Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
p4ulo_

2 ou 3 vias? Morel focal ou dls?

Recommended Posts

Boa tarde rapazeada...

Estou mundando meu set quase inteiro, mas a divida esta mesmo no kit..

Pensei em um kit 3 vias, mas os bons como morel e focal estao saindo do meu valor maximo, em torno de 600 dolares.

eu tenho hoje um morel tempo, sou apaixonado pelo seu tw mas o mid falta muito.. eles estao em pezinho com 8L! Eles nao respodem como eu gostaria, falta grave, e um grave mais macio e encorpado, as vzs eles se tornam chatos, parecem meio secos e agressivos! nao sei se estou conseguindo explicar direito.

estava procurando kits 3 vias e achei o DLS Gothia em um preço bom, mas tenho medo do tw por ser silk.. ja ouvi kit focal e diamond com tw silk e achei os 2 muito chatos e agressivos.. por isso meu medo!

Outra opção seria o Morel Dotech Ovation mas tem o medo de continuar com o mesmo problema no mid... Um hybrid ja sai d meu valor! está realmente muito complicado fazer esse upgrade

Meu até agora esta assim

HU Alpine 9887

Amp Soundstream Reference 4.760

Sub JL W3 ou W6.. tenho hoje um w3 e penso em mais subgrave!

RCA estou pensando em Audison.. podem dar dicas tbm pois de cabo estou por fora!

Vou ficando por aqui pois preciso sair, volto mais a noite! abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tem espaço para pezinho eu iria no DLS, a linha nórdica toca bem legal.

Da morel gosto do Elate.

Focal só iria para porta mesmo ou um de 5 no pezinho.

Compartilhar este post

Link para o post

Se tem espaço para pezinho eu iria no DLS, a linha nórdica toca bem legal.

Da morel gosto do Elate.

Focal só iria para porta mesmo ou um de 5 no pezinho.

eu quero um kit com medio encorpado e macio.. mas que tenha uma boa qualidade, tw bem definido mas nada agressivo.. tenho medo de comprar sem ouvir pq falam muito bem de focal e diamond, mas os que ouvi eu nao gostei!

o que seria "bem legal"? nunca ouvi um DLS.. mas gostei pq começa em 30hz

tem o krx2 mas começar em 70hz me desanimou..

o que me da mais vontade eh o morel hybrid.. começa em 35hz, mas esse corte do tw em 1800w deve subir muito o palco.. queria ouvir um!

galeera dicas sobre o que ja ouviram.. quero um medio melhor com tw limpo!

aa o sub nao vai poder ser o w6.. só bubina dupla de 4 e vou usar um bridge em 4... agora qual sub? continuo com 10w3v3-4 ou pego outro? pensei no morel ultimo sc.. o que acham?

Compartilhar este post

Link para o post

N veja so parametros. Na pratica, o krx2 tem um mid bem mais forte em subgraves do que o elate! Sei q os parametros sao uma das coisas q procuramos saber de cara, mas nem sempre sao o que informam.

Se vc ker um kit que tenha graves presentes, iria no DLS, mas este kit em questao seria para porta. Para pezinhos somente os mida scandinavia, se n me engano...

E se gosta dos tw do Morel tempo, os kits dls possuem os tws que lembram os da morel! Focal possui aprnas tws metalicos, abre mais, foge da linha dos morel...

Um kit que tem um excelente cxb eh o DLs RM6.2, que la fora custa menos de 300$. Isso para um 2 vias, 3 vias ai sobe pra casa dos 600$, linha gothia.

Focal eu recomendo fortemente a linha polyglass, seja la qual for o kit! Se vai em 2 vias, indico o famoso V30, se for 3 vias, o VR3! Se que algo mais apimentado, vai de krx2! Lembrando, que focal so rola em porta.

Morel, eu so sairia do Tempo para o Elate, antes dele, nao! Ja sobre tocar em pezinhos, uns dizem q Morel so mostra o q realmente é em um bom pezinho, se sai melhor do q na porta, mas nunca ouvi.

Boa sorte na escolha.

Compartilhar este post

Link para o post

N veja so parametros. Na pratica, o krx2 tem um mid bem mais forte em subgraves do que o elate! Sei q os parametros sao uma das coisas q procuramos saber de cara, mas nem sempre sao o que informam.

Se vc ker um kit que tenha graves presentes, iria no DLS, mas este kit em questao seria para porta. Para pezinhos somente os mida scandinavia, se n me engano...

E se gosta dos tw do Morel tempo, os kits dls possuem os tws que lembram os da morel! Focal possui aprnas tws metalicos, abre mais, foge da linha dos morel...

Um kit que tem um excelente cxb eh o DLs RM6.2, que la fora custa menos de 300$. Isso para um 2 vias, 3 vias ai sobe pra casa dos 600$, linha gothia.

Focal eu recomendo fortemente a linha polyglass, seja la qual for o kit! Se vai em 2 vias, indico o famoso V30, se for 3 vias, o VR3! Se que algo mais apimentado, vai de krx2! Lembrando, que focal so rola em porta.

Morel, eu so sairia do Tempo para o Elate, antes dele, nao! Ja sobre tocar em pezinhos, uns dizem q Morel so mostra o q realmente é em um bom pezinho, se sai melhor do q na porta, mas nunca ouvi.

Boa sorte na escolha.

entao ja estou saindo fora dos focal.. gosto de tw mais calmo!

estava quase decidido em ficar com o hybrid ovation, vc disse que se for morel tem que ser elate pra cima... quer dizer que o hybrid perde para o dls reference 6.2? pq vc nao gosta dos hybrid? pensando em qualidade, acho que um hybrid eh melhor que um reference.. puro achismo! o que me diz?

se for o caso espero mais um tempo pra pegar um elate!

gostaria de manter meus pezinho de 8L.. nao eh uma regra, mas gostaria!

Compartilhar este post

Link para o post

Existe uma diferença bem perceptivel entre os tws macios e os metalicos! Isso é questão de gosto, entao no seu caso, o que vai lhe agradar mais será os Morel e DLS.

Sobre os hybrid, digo nao por experiencia propria, mas temos um amigo aqui de Natal chamado arthurff que ja possuiu TODOS as linhas de kits 2 vias da Morel, testado de todo o geito por ele (ele é um FAN BOY da Morel - hehehe) e por experiência própria ele diz que a melhora foi bem notória qnd ele passou pro Elate. O Dotech ele achou podre, pior que o Tempo. O Hybrid ele gostou, mas foi pouca coisa legal a mais do que o Tempo. Já o Elate, esse ele elogiou pra caramba, disse que é um kit excelente! Eu tbm achei, ja pude ouvir o Elate dele em varias ocasioes! O Dotech e o Hybrid nao. Hoje ele está com um Supremo... Troca umas MP´s com ele, é gente fina.

Só o que nao é fino é o preço do Elate. Novo gira em torno dos 1400$ lá fora e por aqui cerca de 2800R$. Tinha um à venda aqui no classificados e este eu conhecia, era zeradao e saiu por cerca de 1400R$, de graça! Me arrependi de nao ter comprado... Foi vendido ontem!

Agora falando do DLS, esse RM é muito fo**. E olha que é uma linha intermediaria! Ja ouvi alguns sets com esse kit e sempre impressiona. O tw é muito agradavel, o midbass é um monstro nas portas, o kit toca muito para mim! E tem um custo razoável pro que oferece. Seria interessante vc olhar um pouco pra esse kit, heim. So nao sei quanto ao fato da impedancia dele ser em 3ohms, se vai casar legal com os amplificadores que so tocam em 4ohms pra cima. Mas hoje em dia, a maioria dos amps stereos tocam a partir de 2ohms, acho que não dá rolo nao.

Fala com o arthur que ele te da uns toques sobre morel, ngm melhor do que ele aqui no forum pra poder falar dessa marca.

Flw

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Paulo,

Já tive o Morel Tempo no meu carro e tive a impressão contrária a sua. Sempre achei que o mid era a estrela do show e o tweeter um mero coadjuvante.

O DLS Nórdica é fantástico, talvez o melhor kit na faixa de preço, mas acredito que seja um pouco mais caro do que o seu budget. Outra coisa, ele foi feito para tocar na porta e não em pezinhos. Se puder pegue ele, sem medo.

Já o Gothia, eu usei um 3way, não é grande coisa. Fica abaixo do Scandinavia e do Nórdica.

O Focal Polyglass 165 - 30 anos, também é muito legal e custa um pouco menos. Mas o Nórdica toca mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Existe uma diferença bem perceptivel entre os tws macios e os metalicos! Isso é questão de gosto, entao no seu caso, o que vai lhe agradar mais será os Morel e DLS.

Sobre os hybrid, digo nao por experiencia propria, mas temos um amigo aqui de Natal chamado arthurff que ja possuiu TODOS as linhas de kits 2 vias da Morel, testado de todo o geito por ele (ele é um FAN BOY da Morel - hehehe) e por experiência própria ele diz que a melhora foi bem notória qnd ele passou pro Elate. O Dotech ele achou podre, pior que o Tempo. O Hybrid ele gostou, mas foi pouca coisa legal a mais do que o Tempo. Já o Elate, esse ele elogiou pra caramba, disse que é um kit excelente! Eu tbm achei, ja pude ouvir o Elate dele em varias ocasioes! O Dotech e o Hybrid nao. Hoje ele está com um Supremo... Troca umas MP´s com ele, é gente fina.

Só o que nao é fino é o preço do Elate. Novo gira em torno dos 1400$ lá fora e por aqui cerca de 2800R$. Tinha um à venda aqui no classificados e este eu conhecia, era zeradao e saiu por cerca de 1400R$, de graça! Me arrependi de nao ter comprado... Foi vendido ontem!

Agora falando do DLS, esse RM é muito fo**. E olha que é uma linha intermediaria! Ja ouvi alguns sets com esse kit e sempre impressiona. O tw é muito agradavel, o midbass é um monstro nas portas, o kit toca muito para mim! E tem um custo razoável pro que oferece. Seria interessante vc olhar um pouco pra esse kit, heim. So nao sei quanto ao fato da impedancia dele ser em 3ohms, se vai casar legal com os amplificadores que so tocam em 4ohms pra cima. Mas hoje em dia, a maioria dos amps stereos tocam a partir de 2ohms, acho que não dá rolo nao.

Fala com o arthur que ele te da uns toques sobre morel, ngm melhor do que ele aqui no forum pra poder falar dessa marca.

Flw

qnd for trocar o kit vou pegar o Elate mesmo.. troquei uma ideia hoje com pessoa da Rally Som aqui em curitiba e eles me deram uns bons toques.. ele falou que montou um coaxial em peito no painel e disse que toca melhor que qualquer 2 vias por perde a distancia entre medio e agudo, melhora muito o alinhamento de tempo tbm! mas preciso estudar muito isso ainda pq teria que meter a faca no painel pra fazer a caixa pra dentro..

mas eu vou esperar chegar meu amp novo pra ver se ja me agrada o Tempo que ja tenho!

vou investir por enquanto no amp novo e cabos!

rca e cabos pra falante vc tem alguma dica?

eu estou usando pros falantes Acoustic Research Pro II Series e RCA uso Monster 200 series

Compartilhar este post

Link para o post

...eu tenho hoje um morel tempo, sou apaixonado pelo seu tw mas o mid falta muito.. eles estao em pesinho com 8L! Eles nao respodem como eu gostaria, falta grave, e um grave mais macio e encorpado, as vzs eles se tornam chatos, parecem meio secos e agressivos! nao sei se estou conseguindo explicar direito...

...mas tenho medo do tw por ser silk.. ja ouvi kit focal e diamond com tw silk e achei os 2 muito chatos e agressivos.. por isso meu medo!...

...RCA estou pensando em Audison.. podem dar dicas tbm pois de cabo estou por fora!...

Paulo, dê mais uma olhada nos seus relatos, pois "silk" significa "seda", e GERALMENTE são tweeters mais mansos, agradáveis. Isto não quer dizer que um tweeter de seda não possa ser agressivo, como de fato, os tweeters dos kits da MTX são de seda e são agressivos.

Repare que a Focal (até onde conheço) não possui tweeters de seda, por isso, creio que esteja confundindo alguma coisa.

Os tweeters da DLS e da MOREL (o seu, inclusive (Tempo)) são de seda (ou material MUITO parecido) quase que em sua totalidade. Se você gostou do tweeter do Morel Tempo, gostou de um tweeter de seda! :legal:

Quanto à resposta do Morel Tempo em pesinhos, garanto que é uma resposta excelente (já tive e defendo o fato de que Morel é para pesinhos), porém utilizei uma litragem menor. Aconselho a você estudar melhores formas de acerto antes de trocar o kit.

Ex.: No meu caso, utilizei sem e depois com plumante. Tive um resultado MUITO bom. Juro que ainda compro um Morel Tempo novo para deixar guardado e utilizar num carro mais "sossegado" hehehehehe E com pesinhos, claro..

Bom, pode tentar encontrar os picos que estão deixando o grave seco. Se adicionar algum tipo de material absorvente nos pesinhos, verificar fase, etc. Possivelmente terá um resultado muito bom.

Cabos: Isso é bastante complicado, mas eu posso indicar Canare, pois já testei por um certo tempo e gostei bastante.

Espero ter ajudado e espero que você repense e tente acertar o kit antes da troca. Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo, dê mais uma olhada nos seus relatos, pois "silk" significa "seda", e GERALMENTE são tweeters mais mansos, agradáveis. Isto não quer dizer que um tweeter de seda não possa ser agressivo, como de fato, os tweeters dos kits da MTX são de seda e são agressivos.

Repare que a Focal (até onde conheço) não possui tweeters de seda, por isso, creio que esteja confundindo alguma coisa.

Os tweeters da DLS e da MOREL (o seu, inclusive (Tempo)) são de seda (ou material MUITO parecido) quase que em sua totalidade. Se você gostou do tweeter do Morel Tempo, gostou de um tweeter de seda! :legal:

Quanto à resposta do Morel Tempo em pesinhos, garanto que é uma resposta excelente (já tive e defendo o fato de que Morel é para pesinhos), porém utilizei uma litragem menor. Aconselho a você estudar melhores formas de acerto antes de trocar o kit.

Ex.: No meu caso, utilizei sem e depois com plumante. Tive um resultado MUITO bom. Juro que ainda compro um Morel Tempo novo para deixar guardado e utilizar num carro mais "sossegado" hehehehehe E com pesinhos, claro..

Bom, pode tentar encontrar os picos que estão deixando o grave seco. Se adicionar algum tipo de material absorvente nos pesinhos, verificar fase, etc. Possivelmente terá um resultado muito bom.

Cabos: Isso é bastante complicado, mas eu posso indicar Canare, pois já testei por um certo tempo e gostei bastante.

Espero ter ajudado e espero que você repense e tente acertar o kit antes da troca. Abraços.

Ontem a noite estava lendo alguns site e percebi mesmo que tinha falado besteira.. em todo caso vou continuar com morel mesmo! hoje ouvi um dls e achei o tw meio fraco..

vou continuar com meu tempo pelo menos ateh chegar meu amp novo e ver como responde.. vou ver tbm se consigo melhorar esse pico com algum material dentro do pezinho, vlw pela dica!

Editado por p4ulo_

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde rapazeada...

Estou mundando meu set quase inteiro, mas a divida esta mesmo no kit..

Pensei em um kit 3 vias, mas os bons como morel e focal estao saindo do meu valor maximo, em torno de 600 dolares.

eu tenho hoje um morel tempo, sou apaixonado pelo seu tw mas o mid falta muito.. eles estao em pezinho com 8L! Eles nao respodem como eu gostaria, falta grave, e um grave mais macio e encorpado, as vzs eles se tornam chatos, parecem meio secos e agressivos! nao sei se estou conseguindo explicar direito.

estava procurando kits 3 vias e achei o DLS Gothia em um preço bom, mas tenho medo do tw por ser silk.. ja ouvi kit focal e diamond com tw silk e achei os 2 muito chatos e agressivos.. por isso meu medo!

Outra opção seria o Morel Dotech Ovation mas tem o medo de continuar com o mesmo problema no mid... Um hybrid ja sai d meu valor! está realmente muito complicado fazer esse upgrade

Meu até agora esta assim

HU Alpine 9887

Amp Soundstream Reference 4.760

Sub JL W3 ou W6.. tenho hoje um w3 e penso em mais subgrave!

RCA estou pensando em Audison.. podem dar dicas tbm pois de cabo estou por fora!

Vou ficando por aqui pois preciso sair, volto mais a noite! abraços

amigo, silk é seda! a Focal pelo menos na palestra que estive deles falou que não trabalha com seda, apesar de ser um excelente material...

o pouco que ouvi de DLS, achei com uma pitada bem Morel... heheeh

boa sorte na escolha

eu gosto dos resultados dos 2 vias em carros apesar das restrições, e entra muito o custo final, mais amplficador, mais fio... tenho preferido o mais simples mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tive o hybrid e depois fiz um upgrade do tweeter pro Elate. Em relação ao tweeter, realmente o mt-23(elate) é melhor que o mt-22(hybrid). é melhor por ser um pouco mais colorido e pouca coisa mais refinado. Em relaçao ao mid, também é provavel que tenha uma melhora. Mas não acho que hybrid não valha a pena, eu inclusive ganhei uma etapa com quality com ele. Mas também acho que o dotech toca menos que o tempo. Esse sim eu acho que nao vale a pena.

A linha da DLS, a linha reference de kit eu achei o tweeter beem fraquinho, bem diferente dos tweeters da linha top. Não na assinatura, que é parecida, mas em dinâmica principalmente, tweeter meio apagado, sem força e sem pegada.

Se for partir pra linha da DLS (que eu acho muito parecido com o morel), eu iria com tweeter iridium, nobelium, gotchia.

Outra que vc pode seguir na mesma linha é a dynaudio, tem assinatura parecida com os outros dois.

Quanto ao que voce conversou aos peitinhos com a Rally, eu os tenho no meu carro, nao precisa cortar o painel nao... é só retirar a saída de ar e prender por dentro. Esteticamente não é consenso, tem muita gente que nao gosta, mas em termos de áudio, existe sim muitas vantagens.

quanto a cabos, existem N marcas e preços, depende de quanto quer gastar e o que quer enfatizar...

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao que voce conversou aos peitinhos com a Rally, eu os tenho no meu carro, nao precisa cortar o painel nao... é só retirar a saída de ar e prender por dentro. Esteticamente não é consenso, tem muita gente que nao gosta, mas em termos de áudio, existe sim muitas vantagens.

Vc tem algumas fotos de como foi feito seu peitinho? gostaria muito de ver...

Vou continuar com meu Tempo por enquanto.. vou colocar algum material dentro do pezinho e esperar chegar meu amp novo pra ver como responde!

para um up futuro gostei da ideia do peitinho.. se puder mandar algumas fotos de como foi feito sera bem util..

Compartilhar este post

Link para o post

amigo, silk é seda! a Focal pelo menos na palestra que estive deles falou que não trabalha com seda, apesar de ser um excelente material...

o pouco que ouvi de DLS, achei com uma pitada bem Morel... heheeh

boa sorte na escolha

eu gosto dos resultados dos 2 vias em carros apesar das restrições, e entra muito o custo final, mais amplficador, mais fio... tenho preferido o mais simples mesmo!

rapaz vi que possue um Ultimo SC.. o que me diz? ja ouviu JL 10W3V3? possuo um e quero um sub com mais subgrave e um pouco mais linear.. nao sei se eh o caso desse Ultimo.. vou fazer uma selada ver se deixo mais linear.. mas acredito que vou perder muito spl por isso tenho medo da selada..

Compartilhar este post

Link para o post

Vc tem algumas fotos de como foi feito seu peitinho? gostaria muito de ver...

Vou continuar com meu Tempo por enquanto.. vou colocar algum material dentro do pezinho e esperar chegar meu amp novo pra ver como responde!

para um up futuro gostei da ideia do peitinho.. se puder mandar algumas fotos de como foi feito sera bem util..

polo

Compartilhar este post

Link para o post

Blz cara, sua duvida é a minha tambem, qual kit usar, eu que comprei o elate que o Raoni disse que estava a venda nos classificados, e hj, agora, acabei de comprar um kit focal kr, zerado, aqui nos classificados tambem, agora a duvida o que usar, rsrs, esse kit focal kr achei bem interessante, pois o mesmo é 4 ohms, pena que a focal não faça cross que permita ligar em bi-ampli, abraços e tudo de bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que eu penso sobre usar um 3 vias e a disposição do TW e do mid range na coluna do carro, tem casos que facilitam esta instalação como o Honda Fit, Senic, Civic, fiat punto, carros com aquele vidro próximo da coluna, ali da pra construir um bom "comodo" para essas peças

Hoje uso kit Nordica, ja tive Focal 165V30, os DLS se sairam muito melhor no carro hoje que o V30, mas o correto ria voce ouvir ou tentar ouvir algum set com esses equipamentos para ver se agrada aos seus ouvidos antes de mais nada.

Compartilhar este post

Link para o post

rapaz vi que possue um Ultimo SC.. o que me diz? ja ouviu JL 10W3V3? possuo um e quero um sub com mais subgrave e um pouco mais linear.. nao sei se eh o caso desse Ultimo.. vou fazer uma selada ver se deixo mais linear.. mas acredito que vou perder muito spl por isso tenho medo da selada..

cara, para meu uso tá muito bom, do que pude ouvir por aí não trocaria por nada... e olha que uso num sedan, em caixa selada e por baixo do estepe.... rssss

versão 2 ohms, 12 polegadas, caixa de 28 litros selada, alimentado com 800 w rms da bridge de um lrx4.1k, to cortando em 50 hz 24 db/oct.

Compartilhar este post

Link para o post

Blz cara, sua duvida é a minha tambem, qual kit usar, eu que comprei o elate que o Raoni disse que estava a venda nos classificados, e hj, agora, acabei de comprar um kit focal kr, zerado, aqui nos classificados tambem, agora a duvida o que usar, rsrs, esse kit focal kr achei bem interessante, pois o mesmo é 4 ohms, pena que a focal não faça cross que permita ligar em bi-ampli, abraços e tudo de bom.

Pow DEK, furou meus olhos! Rsrsrsrrsrar

Axo q vou apostar em um Nordica ali! To namorando um, quem sabe...

Compartilhar este post

Link para o post

Pow DEK, furou meus olhos! Rsrsrsrrsrar

Axo q vou apostar em um Nordica ali! To namorando um, quem sabe...

Raoni pode ir de Nordica que voce vai gostar

Compartilhar este post

Link para o post

p4ulo_ disponibilizo meu kit 2 vias morel elate a venda se tiver interesse me fala, apenas venda, troca não rola, abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...