Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Rui

Problema grave de grave!!!

Recommended Posts

Arthur,

Pensando no que vc relatou, sobre o corte no seu Bitone (35hz @ 24db/8ª) e decidi fazer uma nova tentativa que eu ainda não tinha feito...

Por causa daquela historia de deixar a transição de frequencias entre um falante e outro mais suave, eu normalmente não usava cortes agrassivos... O maximo que eu tinha posto no meu sub foi 18db/8ª...

Este problema que estou enfrentando, muita gente deve pensar que é só aumentar o "volume" do sub que está tudo resolvido! Mas não é bem assim... Com os cortes que eu estava usando (maximo 18db/8ª), não ficava nada bom... Bem ruim mesmo, pois o grave aparecia, mas daquele jeito <_<

Não sei se tem alguma coisa haver, mas usando a sua experiencia, eu pensei: "Se eu baixar o corte e aumentar o slope, vou ter uma faixa de frequencia BEM menor para o sub reproduzir, e acho que assim devo conseguir aumentar o "volume" do sub, sem perder muito a qualidade, e ainda terei muito menos ondas tentando se propagar pela cabine"

E o que aconteceu? Bingo!

Baixei o corte para 40Hz, aumentei o slope para 30db/8ª e aumentei o ganho no amplificador... O resultado (perto do que tava) foi animador!!! []-[]

As coisas melhoraram muito por aqui!!!

Claro que se eu acertar o corte e o solpe com os vidros abertos eles ainda ficam melhor do que deste novo jeito, só que com uma diferença BEM menor... E tb agora, se eu abro o vidro tenho BEISSSSSSSS na orelha!!! :blink:

Então fica aí a dica, pra quem quer um sub mais pro lado da qualidade em pickups, faça este tipo de acerto que eu relatei... Pelo menos por aqui deu certo! Não é assim uma "Brastemp", mas fica bem bacana!

Obrigado a todos que tentaram ajudar :legal: E se alguem tiver mais alguma sugestão, tamo aí!!!

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa ainda bem em Rui,

Mas pra voce fazer um corte tam em cima ainda é facil, pois o P99 tem essa posibilidade

Agora quem num tem, vai sofrer com o BEISSS, ou achar outra formula magica

Compartilhar este post

Link para o post

Opa ainda bem em Rui,

Mas pra voce fazer um corte tam em cima ainda é facil, pois o P99 tem essa posibilidade

Agora quem num tem, vai sofrer com o BEISSS, ou achar outra formula magica

É Reginaldo,

É sempre bom contar com bons equipamentos... Isso ajuda bastante num ambiente tão ruim como um carro.

Ainda não é o ideal, mas o importante nisso tudo é que já deu uma BOA melhorada... Já até desisti de trocar de carro!!! o-o-

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

o loco, trocar de carro só pra ter um som bom é tenso em, kkkkkk

mas ta certo, não vou dizer que eu ja num fiz dessas coisas, o-o-

Então se puder aprece lá na quinta, se marcar vou levar um brinquedo de gente GRANDE OpO para um camarada dar uma olhada

Compartilhar este post

Link para o post

o loco, trocar de carro só pra ter um som bom é tenso em, kkkkkk

mas ta certo, não vou dizer que eu ja num fiz dessas coisas, o-o-

Então se puder aprece lá na quinta, se marcar vou levar um brinquedo de gente GRANDE OpO para um camarada dar uma olhada

Opa...

Leva!! Leva!! Leva!!

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

é isso aí! tem que testar muito, ainda bem que vc tem um player capaz de fazer isso.. no meu caso eu uso um bitone.

abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

tenho o mesmo problema na minha saveiro g5,estou usando o sub helix p8 quando o vidro esta aberto o sub fica ótimo mais quando fecho o grave some,coloquei meu outro sub de 8 (um jbl gtx8)melhorou um pouco mais mesmo assim acontece o mesmo problema.

Compartilhar este post

Link para o post

é isso aí! tem que testar muito, ainda bem que vc tem um player capaz de fazer isso.. no meu caso eu uso um bitone.

abraços.

E agora, com este corte bem agressivo, eu notei que quando sento no banco do passageiro, eu sinto um pouco mais de grave, ou seja, posicionar o sub como no seu caso (atras do passageiro) fica melhor...

Antes, com os acertos que eu tinha não fez diferença colocar o sub de um lado ou de outro, mas agora tem diferença sim!

O problema é que eu já instalei o rack e a bat. auxiliar lá aquele canto, e trocar tudo de lugar vai ser MUITO trabalhoso, até porque meus RCA são de apenas 3 metros, e não chegarão, aí eu teria que desmontar todo o carro de novo e passa-los do lado do motorista... Acho que não vou ter coragem de fazer isso <_<

E agora, com mais calma, eu subi um pouquinho o corte para 50Hz (baixei um pouquinho o ganho), mas mantive o slope de 30db/8ª... Já to achando que ficou ainda melhor... Vou fazer mais testes, e se tiver novidades eu posto aqui...

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Em 2009 teve uma saveiro no QS que ficou muito bem colocada. Não lembro que era agora, mais tinha um grave bem agradável! poderia pedir alguma dica ou perguntar se foi pura sorte! ehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Era a saveiro do rssilva, montada na S9

Pelo que me lembro, era dvd alpine w505 (nao lembro se tinha processador, mas acho que sim), kit diamond HEX em pezinhos/colunas e sub ACHO que era o JL 10w1v2...amps nao lembro...talvez PDX...

Compartilhar este post

Link para o post

Era dele mesmo. amplis eram pdx mesmo! tocava muito bem a saveiro! na verdade o kit é do meu agrado tb, gosto muito desse kit

Compartilhar este post

Link para o post

E que essa saveiro tem um médio grave absurdo. Os mids da hex tocam muito em pezinhos. Aí o sub fica fácil de acompanhar

Compartilhar este post

Link para o post

E que essa saveiro tem um médio grave absurdo. Os mids da hex tocam muito em pezinhos. Aí o sub fica fácil de acompanhar

O Hex novo?

Compartilhar este post

Link para o post

Era exatamente isso que eu ia falar... Apesar de não ter ouvido o carro, acho que por ter colocado os mids no pezinho, deve ter conseguido um resultado muito bom mesmo!

Eu lembrava desta saveiro, dos comentarios do pessoal na época...

Vou ver se consigo um copntato com o dono do carro...

POrque, apesar de ter melhorado bastante, a coisa ainda não está boa!!!

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

apenas um comentario,

o carro do Rui é assombrado :vts

foi a primeira vez que vi e ouvi um carro que faz o ajusto da intensidade do sub conforme se abre os vidros do carro, :pirou: total

Compartilhar este post

Link para o post

apenas um comentario,

o carro do Rui é assombrado :vts

foi a primeira vez que vi e ouvi um carro que faz o ajusto da intensidade do sub conforme se abre os vidros do carro, :pirou: total

Agora vc entende o que eu to falando neste topico, né?

[OFF]: Reginaldo, o P99 tem 4 opções de TA (1ª: Off - 2ª Initial - 3ª Custom - 4ª Auto TA)... A 2ª eu não sei exatamente o que é, a 3ª é a que eu fiz e a 4ª é pelo mic do aparelho... Lembra que eu disse que eu fiquei mexendo no carro a tarde toda? Pois é, não sei como eu mudei para a 2ª opção e não percebi, por isso que o palco tava todo pra direita... Voltando para a 3ª opção, tudo voltou ao seu devido lugar...

[]s

Rui

Editado por Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Rui, não sei no SQ, mas esta questão do grave render mais com os vidros abertos no SPL é mais do que normal...

Fica ainda mais forte se tocar com uma das portas abertas.

Não sei a explicação técnica ou física para este fenômeno, mas imagino que deve ser mesmo relacionado ao comprimentos da onda, como o Hiperim falou.

No meu caso, se tocar com todos os vidros fechados, o subgrave praticamente desaparece... Entenda como subgrave frequências entre 20 e 40hz no máximo... Acima disto começa a render da mesma forma com vidros fechados e abertos.

Eu uso sub de 15", de 1500wrms, com 2.000wrms aplicados por um amplificador AB, e a sintonia da caixa está em 28hz.

Ahhh... Meu carro é um Peugeot 206 Hatch e só para não faltar mais nenhuma informação, o grave rende muito mais com o sub e duto virado para o teto do carro, se eu deixar virado para a tampa do porta malas, como fica muito próximo, gera muito cancelamento e perda de alguns DBs.

Vou acompanhar este tópico e se aparecer alguma solução prática vou tentar... hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Agora vc entende o que eu to falando neste topico, né?

[OFF]: Reginaldo, o P99 tem 4 opções de TA (1ª: Off - 2ª Initial - 3ª Custom - 4ª Auto TA)... A 2ª eu não sei exatamente o que é, a 3ª é a que eu fiz e a 4ª é pelo mic do aparelho... Lembra que eu disse que eu fiquei mexendo no carro a tarde toda? Pois é, não sei como eu mudei para a 2ª opção e não percebi, por isso que o palco tava todo pra direita... Voltando para a 3ª opção, tudo voltou ao seu devido lugar...

[]s

Rui

Rui, no seu sistema, já tentou utilizar o auto t.a e auto eq? ?

tô apanhando pra regular o p99. . .

o melhor resultado que consegui até agora foi com o uso do mic. do player. ..

Compartilhar este post

Link para o post

Nuss, os pioneers que eu tive/vi/regulei, o auto ta e auto eq eram tristes. Agora, pior que isso, era acertar o TA, realmente difícil. EU nunca consegui acertar um TA de pioneer.

Compartilhar este post

Link para o post

Nuss, os pioneers que eu tive/vi/regulei, o auto ta e auto eq eram tristes. Agora, pior que isso, era acertar o TA, realmente difícil. EU nunca consegui acertar um TA de pioneer.

Compartilhar este post

Link para o post

Rui, não sei no SQ, mas esta questão do grave render mais com os vidros abertos no SPL é mais do que normal...

Fica ainda mais forte se tocar com uma das portas abertas.

Não sei a explicação técnica ou física para este fenômeno, mas imagino que deve ser mesmo relacionado ao comprimentos da onda, como o Hiperim falou.

No meu caso, se tocar com todos os vidros fechados, o subgrave praticamente desaparece... Entenda como subgrave frequências entre 20 e 40hz no máximo... Acima disto começa a render da mesma forma com vidros fechados e abertos.

Eu uso sub de 15", de 1500wrms, com 2.000wrms aplicados por um amplificador AB, e a sintonia da caixa está em 28hz.

Ahhh... Meu carro é um Peugeot 206 Hatch e só para não faltar mais nenhuma informação, o grave rende muito mais com o sub e duto virado para o teto do carro, se eu deixar virado para a tampa do porta malas, como fica muito próximo, gera muito cancelamento e perda de alguns DBs.

Vou acompanhar este tópico e se aparecer alguma solução prática vou tentar... hehehe

Burba,

Eu sei que isso ocorre em muitos carros, mas em pickups (strada cab. estendida - que eu tive/tenho duas e já tentei 3 subs diferentes com caixas diferentes) o problema é muito maior, isso eu posso garantir.

Acho que desta vez ficou ainda mais evidente pq projetei uma caixa/falante para descer bem... Se eu colocar uma senoide de 20Hz já tenho um bom resultado. Com certeza é o conjunto caixa/falante que mais desce que eu já fiz...

Na Strada, a melhor posição é com o falante virado pro banco e do lado do passageiro. Eu tentei diversas posições, e virado pra cima foi uma das piores (lembrando que estou falando apenas da Strada CE). Infelizmente, por causa do cabeamento que eu já passei, meu sub tem que ficar atras do banco do motorista.

Vou ainda tentar modificar um pouco minha caixa... Se obtiver algum bom resultado eu posto aqui :legal:

Rui, no seu sistema, já tentou utilizar o auto t.a e auto eq? ?

tô apanhando pra regular o p99. . .

o melhor resultado que consegui até agora foi com o uso do mic. do player. ..

Já sim... E bem vindo ao clube, dos que odeiam os "malditos" TA dos pioneer... Eu já usei o auto TA e EQ... Mas depois sempre desligo o EQ. Quando deixo os cortes porximos ao que o Auto EQ fez, o TA fica mais ou menos bom... O problema é que sempre da resultados que "forçam" demais o delay, tipo para os mids sempre acima de 200cm...

Eu vou tentar algumas ideais que me ocorreram, e depois eu falo se deu certo... Mas relaxa que é tenso acertar este negocio de TA dos pioneers!

Rick,

Como eu disse acima, bem vindo ao clube!!!

[]s

Rui

Editado por Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Pois eh . . . ainda tô aprendendo. . hehhee

mas o que fiquei mais encucado, foi com os cortes que ele fez . ..

não estou usando as 4 vias do player, então fiz o que entendi que o manual recomenda,

que é ligar os tweeter no canal "Mid", e deixei o canal "Hi" desligado ...

pelo auto eq, ele estipula o corte HP do tweeter em 1600Hz 12dB/8a. ..

o bom é que o palco subiu satisfatoriamente. ..

mas não sei se isso pode ser prejudicial ao tweeter, visto que o fabricante recomenta corte em 2,5K 12dB/8a..

Desculpa desvirtuar seu tópico, ...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...