Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
guitobox

Mudanças na Belina!

Recommended Posts

Aee Gulherme, blz fie?

ainda bem que nao mexeu na cx do grave, vc ainda precisa testa-la mais! hehehe

Caixas cornetadas sao bem milindrosas, ainda essas cornetadas dutadas, que pra medio grave não me convence... e outra, o falante tambem tem que ser apropriado pra cornetas, QTS beem baixo, se nao me engano. Um que rende muito bem em cornetada é o eros 310h, mas é uma facada de caro.

E pra que 4 supertweeter homi? os 2 nao estavam mais que suficientes nao? eu axo q vc despediçou uma grana nesse ponto, os trynium sao muito fortes, 2 deles tavam bom dimais...

Flwww!!! :mac1[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aee Gulherme, blz fie?

ainda bem que nao mexeu na cx do grave, vc ainda precisa testa-la mais! hehehe

Caixas cornetadas sao bem milindrosas, ainda essas cornetadas dutadas, que pra medio grave não me convence... e outra, o falante tambem tem que ser apropriado pra cornetas, QTS beem baixo, se nao me engano. Um que rende muito bem em cornetada é o eros 310h, mas é uma facada de caro.

E pra que 4 supertweeter homi? os 2 nao estavam mais que suficientes nao? eu axo q vc despediçou uma grana nesse ponto, os trynium sao muito fortes, 2 deles tavam bom dimais...

blz duilio,

Tava pensando em fazer era uma corneta pra acoplar na boca dessa caixa de grave pro carnaval....e quanto aos médios...acho que nao dá pra esperar mesmo muita coisa de um com bobina de menos de 2 polegadas.........e quanto às tuítas, se vc soubesse o tanto que ja gastei com reparo........aí é mais pra prevenir mesmo....Agora sim, juntando tudo, teria gasto bem menos se tivesse pego as etd7200....mas sei lá, vai que nao gosto da voz delas.

Editado por guitobox

Compartilhar este post

Link para o post

po.. q som legal.. X_X

essa caixa manifold com 3 rende muito.. eu ja vi pessoalmente so q com os falantes invertidos.. projetada por diogenes..

é um subgrave absurdooo..

o MG nessa caixa rende d+ tambem! se vc acha q nao ta rendendo bem, troca eles.. coloca MG10-300 q vc vai ver!

10pw3 é fraquinho mesmo

parabens!

Compartilhar este post

Link para o post

em termos de rendimento e pouquinha coisa melhor que caixa cornetada selada ; mas com o grande diferencial ter ventilação do conjunto magnêtico pois caixas cornetadas para médio grave tem camaras com volumes muito pequenos ai a batata pra queimar bobina ainda mais em uso automotivo que exige demais dos equipamentos

Compartilhar este post

Link para o post

to pensando em pegar os over 10-300 ou 10-400 e colocar nessa mesma caixa.

vou ter que trocar de modulo tb se fizer esse up.

Compartilhar este post

Link para o post

Como havia comentado antes, estava pensando em fazer uma corneta pra acoplar na camara central da manifold pra ver no que é que dá (o marceneiro ainda pergunta: "tu ainda quer aumentar esse grave?")....vi que poderia ir além disso e fazer uma nova manifold tripla, retirar os bancos de trás (totalmente INÚTEIS, já que nunca são usados), colocar a manifold no espaço dos bancos e acoplar um grande corneta na câmara central, coisa grande mesmo, com área de boca de +/- 75cmX80cm, exponencial, que vai ocupar todo o bagageiro; mas isso é muito "experimental", podendo ficar aquém do esperado e investido (ruim até mesmo de se ouvir) ou, quem sabe, excelente. Pra evitar, então, a possibilidade de uma grande cagada resolvi tentar mesmo o projeto com a boca acoplada na caixa original, devido a economia e praticidade, além de dar uma idéia de como poderia ficar uma possivel modificaçao no futuro caso faça realmente este "cornetão". A idéia inicial pro experimento é fazer a corneta com pedaços de madeira que ficarão basculando, ou seja, a corneta nao vai ficar pronta para ser encaixada, mas será montada quando se abre a mala do som, como se fosse uma janela que abre e fecha. Fechando a mala a corneta dobra-se sobre si mesma e o bagageiro fecha normalmente. O que espero com isso é dar uma encorpada no grave, ganhar mais spl e mais ataque (só espero que não fique com som de barril). É necessario tb mudar o medio-grave.

260.jpg

Editado por guitobox

Compartilhar este post

Link para o post

O que espero com isso é dar uma encorpada no grave, ganhar mais spl e mais ataque (só espero que não fique com som de barril). É necessario tb mudar o medio-grave.

[""]

A idéia é boa e bem criativa [-]

Mas toma cuidado,

Caixas cornetadas nessecitam processamento para uma melhor resposta.

mas se tu conseguir uns MG melhor e um processador

se vai ficar com um P.A dentro do carro

Compartilhar este post

Link para o post

Processador o sistema não tem, mas disponho de 4 bandas de equalização dos 50 aos 200Hz, que podem ajudar a aliviar a alguma coisa que venha a aparecer de ruim. As tuítas têm que sair de onde estão.

Compartilhar este post

Link para o post

Processador o sistema não tem, mas disponho de 4 bandas de equalização dos 50 aos 200Hz, que podem ajudar a aliviar a alguma coisa que venha a aparecer de ruim. As tuítas têm que sair de onde estão.

já melhora

Compartilhar este post

Link para o post

ok

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, por incrivel que pareça, o grave ficou menos encorpado, o spl diminuiu e o ataque se não ficou menor ficou a mesma coisa. A corneta foi testada com 50 cm de comprimento, altura da caixa de grave e largura da boca de uns 60-70cm.E assim, não vejo sentido em usá-la.

Estou usando agora um crossover booster bc 60x digital no lugar do jfa.

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, eu ja fiz esse teste com a minha antiga caixa... (2 x 18")

E o resultado só apareceu quando eu fiz uma corneta parafusadinha, coladinha e bonitinha... pq quando eu fiz uma meia boca, mais vibrava que ajudava...

Corneta não tem jeito, tem que ser rígida e bem fixada...

Quer fazer um teste prático, pega um drive de 2" e coloca a corneta só encostada, meia boca... vc vai ver que se perde SPL... com caixa de graves é PIOR AINDA, pois existe a vibração que o grave dá... é bem complicado...

Mas fica ae minha dica...

Compartilhar este post

Link para o post

É Guto, vibrou muito, tivemos que segurar com muita força pra não vibrar (tentamos). Não tem como deixar a corneta fixa. Se desse certo seria por encaixes de pressão. Me veio a idéia agora de colocar um fixador pra diminuir a vibraçao da camara central. Na sua o que foi que mudou? Tem fotos?

Compartilhar este post

Link para o post

Pior que não tenho mais fotos rapaz... =(

Eu lembro que a mudança foi no atack da caixa e nada mais... não desceu mais nem mandou o som mais longe... mas a "porrada" veio mais fortinha...

Como eu gostava de SUB-GRAVE, eu abandonei a ideia, aliás, abandonei o TRIO... aqui em SP não dá mais pra ter isso...

No final das contas, não vale o espaço ocupado rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Me sugeriram na ste colocar 4 de 18 (até nas "minibazooka", que pelo que já vi parecem soar bem pro que em 95% do tempo a gente escuta = forró). Medi lá o lugar do banco traseiro e até que cabem os 4 de 18, já que de altura deu uns 104cm. A profundidade é só de 55cm. Pelas medidas (não rigorosamente precisas, pois a trena era mole) existem aproximadamente pelo menos 470L brutos, podendo chegar a 490, creio eu. Acho que cabem 2 manifolds. Pelo que já vi o som tocando, iria precisar dar apenas o up, já necessário, no medio-grave. Mas essa caixa de grave ia ficar muito pra dentro do carro, aí tenho receio de não ressonar legal, assim como a corneta testada.

Compartilhar este post

Link para o post

Mudanças a vista!

Quero melhorar o medio-grave. A primeira mudança prevista é a troca do a600d por um a2500d. Seguem as especificaçoes dos dois modelos:

1) a600d (módulo atual, tocando a 2,666666 ohms, bridge)

Amplificador classe D PWM Mosfet 2 canais

Resposta de Freqüência: 30 Hz a 22 kHz

Variação máxima: 1 dB

Potência 12,6 Volts @ 2 Ohms: 312,5 Watts.

Potência 12,6 Volts @ 4 Ohms: 156 Watts.

Potência 12,6 Volts @ 8 Ohms: 78 Watts.

Em bridge 12,6 Volts @ 2 Ohms: 840 Watts.

Em bridge 12,6 Volts @ 4 Ohms: 552 Watts.

Eficiência mínima: 80% (incluindo Fonte e Amplificador).

Crossover ativo: 60 a 240 Hz

Reforçador de sub graves: em 45Hz de 0 a 15dB.

Ganho: Ajustável de 300 mV RMS a 8 volts RMS.

Refrigeração: Natural.

Fusível recomendado: 60 A.

Máxima corrente: 80 A.

Corrente de repouso sem sinal: 0,8 A.

Máxima tensão de alimentação: 15,5 Volts.

Mínima tensão de alimentação: 10 Volts.

Máxima temperatura de trabalho: 90º C.

Impedância de entrada: 8 Kohms por canal.

Fator de amortecimento: 4 Ohms; 1kHz = 180

Tamanho: 5,5 cm A x 24 cm L x 23,3 cm P

Peso: 3,35 Kg.

2)a2500d

Amplificador classe D PWM Mosfet Stereo 2 Canais

Resposta de Freqüência: 30 Hz a 20 kHz

Variação máxima: 1 dB.

Potência por canal 12,6 Volts @ 2 Ohms: 1250 Watts.

Potência por canal 12,6 Volts @ 4 Ohms: 800 Watts.

Em bridge 12,6 Volts @ 4 Ohms: 1600 Watts.

Em bridge 12,6 Volts @ 2 Ohms: 2500 Watts.

Eficiência mínima do Amplificador: 90%.

Eficiência mínima da Fonte: 90%.

Crossover ativo: 60 a 240 Hz.

Reforçador de sub graves: em 45 Hz de 0 a 15 dB. Ganho: Ajustável de 300 mV RMS a 8 volts RMS ( 116v/v a 4,3v/v). Refrigeração: Natural + ventilador interno

Fusível recomendado: 2 de 80 A.

Máxima corrente: 252 A

Corrente de repouso sem sinal: 2 A.

Máxima tensão de alimentação: 15,5 Volts.

Mínima tensão de alimentação: 10 Volts.

Máxima temperatura de trabalho: 90º C.

Impedância de entrada: 8 kOhms por canal.

Fator de amortecimento: 4 Ohms; 1 kHz = 200

Tamanho: 6,5 cm A - 24,5 cm L - 33,5 cm P

Peso: 5,60 Kg.

A intenção é testar e ver se esse acréscimo de amplificação (dentro dos limites do pw3, claro) traz alguma melhora para o médio-grave, que como eu já escrevi, melhorou depois do novo projeto, mas que mesmo assim ainda é um "limitador" do som.

Parece muita coisa pros 3 10pw3, né? Mas estou partindo logo pra esse nivel porque se eles nao aguentarem ou nao mudar muita coisa vamos ter que colocar no lugar deles 3 over mg 10-300 ou 10-400, ou quem sabe até 4 snake esx 608. O que acham?

Compartilhar este post

Link para o post

So me explica uma coisa... eu ainda nao vi algum topico explicando isto e aqui na minha cidade ninguem usa (interior) nem quando se usa subwoofer no set Para que usar medio graves quando se usa fenolico e tweeter podemos cortar o woofer de 50hz a 450hz o driver de 500hz a 5khz e o tweeter de 5khz a 20khz nao fica bom?

Compartilhar este post

Link para o post

Para que usar medio graves quando se usa fenolico e tweeter podemos cortar o woofer de 50hz a 450hz o driver de 500hz a 5khz e o tweeter de 5khz a 20khz nao fica bom?

Afs de 18" embolam acima dos 200hz mesmo estando em dutada.

Caixas manifold tem rendimento maximo na faixa 40-150hz e acima disso força o af e embola.

Para ficar bom tem que ser afs de no maximo 15" e do tipo fullrange ou que tenha tendencia a subir e obrigatoriamente em caixa dutada para ter resposta aceitavel até 500hz .

E NUNCA vai ficar bom como um som com medio-graves dedicados.

Compartilhar este post

Link para o post

Coloquei hoje o A2500d no lugar do A600d. Liguei os 3 medio-graves só em 1 canal do módulo. Acho que ficou a mesma coisa de antes, só que sem clipar, e consequentemente, sem cheiro de queimado.

Compartilhar este post

Link para o post

É isso mostra que a via ja esta saturada. ai não tem jeito ou parte para 3x mgs mais parrudos ou coloca mais 1 ou 2 pw3 .

Ps a2500 é o unico modulo que eu gosto do marca , o timbre é perfeito para medio-grave.

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente darão lugar a um trio de over 10-400 ou 10-300. Se coubesse de 12.....

Compartilhar este post

Link para o post

Ja escutou ou eros 510lc ?? Recomenda dar uma olhada. ou até mesmo os 310lc ..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...