Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

patrick22

Ajuda em frequência da caixa

Recommended Posts

Postado em

Olá galera, estou com um novo projetinho aqui e preciso de ajuda.

Tinha dois falantes encostados aqui e to querendo fazer um mini trio com dois subwoofers de 10" de 200 rms cada.

Sei que não da pra fazer milagre, mas to querendo fazer o melhor possível.

É o seguinte, a caixa eu já tenho, ela tem duas camaras de 23,2 litros (segundo meus cálculos)

só que ta selada, e penso que dutando ela ficaria melhor.

Então ai é que preciso de ajuda, pensei em colocalos pra tocar com pico nos 50hz.

O que acham?

Para tocar nos 50hz qual seria o tamanho dos dutos?

Postado em

Opa boa noite blz..

Então amigo fica legal fica sim.. De uma pesquisada pesquisando achei algumas boas respostas sobre trio com 10"

Mais se fizer algo bem feito fica bacana sim ja vi som montado com 4 de 10 e com 2 de 10 e fica filé...

Postado em

Opa boa noite blz..

Então amigo fica legal fica sim.. De uma pesquisada pesquisando achei algumas boas respostas sobre trio com 10"

Mais se fizer algo bem feito fica bacana sim ja vi som montado com 4 de 10 e com 2 de 10 e fica filé...

Então, tambem acho que vai ficar mais ou menos, mas já pesquisei e não encontrei ao certo o que eu quero, que é o tamanho do duto pra ela ficar com pico +ou- nos 50hz.

Alguem que entenda bem de bassbox ou winisd (e tenha o programa) poderia me dar uma força?

Postado em

Então, tambem acho que vai ficar mais ou menos, mas já pesquisei e não encontrei ao certo o que eu quero, que é o tamanho do duto pra ela ficar com pico +ou- nos 50hz.

Alguem que entenda bem de bassbox ou winisd (e tenha o programa) poderia me dar uma força?

como sem parametros?

Postado em

como sem parametros?

É esse é o problema, os alto falantes que eu tenho aqui são da roadstar, a qual não divulga os parâmetros de seus falantes.

Mas andei dando uma pesquisada e eles são muito iguais a esses arlen FENIX 10"

Os parâmetros deles são esses:

Diametro do Alto Falante -

mm / polegadas 254 / 10

Potência PMPO - Watts 800

Potência Nominal (RMS) - 175 Watts rms

Frequência de Ressonância (fs) - Hz 40

Resposta de Frequência - Hz 35 a 4k

Sensibilidade (SPL) - dB/W/m 85

Impedância Nominal - Ohms 4

Resistência Ohmica da Bobina - Ohms 3,6

Corpo da Bobina Alumínio

Fio da Bobina Cobre

Máximo Deslocamento (Xmáx) - mm 4

Área Efetiva (Sd) - m² 0,03647

Material do Cone Plástico

Volume Equivalente (Vas) - Litros 37,435

Fator de Mérito Mecânico (Qms) 4,865

Fator de Mérito Total (QTS) 1,329

Material do Ferrite Barium

Diâmetro do Ferrite - mm 115

Material do Funil (carcaça) Chapa de Aço

Cor Preta

Será que não da pra fazer usando esses parametros?

100% não vai ficar, mas vamo tentar!

Postado em

23L é pouco pra uma dutada, deveria ter pelo menos uns 30L com duto de 3"x10cm pra ficar bom, agora pra ter pico nos 50Hz tem ser um senhor sub de 10".

Vc já ligou eles com essa caixa selada? acho que ficaria legal. Caso não goste coloque um duto de 3"x17cm em cada câmara, vai ficar mais forte, mas vai ficar picúda. Em algumas musicas ficará mais forte, em outras musicas ficará mais fraco.

Postado em

23L é pouco pra uma dutada, deveria ter pelo menos uns 30L com duto de 3"x10cm pra ficar bom, agora pra ter pico nos 50Hz tem ser um senhor sub de 10".

Vc já ligou eles com essa caixa selada? acho que ficaria legal. Caso não goste coloque um duto de 3"x17cm em cada câmara, vai ficar mais forte, mas vai ficar picúda. Em algumas musicas ficará mais forte, em outras musicas ficará mais fraco.

Ola amigo, será que ela selada ou dutada vai tocar melhor musicas eletronicas, dance, etc??

Quero que ela fique melhor em spl do que com subgrave.

Postado em

Então mete um duto de 3"x17cm, vai dar uma sintonia na caixa de 50Hz (pra 23Litros).

Só uma dica, eu tive um Roadstar de 12" (RS-1220) ele era bem ruim pra musica dance, com menos potencia ele tocava com qualidade, mas a toda potencia perdia qualidade nas batidas de eletronicas. Caso vc não goste do resultado com os seus não fique perdendo tempo com caixa que não vai adiantar, provavelmente a culpa será do sub mesmo. Experimentar comprimentos de dutos diferentes, ou até na selar a caixa denovo depois até compensa, mas fazer outra caixa não compensa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...