Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
malalol

Considerações sobre projeto de SQ em etapas

Recommended Posts

Fala pessoal!

Meu nome é Daniel e acabo de comprar meu primeiro carro, um Fox G.1 duas portas, que infelizmente (ou seria felizmente?) veio sem som, apenas com falantes stock nas portas e nas laterais da parte de trás.

Estou aguardando a liberação do meu consórcio e a documentação do carro, mas já estou desde ontem fritando no autosom.net procurando as melhores opções, e devo dizer que o site está de parabéns!

Me considero uma pessoa com gosto exigente para qualidade sonora e ouvido aguçado para a coisa. Tenho um bom sistema estéreo em casa com DAC e Monitores amplificados no computador, além de amplificador de fone de ouvido Hi-End que atualmente empurra um Sennheiser HD595. Gosto muito de pesquisar e buscar tirar o máximo de qualidade de qualquer sistema, buscando sempre ajustes, softwares, calibragens, posicionamento etc.

Assim, elaborei esse primeiro rascunho de um projeto para o meu carro. Gostaria da opinião de vocês não apenas quanto aos componentes, mas também sobre a sua sinergia, a ordem de montagem, e as etapas que proponho.

Antes de mais anda, eu escuto basicamente todos os gêneros de metal, do progressivo ao death melódico, passando também por jazz e alguns gêneros de rock. Quase nunca escuto música eletrônica, e não tenho o menor interesse em SPL, em fazer minha música ser escutada fora do meu carro, ou em danificar a audição daqueles que estão dentro dele. Quero SQ a volumes saudáveis!

Dito isso, segue o que tenho em mente:

1a. Etapa:

Player: Kenwood Excelon Kdc-x595 (R$ 456,00 no Mercado Livre)

2a. Etapa:

Kit duas vias Bravox CS60 Kevlar (R$ 379,00 na Autosom.net)

Audiobank KA-4100 (R$ 440,00 na Autosom.net)

Revestimento com manta nas portas (R$??? na própria loja?)

1a. Dúvida: Se faltar dinheiro, o CS60 K pode ficar sem amplificação por um tempo?

2a. Dúvida: É melhor deixar os coaxiais stock na parte de trás com ou sem amplificação? Acredito que eles sejam muito mais sensíveis que o Kit, embora isso possa ser corrigido no player, correto?

3a. Etapa:

Coaxiais Bravox Silver CX 40 S (R$ 129,00 na Autosom.net)

Keybass Subwoofer KSW 8-115 Panther 8" (R$ 129,00 na Leosound)

Caixa Selada para o Sub (R$ 100,00 em lojas especializadas)

Sound Digital SD250.2D (R$ 168,00 no Mercado Livre)

3a. Dúvida: Reparem que estou optando por uma amplificação dedicada para o Sub, acredito que essa configuração é que confere melhor qualidade e flexibilidade para as calibragens, correto?

4a. Dúvida: Onde os amplificadores costumam ficar "escondidos" numa instalação no Fox?

Considerações finais: Optei pelo Sub de 8" pois prezo muito pelo espaço no porta-malas. Não vou fazer pezinho pois acho que estética não fica legal. E de preferência toda a instalação será realizada em loja especializada, inclusive o tratamento nas portas se possível, pois não tenho a menor habilidade manual para essas coisas.

5a. Dúvida: As lojas de som automotivo possuem cabos de alta qualidade ou é melhor comprar por fora?

Aos pitacos!

Ps. Alguém indica uma boa loja na região de Campinas-SP?

Obrigado, e abraços a todos!

Daniel

Editado por malalol

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A sequência está boa, mas alguns detalhes podem melhorar seu sistema.

A HU que escolheu é da linha excelon, então te dará uma boa qualidade.

Agora os contras. Se tem uma referência de áudio, invista mais no kit dianteiro. Mesmo que fique sem amplificação por um tempo. Opte por um kit mais sensível, como Morel, DLS, NAR, JBL ou MBQuart. E deve sim revestir as portas.

Já que pode ir montando aos poucos, junte mais uma grana e escolha um bom amplificador. Adoro o audiobank, considero uma ótima escolha para o dia a dia, mas minha preocupação é o fato de você ser mais exigente. De novo, as opções voltam para os importados DLS, Audison, Arc, MBQuart, entre outros. Particularmente, não gosto de amplificadores digitais para stereo, prefiro AB.

Coaxiais traseiros são opcionais, às vezes mais atrapalham que ajudam. Deixe por último e, se ligá-los, atenuados.

Você não quer muito SPL, então o sub de 8" pode ser uma boa opção. Mas note que a maior diferença entre um sub pequeno e um grande não é a potência e sim a resposta de frequência. Quanto maior o cone, mais baixo será sua resposta de frequência. Um sub de 8" pode ter dificudade em reproduzir subgrave.

Boas lojas costumam ter fiação boa. Se não tiverem no estoque, sabem onde encontrar. Em Campinas tem 2 boas lojas que posso indicar, o Nihon na Imperatriz Leopoldina e o Equipadão na Norte-Sul.

Compartilhar este post

Link para o post

RJ, obrigado pelas dicas!

Penso em colocar coaxiais atrás para os passageiros no banco de trás. Gosto muito de colocar a galera dentro do carro e escutar um som juntos. Somente o Kit duas vias frontal não fica pouco para sonorizar os bancos traseiros?

Essas marcas importadas são mais difíceis de encontrar no Brasil, não são? Existem opções nacionais melhores? Não quero encarecer muito o projeto...

Por exemplo: http://autosom.net/shopp/produto_detalhes.asp?cod=1336&descricao=SounDigital_Amplificadores_SD500.4AB

Ou compensa comprar um 2 canais e deixar os coaxiais para depois (ou até mesmo sem aplificação)?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Um amplificador importado, de uma linha de entrada, é praticamente o mesmo preço (uns 10% mais caro).

Quanto a encontrar, as duas lojas que indiquei tem equipamentos de várias marcas. Até nacionais.

Dê preferência a um amplificador 4 canais, pois poderá tocar seu sub quando instalar. E servirá em outro carro quando trocar, pois é bem versátil.

Compartilhar este post

Link para o post

Blz malalol, como o amigo disse acima, compre um bom kit duas vias isso vai fazer toda diferença, qnt ao espaço para o sub, fique de olho na litragem que o sub pede, eu gosto de usar sub de 10 polegadas, e gosto de muito espaço no porta malas, porisso uso um sub de 10 que pede caixa de 30 litros dutada. Abraços e tudo de bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...