512-44 (500wrms) e tenho este excelente sub até hoje!

Com relação aos Pioneer, já tive um set com 4 subs em meados de 1998 a 2000, na época era os famosos Pioneer TS-W303-F vulgo "Arrozinho" que veio para substituir os IMPP. Este set também fez muito sucesso e me rendeu alguns troféis de SPL, mas na minha opionião o timbre dos Pioneer é bem diferente do timbre do Mtx, acho o Mtx realmente muito mais 'macio'! Lógico que isso depente de uma série de fatores como caixa, sintonia alimentação entre outros. Em contrapartida, a pioneer a cada ano vem evoluindo seus produtos, infelizmente não mais acompanho essa evolução e não sei opinar pelos modelos novos dos subs, de fato existe muita gente que utiliza os Pioneer pelo seu excelente custo x benefício (made in Paraguai), e com Mtx a coisa já não é tão utilizada em larga escala pelos consumidores, o que faz que o set venha a ser no mínimo diferente dos demais. E esse ponto de exclusividade eu particularmente gosto muito, não que os produtos hoje em dia utilizados pela maioria dos consumidores seja ruim, muito pelo contrário, se é muito utilizado significa que caiu no gosto do povo! Eu apenas gosto de experimentar e vivenciar novidades.

Sobre sua dúvida em utilizar o Mtx ou o Pioneer, o ideal mesmo seria simular o desempenho de cada um para sua realidade no WinSD e ouvir set com os dois para se ter uma idéia do tipo de som que vc procura, o fato é que apesar de muito parecido são completamente diferentes! Agora levando em consideração apenas o amplificador, acho que a melhor pedida seria realmente os Mtx pois os Pioneer podem não render muito bem com o amplificador que você possui. Mas não se deixe enganar olhando apenas potência, pois este parâmetro na minha opinião não é o único a ser levado em consideração na escolha de um Sub. Sinceramente, acho q independente da escolha um set com 4 subs de 12" não tem como ficar fraco!!! Apesar de jah ter visto algumas 'aberrações' mundo a fora... rs

Desculpem pelo "Texto" e espero ter ajudado em alguma coisa! Caso não tenha sido claro em alguma coisa, pode perguntar ou mandar MP que terei maior prazer em ajudar, lógicamente na medida do possível!

Segue o link do set com os 8 Mtx no fusquinha (saudade dele):

http://www.youtube.com/watch?v=d_FDsyP2K4g

Compartilhar este post

Link para o post

mais spl q os paini num vai toca não, duvido mto ! msmo nas baixas eu axo em !

Então isso acho que vai ser bem relativo! Pq com a msm potencia aplicada, tipo entre 300wrms a 350wrms pra cada, caixa igual, daria pouquissima diferença né!? Tó esperando os Brothers simularem ai pra ter uma noção melhor nessa caixa!

Pq mtx pelo menos tem fama de descer mais, e com mais qualidade que os pioneer né!

E eu particularmente acho esse sub MTX mais bonito que o pioneer!

Galera eu não vou competir em SPL não viu, é pro dia a dia. Colocar as casas pra tremer, quem sabe disparar uns alarme tbm! kk

Compartilhar este post

Link para o post

Miguel,

Como você pode observar não é todo mundo que já ouviu estes MTX, agora os Pioner.....

Então assim, se você pode arriscar ... vai de MTX..

Se você quer algo que irá dar certo, sem dúvida, vai de pionner!!!!

Outra coisa, se você não terá muita diferença de rendimento porque não ir no certo??

Eu iria de MTX se fosse ter algo absurdo de diferença mas neste caso...sei lá!!

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Miguel,

Como você pode observar não é todo mundo que já ouviu estes MTX, agora os Pioner.....

Então assim, se você pode arriscar ... vai de MTX..

Se você quer algo que irá dar certo, sem dúvida, vai de pionner!!!!

Outra coisa, se você não terá muita diferença de rendimento porque não ir no certo??

Eu iria de MTX se fosse ter algo absurdo de diferença mas neste caso...sei lá!!

abs

O alexander teve os mtx, falou que não se arrepende!

Então vou esperar a galera simular pra ver o resultado né! Simulando dá pra ter uma noção melhor.

Pelos relatos o mtx deve bater mais suave e com mais sub grave, o que seria algo absurdo se tratando de som pro dia a dia!

Aquele subgrave macio é top demais, eu tenho um pioneer 309S4 caixa 49L duto de 4 por 30cm praticamente vendido. E até gosto so som dele mais pra mim é mais pra SPL msm!

E concordo com vc, os pioneers seria algo certo, sem erro! but.. kkk

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...