Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Leandro Leal P.

Caixa Band Pass - Trio Gol Bola - 1 Bruthus 1600 15 pol

Recommended Posts

Galera,

atualmente eu tenho um trio montado no meu gol bola:

Módulos:

D.A.D D-1500.2 (Módulo do Cláudio)

Power One

Componentes:

1 Bruthus 15 pol (4ohms) (850WRMS) (Ligados no D-1500.2)

2 8pw3 Selenium (8 ohms) (Ligados na Power One)

2 D250X + 2 ST400 (Ligados na Power One)

2 6x9 Pioneer (Ligados na Power One)

1 Crossover Stetsom stx84;

Foto:

20111027190110.jpg

Atualmente estou usando uma caixa de 80 L. Eu coloquei nessa caixa os 2 8pw3 tb, por falta de espaço na mala, vejam na foto.

O grave pra fora ficou legal, mais eu queria um grave para fora mais encorpado. Já vi caixas Band Pass bem menores, em sons automotivos e sons domésticos darem muito mais grave. Testei algumas regulagens 50Hz-100Hz, 50Hz-200Hz e 50-400Hz, mas nenhuma deu o gravão que eu queria.

Minha dúvida é a seguinte, seria possível projetar uma caixa Band Pass que desse mais grave para fora e coubesse no meu porta malas ? Eu poderia colocar os 2 8pw3 na caixa igual está atualmente no meu som ?

Os parâmetros do Bruthus 15 1.600 - OVERSOUND estão nesse link: www.oversound.com.br/pdf/bru15-1600-p.pdf

Desde já agradeço.

Editado por Leandro Leal P.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha dúvida é a seguinte, seria possível projetar uma caixa Band Pass que desse mais grave para fora e coubesse no meu porta malas ? Eu poderia colocar os 2 8pw3 na caixa igual está atualmente no meu som ?

Desde já agradeço.

da uma olhada no meu tópico

Também to montando uma bandpass de 6ª ordem mas ela é um pouquinho maior que a dutada...

você não poderia trocar esse Bruthus por uns oversound sub 800 não?

seria melhor...

Editado por everton_m7

Compartilhar este post

Link para o post

da uma olhada no meu tópico

Também to montando uma bandpass de 6ª ordem mas ela é um pouquinho maior que a dutada...

você não poderia trocar esse Bruthus por uns oversound sub 800 não?

seria melhor...

Praticamente não tenho mais espaço na mala, teria que ser do mesmo tamanho da dutada, ou pouca coisa maior em profundidade. Em largura já não tenho mais espaço.

Eu to com os Bruthus novinhos, o desempenho do sub 800 em caixa bandpass é muito melhor ?

E o desempenho da caixa bandpass em relação a dutada para grave pra fora, seria muito melhor ?

Daria para colocar meus 8pw3 na caixa bandpass ?

Obrigado Galera.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu to com os Bruthus novinhos, o desempenho do sub 800 em caixa bandpass é muito melhor ?

O desempenho do sub 800 é melhor que o Bruthus na maioria das situações

E o desempenho da caixa bandpass em relação a dutada para grave pra fora, seria muito melhor ?

É melhor (segundo relatos lidos no fórum)

Daria para colocar meus 8pw3 na caixa bandpass ?

Acho que nem nem na dutada isso é bom

As Respostas estão no quote

Compartilhar este post

Link para o post

esses 8pw3 tão isolados do sub ne? tem divisão dentro da caixa certo? pois c naum tiver ta ferrando com o som do bruthus! 80 ltros pro bruthus devia ta tocando massa, as 6ªordem que conheço são gigantes, que projeto que tu achou pra esse sub? falow!

Compartilhar este post

Link para o post

esses 8pw3 tão isolados do sub ne? tem divisão dentro da caixa certo? pois c naum tiver ta ferrando com o som do bruthus! 80 ltros pro bruthus devia ta tocando massa, as 6ªordem que conheço são gigantes, que projeto que tu achou pra esse sub? falow!

Sim os 8pw3 estão isolados do sub e possuem divisão dentro da caixa. Ele tá tocando legal, mas não dá aquele grave encorpado com a mala aberta. Eu queria algo "parecido" com aquele grave de P.A. de festa, com as devidas proporções. Eu também não sei se isso seria possível, pelo que eu tenho observado é possível conseguir algo parecido com uma caixa Band Pass.

Eu não tenho o projeto, o cara que fez a caixa tentou encaixá-la no espaço restante da mala do meu gol bola. Ele se baseou nesse projeto logo abaixo, só que a caixa não é trapezoidal, é uma caixa quadrada, por causa da bateria auxiliar. A posição dos dutos é a mesmas. Informações dos dutos da caixa: 2 x 10 x 22 cm ( 1 em cada lateral da caixa) de cano de pvc senão me engano, MDF de 20mm.

projetocaixa.jpg

Vlw d+ galera.

Compartilhar este post

Link para o post

Com todo respeito

Se você não pode aumentar o espaço não da pra tu fazer bandpass não

Compartilhar este post

Link para o post

Porque tu nao modifica um pouquinho esse tampão, fazendo com que tu consiga utilizar uma caixa pro sub um pouquinho mais alta?

Eu pretendo montar dois 10pw3, dois st e duas cornetas numa caixa, então comprei os cones xuxinha p/ cornetas. Eles são beeeeeeem curtos e com isso ganharei em espaço.

Os dutos não estão obstruídos? eles precisam ter no mínimo uma distância de qualquer objeto que possa obstruir a saida de ar equivalente a medida de seu diâmetro.

Compartilhar este post

Link para o post

Com todo respeito

Se você não pode aumentar o espaço não da pra tu fazer bandpass não

To ligado, espaço realmente é um problema para mim. Então bandpass tah fora de questão.

Porque tu nao modifica um pouquinho esse tampão, fazendo com que tu consiga utilizar uma caixa pro sub um pouquinho mais alta?

Eu pretendo montar dois 10pw3, dois st e duas cornetas numa caixa, então comprei os cones xuxinha p/ cornetas. Eles são beeeeeeem curtos e com isso ganharei em espaço.

Os dutos não estão obstruídos? eles precisam ter no mínimo uma distância de qualquer objeto que possa obstruir a saida de ar equivalente a medida de seu diâmetro.

O meu tampão é aquele da Fiamon(http://www.fiamon.com.br/site/produtoscategoria.php?idcategoria=15), acho que seria um pouco difícil modificá-lo.

O que rola é fazer umas caixinhas individuais para os 8pw3 e pendurá-las na tampa do porta-malas quando ele estiver aberto. Não sei como isso ficaria ou se seria viável. Dessa forma eu poderia fazer uma caixa maior, que tivesse uma resposta melhor com os Over Bruthus de 15 pol.

Oq vocês acham ?

Vlw !

Compartilhar este post

Link para o post

To ligado, espaço realmente é um problema para mim. Então bandpass tah fora de questão.

O meu tampão é aquele da Fiamon(http://www.fiamon.com.br/site/produtoscategoria.php?idcategoria=15), acho que seria um pouco difícil modificá-lo.

O que rola é fazer umas caixinhas individuais para os 8pw3 e pendurá-las na tampa do porta-malas quando ele estiver aberto. Não sei como isso ficaria ou se seria viável. Dessa forma eu poderia fazer uma caixa maior, que tivesse uma resposta melhor com os Over Bruthus de 15 pol.

Oq vocês acham ?

Vlw !

Leandro, não vai adiantar vc. aumentar o volume apenas, para fora ainda vai ficar deficiente....só caixa W Horn, ou muita potência com 2 woofers pode resolver o problema...no caso, P.Malas é difícil mesmo..vai precisar investir bem mais!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

esses dutos seu estao errados devem esta sendo obstruidos ai,vc tem q ver os dutos como se fosse um outro falante.e o som nao vai ficar do jeito q vc quer pq esse falante nao tem um som encorpado agora se fosse o sub800 era outra coisa. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

esses dutos seu estao errados devem esta sendo obstruidos ai,vc tem q ver os dutos como se fosse um outro falante.e o som nao vai ficar do jeito q vc quer pq esse falante nao tem um som encorpado agora se fosse o sub800 era outra coisa. :legal:

Não meu amigo, os dutos podem ficar na lateral sem problemas....só não podem estar obstruídos...o Bruthus tem som muito bom, o problema do user, é que ele quer mandar o som longe....nada fácil para um sub....é possível, mas vai ter que mudar a caixa...e provavelmente não caberá no carro...

hand26

Observe tb que o sub está sendo parcialmente obstruído, isto prejudica o som pra fora...ele quis assim...na linha do tampão...

Editado por DAD

Compartilhar este post

Link para o post

Leandro, não vai adiantar vc. aumentar o volume apenas, para fora ainda vai ficar deficiente....só caixa W Horn, ou muita potência com 2 woofers pode resolver o problema...no caso, P.Malas é difícil mesmo..vai precisar investir bem mais!

:legal:

Não meu amigo, os dutos podem ficar na lateral sem problemas....só não podem estar obstruídos...o Bruthus tem som muito bom, o problema do user, é que ele quer mandar o som longe....nada fácil para um sub....é possível, mas vai ter que mudar a caixa...e provavelmente não caberá no carro...

hand26

Observe tb que o sub está sendo parcialmente obstruído, isto prejudica o som pra fora...ele quis assim...na linha do tampão...

Sakei Cláudio. Os dutos não estão obstruídos tem um espacinho entre eles e o módulo. Mesmo se eu tirasse os de 8 pol e pendurasse em algum lugar no tampão quando aberto não ajudaria ? Existe alguma solução viável no meu caso para melhorar a resposta do grave para fora ?

Vlw d+ galera !

Compartilhar este post

Link para o post

Sakei Cláudio. Os dutos não estão obstruídos tem um espacinho entre eles e o módulo. Mesmo se eu tirasse os de 8 pol e pendurasse em algum lugar no tampão quando aberto não ajudaria ? Existe alguma solução viável no meu caso para melhorar a resposta do grave para fora ?

Vlw d+ galera !

Posso fazer um outro projeto de caixa pra vc., mas sem os de 8 pol.....uma band-pass...acho que vai ficar bem melhor...

Compartilhar este post

Link para o post

Posso fazer um outro projeto de caixa pra vc., mas sem os de 8 pol.....uma band-pass...acho que vai ficar bem melhor...

Como ele tem pouco espaço a BP de quarta ordem pode ser uma boa.

Compartilhar este post

Link para o post

c a tua caixa foi feita com mdf de 20mm, descontando voloume de falante e dutos e da divisão pros 8, tu ta com uns 45 litros pro bruthus 15, isso é até perigoso de rasgar o cone do woofer,sem contar que fica seco mesmo! faz uma caixa nova com as mesmas medidas com mdf de 18, muda só a profundidade pra 40 em baixo e 20 em cima, fica com 86 litros, passa os dutos pra frente da caixa e coloca os 8pw3 no lugar desses 6x9, tira eles do som, te garanto que ja vai melhorar bastante! abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

c a tua caixa foi feita com mdf de 20mm, descontando voloume de falante e dutos e da divisão pros 8, tu ta com uns 45 litros pro bruthus 15, isso é até perigoso de rasgar o cone do woofer,sem contar que fica seco mesmo! faz uma caixa nova com as mesmas medidas com mdf de 18, muda só a profundidade pra 40 em baixo e 20 em cima, fica com 86 litros, passa os dutos pra frente da caixa e coloca os 8pw3 no lugar desses 6x9, tira eles do som, te garanto que ja vai melhorar bastante! abraço!

Com essas medidas acho que não irá caber no porta-malas, pois tem a bateria lá trás. O jeito vai ser tirar o estepe e colocar a bateria embaixo.

Band-pass ou uma nova dutada ?

Independente da caixa preciso de um novo local para colocar os 8pw3. No tampão não rola, pq eles precisam mandar o som pra fora, onde os 6x9 estão é pra mandar o som pra dentro. A única opção que restou foi colocá-los na tampa do porta-malas, quando o porta-malas estiver aberto, o que vocês acham ?

VLW d++ galera !

Compartilhar este post

Link para o post

faz a caixa dutada do mesmo tamanho então, vai ficar com 81litros, e arranja um lugar pros de 8"

Compartilhar este post

Link para o post

faz a caixa dutada do mesmo tamanho então, vai ficar com 81litros, e arranja um lugar pros de 8"

A dutada tah parecendo uma boa opção.

Sugestões de locais onde eu posso colocar os 8 na mala ?

Vlw !

Compartilhar este post

Link para o post

Galera,

Resolvi atualizar o tópico e pedir uma ajuda aqui no forum.

Eu tenho um gol bola e to fazendo uma mudança no meu projeto e vai ficar assim:

• 2 d250-x
  • 2 ST304
  • 2 10pw3
  • 2 Bruthus 15pol 1600 800 RMS
  • Kit duas vias MTX

• 1 Power Roadstar (Voz)
  • 1 DAD D-1500.2

Vou colocar as d250-x, os ST304 e os 10pw3 em uma caixa portátil, para que eu possa remover do porta-malas no dia a dia. A caixa de grave pode ocupar todo o porta-malas, mas não quero que ultrapasse a altura do tampão e não quero mexer na inclinação do banco. Só pra piorar a situação ainda, tenho uma bateria de 100Ah no porta-malas, pensei em fazer uma caixa com buraco pra bateria.

Minha dúvida é a seguinte, no meu projeto atual tenho uma caixa de uns 89L para 1 bruthus, com 2 dutos de 3 polegadas na lateral, sendo que um duto está obstruído pelo porta módulo. Essa caixa da uma grave até legal para dentro, mas não da nada de grave pra fora, nada mesmo. Estou disposto a comprar outro Bruthus, mas o módulo toca só 1500 RMS e os dois Bruthus precisariam de 1600 RMS. Não tenho como comprar um módulo mais potente, pois não tenho mais bateria, atualmente tenho 100Ah (Bateria aux.), 70Ah (Bateria cofre) e uma fonte Db Sound (80 Ah).

Eu curto muita música eletrônica, Psy-trance, Electro-house e por aí vai. Quero priorizar grave externo, mas como vou curtir o som no dia a dia, com meu kit duas vias, seria bom que a caixa desse um grave legal pra dentro tb.

Dúvidas:

• Compensa colocar dois bruthus com esse módulo de 1500 RMS ?
  • Qual a melhor caixa para dar grave pra fora para dois Bruthus ? Dutada ? Manifold ?
  • Se eu resolver deixa só um Bruthus, qual a melhor caixa para dar grave pra fora para um Bruthus ? Bandpass ?

Vlw galera,

Eu sou de Goiânia e aqui quase ninguém usa som desse jeito.

Aqui só rola trio goiano, 6x9 com pioneer.

Compartilhar este post

Link para o post

Dois falantes vão automaticamente tocar mais, pela maior área de cone e acoplamento, se o módulo for 2 ohms, vai ficar melhor ainda pois vai casar a impedância, de qualquer jeito eu recomendaria um Sub 800 que rende mais e também um módulo de pelo menos uns 2kw rms!

Uma manifold renderia mais, apesar de mais complexa para se desenvolver, bandpass eu acredito que não compense pelo tamanho e estreita faixa de resposta, ainda prefiro uma dutada...

Compartilhar este post

Link para o post

O módulo em 2 Ohms da 1500 RMS e em 4 Ohms da 800 RMS. Mas outro módulo é mais grana e mais bateria, meu sistema tá no limite em questão de bateria.

Eu também ouvi falar que Manifold renderia mais, só que ela tem que caber na minha mala, que já tem uma bateria AGM de 100 Ah:

Medidas do porta-malas:

• Largura: 80 Cm;
  • Altura: 56 Cm;
  • Profundidade: 56 Cm;

Eu pensei em uma Bandpass, com apenas um Bruthus, mas não sei se iria rolar.

Já a dutada estou com medo dela não render nada pra fora.

Vlw galera.

Editado por Leandro Leal P.

Compartilhar este post

Link para o post

tem também aquelas caixas ts15(imitação da t18 ou mani de 1 so falante) sao pequenas e remdem bastante :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...