Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
lira´s

SQ, novo set (QUASE) pronto para ser instalado

Recommended Posts

Galera,

Estou trocando de carro (ainda não definido) porem o set está 100% comprado, porem algumas duvidas tenho com relação a Instalação X Originalidade, como todos os carro que tive mexi muito, neste agora gostaria de não mexer muito no painel/ colunas etc..

Hoje meu set é este:

HU Pioneer AVH 4280

Ipod Classic 160gb

Proc Audio Alpine PXE H660

Kit 3 vias Macrom by Morel

Subwoofer Morel Elate 10"

Amp Clarion APX 4360 (estereo)

Amp Clarion APA 2160 (mono)

Cabos Speaker santo Angelo Free Ox

Cabos RCA Knukonceptz Krystal

Estava pensando em instalar este set da seguinte maneira para buscar o maximo de originalidade:

KIT: Em bi-amp porem sem o mid range, somente TW e mid bass na jogada, somente um direcionamento on axxis na coluna do retrovisor para parecer mais original possivel e os mid bass nas portas com tratamento acustico e baffle de madeira, será que rola dessa maneira? Pelo que sei este kit tem o mesmo parametro do Elate.

SUB: Em caixa dutada, atualmente uso ele numa caixa selada de 25l porem acho ele com muito ataque e pouco subgrave, quem já usou este sub tem alguma ideia de alguma caixa bacana para ele?

PXE H660 - Vi que ele tem varias opções de cortes e ajustes, no entanto vale a pena deixa-lo para fazer o T.A, cortes ativos e etc?

Por enquanto é isso, com certeza mais duvidas surgirão com o decorrer da instalação!

Pelo menos o set está 100% comprado e até o final de Novembro estarei de carro novo, tomara que venha pelo menos um radinho para animar o transito de Sampa até que este set esteja 100% instalado.

Valeu :legal:

Editado por lira´s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deve ser possível usar em duas vias. Depende do kit. Tente achar dados isolados de cada driver e veja se é possível.

Compartilhar este post

Link para o post

Pad, estes são os parametros do Elate 6, é igual ao meu kit

4 Ohm

Power Handling 200W

Max. Transient Power Handling 1000W

Sensitivity (2.83V/1M) 89dB

Frequency Response 25-25000Hz

Crossover Point 700/3800Hz

Voice Coil Diameter

Woofer: 75mm (3")

Tweeter: 28mm (1 1/8")

Midrange: 54mm (2 1/8")

Mid Range

Nominal Impedance 4 Ohm

Power Handling 100W

Max. Transient Power Handling 300W

Sensitivity (2.83V/1M) 89 dB

Frequency Response 450-7000Hz

FS 280hz

Voice Coil Diameter 54mm (2.10")

Voice Coil Former Aluminum

Voice Coil Wire Hexatech Aluminum

DC Resistance 3.5 Ohm

Magnet System Neodymium rear vented

Dome Type Acuflex Soft Dome

Dome Material Soft dome

Unit Diameter 88mm (3.5")

Mounting Depth 21mm (0.83")

Mounting Cutout 75.5mm (2.97")

Net Weight 0.25kg (0.55lb)

Tweeter

Nominal Impedance 6 Ohm

Power Handling 130W

Max. Transient Power Handling 350W

Sensitivity (2.83V/1M) 91 dB

Frequency Response 1400-25000Hz

FS 950Hz

Voice Coil Diameter 28mm (1 1/8")

Voice Coil Former Aluminum

DC Resistance 5.2 Ohm

Magnet System Double magnet Neodymium

Dome Type Acuflex Soft Dome

Dome Material Silk

Unit Diameter 45mm (1.8")

Mounting Depth 20mm (0.8")

Mounting Cutout 50mm (2")

Net Weight 0.07kg (0.15lb)

Mid Bass

Nominal Impedance 4 Ohm

Power Handling 180W

Max. Transient Power Handling 1000W

Sensitivity (2.83V/1M) 89dB

Frequency Response 25-4000Hz

FS 50Hz

Voice Coil Diameter 75mm (3")

Voice Coil Height 14.5mm (0.57")

Voice Coil Type/Former Aluminum

Voice Coil Inductance @1kHz 3.7 Ohm

Voice Coil Inductance @1kHz 0.38MH

Magnet System Hybrid rear vented

HE-Magnetic Gap Height 6mm (0.25")

B-Flux Density 0.8T

BL Product/BXL 6.35

Max. Linear Excursion/Xmax 8.5mm (±4.25mm)

Suspension Compliance CMS 721

Mechanical Q Factor QES 0.39

Total Q Factor Q/T 0.33

QMS 2.06

Mechanical Resistance RMS 1.03kgS¹

Moving Mass MMS 13.56gr (0.48oz)

Equivalent Car Air Load VAS 14.35L (0.51ft³)

Effective Pison Area SD 119cm² (18.45in²)

Cone Type One-piece formed

Cone Material DPC

Unit Diameter 165mm (6½")

Mounting Depth 61mm (2.37")

Mounting Cutout 141mm (5.55")

Editado por lira´s

Compartilhar este post

Link para o post

Será que é possivel fazer os cortes no PXE usando apens o mid bass e tw?

Compartilhar este post

Link para o post

Será que é possivel fazer os cortes no PXE usando apens o mid bass e tw?

oi robson...

se o pxe fizer como o pxa, ele vai te fornecer corte de frequencia passabanda até 30db oitava por canal e eq 31 bandas frente, traseira, central e 10 bandas sub

Compartilhar este post

Link para o post

Lira,

Este é um kit originalmente 3 vias, certo?

Se for, eu não usaria em duas... Claro que só instalando e testando que vai dar pra saber se vai funcionar ou não. Como o Pad disse, talvez dê. Mas eu não faria...

Se pretende usar realmente um duas vias, procure (e compre) um bom mid p/ duas vias. Normalmente, os mids de tres vias são projetados para tocar frequencias mais baixas, e sendo assim, vc terá alguns problemas nas frequencias intermediarias...

Mas como já disse, se vai colocar nas portas, não custa nada tentar... Se ficar ruim vc vai atras de um outro mid...

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

oi robson...

se o pxe fizer como o pxa, ele vai te fornecer corte de frequencia passabanda até 30db oitava por canal e eq 31 bandas frente, traseira, central e 10 bandas sub

Pelo pouco que li, ele faz até 18db/8ª por canal e 24db/8ª no sub, as faixas de eq são as mesmas que vc citou.

Compartilhar este post

Link para o post

Dá pra fazer. O woofer sobe, e o tweeter desce. Eu já fiz isso com um kit, não fica "bom" como 3 vias, mas toca bem sim. Preferencialmente com cross ativo.

Em casos você tem woofer que so responde bem entre 500 e 1000 Hz, e tweeter que só toca bem acima de 4,5KHz. Aí não vinga.

Compartilhar este post

Link para o post

Lira,

Se for, eu não usaria em duas... Claro que só instalando e testando que vai dar pra saber se vai funcionar ou não. Como o Pad disse, talvez dê. Mas eu não faria...

Se pretende usar realmente um duas vias, procure (e compre) um bom mid p/ duas vias. Normalmente, os mids de tres vias são projetados para tocar frequencias mais baixas, e sendo assim, vc terá alguns problemas nas frequencias intermediarias...

Mas como já disse, se vai colocar nas portas, não custa nada tentar... Se ficar ruim vc vai atras de um outro mid...

[]s

Rui

Rui,

Sim, ele originalmente é 3 vias, o mid range dele é aquele que parece um reparo de driver, ele é fino em comparação aos comuns, não ocuparia tanto espaço assim, porem na capa do retrovisor (pois estou pretendendo comprar uma Pajero TR4) o espaço é bem pequeno e originalmente existe um local para tweeter bem trabalhado por sinal, as colunas pelo que percebi são bem chatas de mexer pois elas possuem uma alça(famoso pqp) e fico receoso em mexer nelas.

Para ficar algo bacana só se eu deixar off axxis, mas dai tenho a preocupação de no futuro vender o carro e ser um sacrificio achar estas benditas colunas para repor. pasmafaute

Gosto do kit e não queria vender.

Compartilhar este post

Link para o post

Dá pra fazer. O woofer sobe, e o tweeter desce. Eu já fiz isso com um kit, não fica "bom" como 3 vias, mas toca bem sim. Preferencialmente com cross ativo.

Em casos você tem woofer que so responde bem entre 500 e 1000 Hz, e tweeter que só toca bem acima de 4,5KHz. Aí não vinga.

Prefiro 3 vias, mas tambem tem o bom senso, por conta disso tem que modificar as colunas e não conseguir reverter para o original, a minha vontade é de montá-lo em 3 mesmo, porem vejo muitos falando que é melhor um 2 vias acertado do que um 3 vias capengo.

Pensei no 2 duas vias pela praticidade na instalação e acerto do set.

Sim este mid sobe bem pelo pouco que ouvi, mas acho que não chega a tanto como o manual descreve.

Compartilhar este post

Link para o post

Para ficar algo bacana só se eu deixar off axxis, mas dai tenho a preocupação de no futuro vender o carro e ser um sacrificio achar estas benditas colunas para repor. pasmafaute

É cara,

Isso é uma realidade, ainda mais em carros como este... Mas encontrar vc encontra, nem que seja sob encomenda e demore dois meses... O que pode ser um problema é o preço...

Eu achei que vc não queria mais o 3 vias, mas se vc gosta do kit, o melhor a fazer é meter a faca nas colunas...

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Lira,

[]s

Rui

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Esse kit tem midrange de domo não é?

Me lembra bastante os 3 vias da Helix/Brax, que tem midranges de domo também, usados praticamente pra completar a resposta do tweeter pra baixo, melhor dizendo, dá uma descidinha a mais, o crossover point fica entre 600 e 650Hz, o seu tem crossover point em 700Hz intrigante isso. Mas sei lá, pode ser que pelo fato de o midrange ser de domo, a integração com tweeter fique melhor?

De toda forma, como o Pad já disse e o Rui também, o tweeter desce bem e o mid sobe bem, teóricamente dá pra fazer duas vias. Teste e veja como se comporta, mas provavelmente o corte vai ser um pouco diferente no cross ativo. E dependendo do posicionamento de mid e tweeter, talvez até de pra fazer uma inversão de fase.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse kit tem midrange de domo não é?

Me lembra bastante os 3 vias da Helix/Brax, que tem midranges de domo também, usados praticamente pra completar a resposta do tweeter pra baixo, melhor dizendo, dá uma descidinha a mais, o crossover point fica entre 600 e 650Hz, o seu tem crossover point em 700Hz intrigante isso. Mas sei lá, pode ser que pelo fato de o midrange ser de domo, a integração com tweeter fique melhor?

De toda forma, como o Pad já disse e o Rui também, o tweeter desce bem e o mid sobe bem, teóricamente dá pra fazer duas vias. Teste e veja como se comporta, mas provavelmente o corte vai ser um pouco diferente no cross ativo. E dependendo do posicionamento de mid e tweeter, talvez até de pra fazer uma inversão de fase.

Satyricon, isto seria uma sugestão de setup caso eu compre mesmo a Pajero, estou pesquisando bem as opções do mercado, até Ecosport está na lista, caso eu a compre fica mais fácil, dai parto ditero pro 3 vias ativo no PXE usando dois amps 4 ch ou bi-ampli cortando passivamente. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Mudanças de plano, este final de semana meu lindo carro (pra não chamar mer**) me fez o favor de quebrar, gastei uma fabula pois queimou o corpo de borboleta do famigerado, tenho um 206 1.6 16v e vou falar a verdade, PEUGEOT NUNCA MAIS!!!!

Bom, desculpem o desabafo mas voltando ao foco do post, resolvi comprar um carro de manut barata, economico e boa revenda até as coisas equilibrarem novamente dai sim partirei para um carro mais "patrão".

Pesquisando e conversando um pouco, estou observando alguns Corsas 1.4, vejo muitas pessoas falarem bem dele e vejo que para o meu set, ele ficaria bacana com um 3 vias, dai sim montaria o kit completo, as coisas facilitam muito para isso.

Alguem tem ou teve 3 vias no Corsa? É chatinho de fazer colunas?

Editado por lira´s

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, apenas atualizando o topico e pedindo socorro a voces novamente, comprei o carro e ontem dei uma passada na Status Audio (Moica) para realizar a execução do projeto.

O carro comprado é uma Meriva CD 04, estou usando o projeto do Luciano (LR Art in Audio) como inspiração, porem não fecharei a coluna como ele fez na dele, os equipamentos ficarão todos escondidos e o sub numa caixa estepe.

Estou querendo mudar o sub, na minha opinião achei o Morel Elate 10" um tanto xoxo, sem pegada porem com um timbre espetacular, na verdade ele parece mais um mid bass do que um sub, estou pensando em um Arc Audio XXD 10D2 no logar do Morel, será que é uma boa troca?

Editado por lira´s

Compartilhar este post

Link para o post

Arc 10, não o XXD... pode ser uma boa pedida.

Onde posso encontrar? Esse XXD está a venda nos classificados aqui do AF, achei o FS dele muito alto, 43,3hz do XXD contra 23 e poucos do ARC 10, é muita diferença!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia,

Galera :legal:

Voltando com novidades, muitas mudanças ocorreram!

Instalei o set e em menos de uma semana já o modifiquei, tirei os amps Clarion e instalei um Alpine MRV F450 5 canais, deu uma boa melhora, medios mais abertos e agudos mais cristalinos, sai também o Morel Elate 10 e entra um JL 10W0 V1, adorei o sub, era o que eu queria mesmo, sub rapido e plano, bem SQ mesmo, enfim... gostei bastante.

Outro item que estou querendo mexer é no kit 3 vias, não sei mas não gostei do mid range, acho ele bem agressivo, dei uma pequena pesquisada e vi que isso é bem caracteristico que mid range do tipo DOMO, dai me vei a opotunidade de substitui-lo por um Focal Access 165 A3, pelo menos falam bem dos tweeters e pensei em pega-lo para teste.

Vale a pena o Focal Access 165 A3 e tentar cortes ATIVOS nele? :legal:

Editado por lira´s

Compartilhar este post

Link para o post

já tentaste modificar os cortes/equalização??? o meu eu amansei assim

Já... estou desconfiado que essa "cornetada" é devido ao cross passivo, o kit MB Quart que eu tinha dava para atenuar tw e mid range, esse só o tw.

Compartilhar este post

Link para o post

Belo set.

E vai instalar onde?

Na verdade ja instalei, foi todo montado na Status Audio (Moica), na verdade alem desse up grade preciso da um ajuste fino, retirar alguns ruidos hiss e regular bem o T.A, ajustei de ouvido mesmo. Preciso ajusta-lo pelo IMPRINT mas até o momento o que esta na ativa não está me agradando.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...