Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Jal

Problema - Explosound 3600 + Sub Pioneer 309

Recommended Posts

Boa Noite galera

Eu venho por meio deste tópico pedir ajuda, pois, estão acontecendo coisas estranhas com meu set de som

Eu possuo esse modulo (Explosound XM-3600 1400rms) e o Sub (Pioneer 309 S4), que está ligado em um bridge de 700rms

e a entrada do radio está ligado na saida rca sub do rádio, que é um mp3 da pioneer (que nao lembro o modelo)

Ai fiz a caixa para o sub, com uma litragem de +/- 40-45 lts e liguei o sub com um fio de 2x 0.75mm e levei para instalarem, claro..perguntando se os fios iriam suprir a potencia do sub sem derreter e tal e, levei para o positivo do modulo um fio de 10mm, também perguntando se não daria futuros problemas se usasse o msm.

Beleza..depois de instalado eu usei o som numa boa por uns 8-10 dias, com bons graves e tal, olhei no amp estava nem 40% do ganho no bridge, tudo blza..

só que ai aconteceu o inesperado.Cá estava eu, escutando som em um volume moderavelmente alto qnd sinto um cheiro de algo queimado..logo ja desliguei o som, né..com medo do pior

encostei no meu destino e notei q o cheiro estava vindo do porta malas e que o modulo não acendia mais. Ai vi que os fusiveis do modulo 3x 20Ah estavam todos queimados. E vi que o cheiro estava vindo de dentro da caixa de som e ja pensei no pior.. era o sub q estava cheirando

movimentei o sub.. e estava normal.

Troquei os fusiveis e blza..liguei o som td funcionando normalzinho..até o sub, que por incrivel que pareça nao havia travado a bobina.

No outro dia, fui ver com mais calma ..e acabei aumentando o som pra ver se tudo estava normal.. depois de uns 5min o modulo apaga de novo. Ai comecei realmente a ficar com medo. Fui ver os fusiveis dele..Todos normais, mas o fusivel de 60Ah do positivo na bateria estava queimado. Depois disso nem mechi mais

Pessoal..peço que me ajudem a achar possiveis causas se são os fios que estão mto pequenos pra tanta potencia.. ou sei la curto circuito em algum lugar

Ps. Tudo está na garantia e pretendo segunda feira cedinho levar na loja para cobrar meus direitos

Tenho uma Bateria de 60Ah no carro

Obrigado pela ajuda

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

a alimentação é pouca, e os fios da bateria pro modulo está muito fina!

Essa pode ser a real causa disso tudo?

Compartilhar este post

Link para o post

Não só da alimentação, mas do sub também.

Eu senti que quando eu fui la, subestimaram o modulo e por isso fizeram meio que de "qualquer" jeito

Compartilhar este post

Link para o post

coloca uns fio de 16mm para o amp e uns fio de 6mm para o sub que ja era !!

Compartilhar este post

Link para o post

coloca uns fio de 16mm para o amp e uns fio de 6mm para o sub que ja era !!

Pro sub um de 4mm² já tá bom, rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Pro sub um de 4mm² já tá bom, rsrs

melhor preveni doque .... :legal:

mais creio que um cabo de 70mm ainda é pouco pro sub em :vts

Compartilhar este post

Link para o post

melhor preveni doque .... :legal:

mais creio que um cabo de 70mm ainda é pouco pro sub em :vts

mas 4mm² já seria até mais que o necessário.

70mm² é pra um mtx thunder 1000000, auehauehuaeh

Compartilhar este post

Link para o post

Ai se eu fizer essas mudanças futuramente não acontecerá mais isso? o porta fusiveis de 60Ah vai dar pra ser o msm e tal?

Compartilhar este post

Link para o post

Ai se eu fizer essas mudanças futuramente não acontecerá mais isso? o porta fusiveis de 60Ah vai dar pra ser o msm e tal?

Se ele estiver em boas condições pode sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah então tá. Vou ver o que posso fazer pra arrumar isso..ja tinha ficado completamente broxado com isso td

Compartilhar este post

Link para o post

mas 4mm² já seria até mais que o necessário.

70mm² é pra um mtx thunder 1000000, auehauehuaeh

acho que falto uns 3 zero ai em

Compartilhar este post

Link para o post

Levei lá..eles falaram q nao são os cabos..to ate vendo botarem a culpa no modulo

Compartilhar este post

Link para o post

Levei lá..eles falaram q nao são os cabos..to ate vendo botarem a culpa no modulo

cara, 10mm eu usei no meu taramps T400, no meu corzus ht600 eu usei 16mm, e isso pq é 600 rms, o seu é mais forte e o cara me coloca 10mm, estaladô cabaço mesmo! :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

pelomenos trocaro o cabo :huh:

se nao leva em outro lugar e manda eles troca

Compartilhar este post

Link para o post

Agora me disseram q ocorreu uma distorção no falante e por isso está queimando os fusiveis, que é para eu levar em algum lugar para verificarem

Compartilhar este post

Link para o post

pelomenos trocaro o cabo :huh:

se nao leva em outro lugar e manda eles troca

ou troca voce mesmo, é super simples, é so passar no lugar que ja ta o outro e ligar no portafusivel no modulo e bateria!

Compartilhar este post

Link para o post

Agora o problema da vez é o auto falante q falam q ta bixado. que a bobina entra em curto e por isso sempre queima os fusiveis. E agora o que fazer? será q o vendedor troca com a garantia? ou vai alegar que foi mal uso?

Compartilhar este post

Link para o post

Agora o problema da vez é o auto falante q falam q ta bixado. que a bobina entra em curto e por isso sempre queima os fusiveis. E agora o que fazer? será q o vendedor troca com a garantia? ou vai alegar que foi mal uso?

pelamordideus os cara nao tem mais oque inventa :banghead

NUNCA ouvi fala isso subwoofer entrar em curto, se ocorreçe isso comcerteza o sub nem iria tocar...

o outra oque tem a ver o sub em mal contato com o porta fusivel la no doutro lado do carro, se o amp entrasse em curto ele iria acionar proteçao.

bom eu nunca vi isso, pode até ser que esteja assim...

Mas ja troco os foi pelo menos troca os fio pra fios mais grosso pra depois voce começa na eletronica.

Compartilhar este post

Link para o post

Distorção no falante, ahahah.

Meu, compra uns fios e passa no lugar desses e pronto.

E queima o nome da loja na cidade inteira!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Entao eles falam q eu escutei mto alto (Isso q eu nao mechi na regulagem depois q eles ajustaram o ganho..a frequencia em Hz) e por isso nao escutei a distorção dos graves que causaram a queima dos fusiveis...e q eles testaram com outro falante hj la e nao deu nada nem esquentou o modulo...eu medi no multimetro a impedancia do falante e ela ta abaixo de 1 ohms ..e agora?! :S e pra ajudar o vendedor q me deu 3 meses de garantia nao responde meus emails

esse modulo tem o lance do 0db até 12db, né? controle de ganho de graves que vai pra frente no painel como se fosse um volume..msm qnd zerava ainda ficava com grave...será q foi config errada deles?

Editado por Jal

Compartilhar este post

Link para o post

Os fios vou trocar com a dica do pessoal ai...Positivo 16mm e o pro sub 4mm² ..ta certo, né?

Compartilhar este post

Link para o post

que zica, hein..alguma dica? pq o ganho no bridge nao estava alto (cerca de 40% para menos) e eu deixava no controle de graves sempre no talo, pq la na loja me falaram q era tranquilo..que nao iria rolar uma distorção (y) (que aconteceu, né.. pqp)

ai que eu penso em uma coisa:

será q esse controle de ganho de graves nao aumenta o ganho do bridge no talo? ai anula aqueles 40% e passa a ser 100% de quanto..700rms nao..mas pelo menos uns 500rms?

e o loudness q deixaram no high no player...será q tem alguma influencia direta???

Editado por Jal

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...