Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
n3n0

Teste de speaker cables

Recommended Posts

Muda muito, ja tive os 2 ao mesmo tempo para comparar. O 3 vias eh mais parrudo, ima maior, cone diferente, o centro tb, e tocam diferente. Nao da pra um substituir o outro nao. Abs

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

mais um encontro feito aqui em casa

testamos hoje alguns cabos speakers, cabos rca e amplificadores

equipamentos:

mcintosh mx5000

mcintosh mda5000

cabo digital coax wireworld eclipse 5

cabos rca purist audio corvus praesto revision

cabos rca canare L4E6

cabos speaker canare 4s8

cabos speaker kubala sosna imagination

amp mcintosh mcc602TM

amp sinfoni amplitude 150.2

caixa kef C3

primeiro teste foi com cabeamento purist de rca e canare com amp mcintosh - pra mim foi a melhor combinacao de todas.

segundo com cabeamento canare de rca, canare de spk e amp mcintosh

terceiro com sinfoni de amp, purist de rca e canare de spk

quarto com sinfoni de amp, purist de rca e kubala de spk

consideraçoes:

1. baita dum soundstage, nao tanto pra largura, mas em profundidade, com diferenca pra mim de quase meio metro a mais que as outras combinacoes, imagem sólida com corpo estável e posicao entre os instrumentos bem distinta. Na parte tonal, destaque para o médio, médio grave e grave. Faixa de voz bem detalhada, com médio grave bem profundo e detalhado. A questao pra mim de profundidade de palco, recorte de imagem e médio grave está lingada ao RCA já que com o chord eu nao tive essa percepcao.

a parte negativa pra mim foi na parte de agudos, que poderiam se mostrar um pouquinho mais presentes. Mas acho que todos que escutaram gostaram mais dessa combinacao

2. com o canare de rca, percebi uma diminuicao da profundidade do palco, de cerca de 20 a 30cm, mas todo o soundstage também veio pra frente, a faixa de voz ficou um pouco mais acentuada mas perdeu detalhamento, Na parte tonal, os agudos foram semelhantes, mas perdeu corpo no médio grave. Mas considero um bom custo beneficio, já que esse rca custa cerca de 20x menos que o anterior.

3. com a mudanca de amplificador, inverteu-se a parte tonal, a parte de médio-agudos e agudos ganhou força e a parte de médio e médio-graves perdeu corpo e consistencia. o soundstage ficou profundo mas pra mim perdeu corpo de imagem, ficou mais magro que com o mcintosh, e também perdeu em detalhamento. os agudos soaram bem abertos e alguns detalhes desta faixa ganharam presença.

4. com o sinfoni e kubala, enfatizou-se mais ainda a faixa de médio agudos e agudos, ficou mais aberto que o canare que pra mim, deixou o som mais flat, palco também perdeu profundidade em relação a configuraçao 1 mas o corpo de voz e alguns instrumentos que tocam faixas mais agudas ficaram bem vivos.

Como resultado do teste, no set numero 1 gostei bastante e acho que estou no caminho certo, faltam mais alguns upgrades com cabos (spk e digital) e acho que achei os cabos certos e nao preciso mais procurar por rca's

Compartilhar este post

Link para o post

Muda muito, ja tive os 2 ao mesmo tempo para comparar. O 3 vias eh mais parrudo, ima maior, cone diferente, o centro tb, e tocam diferente. Nao da pra um substituir o outro nao. Abs

Então não conseguiria utlizar por exemplo somente o midbass e twt do kit n7, caso precisasse de um duas vias?

Compartilhar este post

Link para o post

infelizmente não deu pra eu ir hoje, trabalhei até tarde...

Bom saber que esses canare são uma boa pra usar de RCA.

Quero ouvir esse set matador de cabos!

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Então não conseguiria utlizar por exemplo somente o midbass e twt do kit n7, caso precisasse de um duas vias?

Já vi pelo menos 2 pessoas usando assim. Eu tenho um desse,o Focal Utopia 6w3 (Que é o midbass do Utopia N7) mas infelizmente nem pude testar mais profundamente, só liguei pra ver se funcionava ok. Mas eu já ouvi falar,e mais de uma vez ainda, que esse midbass não é só bom em médio-grave não, dizem que ele tem ótimo medio tb...

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno nao foi o que percebemos por aqui em 2 carros tentando usar o 6w3 direto com tweeter. Nao ficou bom

Compartilhar este post

Link para o post

No workshop da Focal foi comentado que o midbass do No7 foi projetado exclusivamente para tocar frequências em médio grave, totalmente diferente do No6 que já responde as frequências médias também.

Compartilhar este post

Link para o post

Tweeter - O WRC tem o tweeter que era utilizado na linha Grande Utopia, até dois anos atrás, ou seja era uma peça de som residencial. Realmente, ele sobe menos (um vai até 30khz e ou outro até 40khz) que o n.6, porém na transição de voz, ele é muito superior, pois toca extremamente bem em até 2khz. Essa é uma tendência que a Focal esta seguindo, pois o novo tweeter da Grande Utopia, desce ainda mais. Para um kit duas vias isso é bem importante.

Informação adicional: O tweeter do kit 165 W-RC é o mesmo modelo (TB872) utilizado atualmente nas Studio Monitor SM 9. Tivemos a oportunidade de ouvir tanto os monitores quanto o W-RC no carro, é são simplesmente fantásticos! Assinatura Utopia e ponto!

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno nao foi o que percebemos por aqui em 2 carros tentando usar o 6w3 direto com tweeter. Nao ficou bom

Bom saber, como eu disse eu só tinha ouvido falar já que não tive oportunidade de escutar o 6w3 ainda.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

No workshop da Focal foi comentado que o midbass do No7 foi projetado exclusivamente para tocar frequências em médio grave, totalmente diferente do No6 que já responde as frequências médias também.

Obrigado pelo esclarecimento, tive uma oportunidade de comprar um kit n7, então ele não serviria para o que pretendo montar no futuro.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pela confirmação....

Compartilhar este post

Link para o post

eu mesmo tinha o kit n.7 e troquei pelo n.6 pq queria fazer 2 vias no carro (nao aguento mais coluna grande rsrs).

Compartilhar este post

Link para o post

eu mesmo tinha o kit n.7 e troquei pelo n.6 pq queria fazer 2 vias no carro (nao aguento mais coluna grande rsrs).

Mas e o fato de os seus mids não serem direcionados não gera perda em detalhamento abaixo das freq q o tweeter toca?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas nao soh os meus, , os de todo mundo que usa mid na porta. Infelizmente essa eh a pegada do som de carro. Cobertor curto. E meu set nao eh montado para hifi e sim para sq.

Nao perde soh em detalahmento mas em precisao tonal, recorte, naturalidade. A telinha de plastico do carro tb ajuda a estragar o som.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas nao soh os meus, , os de todo mundo que usa mid na porta. Infelizmente essa eh a pegada do som de carro. Cobertor curto. E meu set nao eh montado para hifi e sim para sq.

Nao perde soh em detalahmento mas em precisao tonal, recorte, naturalidade. A telinha de plastico do carro tb ajuda a estragar o som.

não tem como fugir disto, só se voce tem um carro especifico pra som automotivo sem presar por conforto e dia á dia , carro de exibição mesmo!!!!! adoro pesinhos e direcionamento mais avançado ,mas no certo momento que vivo é impossivel ter um carro pro dia á dia e ter um set ajustado pra extrair o maximo do som !!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

não tem como fugir disto, só se voce tem um carro especifico pra som automotivo sem presar por conforto e dia á dia , carro de exibição mesmo!!!!! adoro pesinhos e direcionamento mais avançado ,mas no certo momento que vivo é impossivel ter um carro pro dia á dia e ter um set ajustado pra extrair o maximo do som !!!!!

Essa é a vantagem de ter um midrange tocando a partir de 200Hz em cima do painel e direcionado :mac1

Compartilhar este post

Link para o post

Dan, quem esteve presente nesse último teste?

Eu, Massami, Leandro (leorbolato) e um amigo dele

depois se eles quiserem postar as impressoes deles

Editado por triatletadan

Compartilhar este post

Link para o post

Essa é a vantagem de ter um midrange tocando a partir de 200Hz em cima do painel e direcionado :mac1

com certeza, por isso acho dificil largar do 3 vias !!!!!

cornetado, magro, colorido, com transicao estranha na grande maioria dos casos... :mac1

concordo com voce!!!! consegui um bom resultado com midranges no painel, os tang que usava não eram cornetados, e nem magros,mas sim com uma coloração meio estranha, dai vem o que todo mundo fala: É dificil acertar um 3 vias

Compartilhar este post

Link para o post

cornetado, magro, colorido, com transicao estranha na grande maioria dos casos... :mac1

Tive um sistema bem simples no último carro e gostei mto do resultado. Transição estranha pq? A do 2 vias acho bem pior, mid tocando até 2kHz lá no pé e não direcionados ainda...sei lá. E não tava nem um pouco "magro"...usava os L3+L1 antigos nas colunas A e os L6 nas portas.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive um sistema bem simples no último carro e gostei mto do resultado. Transição estranha pq? A do 2 vias acho bem pior, mid tocando até 2kHz lá no pé e não direcionados ainda...sei lá. E não tava nem um pouco "magro"...usava os L3+L1 antigos nas colunas A e os L6 nas portas.

Ele disse na maioria dos casos. Pode não ter sido o seu. Transição estranha e colorido não foi o meu caso. Mas era cornetado, magro, c/ um trambolho horrível em cima do painél. Não voltaria ao 3 vias de jeito nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post

Edit: OK, me desculpem por desvirtuar o tópico...

Editado por Alex_84

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...