Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
leoudimg

Grave distorcendo! problema na Caixa, duto, potencia, alimentaçao

Recommended Posts

Pessoal estou com 4 pioneer 308 e achei uma caixa usada quase de graça, litragem da mesma 230L brutos câmaras separadas ou seja da em torno de 57,5L para cada pioneer litragem recomendada pelo pessoal aqui do fórum porém os dutos são de 3 polegadas e não tem como abri-los pois o espaço não da, coloquei dutos de 3 polegadas por 35cm... chega um certo ponto que o grave fica feio, até um certo volume toca um grave bonita e depois começa a fazer "POF POF" em vez do "Buuuuuum" e tremer tudo... a caixa que eu tinha só de 2 pioneer tava batendo mais do que essa com 4... Liguei apenas 2 pioneer na mesma caixa e com a mesma potência e tocou mais do que com os 4 pioneer.

Tenho algumas hipoteses para o problema:

A meu módulo booster ba1500d (modelo novo dizem que toca menos que o modelo antigo) não está dando conta do recado em tocar 4 308 ou então a alimentação está pouca... estou com uma bateria marca Baterax 85A 620 de pico, alternador do corsa 60A regulagens: level no máximo, subsonico no mínimo (45hz), low pass por volta de 80hz, bass boost por volta de 70%. Liguei outra bateria moura de 60A + uma fonte de 150A e melhorou um pouco mas continuou o problema de apartir de um certo volume o grave sumir, troquei a booster 1500d por uma Roadstar 1600d e continuou o mesmo problema, porem a roadstar eu não testei com bateria extra + fonte, troquei meu DVD pioneer avh-7380 (tem poucas regulagens) por um pioneer mais antigo porem com saída sub e mais regulagens, e melhorou um pouco o grave, somente com a bateria de 85A + alternador 60A, mas mesmo assim ainda não rendeu o que tinha que render.

Outro problema é quanto ao tamanho dos dutos, os mesmos devem estar soprando depois de um certo volume e o grave fica feio,a caixa tinha 2 furos para cada pioneer porem o antigo dono tampou um furo e grafitou por cima.

Como gosto de ouvir com o porta malas aberto em festas e tal, será que tem como eu sintonizar em uma frequencia diferente de 33hz somente alterando o duto? Como muitos falam aqui no fórum.

Simulei a caixa com os mesmos parametros no WinIsd e coloquei o tuning frequence em 38hz, o programa me indicou fazer um duto de 3 polegadas por 10,7cm ou então 2 dutos de 3 polegadas por 26cm. Qual a diferença entre 1 duto de 10cm e 2 de 26? Com 2 de 26 o som vai ficar mais alto que 1 de 10?

Um amigo meu conhece um cara que fez curso com o Marcello e utiliza o power x para simular a caixa, ele fez uma caixa para 2 pioneer e cada pioneer está com 1 duto de 4 polegadas por 41cm a litragem bruta da caixa foi 129L mdf mais grosso.

Ai pessoal alguem pode me explicar como que funciona os dutos? estou sem entender, pois muitos aqui do forum indicam dutos grandes e o winisd me indicou um duto pequeno porem com 2 dutos me indicou dutos grandes, se alguem puder me explicar essa diferença eu agradeço, lembrando que peguei a caixa quase de graça e não quero fazer outro, tenho que dar um jeito de fazer ela render bem pra dentro e pra fora

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não li todo seu post, mas até onde li já vi que a sintonia da sua caixa está muuuito baixa, cerca de 25Hz. Você está forçando seus subs a tocarem frequência que ele não conseguem reproduzir adequadamente.

Se sua caixa tiver apenas 4 dutos de 3" polegadas, um para cada sub, sugiro que você corte os dutos e deixe-os com apenas 10 cm de comprimento. Assim a sintonia vai subir para cerca de 38 Hz, só de alterar a sintonia você já vai perceber uma boa melhora. O resto é fazer uma boa regulagem.

Deixe as regulagens do módulo assim:

Level: 60%

Bass boost: 50%

Subsonic: 70%

Low Pass: 40%

Tanto para uma Booster 1500D quanto uma Roadstar 1600D o ideal seria pelo menos 150ah de baterias, alternador de 120A e um mega capacitor de 6 Farad. Cabeamento de 25mm entre as baterias e para o módulo. :legal:

Editado por LucasGYN

Compartilhar este post

Link para o post

Não li todo seu post, mas até onde li já vi que a sintonia da sua caixa está muuuito baixa, cerca de 25Hz. Você está forçando seus subs a tocarem frequência que ele não conseguem reproduzir adequadamente.

Se sua caixa tiver apenas 4 dutos de 3" polegadas, um para cada sub, sugiro que você corte os dutos e deixe-os com apenas 10 cm de comprimento. Assim a sintonia vai subir para cerca de 38 Hz, só de alterar a sintonia você já vai perceber uma boa melhora. O resto é fazer uma boa regulagem.

Deixe as regulagens do módulo assim:

Level: 60%

Bass boost: 50%

Subsonic: 70%

Low Pass: 40%

Tanto para uma Booster 1500D quanto uma Roadstar 1600D o ideal seria pelo menos 150ah de baterias, alternador de 120A e um mega capacitor de 6 Farad. Cabeamento de 25mm entre as baterias e para o módulo. :legal:

Um entendi... no caso vou deixar apenas os aerodutos então para ver como fica mas mesmo com esses dutos 3x35cm 2 pioneers tocaram mais que os 4

Minha fiação é de 35mm (1 fio só com ramificações para booster ba1500d, booster 1804.4, booster 4510d)

1 bateria 85A

Alternador 60A

Megacapacitor Blitz 6farad

Daqui uns 2 meses vou comprar + uma bateria de 170A será que vai melhorar?

Como vc fez pra saber que está em 25hz? Usou winisd? se sim me explica como pois não sei usar o mesmo direito

Compartilhar este post

Link para o post

85Ah de bateria realmente é muito pouco, como lucas mesmo disse, minimo 150 ah.

Compartilhar este post

Link para o post

Como vc fez pra saber que está em 25hz? Usou winisd? se sim me explica como pois não sei usar o mesmo direito

Não uso o Winisd, uso o BassBox.

Compartilhar este post

Link para o post

Acha ele melhor que o WinISD?

Não que seja melhor, mas como me acostumei com ele, acho ele mais prático. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Não que seja melhor, mas como me acostumei com ele, acho ele mais prático. :legal:

Dei uma fuçada aqui nos dois, os valores são exatamente os mesmos. Cara meu problema tenho 80% de certeza que é a alimentação mesmo... com 2 pioneer só toca um grave mais bonito e bem mais alto já com 4 toca bonito até um certo volume e depois começa a distorcer, to com 3 modulos e somente uma bat de 85A.

Mas to em duvida em sintonizar a caixa, qual sintonia seria melhor pra tocar com a mala fechada e aberta? meu carro é um corsa hatch 4 portas a caixa é com os subs tudo pra cima sera que em 38hz fica legal? ou mais alto ou mais baixo

Será que por a litragem estar alta 57l brutos pra cada sub o duto não vai influenciar tanto? vi em varios posts que recomendam uma caixa com 45l pra tocar misto

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza está faltando alimentação, faz o que eu te falei no meu primeiro post deste tópico, coloca pelo menos 150ah de baterias e um alternador de 120A, além de deixar os 4 dutos com apenas 10cm cada. O volume da caixa realmente está alto, mas dá pra dar uma melhorada boa só sintonizando melhor esta caixa.

Com 4 subs distorce muito porque você não tem alimentação suficiente, pois uma 1600D bem alimentada tem que tocar bem os 4 Pioneer. Digo isto pois tenho uma 1600D e 3 baterias de 70ah (210ah totais) tocando 3 Pioneer e está muito forte, difícil achar 4 subs Pioneer tocando igual. E minha caixa também é meio grandinha, 50 litros para cada sub, mas ainda assim toca bem para dentro e para fora. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza está faltando alimentação, faz o que eu te falei no meu primeiro post deste tópico, coloca pelo menos 150ah de baterias e um alternador de 120A, além de deixar os 4 dutos com apenas 10cm cada. O volume da caixa realmente está alto, mas dá pra dar uma melhorada boa só sintonizando melhor esta caixa.

Com 4 subs distorce muito porque você não tem alimentação suficiente, pois uma 1600D bem alimentada tem que tocar bem os 4 Pioneer. Digo isto pois tenho uma 1600D e 3 baterias de 70ah (210ah totais) tocando 3 Pioneer e está muito forte, difícil achar 4 subs Pioneer tocando igual. E minha caixa também é meio grandinha, 50 litros para cada sub, mas ainda assim toca bem para dentro e para fora. :legal:

Entendo... mas tipo ainda tenho duvida quanto ao duto, pra minha litragem sintonizando a 38hz os programas sugerem 1 duto de 3pol x 10cm ou um duto de 4pol x 22cm, ou 2 dutos de 3pol x 27cm, teria alguma diferença entre esses 3 sets? pois vi muitos topicos o povo falando que tem que ser duto de 4x30 caso não tenha jeito 2 dutos de 3 isso caixa com 50 litros.

Um amigo meu conhece um cara que utiliza o powerx para simular as caixas que fabrica, e a caixa do mesmo para 2 pioneer 307 ficou com 130litros totais, camaras separadas e vai ter 2 dutos de 4pol x 41cm para cada pioneer isso se deve a diferença de modelo do sub?

Compartilhar este post

Link para o post

Funciona assim: quanto maior a área do(s) duto(s) menor será a velocidade do ar no duto. Com apenas um duto de 3" para cada sub, a velocidade do ar no duto é muito alta, e o duto acaba "soprando", ou seja, com o volume do som alto, você acaba ouvindo aquele barulho de sopro vindo dos dutos.

Outro detalhe é que quando maior a área do duto, mais os subs excursionam ("pulam").

Eu gosto de usar 2 dutos de 3" para cada Pioneer, acho melhor. Então, se sua caixa tiver espaço para colocar mais 4 dutos de 3" seria melhor. Assim o ideal para sua caixa seria 8 dutos de 3" por 30cm de comprimento para os 4 subs.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...