Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
fabricioM

[PROJETO TRIO]

Recommended Posts

Bem amigos do autoforum (kkkkkkkkk parece o Galvão)estou trabalhando em um projeto para um amigo que quer um trio para o verão, dei a sugestão seguinte para ele:

HU: pionner P1y (ele já tem, saida 4 volts, eq 7 bands)

2 selenium tornado 15"sw3a 1100wrms 4 ohms

1 ampli soundigital sd3000 1d versão 2 ohms

2 (selenium pw5 15" 350wrms) mudamos para pw3 12" 250wrms 8ohms

1 (ampli soundigital sd1000 1d) mudamos para sd700.1d versão 4ohms

4 selenium d250trio 200wrms

2 st 400 150wrms

1 AMPLI soundigital sd2000 1d versão 2 ohms

penso em 3 baterias de 200ah stroke

uma fonte a decidir ainda

Vamos as duvidas, penso em fazer um manifold para os tornados sintonizada +/- em 45hz???existe como ou é melhor um caixa dutada com dutos retangulares, penso em reforçar ao graves com esta caixa.

Com os selenium pw5, irei usar para medios graves, tentando fazer um boa transição dos graves para os medios, e os drives e ST usarei ao lado dos pw5, sendo 2 drives e 1 st para cada lado, respentando ao maximo as distancias para evitar ao maximo os famaosos cancelamentos.

Notem que sempre usei amplificadors com potencia de sobra para evitar ceifamento de ondas, e ter algum ganho com o headrom, é possivel isso usando estas potencias???

Não usarei crossover, usarei os existentes nos amplis e farei para os drives e st divisores passivos de 12db/8º, usarei os seguintes cortes:

tornados: subsonic 30hz/low +/-500hz

pw5: subsonic 80hz/low 2000khz

d250tri: hipass 800hz

st400: hipass 5000khz

Claro que é um ponto inicial, quando tudo estiver tocando podera mudar tudo...

As baterias ficaram na caçamba, pois tratasse de uma saveiro 2009, trocaremos o alternador por um de 90AH, não resolve mas ajuda.

Fica ai o projeto, espero algumas opinoes para ajuda.

Sem mais obrigado.

Editado por fabricioM

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem amigos do autoforum (kkkkkkkkk parece o Galvão)estou trabalhando em um projeto para um amigo que quer um trio para o verão, dei a sugestão seguinte para ele:

HU: pionner P1y (ele já tem, saida 4 volts, eq 7 bands)

2 selenium tornado 15"sw3a 1100wrms

1 ampli soundigital sd3000 1d

2 selenium pw5 15" 350wrms

1 ampli soundigital sd1000 1d

4 selenium d250trio 200wrms

2 st 400 150wrms

1 AMPLI soundigital sd2000 1d

penso em 3 baterias de 200ah stroke

uma fonte a decidir ainda

Vamos as duvidas, penso em fazer um manifold para os tornados sintonizada +/- em 45hz???existe como ou é melhor um caixa dutada com dutos retangulares, penso em reforçar ao graves com esta caixa.

Depende. A mani em tornado de 15 toca bem, se bem projetada e com bom volume em litros. Nao precisa sintonizar tao baixo, pode ser em 48, porem simule, de nada adianta sintonizar em 48hz e o f3 aparecer lah em 60hz :pirou:

Com os selenium pw5, irei usar para medios graves, tentando fazer um boa transição dos graves para os medios, e os drives e ST usarei ao lado dos pw5, sendo 2 drives e 1 st para cada lado, respentando ao maximo as distancias para evitar ao maximo os famaosos cancelamentos.

Corneta demais pra 2 tornados. Mas a vantagem eh que pode atenuar bastante e distribuir melhor.

Notem que sempre usei amplificadors com potencia de sobra para evitar ceifamento de ondas, e ter algum ganho com o headrom, é possivel isso usando estas potencias???

SD3000 qtos ohms? Mesmo sendo 2ohms, eh pouquissimo pra 2 tornados (que tem sens. baixinha e precisan levar ferro pra tocar)... Eu pessoalmente usaria um SD5000

Não usarei crossover, usarei os existentes nos amplis e farei para os drives e st divisores passivos de 12db/8º, usarei os seguintes cortes:

Pq nao tenta um ativo barato? A eficiencia do conjunto diminui muito com uso de divisores passivos, poderia aproveitar melhor a potencia e manter um headroom mais REAL com o uso de ativos, visto que passivos atenuan até 40% em alguns casos, da potencia recebida.

tornados: subsonic 30hz/low +/-500hz Pra uma caixa sintonizada em 45-50 supondo que o f3 surja em 40hz, ainda assim, subsonico em 30hz eh mto baixo. Usa o cross do Player apenas (para subsonico) com o (HPF) em 50hz que eh 12db e mantem a descida suave.

pw5: subsonic 80hz/low 2000khz

d250tri: hipass 800hz

st400: hipass 5000khz

Claro que é um ponto inicial, quando tudo estiver tocando podera mudar tudo...

As baterias ficaram na caçamba, pois tratasse de uma saveiro 2009, trocaremos o alternador por um de 90AH, não resolve mas ajuda.

Fica ai o projeto, espero algumas opinoes para ajuda.

Sem mais obrigado.

Minha humilde contribuiçao!

[]-[]

Editado por Joéster

Compartilhar este post

Link para o post

EU nao gostei de nenhuma manifold q vi

nao entendi os medios serem de 15", partiria pra no maximo 12"

e esse monte de driver com st e um ampl de 2krms pra q isso? pra q headroom em driver e st?

bastava 1 driver de 2" q ia acompanhar fácil 2 tornadinhos de 15" alem de economizar e muuuuuuito, 1 etd7200 + 1 sd250.2 +/- $550, so de d250 ai vai ter uns 350+sd2k uns 800, q desperdício hein

pega um cross ativo cara viaja nao

40hz 24db/8ª p cima no tornado ate onde o medio entrar

nunca q falante de 15 vai responder bem ate 2khz

da uma pesquisada ai cara seus cortes estao loucos

eu escolheria outro falante no lugar dos tornados

Compartilhar este post

Link para o post

EU nao gostei de nenhuma manifold q vi

nao entendi os medios serem de 15", partiria pra no maximo 12"

e esse monte de driver com st e um ampl de 2krms pra q isso? pra q headroom em driver e st?

bastava 1 driver de 2" q ia acompanhar fácil 2 tornadinhos de 15" alem de economizar e muuuuuuito, 1 etd7200 + 1 sd250.2 +/- $550, so de d250 ai vai ter uns 350+sd2k uns 800, q desperdício hein

pega um cross ativo cara viaja nao

40hz 24db/8ª p cima no tornado ate onde o medio entrar

nunca q falante de 15 vai responder bem ate 2khz

da uma pesquisada ai cara seus cortes estao loucos

eu escolheria outro falante no lugar dos tornados

Sobre as manifolds, eh tao dificil axar uma que toque decentemente que normalmente as pessoas tem esse pensamento. É só adaptaçao sem fundamento tecnico algum, e dá no que dá. Eu mesmo, fiz uma a um tempo atraz e axo que meus SDS tocavan melhor dentro da caixa de papelao que vieran da loja. Mas enfim, ja vi algumas bem feitas e ficou excelente. (com enorme volume em litros)

Sobre o Headroom em drivers e st, eu sou de acordo visto que trabalhando em baixo volume e rendendo bem, fican menos sucetiveis a distorçao, tao mais identificáveis em medio agudo do que em grave...

Masss nao precisa de exageros nao ;)

Sobre o corte de 40hz, é um corte que eu gostaria muito de usar, mas a maioria dessas bixeiras de crossovers nao tem... ou eh 20, 30, 50, 80... e a 24db/8...entao, 50hz em 12db/8 fica excelente.

[]´s

Editado por Joéster

Compartilhar este post

Link para o post

Minha humilde contribuiçao!

[]-[]

Só discordei da parte dos Tornados em relação ao SD5000. É muita coisa. Se fosse SDS tudo bem, mas Tornado não suporta. Então manteria o SD3000, desde que fizesse "casamento das imepdâncias". Pode ser o SD 5000, se por exemplo for de 1 ohms e os Tornados ligados em paralelo, o que geraria 3.500w e ainda assim é arriscado.

Compartilhar este post

Link para o post

JOESTER:

a sintonia da caixa +/- em 45hz imaginei assim pois o fs do tornado é 41.

quanto ao numero de drives e headrom, é isso ai, deixar ganho bem baixo para ter uma melhor qualidade de audio.

quanto as impendacias são as seguintes, tornados 4 ohms e o ampli sd3000 versão 2ohms, casa perfeitamente.

TARCIO_LEAL:

os médios de 15" estou usando para u, maior spl nesta faixa de frequência, por isso o uso de autofalante P.A,

quanto ao numeros de drives não é para acompanhar dois tornados, é para compor com 2 tornados e dois pw5, e o amigo ai(joester) explicou o motivo, ganho no headrom, ganho baixo...menos distorçoes e muito mais clareza no som.

o corte em 2000khz é bem alto...mais ésó para fazer a transição mais suave (na minha opinião) pois eles por natureza rendem bem até uns 800hz, acima disso é pifio.

corssover ativo irei usar do propio H.U e amplis??? algum problema???todos são 12db/8º, e como usarei o mesmo ampli para drives e st, sou obrigado no st usar passivo, no drive poderei usar do ampli mesmo.

cortes loucos???que saiu ai de padrão???os cortes low???

FCOELHOGOMES:

disse tudo sobre o ampli.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

na minha opnião usar o ganho com headrom é interessante pois vc usa ganhos muits baixos em todos falantes..e um som muito agradavel, alguem discoda disto??

Compartilhar este post

Link para o post

Nao discordo. Me refiro o seguinte: Eu tinha 2 tornados de 18 e só renderan (muito bem por sinal) com o 3k7 2ohms. Menos q isso, nao rolava. E sempre com o clip levemente piscando pra se ter parametro.

Pra vc ter uma ideia, uso um SD8000 2ohms em dois eros SDS2.7 de 18" , que ligados em paralelo fechan 2ohms. E acredite se quiser , a um volume abaixo do clip. CLARO, que com muito cuidado, caixa com o volume de 140 litros pra cada falante , olho no x-max etecétera e tal.

Só nao pode barberiar. Fora isso, os ganhos com qualidade sao excepcionais.

[]´s

EDIT: Esse lpf dos tornados nao sei nao em... 500hz...

Jah q tu vais usar falantes de MG com o corte hpf baixo, axo q nao precisa subir tanto. Aumenta consumo, risco de queima... Ainda mais que o tornado é um falante que tipicamente "nao sobe".

Mas enfim, isso aí é questao de ouvir, se ficar bom, vale corte ateh de 10k []-[]

Editado por Joéster

Compartilhar este post

Link para o post

Há uma questão que poucos observam. A potência máxima admissível ou a potência máxima que se deve aplicar em função do projeto, lembre bem do projeto. O Tornado nas vezes que eu simulei, a potência admissível era até mais baixa do que potência nominal, então o risco de aplicar acima de 02 vezes a potência nominal (potência musical) é eminente.

O valor Xmax influencia diretamente nessa potência e a resistência a receber mais potência do que o normal. Veja bem em qualquer situação garantir a qualidade do sinal é essencial, nem quie seja abaixo do valor da potência nominal.

Se não tiver esses conceitos em mente não tem como.

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho 4 3300 ti aqui... com 2 vc pode dispensar essa cornetaiada e sts.... eu usaria os pw3 de 10 ou 12...

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho 4 3300 ti aqui... com 2 vc pode dispensar essa cornetaiada e sts.... eu usaria os pw3 de 10 ou 12...

conversei com oamigo aqui e resolvemos por spaço e custo vamos de 2 pw3 12" e um SD700.1d versão 4ohms,pois os dois serão de 8ohms cada.

Compartilhar este post

Link para o post

Há uma questão que poucos observam. A potência máxima admissível ou a potência máxima que se deve aplicar em função do projeto, lembre bem do projeto. O Tornado nas vezes que eu simulei, a potência admissível era até mais baixa do que potência nominal, então o risco de aplicar acima de 02 vezes a potência nominal (potência musical) é eminente.

Depende ONDE esses valores admissiveis se tornaran tao baixos. É fato que em algumas frequencias a potencia admissivel (dependendo da caixa/sintonia/etc) passa a ser pífia, chegando em casos até na metade da potencia RMS. Cabe ali o uso de simulaçoes pra determinar se as mesmas sao realmente diferenciais ao som pretendido, e fazer as devidas correçoes/atenuaçoes especificamente nelas, via processador. Porisso eu ainda axo que o som perfeito é a combinaçao de um headroom forte + simulaçoes + Processamento!

O valor Xmax influencia diretamente nessa potência e a resistência a receber mais potência do que o normal. Veja bem em qualquer situação garantir a qualidade do sinal é essencial, nem quie seja abaixo do valor da potência nominal.

Se não tiver esses conceitos em mente não tem como.

Salve! :rever1:

Porisso que eu digo que tudo é simular, projetar, e ouvir. Tem de existir o casamento perfeito entre esses tres "quesitos" , se houver é alegria a vida inteira.

Editado por Joéster

Compartilhar este post

Link para o post

Perdao, saiu duas vezes.

Editado por Joéster

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...