Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
valtercs

Referência musical

Recommended Posts

Fábio, também achei que a coisa toda ficou meio no ar.

Sabe qual o problema dessa história?

Alguém vai falar que gosta de referências de shows. Outro vai falar que show não serve, que tem ser um casa de espetáculos, que você pode se concentrar, que tem um acústica que não vai colorir o som. Outro dirá que isso não serve, que para ter real atenção no timbre só uma apresentação próxima, sem amplificação nenhuma, preferencialmente com poucas pessoas.

E aí, quem está certo e quem está errado? Qual referência é mais referência?

Fora que, por exemplo, os que não tem acesso à tal entretenimento então nunca poderão ajustar corretamente um sistema? Espetáculos medianos, em casa não tão refinadas, com músicos/artistas que não são de ponto não deve servir para alguns.

Por isso que eu acho besteira discutir referência. Se cada um tem seu gosto de como um sistema toca melhor, que dirá de música ao vivo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

MITOS DO ÁUDIO: VOCÊ OS CONHECE?

O Áudio como Um Todo

Jorge Knirsch

jorgeknirsch@byknirsch.com.br

Introdução

Com a publicação dos nossos últimos Audiophile News, recebemos muitos e-mails a favor e contra o que dissemos, o que mostra que os conceitos que regem o mercado nem sempre estão alinhavados com a melhor prática do áudio e, principalmente, com a sua melhor técnica. O áudio requer um aprendizado bastante longo e muitas vezes penoso, e isto envolve muito mais técnica do que a vã filosofia possa imaginar!! Para podermos esclarecer os mitos existentes em nosso meio, em primeiro lugar, seria aconselhável criarmos o hábito de ouvir música ao vivo com regularidade. Esta prática é de suma importância, pois, caso contrário, será muito difícil adquirirmos um norte fidedigno para nos guiar ao "Topo do Pinheiro" que, com certeza, é o objetivo de cada um de nós (Vejam o artigo: O Áudio e o Pinheiro - 1º Parte), neste nosso hobby, que é um dos mais cativantes, salutares e prazerosos hobbies que existem. Os nossos ouvidos precisam ser treinados para sabermos qual o caminho mais correto a ser trilhado. Por outro lado, precisamos ter muita técnica para entendermos, de forma abrangente, todos os fenômenos físicos envolvidos na reprodução, desde a propagação de ondas sonoras na sala, passando pela parte elétrica da instalação, e chegando até a abranger os processos eletrônicos dentro dos aparelhos. Ou então, caso alguém não tenha a possibilidade de passar por este aprendizado, que encontre um bom técnico para estar ao seu lado.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta referencia vai depender mais do estilo musical que cada um gosta. Eu faco aulas de piano e toco Violino há 2 anos e alguns meses em uma orquestra com Flautas transversais, clarinete, violinos, violas de arco, violoncelo e pianista... Assisto aos Shows do Yanni pelo DVD (instrumentos exóticos e comuns), michael smith, ouço a cultura 103.3Fm... E odeio MPB... Só que a acústica do local onde voce ouvir o instrumento também influencia um pouco na sua percepção.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta referencia vai depender mais do estilo musical que cada um gosta. Eu faco aulas de piano e toco Violino há 2 anos e alguns meses em uma orquestra com Flautas transversais, clarinete, violinos, violas de arco, violoncelo e pianista... Assisto aos Shows do Yanni pelo DVD (instrumentos exóticos e comuns), michael smith, ouço a cultura 103.3Fm... E odeio MPB... Só que a acústica do local onde voce ouvir o instrumento também influencia um pouco na sua percepção.

O principal é saber como é o som de cada instrumento. Tentar ouvir a maior parte dos instrumentos possíveis e tentar filtrar o que é derivado da acustica de onde ele é tocado, reflexões etc.

A melhor coisa pra se ter como referência é a voz. Acredito que todo mundo têm essa referência, tanto masculina como feminina.

Compartilhar este post

Link para o post

Referencia músical é uma coisa muito controversa.

Cada um gosta de um tipo de música, ulgumas músicas se utilizam do mesmo instrumento mas com afinações diferentes, existem vozes femininas graves, masculinas agudas e vice versa.A acústica do local influência, o humor dos músicos influência,etc..

Se vc já foi duas ou 3 vezes no mesmo show, vai ver que sempre há alguma diferença... alguns aqui sabem, meu pai era músico(tocava com moraes moreira, milton nascimento e afins), e minha mãe era da administração do teatro municipal de SP, meu padastro era baterista de Rock, ou seja tive uma criação músical muito ampla, e por isso até hoje sou muito eclético com música ouço desde blues a punk, de metal a pop, de erudito à forró... De música só oq sei é que gosto de umas e de outras não, música é muito mais que sons emitidos por instrumentos, música tem aver com emoção, com sensações, com estado de espírito...

esse é meu ponto de vista..

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Defendo a classe dos músicos no quesito ouvido, pois o músico é treinado na afinação e, em meio a uma banda, ouve qualquer mancada que está sendo dada e cria um bom ouvido.

O Audiófilo, penso eu, fica mais focado na questão geral das vozes, distribuição e ambientação dos instrumentos, local, retorno, etc.

Houve um caso interessante na banda de um camarada, que estava se preparando para o estúdio. Chegou um cara formado em rádio e televisão, que também é audiófilo, e deu um toque a mais, melhorando o posicionamento dos músicos e posicionando melhor a banda no palco. Usou uns recursos com tecido ou algo do tipo, que o drummer não soube explicar e disse que o negócio ficou show.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas gravaram com quantos mics?

Quem posiciona a banda normalmente é o engenheiro na mesa!

Editado por Boccotte

Compartilhar este post

Link para o post

Boccotte, ta normal por enquanto, estão tds ai, a não ser que voce esteja sentido falta de algum.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas gravaram com quantos mics?

Quem posiciona a banda normalmente é o engenheiro na mesa!

Boccotte,

Eles estavam ensaiando (se preparando para estúdio). Ainda não estavam gravando. Ese cara que foi lá foi assistir o ensaio.

Compartilhar este post

Link para o post

Boccotte, ta normal por enquanto, estão tds ai, a não ser que voce esteja sentido falta de algum.

Já editei.. :vts .o imbecil aqui tá com ilusão de ótica!

Boccotte,

Eles estavam ensaiando (se preparando para estúdio). Ainda não estavam gravando. Ese cara que foi lá foi assistir o ensaio.

Mas pode por o vocal na cozinha, o batera no banheiro, o baixista no quintal e o guitarrista na varanda que ia dar no mesmo...Quem panoriza a banda é quem tá na mesa ou na DAW. A não ser que era uma gravação com um microfone ou dois, o que eu acho que ninguém mais grava assim.

Editado por Boccotte

Compartilhar este post

Link para o post

Já editei.. :vts .o imbecil aqui tá com ilusão de ótica!

Mas pode por o vocal na cozinha, o batera no banheiro, o baixista no quintal e o guitarrista na varanda que ia dar no mesmo...Quem panoriza a banda é quem tá na mesa ou na DAW. A não ser que era uma gravação com um microfone ou dois, o que eu acho que ninguém mais grava assim.

Acho que eu disse que os caras estavam ensaiando e não gravando. Tah difícil pra entender mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que eu disse que os caras estavam ensaiando e não gravando. Tah difícil pra entender mesmo?

desculpa aê chefe...da proxima vez anseio em entender melhor!

E pra vc entender, pesquise um pouco sobre gravação em estúdio.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...