Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Fortes

SQPL do Fortes. Agora de Questo 12DVC4!

Recommended Posts

Fortes,

o que exatamente tu viu na Madisound?

sei que meus full são vendidos lá, mas não sei até que ponte vale a pena mandar vir, pq o frete deles é caro

neste caso seria legar ter um "atravessador" que receba lá e reenvie pra cá, como tem gente nos classificados que faz

 

André,

bah, desce a 80Hz, perfeito pra ter o baixo e boa parte da bateria tocando direto nas orelhas

daria pra fazer o mid (talvez não este exatamente) tocando como sub, e até dispensar um sub na mala pra alguns sets, dependendo do tipo de música que se escute

o que fode é o tamanho deles...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fortes,

o que exatamente tu viu na Madisound?

sei que meus full são vendidos lá, mas não sei até que ponte vale a pena mandar vir, pq o frete deles é caro

neste caso seria legar ter um "atravessador" que receba lá e reenvie pra cá, como tem gente nos classificados que faz

 

Vi os Full de 3" 4 ohms até US$50,00, mas desisti.. mandei email para NAR e eles me responderam o seguinte:

 

Se voce utilizar os crossovers ativos (os do proprio head-unit), compre somente os produtos separados sem o crossover.

corte o tweeter em 1500hz~2500hz

corte o mid de 400-CW-3 entre 200~1500~2500hz dependendo do corte do tweeter

corte o mid entre 65hz~200hz

com isso acima, voce terá um bom sistema 3vias ativo.

ps: use o 400CW-3 em relação ao 400-FR-3 full range!!! ficará bem melhor. o FR ficaria bom como rear fill!!

 

Então ao invés de usar o Full, vou utilizar o Midbass de 4".

 

Em adicional, agora sobre meus subs...

 

Ficar com a caixa atual(Dutada, 42,5l para cada sub, sintonizada em 63Hz), ou fazer uma nova caixa para 2 subs, selada, com uma resposta de frequência linear?

 

Nesse segundo caso, faço uma caixa própria para os 309, ou faço já visando uma futura troca de Subs?

 

Sobre a caixa nova ainda, lancei os paramentros e tive o seguinte resultado:

 

-3db em 42Hz e daí em diante frequencia linear em 0db... na caixa com 75 litros para CADA sub... No artigo do AF, diz que tem que ficar -3db entre 20 e 40Hz e a partir de então, frequencia linear...

 

O que será que fica melhor?

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em adicional, agora sobre meus subs...

 

Ficar com a caixa atual(Dutada, 42,5l para cada sub, sintonizada em 63Hz), ou fazer uma nova caixa para 2 subs, selada, com uma resposta de frequência linear?

não sei, vai do teu estilo e tipo de sub

 

Nesse segundo caso, faço uma caixa própria para os 309, ou faço já visando uma futura troca de Subs?

cada caixa com seu sub, tentar fazer uma caixa agora prevendo o próximo sub pode ser frustrante, pois este não tocaria corretamente e o próximo vai q tu resolve trocar o modelo de compra....

 

Sobre a caixa nova ainda, lancei os paramentros e tive o seguinte resultado:

 

-3db em 42Hz e daí em diante frequencia linear em 0db... na caixa com 75 litros para CADA sub... No artigo do AF, diz que tem que ficar -3db entre 20 e 40Hz e a partir de então, frequencia linear...

 

O que será que fica melhor?

vai do tipo de música q tu escuta, e como tu quer que o sub toque

se tu quer um sub mais presente, e como vem do trio, é possível q uma caixa dutada com com um reforço numa frequencia mais alta, sem descer tanto, agrade mais, por exemplo

eu daria preferência por uma caixa mais plana, como a grifada, acho que seria uma quase unanimidade dentro do SQ mais purista

obviamente tem sub q não consegue descer tanto ou ser tão linear assim, tem q ver isso tb

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual o modelo do nar que desse melhor que o de kevlar?

Editado por mixirica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Buenas povo!

 

Tava meio corrido aqui e não consegui vim postar...

 

Sobre o som, decidi o seguinte:

 

Irei fazer o 3 vias com os midbas de 6,5" e 4" + TW 1" da NAR. Vou utilizar OU Bit ONE ou o MS8 para fazer cortes, TA, etc... Provavelmente o MS8, pois tem muitas lojas aqui no RS que trabalham com ele...

 

Conversei com meus pais sobre a troca do carro da minha mãe(para eu poder ficar com a Spacefox dela), e ela será trocada só no fim do ano, pq meu pai tá comprando uma Amarok Automatica pra ele daqui uns dias... nesse meio tempo então, vou comprando os AFs da NAR e os amplificadores e deixar só para o fim do ano para comprar o processador, e provavelmente será comprado novo...

 

Também vou deixar pro fim do ano para comprar os subs novos e aí quando for montar tudo, fazer de uma só vez...

 

Por hora então, vou deixar o projeto de lado, mas assim que possível, retornarei com ele...

 

Grande abraço a todos que me deram uma mão até aqui.

 

Abraços,

 

Fortes.

 

ps: To lendo vários tópicos na seção Hi-Fi sobre assuntos diversos, relacionados a questão de regulagens, instalação e etc... Tenho que dizer, que o Fórum está de parabéns. Muitas dúvidas estou sanando, apenas por ler as discussões dos mais entendidos em áudio de alta fidelidade.

 

fui!

Editado por Fortes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual o modelo do nar que desse melhor que o de kevlar?

 

os subwoofers!

 

o kevlar é o que desce mais

o CS2 tem mais pegada na faixa dos 80Hz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

os subwoofers!

 

o kevlar é o que desce mais

o CS2 tem mais pegada na faixa dos 80Hz

Valeu rj tou quase comprando um mid gradiente ,para medio grave e o tweeter e medio de 4 nar,ficaria legal?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fortes,

já que tem tempo, recomendo ir comprando aos poucos tb os cabos na Knukonceptz, q vende direto ao consumidor

dicas tu pode pegar aqui

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=173039

dá pra pegar coisa melhor se quiser, claro

vai do nível de refinamento, $$$ q tu quer gastar e status que quer dar ao projeto

 

e sub? já tem algo em mente?

já que está partindo pra falantes nacionais de alta qualidade, dá uma olhada no tópico da Questo Audio, que está pra lançar seus subs comercialmente até o final de abril, e o melhor, são no quintal da nossa casa

 

acho que vai ficar bem legal

só ainda acho um pouco "exagerado" o 4" rsrsrs

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pessoal seguinte...

Tenho um punto e estou com a mesma ideia de montar um 3 way NAR. (minha intencão é um som com volume alto e qualidade voltado ao SQPL)

 

liguei pro pessoal da NAR foram super atenciosos e me falaram que pro estilo que eu qro seria melhor comprar o 650cs3 que provavelmente me servira que nao sentirei falta que mesmo assim se for o caso eu posso comprar um mid de 4" depois...fiquei meio na duvida,....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

na dúvida de que?

primeira coisa a entender, é que existe uma diferença BEM GRANDE entre montar um sistema 3 vias e um sistema 2 vias, e esta diferença nem é tanto na questão de o set ser SQ, ou SQPL, ou Hi-Fi, mas sim na forma de prever a compra dos equipamentos certos (planejamento), forma de se fazer instalação e acerto, e principalmente forma de se escutar a música (do meu ponto de vista, claro)

basicamente quem quer migrar para o 3 vias é pq quer ter o palco sonoro mais elevado, principalmente

 

dá pra começar sim com o duas vias comum, crossover passivo original e tal

depois pra migrar pro 3 vias compra o midrange de 4" e, no mínimo, faz outro cross passivo (o do duas vias não seria utilizável, a menos que seja modificado para ser utilizado para as colunas), apesar que é mais comum se partir pra soluções de cross ativo via player, ou processador, ou soluções mistas de cross ativo+passivo

 

talvez seja um pouco de desperdício de tempo e dinheiro (isso se houver limitação, claro) tentar fazer um set SQPL com 3 vias, já que de praxe esse envolve mais custo, então partir pra um SQPL com 2 vias e um bom sistema de grave encurta o caminho pra "parte SPL" do sistema

se não houver tanta limitação, manda bala que o resultado certamente será satisfatório

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas eu quero um som mais alto e penso que com o mid de 4" no painel terei um som mais proximo ao ouvido, pelo menos foi isso que percebi nos 3way que ouvi alem de ter mais detalhe...

com o de 4" nao dará mais presença devido a esta no painel e nao somente nas portas?

ele disse que o mid de 4" toca de 100hz a 5kz....ai colocaria o kit pra tocar de apartir de 100 hz e os subs ate 100hz seria isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

seria um 3 vias bem estranho rsrsrs (sub+midrange+tweeter)

não teria todo peso que tu procura, e haveria MUITA separação do que toca na frente do carro com o que toca no portamalas

 

invariavelmente pra um SQPL tu teria que ter um midbass nas portas e um bom conjunto de graves

 

sub (mala)- tocando até uns 80Hz (não sei até quanto o pessoal do SPL costuma deixar o corte do sub)

midbass (portas) - tocando até uns 160~250Hz, podendo ou não ter corte HP por volta de 40~50Hz (depende de achar o acerto ótimo pra qualidade e/ou SLP)

midrange (painel/colunas) - tocando entre 100~200Hz até 2~5KHz (depende de achar os melhores pontos de corte)

tweter (painel/colunas) - tocando de 2~5Khz pra cima (casando com o corte do midrange, provavelmente)

 

na verdade o KIT DIANTEIRO é 3 vias, mas no total são 4 vias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

desculpa acho q nao me expressei bem... o kit de 6,5" estaria tocando apartir de 80~100 e se sentir falta....acrescentaria o mid de 4" que segundo a nar toca apartir de 100hz.... (nao manjo mto de som posso me atrapalhar ao me expressar)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a bom, aí sim

aconselho dar uma lida nos tópicos do pessoal que tem 3 vias (na seção galeria se acha muita coisa) pra ver qual é o tipo de equipamento que precisa

isso vai influenciar MUITO na hora que estiver destinando tempo e $$$ na procura de equipamentos

sair de 2 vias pra 3 vias tem que ser bem planejado mesmo, pq parte dos equipamentos pode ser tão incompatível que o planejamento pode ser a diferença entre ter o que escutar e não ter o que escutar no período de transição, ou então ter gasto com coisa que não vai ter uso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu pesquisei e nao vi ninguem que montou um sistema 3 vias NAR so este aqui, mas pelo que vi ele deu uma pausa do no projeto....mais eu vou da uma olha na seção galeria...tenho que ver o HU e ampli que vou comprar...de momento eu estou pesquisando e montando o projeto pra depois comprar...valeu pela ajuda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É difícil alguém monta um 3 vias NAR pq a maioria as pessoa sprefere um mid menor, de 3''. Mas com certeza fica bom sim.

 

O 3 vias tem várias vantagens, principalmente se vc não quiser tirar a originalidade da porta, e acredito que não seja muito difícil acertar neste caso, até pq neste caso vai ser praticamente um 2 vias(4''+tweeter) com reforço de mid-bass.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

concordo, pois o de 4" é gigante, so que o punto tem uma parte que meio que um triangulo fundo na lateral do painel acho que dá em torno de 1,5L fazendo ali. Varias pessoas me derem a ideia de instalar um 2 vias bom no caso o 650cs3 que nao vou sentir falta de nada...tenho receio de nao tocar "alto"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que a intenção do 3 vias não é bem essa de tocar "alto", mas sim tocar "no alto"

talvez seja mais interessante pensar em ter um kit duas vias, um outro par de midbass em baixo dos bancos ou pezinhos e sub(s)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mid em baixo do banco nunca ouvi um set assim...qual será o efeito?

O guto black tinha um set com 2 mids em cada lado um na porta e outro nos pezinhos pelo que vi no you tube tocavam bem...

Irmao to quase que aceitando que estou inventando e vou acabar tendo dor de cabeça...(fiquei meio fascinado por um set de 3 vias depois que vi um focal krx3 tocando) porém o projeto era voltado ao SQ. Por isso pensei em montar algum 3way visando CxB.

 

Vou ver um bom kit 2 vias mesmo um NAR ou algo supeior, instalar ele da melhor maneira possivel.

como possuo um 6x9 JBL no tampao que ligo as vzs...vou liga-lo somente quando quiser mais voz (claro que perderei qualidade).

e no grave estou em duvida entre 2x10" RE de 350W ou 2x10" da questo audio(vou esperar o pessoal testar).

Acho que terei um SQPL razoavel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o set do JoelSS antes de ele se preparar pro EMMA tinha mid em baixo dos bancos

cara, era um patasso... na bunda rsrsrs

havendo espaço pra pezinhos, e sendo eles bem montados, com uma parede bem grossa, acaba rendendo melhor, por conta do direcionamento que se consegue, mas em baixo dos bancos já fica bem legal

(não to bem lembrado, mas se não me engano ele usava pezinho e tb sob o banco, e nada nas portas)

 

não que precise desistir da idéia de ter o 3 vias, mas é que a intenção dele não é exatamente dar mais nível de SPL

óbvio que se consegue um nível legal de SPL com um 3 vias, vai depender do kit que se quer montar e do $$$ que se quer investir

tem que ver a que exatamente tu quer dar prioridade dentro da verba que tu tens

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

minha prioridade é ter um stereo com volume alto...ja que o grave sera legal com 2 de 10"....Mesmo sendo voltado ao SPL qro equilibrar o grave com stereo...por isso estudo uma maneira de ter um kit que toque alto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa! Voltando então...

 

Não desisti do projeto não, só que como não é certo a troca do carro, vou me focar no seguinte:

 

Player: Kenwood x996;

Kit 2 vias: NAR CS3 - Vou colocar no Prisma mesmo, madar fazer doorpods e baffle decentes. Portas já estão tratadas com manta asfáltica e feltro betumado e a Coluna para os TW já estão direcionadas no estilo "ON-Axis egoista".

 

Amplificador para kit 2 vias. QUAL comprar?

 

Subwoofer. 1 sub, 2 subs? Carro sedan é F*da para graves, pensei até em 2 subs de 6" da JL e colocar eles no tampão. Será que ficaria interessante?

 

Amplificador para SUBs, o que comprar?

 

 

Cabos RCAs: Knukonceptz Krystal, já comprados e esperando chegar.

Cabos de força residênciais Prysmian

 

 

Quero boas respostas de sub para músicas de pop/rock e que tenham uma boa integração junto com o restante que escuto(Sertanejo, Blues, reggae, eletrônico).

Minha idéia é a mesma, SQ, puxando um pouco para pressão sonora.

 

 

SObre o 3 vias, vou ver o que faço quando pegar a spacefox... por hora vou me focar no som do Prisma.

 

Fotos do sistema atual(do lado direito não tenho fotos da porta completamente tratada, só na metade do trabalho)

http://s221.photobuc...42-24_781-1.jpg

http://s221.photobuc...11-07_515-1.jpg

http://s221.photobuc...24-41_148-1.jpg

http://s221.photobuc...25-40_471-1.jpg

 

 

Abraços

 

 

ps: estou saindo de;

Pioneer 7250SD

Helix B52C3

Hurricane Ha4.120

Power One

2 x Pioneer 309.

Cabos RCA Stetsom

Cabos Residenciais Prysmian

Editado por Fortes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

já está com o Player?

amigo meu está vendendo um X994, se não tiver pego o teu ainda, e tiver interesse, me avisa

 

amplificador tem q ver bem, pois sair do 2 vias pro 3 vias pode te fazer mudar todo o set

eu diria que um 4 canais agora e depois adiciona outro 4 canais

 

se pensa em fazer um cross passivo só pra coluna, um 5 canais pode ser uma boa pedida, pois fica com só um amp pra tudo, economizando em cabeamento

neste caso, o escorbala tá vendendo um Memphis 5 canais por um preço beeeem convidativo pelo que o amp oferece

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=177118

 

ma a pergunta não pode passar... quer gastar quanto?

 

de sub, se quiser apostar, tem os Questo, que ainda é cedo pra falar com mais propriedade, mas o pessoal que tem usado está gostando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A ideia dos 2 de 6 no tampão achei interessante mas é claro que faria caixinha no tampão pre eles né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...