Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
guuga rocha

Protech Light 15" + BBuster 3600GL

Recommended Posts

Bom vou me apresentar aqui no fórum primeiramente meu nome é Gustavo, sou de Cubatão e venho acompanhando o fórum já tem mais de 1 ano e fiz o cadastro a pouco tempo.

Estou iniciando o projeto do meu som, não é nada de diferente até porque as condições não tão favorecendo mas pretendo ter um bom SPL para o dia-a-dia com custo x beneficio.

O som vou montar num Renault Clio Campus 1.0

E os equipamentos/materiais que vão ser utilizados:

HU: Pioneer 2350UB (vou substituir pelo atual um clarion bem simples)

Amplificador: BBuster 3600GL

Sub: Protech Light 15”

Alto falantes: Para porta pretendo por um kit 2 vias, ainda estou pesquisando qual utilizar

E na traseira pretendo instalar o Kit dianteiro de triaxial da bomber 6” que já tenho instalado hj nas portas da frente

Cabos alimentação: 25mm² industrial flexível

Cabos sinal: Os RCA e cabos para os AF estou pesquisando e vi bastante produto bom nos classificados, só falta decidir qual utilizar

Alimentação: Fazer o BIG 3 e futuramente trocar a bateria original

A caixa já comecei fazendo alguns cálculos e desenhos, me interessei bastante pela Caixa LT, mas estou projetando qual a melhor forma e gostaria também da opinião de vocês se vale a pena fazer esta caixa e tentar tirar o maior rendimento possível (dentro das limitações do sub) ou fazer uma boa caixa dutada.

O projeto pretendo estar com todos equipamentos no final de novembro e iniciar a montagem na 1º semana de dezembro, quando eu estiver de férias da facul

Cálculos da LT

Vel. Ar: 344 m/s

FS: 26 Hz

Comprimento da linha: 3,31 mts – 15% = 2,81 mts

Estaria correto isto? Fiz até um desenho depois vou postar aqui para terem idéia.

Editado por guuga rocha

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando chefe, boa sorte!

Vai ficar legal...

Esse cabo 25mm é muita coisa não é?

Vai ter um gasto absurdo com o fusível ....aquelas caixa de fusível não entram nessa bitola, o cara queria 60 reais de um fusível de 100Ah aqui na Holambra :pirou:

Aí eu coloquei de 10mm pra uma taramps t800, com um fusível de 50Ah (como recomenda o manual)

Vê com os fera aqui do fórum se precisa de tudo isso na BB3600GL

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ficar legal...

Vai ter um gasto absurdo com o fusível ....aquelas caixa de fusível não entram nessa bitola, o cara queria 60 reais de um fusível de 100Ah aqui na Holambra :pirou:

Aí eu coloquei de 10mm pra uma taramps t800, com um fusível de 50Ah (como recomenda o manual)

Então pesquisei e pelo que li recomendaram colocar acima de 16mm

O cabo já tenho aqui e também pensei no cabo no caso de futuramente fazer um upgrade

Quanto ao fusivel é a minha dúvida se uso um bom fusivel ou disjuntor

Compartilhar este post

Link para o post

cara eu fiz uma lt pra um falante de 6" e segui mais ou menos que o bloom falou que para tocar de tudo o bom é sintonizar em 40hz, e outra sintonizada em 26hz fica muito grande

Compartilhar este post

Link para o post

cara eu fiz uma lt pra um falante de 6" e segui mais ou menos que o bloom falou que para tocar de tudo o bom é sintonizar em 40hz, e outra sintonizada em 26hz fica muito grande

A então ja tirou uma dúvida, projetei a caixa e se fosse fazer dessa forma teria que deixar o banco traseiro solto somente para o sub

Então no caso posso subir essa frequência?

Pensei que o FS da formula para caixa era o que o fabricante fornece.

Outra coisa, sentiu mta diferença da dutada para LT, vale a pena o gasto e esforço pra montar a caixa em relação ao rendimento que vai trazer?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom set !

Olha man eu não recomendaria LT se você não curte Subgrave ! Pois o forte dela, é o Subgrave !

Vê com o BlOom ou Kleberpa, ou Subsonic, e ver se eles conseguem projetar uma LT mista, com um bom controle de cone :legal:

Vai usar Bateria auxiliar ? Se não, recomendo trocar a original por uma de pelo menos 80ah pois o Bbuster consome uns 120ah usando as duas bridges pra sub, então 80ah deve ficar bom usando tri-mode ! Se tiver pouca bateria o Bbuster vai distorce mais cedo :legal:

Vou acompanhar :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom set !

Olha man eu não recomendaria LT se você não curte Subgrave ! Pois o forte dela, é o Subgrave !

Vê com o BlOom ou Kleberpa, ou Subsonic, e ver se eles conseguem projetar uma LT mista, com um bom controle de cone :legal:

Vai usar Bateria auxiliar ? Se não, recomendo trocar a original por uma de pelo menos 80ah pois o Bbuster consome uns 120ah usando as duas bridges pra sub, então 80ah deve ficar bom usando tri-mode ! Se tiver pouca bateria o Bbuster vai distorce mais cedo :legal:

Vou acompanhar :legal:

Sobre a caixa gostaria que o som ficasse com uma pegada legal em subgrave, pretendo fazer o som expandir para fora do carro de mala fechada, nada extraodinário também para somente 1 sub.

Sobre a projeção da caixa LT, o que não entendi é como posso visualizar no gráfico do WinISD o rendimento das frequências? Pelo que fuçei até agora não entendi como enxergar isso

E sobre a bateria por enquanto vou usar a original e fazer o BIG 3 para não força tanto, talvez a bateria só coloque em janeiro.

Ja a ligação vou usar 1 bridge para o sub e os outros dois canais para o kit 2 vias e triaxial, vou tentar regular para que a voz não fique mais alto que o grave

Compartilhar este post

Link para o post

Subgrave não sai pelos vidros com o porta malas fechado.

A roupa vai tremer e tudo, porém não vai se ouvir.

O que se ouve é acima de 40hz, principalmente acima de 45hz

Eu não colocaria o protech numa LT nunca, baixo x-max, motor fraco, não tem um sistema de refrigeração "bruto"...

Eu ficaria com as velhas e boas dutadonas,se for pra usar LT, no mínimo o Excursion com 17mm de xmax.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu faria uma BOA dutada.!!

E os cabos estão otimos .

Tem tudo pra ficar um exelente SET.! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ficar legal...

25mm fica perfeito no bbuster e eu uso fusivel de 80Ah

acompanhando. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Dando um up aki dps de um bom tempo

tive uns problemas com o carro (batida), aguardo para sair entre esta ou próxima semana da oficina

Comprei pra tocar na frente um Kit CS50B

E agora pros cálculos da caixa pensei em usar em torno de 80L e acertando o duto, mas li uma coisa interressante aki no fórum sobre os dutos ressonadores, será que faria alguma diferença no sistema?

Pretendo mandar fazer a caixa ainda esta semana

E quanto a fiação (RCA e cabos para falantes) pensei em comprar aki no classificados uns cabos importados estes de entrada de linha msm o que acham?

Agora é só aguardar o carro chegar pra começar a montar e postar as fotos

Compartilhar este post

Link para o post

Saudações amigo acompanho varios topicos que envolvem o bb 3600gl ate comprar o meu semana passada. Ja instalei num classic bateria de 60ah e alternador original, fizemos uns testes de bancada com ele antes de instalar com boas fontes e umas baterias e posso afirmar o que o jovem falou ai e totalmente plausivel sem alimentação adequada ele distorce bem mais cedo mais ainda rende muito bem pelo investimento feito nele.... atualmente toca um kit cs60b na dianteira e um par de 6'' bomber na traseira a caixa d grave ta improvisada com 2subs bbuster 10'' de 100rms cada e por incrivel que pareça ta tocando bem pra caramba to afim de colocar um ligth de 15'' tbm porem vi que a caixa nas espec do fabricante ia ficar mto grande... mais to acompanhando o topico.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de meses parado tive que levar para instalar o som

So que ocorreu um imprevisto, o ampli teve que ficar fixo na caixa, pq na parte traseira do banco do clio não tem aquela chapa, vou bolar uma nova com a mesma litragem com a largura do PM todo.

Quanto ao som ficou da hora, tocando hiphop mothafuck achei que ficou bom, mas acho que ainda da pra melhorar na alimentação do ampli;

Agora uma dúvida, é normal quando aumenta um pouco o volume sair um cheiro parecendo borracha queimada, em algumas musicas que descia bem tava dando esse cheiro.

Compartilhar este post

Link para o post

este é o cheiro da bobina que esta se aquecendo muito por excesso de excursão ou sinal com distorção...

tome cuidado, isso pode queimar a bobina do seu sub !!!

Compartilhar este post

Link para o post

este é o cheiro da bobina que esta se aquecendo muito por excesso de excursão ou sinal com distorção...

tome cuidado, isso pode queimar a bobina do seu sub !!!

ishi, ou deve ser a bateria ou a sintonia da caixa, estava fuçando no winisd no grafico de excursão achei que em algumas faixas ta ultrapassando o xmax, isso aplicando em torno de 450w

a caixa esta com aproximadamente 80 L com duto de Ø4" x 26 cm, player cortando em 63Hz, bass -6, loudness low, só não verifiquei ainda o ganho e bass bost do ampli

esta tocando legal desde hiphop até forró, pelo custo que tive atendeu a expectativa, agora eh soh melhorar a caixa e alimentação

Compartilhar este post

Link para o post

Vc tá forçando demais o sub, se não tiver alimentação suficiente procure não escutar o som com volume muito alto pois poderá queimar o sub.

Bem legal o set, otimo custo beneficio, poste fotos dele :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

como ta as regulagens no modulo, loudness pode deixar em off e verifica bass bost, ganho do modulo

cuidado que você pode queimar a bobina do seu sub

Editado por sao nunca

Compartilhar este post

Link para o post

como ta as regulagens no modulo, loudness pode deixar em off e verifica bass bost, ganho do modulo

cuidado que você pode queimar a bobina do seu sub

então nem olhei ainda o modulo, só mechi no player msm, peguei o carro ja era bem tarde, qndo sair do trampo hj vou verificar isso

vou procurar aqui como faz pra regular do player até o modulo

Compartilhar este post

Link para o post

acabei de regular

agora com o volume 40 ficou bem mais nitido o grave e o estereo, mas perdeu um pouco a pressão

config antes do "estalado"

Player: bass -6, med 2, high 5, lpf 63hz 0, loudness low

Ampli: bass bost e ganho no tucho, as chaves na posição que o manual indica

agora:

Player: EQ em flat, lpf 50hz, loudness off

Ampli: Bassbost 0, ganho uns 70%, ganho no stero uns 60%

Mas pelo que vi, vou ter que urgente mecher na caixa, ficou mto mal vedada (fiz a caixa à parte) e fora o tamanho, duto ta vibrando dependendo da musica.

Ja estou bolando outra caixa pra colocar o sub e o paienl p/ modulo

Compartilhar este post

Link para o post

po q bom acertou ai

eu soh jogaria o LPF pros 80hz pro sub subir mais, axo esse corte mto baixo soh com intensao de uso em SQ. Tbm daria 1 tapinha no bassbost q adoro deixar pelo menos no minimo 15% OU deixar loud high e pra compensar baxar o ganho pra 30~50% ,dando o ''gravão'', testa ai se quiser

abraçao

Editado por victor henrique

Compartilhar este post

Link para o post

eh o grave parece que ficou mais seco sem o bassbost, mas vou acertar isso ae

qnto a caixa ja calculei e vou fazer uma nova pra ocupar menos espaço e melhorar vedação/travamento

Compartilhar este post

Link para o post

coloca o lpf pra 80hz, e dá um tapinha no bass boost que já era :legal:

edit: se você está achado que o grave esta meio seco não diminue a caixa não que vai ficar mais seco, só veda a caixa certinho que já era

Editado por sao nunca

Compartilhar este post

Link para o post

coloca o lpf pra 80hz, e dá um tapinha no bass boost que já era :legal:

edit: se você está achado que o grave esta meio seco não diminue a caixa não que vai ficar mais seco, só veda a caixa certinho que já era

cortei nos 80hz mas voltei pra 63hz, achei que ficou meio seco

quanto a caixa ja estou projetando uma em torno de 82L e com duto quadrado, vou desenhar ela aqui e por os graficos do winisd

qnto ao set ta tocando forte, só faltou um pouco mais de pegada no subgrave, mas ta animal, pelo 1º set

to vendo ai, mas talvez já entre um 1 fosgate p3 de 15" se tudo der certo vou trocar aos poucos o set, isso vicia kkk

Compartilhar este post

Link para o post

To achando que meu som ta ficando fraco:

Estou estudando algumas mudanças:

- Preparar nova caixa - To pensando em uma caixa entre 75 a 80L com duto quadrado, travamento interno e com amplificador fixado na parte frontal, mais tarde posto os gráficos do winisd

- Bateria: To achando que ta ficando fraco o som por conta disso

Alguém tem dicas ou experiências com caixa pros light 15?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...