Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

rODriGo_mUniZ

IMPEDÂNCIA ENXERGADA PELA SAÍDA DO AMPLIFICADOR QUANDO TEM CROSSOVER

Recommended Posts

Postado em (editado)

Saudações senhores do Auto Forum.

Depois de muito procurar pela web a fora e não encontrar nada de fácil entendimento sobre o assunto proposto por este tópico, resolvi postar aqui minhas dúvidas que tenho certeza que é a de muitos. Eu acredito que este tópico será de grande utilidade e ajudará muitos usuários. Conto com a ajuda dos colegas.

Alguns comentários:

É de conhecimento geral que todo amplificador assim como falantes, drivers e tweeters tem uma impedância nominal. Normalmente 2,4 e 8 Ohms para falantes e 8 ou 16 Ohms para drivers e tweeters profissionais.

Para um correto funcionamento e melhor aproveitamento da potencia empregada nos mesmos é necessário que haja uma harmonia entre eles. Ou seja: Se um amplificador foi desenvolvido para fornecer 1000 W com impedância mínima de 4 Ohms, o falante deve ser capaz de suportar essa mesma potência com a mesma impedância ou usar uma combinação que resulte nestas condições.

Obs.: No geral estes falantes tem a capacidade de suportar até o dobro da potência nominal mas isso não será comentado para não fugir ao foco.

Quando se trata de falantes iguais fica fácil o entendimento de algumas regras. Exemplo: Se tenho dois falantes de 500 W por 4 Ohms e ligar em paralelo (+ com + e - com -) terei a redução da impedância pela metade e vou somar a potência. Ou seja: 2 Ohms e 1000 W. E se eu ligar em Série (+ com -) terei dobrado a impedância e a potência. Ou seja 8 Ohms e 1000 W.

Até aí tudo Bem!!

REAL PROBLEMA:

O Real problema é quando preciso saber o que o amplificador enxerga quando temos divisores de frequência (Crossovers).

Ex.: tenho 6 drivers e 2 tweeters. Todos de 8 Ohms. sendo metade em cada canal. Ou seja, se fossem 3 drivers e 1 tweeter em paralelo sem crossover, eu teria uma impedância de 2 Ohms. Certo? Mas, cada um deles tem um capacitor (divisor passivo de 1ª ordem 8dB/8ª). Então minha pergunta: O que o amplificador está enxergando nesse momento tendo em vista que antes de cada driver ou tweeter tem um capacitor?

Gostaria de receber informações técnicas sobre o assunto. Tipo, fórmulas para eu calcular isso e as fontes se possível.

A medida que eu for aperfeiçoando a proposta deste tópico vou mudando aqui!

Abração galera do Fórum!

Editado por rODriGo_mUniZ
Postado em

Brother, uma coisa n tem nada a ver com a outra.

O cross vai cortar a frequencia do canal de SINAL de audio, ele está entre o player e o modulo, e nao entre o modulo e os drivers e/ou falantes.

a impedancia do sistema esta na parte de potencia, nao na parte de sinal da parada.

Compriendes? :legal:

Postado em

Brother, uma coisa n tem nada a ver com a outra.

O cross vai cortar a frequencia do canal de SINAL de audio, ele está entre o player e o modulo, e nao entre o modulo e os drivers e/ou falantes.

a impedancia do sistema esta na parte de potencia, nao na parte de sinal da parada.

Compriendes? :legal:

amigo, vc nao entendeu a pergunta, ele ta falando de cross passivo... tem um tópico que eu fiz uma rápida explicação de um texto do Homero Sette

e toda linha de transmissão, por mais simples que seja, tem uma impedancia caracteristica, como p.ex. os cabos RCA, assim como as fontes de sinal como o player tem uma impedancia de saida, tambem a entrada do amplificador, etc

Postado em

amigo, vc nao entendeu a pergunta, ele ta falando de cross passivo... tem um tópico que eu fiz uma rápida explicação de um texto do Homero Sette

e toda linha de transmissão, por mais simples que seja, tem uma impedancia caracteristica, como p.ex. os cabos RCA, assim como as fontes de sinal como o player tem uma impedancia de saida, tambem a entrada do amplificador, etc

a tah.. eu fui pelo mais facil aushuas

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...