Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Bruno Malachini

Bancada para tupia.

Recommended Posts

Pois é, a minha dúvida é: Vão pagar por isso?

Digo, pois é como aplicar manta asfáltica em duas portas de um carro. Certa vez me passaram um orçamento de R$500,00.

Eu não aceitei, achei extremamente caro, visto que a manta toda custaria R$100,00.

Peguei e fui fazer, gastei dois dias. Queimei a língua!

O que eu quero dizer é que antes de ter o trabalho, geralmente não dão o devido valor. rsrsrsrsrsrs

Mas aqui o caso é diferente, precisa de ferramenta específica pra isso e que custa caro, já a manta qualquer usuário com um pouco mais de experiência aplica sozinho sem precisar de ferramental específica, no máximo um soprador térmico que custa "miséria" 100 reais, e se for levar em conta o valor da aplicação ainda vale a pena, agora comprar uma tupia pra fazer um ou dois pares de baffle está totalmente fora de cogitação, a não ser que o cara for mexer futuramente com marcenaria.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que se vocês não tentarem, não vão saber se vai ter "mercado"

eu por exemplo, em agosto vou começar a montar minhas caixas pro meu HTPC

em princípio vai ser um kit Baubo modificado, colocando um midrange a mais pra fazer em 3 vias

claro que a parte "pesada" da caixa não teria como ser feito por alguém que não fosse aqui da cidade, já que o transporte seria proibitivo, mas o suporte para TW que é pequeno, eu pensei em fazer no estilo "torpedo" (só que sem aquele aro externo)

então teria que cortar uns 2 aros pra acomodar o TW e dali par trás são "bolachas" cada vez menores, daí lixa tudo pra dar acabamento (pintura/fevestimento é por fora)

quanto sairia?

e o midrange, ainda não sei se vai ter, mas já estou "mirabolando" ele para, ou ter um suporte igual ao TW, ou então ser feito em formato de esfera e este obviamente não teria como ser feito de madeira, mas uma base em madeira e um aro de encaixe pra ele ainda se faria necessário, ou seja, mais serviço que poderia ser feito por aqui

eu teria condições de fazer? sim, teria, basta comprar as ferramentas, uma chapa de mpf, treinar um pouco e deu, tô fazendo

mas não tenho tempo nem local apropriado pra me dedicar a isso, então se o custo não for exagerado, eu prefiro pagar pra algum amigo ou conhecido fazer do que deixar na mão de um marceneiro, que faz só pelo serviço, enquanto quem compartilha desta afinidade comigo além de ganhar um troquinho vai ficar feliz junto comigo quando ver o projeto pronto

sei lá, é a minha opinião

Compartilhar este post

Link para o post

Vejo razão nas palavras de vocês, concordo com 80%, só acho que seria por hobby mesmo, não adianta achar que vai tirar "uma grana" com isso. MINHA opinião.

Mas realmente seria legal poder fazer para os projetos alheios. Como disse, fiquei muito feliz por ter ajudado o Luquinhas e depois, no EMMA, ter ouvido o carro dele...

Curti a interatividade.. hahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Vejo razão nas palavras de vocês, concordo com 80%, só acho que seria por hobby mesmo, não adianta achar que vai tirar "uma grana" com isso. MINHA opinião.

Essa é a idéia, mesmo parecendo um pouco caro, seria um preço simbólico.

Mas realmente seria legal poder fazer para os projetos alheios. Como disse, fiquei muito feliz por ter ajudado o Luquinhas e depois, no EMMA, ter ouvido o carro dele...

Bem nessa.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que se vocês não tentarem, não vão saber se vai ter "mercado"

eu por exemplo, em agosto vou começar a montar minhas caixas pro meu HTPC

em princípio vai ser um kit Baubo modificado, colocando um midrange a mais pra fazer em 3 vias

claro que a parte "pesada" da caixa não teria como ser feito por alguém que não fosse aqui da cidade, já que o transporte seria proibitivo, mas o suporte para TW que é pequeno, eu pensei em fazer no estilo "torpedo" (só que sem aquele aro externo)

então teria que cortar uns 2 aros pra acomodar o TW e dali par trás são "bolachas" cada vez menores, daí lixa tudo pra dar acabamento (pintura/fevestimento é por fora)

quanto sairia?

e o midrange, ainda não sei se vai ter, mas já estou "mirabolando" ele para, ou ter um suporte igual ao TW, ou então ser feito em formato de esfera e este obviamente não teria como ser feito de madeira, mas uma base em madeira e um aro de encaixe pra ele ainda se faria necessário, ou seja, mais serviço que poderia ser feito por aqui

eu teria condições de fazer? sim, teria, basta comprar as ferramentas, uma chapa de mpf, treinar um pouco e deu, tô fazendo

mas não tenho tempo nem local apropriado pra me dedicar a isso, então se o custo não for exagerado, eu prefiro pagar pra algum amigo ou conhecido fazer do que deixar na mão de um marceneiro, que faz só pelo serviço, enquanto quem compartilha desta afinidade comigo além de ganhar um troquinho vai ficar feliz junto comigo quando ver o projeto pronto

sei lá, é a minha opinião

Se for oq eu estou pensando como nas caixas B&W seria mais fácil fazer num torno e com madeira maciça. Eu vi um video no YT que o cara faz um desses. Agora estou no celular mas amanhã posso colocar o vídeo aqui. Só tenha em mente que tem que ter um senhor espaço pra acomodar isso no carro. Já a idéia da esfera eu já fiz no meu outro carro. Até que é tranquilo fazer de fibra, é só comprar uma bola de isopor do tamanho que acha necessário, cobrir com fita crepe e mandar fibra, depois só abre um buraco e fixa o baffle com massa plástica ou de poliester. Antes de colocar o baffle não pode esquecer de tirar a bola de isopor de dentro. Depois disso é só ajeitar com massa e lixamento (essa é a pior parte) pra deixar perfeito. O melhor acabamento para ambas as peças é tinta e se não ficou tão perfeito tem a opção de passar batida de pedra antes pra ficar texturizado.

Compartilhar este post

Link para o post

Já tá fera com a Tupia ....Em Bruno ..

Mas lembrando de que se deve ter muito cuidado com a TUPIA e também certa habilidade com ferramentas manuais e consciência em segurança pra que não venha ocorrer nenhum incidente, pois o risco é eminente com a fresa para cima e alta rotação. Atenção redobrada .Eu mesmo não gosto de fazer encaixes redondos muito pequenos(pra TW) prefiro fazer em um torno mecânico aqui no meu trabalho.Com estas de teflon ou nylon

[arosx.jpg

aros3m.jpg

aros4y.jpg

\

aros6.jpg

aros7.jpg

aros8.jpg

aros9.jpg

aros10.jpg

aros11.jpg

A minha fiz dessa forma não quis deixar de cabeça para baixo, pois essas tupias não foram projetadas para ser usada dessa forma e nem da forma que eu a utilizo (só na Horizontal que é a forma que uso) mais da forma que eu a uso ,posso dizer que cai menos cavaco no induzido , esse cavaco que é liberado com o corte é que danifica os rolamentos e a escovas reduzindo assim a vida útil o ideal que ela trabalhe para cima da forma que foi projetada

link

http://autoforum.com...c=145206&st=125

sdc11439.jpg

sdc11443g.jpg

sdc11446u.jpg

Editado por antnbarao

Compartilhar este post

Link para o post

gariba

é pro residencial, não pro carro!

;)

Cristiano, você diz como esse copo do tw aqui?

1270710572_86627428_6-BW-Nautilus-805-Speakers-United-States-1270710572.jpg

Olha esse vídeo que o cara faz com um torninho:

Desse jeito fica mais fácil de fazer e da pra dar um acabamento envernizado que ficaria bem bonito.

Compartilhar este post

Link para o post

Cristiano, você diz como esse copo do tw aqui?

Olha esse vídeo que o cara faz com um torninho:

[media=]

[/media]

Desse jeito fica mais fácil de fazer e da pra dar um acabamento envernizado que ficaria bem bonito.

Dessa forma só rola em um torno se puder mandar o projeto com as medidas ???

Compartilhar este post

Link para o post

gariba, não consigo ver vídeo aqui...

:(

mas a idéia completa está descrita + - aqui http://autoforum.com...howtopic=179080

Eu tinha começado a ler o seu tópico mas acabei não lendo tudo. O vídeo mostra um cara fazendo esse "torpedo". Eu acho mais bonito os da caixa da B&W que são mais compridos (ui). A hora que puder, dê uma olhada no vídeo e na foto.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, venho postar mais um trabalhinho, que ainda está em fase construtiva, para vocês.

Uma caixa de fibra para o meu novo Questo Audio 10DVC4. O fundo da caixa foi comprado, é feito em SP, indicado à mim pelo Foca, ele também usa este tipo de produto, pois é mais rápido, limpo e mais rígido, com algumas partes e dobras de quase 2 cm de expessura.

Bom, foram feitos bafles de MDF de 18mm. 2 deles são para acomodar o subwoofer e outro é para dar acabamento e será revestido com tecido fono, para que as ondas sonoras passem pelo mesmo.

Outras partes de madeira foram feitas para suportar o subwoofer, sendo coladas com "cola quente" e pintadas de preto para um melhor acabamento.

Seguem algumas fotos e explicações...

Algumas das ferramentas e subwoofer protegido com fita, para evitar riscos e poeira:

img0590lw.jpg

img0592lq.jpg

img0593zr.jpg

img0594qe.jpg

Bafle inferior, acomodará o sub. Reparem também, que a parte inferior deste bafle é arredondada, para evitar reflexões indesejadas:

img0615ow.jpg

O rebaixo interno possui 18mm e o externo (fotos que seguem) existe para que seja mais fácil a fixação da fibra + massa plástica:

img0614l.jpg

img0613gr.jpg

Bafle de acabamento, que será revestido com o tecido:

Parte superior, desbaste reto..

img0616h.jpg

Parte inferior, desbaste inteiror abaulado, para que as bordas do sub, ao excursionar, não tenham contato com o bafle..

img0617bk.jpg

Porcamente assim:

bafle.jpg

Os dois bafles:

img0608sb.jpg

img0618q.jpg

img0620rc.jpg

Montados, como ficará do acabamento:

img0621vc.jpg

Aro montado, colado nos suportes, fixo, BEM fixo:

img0624o.jpg

img0622j.jpg

img0630e.jpg

img0629qj.jpg

img0631xb.jpg

img0637c.jpg

img0626b.jpg

img0625p.jpg

img0634dy.jpg

img0635mn.jpg

img0638id.jpg

Com o acabamento:

img0639e.jpg

img0640us.jpg

img0642ox.jpg

Por enquanto é isso, pessoal.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

quanto tempo tu levou pra aprender a fazer este tipo de trabalho

tá me coçando MUITO a mão pra comprar ferramental, fo** é que não tenho LUGAR pra fazer isso...

Compartilhar este post

Link para o post

Belo serviço hein Bruno! Gostei da fixação do baffle, bem ignorante!!!0

Compartilhar este post

Link para o post

tá me coçando MUITO a mão pra comprar ferramental, fo** é que não tenho LUGAR pra fazer isso...

Cristiano, no youtube vc acha vários vídeos ensinando como usar essas ferramentas, o resto é jeito mesmo. Abaixo alguns interessantes:

http://www.youtube.com/watch?v=nfn37XzVaGI&feature=related

Pra quem tem noção de robótica, fazer um desses seria legal tb:

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, nem sei lhe dizer, mas acho que se for devagar e com bastante atenção, faz de primeira..

Belo serviço hein Bruno! Gostei da fixação do baffle, bem ignorante!!!0

Hehehe valeu.. Melhor sobrar do que faltar.. hahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Segue algumas fotos dos novos suportes para os novos tweeters e um vídeozinho explicando um acessório, também DIY, que inventei para a tupia.

http://www.youtube.com/watch?v=F1EOutRyYL0&feature=player_embedded

Obs.: é.. é.. eu sei.. voz de sono!!! hehehhee

img0077jp.jpg

img0075sh.jpg

img0076ho.jpg

img0078fr.jpg

img0079ct.jpg

Espero que tenham gostado do DIY, qualquer dúvida, estou à disposição.

Abraços.

man q show essa mesa!! poxa to afin de montar uma mais com tupia e serra circular (serra mármore)...será que tem como fazer a tupia cortar bem linear nessa mesa??

Compartilhar este post

Link para o post

se tiver alguns detalhes importantes e puder me passar mp eu agradeço to novo nessa area

Se a duvida for sobre marcenaria, recomendo esse fórum: www.guiadomarceneiro.com.br

Faça o registro e dê uma conferida.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...