Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

y0shi

Pensando em upgrades no som, o que fazer?

Recommended Posts

Postado em

Opa!

Há um tempo atrás postei aqui o set SQ básico que montei no meu Peugeot 206. Sempre tive os famosos triaxiais e 6x9 alimentados pelo próprio player, então o salto que dei já foi bem grande, porém agora depois de mais ou menos meio ano conhecendo bem meu set e entendendo um pouco mais de como as coisas funcionam estou querendo dar um upgrade nele. Tenho um player Pioneer DEH 3350ub, um kit 2 vias Bravox CS60B, uma potência Hurricane 4120 e um sub Unlike de 150w.

Basicamente é como disse, quero fazer um upgrade, ou seja, não é uma troca total de set, mas sim melhorar os pontos fracos dele sem gastar muito, mas além de melhorar o equipamento, gostaria de melhorar a instalação também, então vamos por partes:

A primeira parte, que envolve o equipamento, seria trocar meu kit 2 vias e sub por alguns melhores. Pensei no kit de entrada da Helix, tanto do kit 2 vias quanto do sub, digamos que teria R$ 600 pra gastar nos dois. Sinceramente, não gosto do som do meu kit da Bravox, o tweeter é meio irritante e o midbass distorce um pouco, mas ainda sim é anos luz a frente do que eu tinha.

A segunda parte, que seria a instalação, imagino que a maior mudança que gostaria de fazer é tentar colocar o que o pessoal chama de "pezinhos". Eu escuto rock/metal, um som que tem muitos médios, os midbass ficam apontados para minhas canelas e as vezes quando dou carona pra alguém a perna da pessoa acaba abafando o midbass do passageiro, deixando um buraco no som. Já tenho a porta tratada com manta asfáltica, o que já melhorou bem, mas ainda sim não cheguei onde queria. Então gostaria de perguntar pro pessoal mais experiente aí, esses tais "pezinhos" dariam mais definição e direcionamento sonoro ao invés de manter o falante nas portas? Quais seriam os pros e contras?

Agradeço aí por quem ler e ajudar!

Postado em

Você está no caminho certo. O tweeter bravox é meio estridente mesmo, acho melhor trocá-los, e os pezinhos podem resolver o problema dos médios nas canelas.

Se vc não quiser pezinhos muito grandes, pode também manter seus mid-bass e partir para pezinhos ou peitinhos com falantes menores.

Postado em

Os pezinhos tem perdido espaço para as portas tratadas por alguns motivos. Ocupam espaço, é difícil achar falantes que respondam bem neles, costumam gerar um pico de médio grave, etc. A grande vantagem deles é o direcionamento. E é o ponto fraco de seu carro. Os medios voltados para baixo não ajudam nada.

Uma dica para minimizar os efeitos negativos do pezinho é procurar um kit de 5". Ele exige menor volume e, consequentemente, não ocupará tanto espaço. Também será mais fácil conseguir a litragem correta para evitar o pico de médios, que é um efeito de caixa pequena. Assim poderá ter direcionamento sem comprometer a resposta de frequencia. A desvantagem (sempre tem uma) é que a resposta do 5" normalmente é um pouco mais alta que o de 6". Mas dá para encontrar kits de 5" com Fs de 70Hz, mais baixo até do que alguns 6".

Postado em

Para ver a resposta de frequência, veja o Fs do falante. Alguns fabricantes costumam colocar a resposta de frequência com -10dB e isso pode enganar.

Eu disse que um bom 5" responde 70Hz, mas será comum encontrar escrito RESPOSTA DE FREQUÊNCIA: 35HZ A 25000Hz

Por isso é bom padronizar a divulgação dos parâmetros. É difícil comparar bananas com laranjas.

Postado em

Opa, desculpem aí pelo tempo sem resposta! Já tinha lido os posts do tópico mas não tive tempo de responder.

Bom, estive pensando em fazer a mudança por partes, justamente para poder entender onde cada item melhorou, dos três passos que quero melhorar (pezinhos, kit 2 vias, sub), vou começar pelos pezinhos, que é o que mais me incomoda, acho que já fazendo essa mudança ganho uma melhora considerável no som e passa um pouco da ansiedade em pegar um kit 2 vias melhor. A questão é, eu não acho nenhum local confiável para fazer o serviço aqui na minha cidade (São José dos Campos, SP), mas achei na Leosound. A litragem é bem baixa, entre 3 a 4,5l, será que compensa fazer com eles? Segue o link do produto: http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=86&products_id=3339

Foi citado sobre o pico de médios grave e etc, será que se instalar este pezinho vou ter uma resposta melhor?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...