Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rao_monteiro

[Palio 1.8R] SQ "de entrada"

Recommended Posts

Bom, andei, andei e caí nas primeiras sugestões: Comprei o JL 10W1V1...

Daí, gostaria das dicas de vocês pra caixa... Selada?? Dutada?? As dimensões que o site da JL menciona são suficientes ??

Gostei dele por não exigir uma caixa muito grande... É isso mesmo ??

Valeu !!

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

o que gosta de ouvir?

no meu gosto pessoal, tendo a gostar mais de subwoofer em caixa selada, mas não exijo muito SPL... e ocupa menos espaço.

quanto ao recomendado, é aquilo que o Reinaldo da Koyama falou... caixa C&A ou outra mais específica. Há relatos do 10w1 dos 17,7 litros do manual até 25 litros... com melhor resultado com caixa maior...

como teu carro é hatch e o subwoofer é relativamente fino - e exige baixa litragem - pode pensar numa caixa estepe... dá uma pesquisada aí

Compartilhar este post

Link para o post

Respondendo... Eu gosto de ouvir Rock (Inglês e Americano), MPB, Dance às vezes, Reggae, etc. Pelos cálculos que fiz, de caixa pra esse SUB, a Dutada começa o grave em frequências ainda menores... Fiz o cálculo pra selada e deu uns 28L +- (Não os 17,7 que a JL Áudio indica). Mas eu estou considerando fortemente a dutada mesmo... Alguém sabe qual seria um tamanho legal pra dutada ??

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Decidido o formato da Caixa. Vai ser daquelas atrás do banco, fininhas... Ainda não tirei as medidas, mais vai ficar mais ou menos que nem essa:

CAIXA5.png

(Selada)

ou essa:

CAIXA8.png

(Dutada)

Vai ficar +- com uns 28L, a caixa... É o recomendado pra Selada pra esse alto-falante, segundo cálculos ou o recomendado pra dutada de acordo com a JL Áudio (Dutada pelo programinha que tem na Net dá uns 50L +-... Não rola).

E aí, o que acham ?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que ficaria muito bom com a caixa assim, inclusive pela estética. :legal:

Só que, pensando pelo lado da praticidade, você perde o espaço que ganharia com o rebatimento do banco, a não ser que remova a caixa, o que será uma tarefa dura. Eu só faria caixa assim se realmente não precisasse do porta-malas.

Compartilhar este post

Link para o post

Decidido o formato da Caixa. Vai ser daquelas atrás do banco, fininhas... Ainda não tirei as medidas, mais vai ficar mais ou menos que nem essa:

Vai ficar +- com uns 28L, a caixa... É o recomendado pra Selada pra esse alto-falante, segundo cálculos ou o recomendado pra dutada de acordo com a JL Áudio (Dutada pelo programinha que tem na Net dá uns 50L +-... Não rola).

E aí, o que acham ?

eu acho bem legal...

ficou bonita a simulação.

e que tal algo assim? hehehe

18400915051964836192310.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Editado por LeandroVeterinario

Compartilhar este post

Link para o post

Bom galera, fiz uma maluquice, mas tô satisfeito com o resultado...

Final de ano, eu procurando quem fizesse aquela caixa da projeção pra mim, com o projeto, medidas e etc na mão... Doido pra viajar com meu JL instalado (ouvindo um som com grave na viagem), e ninguém entregaria a tempo... Daí fui numa equipadora de um conhecido, que tinha uma caixa Band-Pass de 6a ordem pra Alto-falante de 10... Ele falou, falou, falou, daí eu pedi pra ele colocar o JL na caixa pra eu testar no carro... Puts, achei bem legal o resultado... Tem um bom Grave em praticamente todas as frequências... Toda de tudo, com grave agradável... Tô gostando bastante. O que acham ??

As fotos da instalação:

foto2.jpg

foto4.jpg

foto5.jpg

... Ainda pretendo refazer a instalação e revestir as duas caixas com uma alcatifa igual (ao vivo não dá tanta diferença, mas na foto sim).

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, a dúvida agora é sobre cabeamento e alimentação:

1 - RCA: Qual usar ?

2 - Alimentação - Qual usar ?

3 - Fiação p/ som - Qual usar ?

4 - Devo usar um Mega-Capacitor ?

Lembrando que os RCA´s que estou usando são Audiophonic p/ estéreo e um de marca genérica p/ o SUB. Esse RCA Audiophonic presta ? Os fios do estéreo são os originais e os do SUB são mais grossos, mas de marca qualquer.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, a dúvida agora é sobre cabeamento e alimentação:

1 - RCA: Qual usar ?

2 - Alimentação - Qual usar ?

3 - Fiação p/ som - Qual usar ?

4 - Devo usar um Mega-Capacitor ?

Lembrando que os RCA´s que estou usando são Audiophonic p/ estéreo e um de marca genérica p/ o SUB. Esse RCA Audiophonic presta ? Os fios do estéreo são os originais e os do SUB são mais grossos, mas de marca qualquer.

1-2-3:Use bons cabos, se não estiver com pressa compre aqui tudo o que precisa: http://myworld.ebay.com/knukonceptz.com/?_trksid=p4340.l2559

4-depende...para o seu projeto não acho obrigatório.

Compartilhar este post

Link para o post

Chega no Brasil, sem bronca ? Alguém já comprou lá fora pra saber se chega tranquilo ?

Abs.

Chega tranquilo...minhas compras lá demoraram 2 semanas pra chegar.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, surgiu uma dúvida (quase 1 ano depois) ... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Inventei de comprar, em uma oportunidade, um Kit 2 Vias Sony de 6 polegadas de 60W Rms ... Queria colocá-lo na traseira, só pra quem vai atrás escutar o som direitinho, mas me vem as dúvidas:

1 - Como adaptar um alto-falante de 6" num local que só cabe 5" ? Tem algum adaptador ? Não quero ter que furar o tampo.

2 - Será que o som, atrás, vai ficar muito alto ? Não quero de forma nenhuma interferir nos 2 vias dianteiros;

3 - Caso nada disso dê certo, rola fazer um pézinho pros "novos" Kit 2 Vias, sem desativar os Alpine, ou seja, tocando em conjunto sem que um interfira no outro ?

Abraços e Feliz Ano novo !! kkk

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, surgiu uma dúvida (quase 1 ano depois) ... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Inventei de comprar, em uma oportunidade, um Kit 2 Vias Sony de 6 polegadas de 60W Rms ... Queria colocá-lo na traseira, só pra quem vai atrás escutar o som direitinho, mas me vem as dúvidas:

1 - Como adaptar um alto-falante de 6" num local que só cabe 5" ? Tem algum adaptador ? Não quero ter que furar o tampo.

2 - Será que o som, atrás, vai ficar muito alto ? Não quero de forma nenhuma interferir nos 2 vias dianteiros;

3 - Caso nada disso dê certo, rola fazer um pézinho pros "novos" Kit 2 Vias, sem desativar os Alpine, ou seja, tocando em conjunto sem que um interfira no outro ?

Abraços e Feliz Ano novo !! kkk

tem que ver. poe uma foto aí.

acho besteira som atras, no máximo ligado direto no player e só quando tem gente atras.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que seja besteira. SQ é um paradigma, você monta conforme os mandamentos mas, nada impede de colocar um falante atrás. Tem gente que além de SQ também quer uma ambiência maior, nos médios e agudos. E quando estiver só é só lançar o fader totalmente para frente.

Bom, existe sim adaptadores:

http://www.cdx.com.br/detalhes+Aro_Adaptador_de_6_Para_5+7033.html?PHPSESSID=51b9079cf6a4fd586f7fd3865fab028e

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-452614497-aro-adaptador-de-6-para-5-polegadas-beat-dominator-_JM

Compartilhar este post

Link para o post

Exato, eu sinto que o pessoal que anda atrás escuta o som mais abafado, só o grave do sub e um pouco de voz. Os Twitter´s e o médio grave ficam perdidos na parte dianteira, sem passar nenhum agudo. Daí não é tão agradável de se ouvir. Por outro lado, infelizmente, por enquanto, não teria como ligar o fader, pois ligaria na mesma saída dos 2 vias dianteiros, pelo fato de que meu Amplificador, apesar de fazer 200Wrms por canal a 2 Ohms (Seria o caso), só tem 4 canais e 2 já estão ocupados pelo SUB. Claro que futuramente eu compraria um Amplificador Mono dedicado ao SUB, construindo um SET mais fiel. Enfim, por isso fiz as perguntas ...

- Será que os 60Wrms não vão ficar muito altos pros 110Wrms originais, uma vez que os dianteiros tem uma posição bastante desprivilegiada ?

- E se eu inventar de fazer um pézinho e subir os Twitter´s do Sony pro painel, não vou estragar a qualidade fornecida pelos Alpine ?

Pra quem pediu, uma foto dos 2 vias que comprei:

http://www.paulistas...2_vias_sony.JPG

Marcelo, os adaptadores, no caso, seriam o contrário. De 5" pra 6". Seria só inverter ?

Abraço e valeu pela força galera ! =D

Editado por rao_monteiro

Compartilhar este post

Link para o post

Exato, eu sinto que o pessoal que anda atrás escuta o som mais abafado, só o grave do sub e um pouco de voz. Os Twitter´s e o médio grave ficam perdidos na parte dianteira, sem passar nenhum agudo. Daí não é tão agradável de se ouvir. Por outro lado, infelizmente, por enquanto, não teria como ligar o fader, pois ligaria na mesma saída dos 2 vias dianteiros, pelo fato de que meu Amplificador, apesar de fazer 200Wrms por canal a 2 Ohms (Seria o caso), só tem 4 canais e 2 já estão ocupados pelo SUB. Claro que futuramente eu compraria um Amplificador Mono dedicado ao SUB, construindo um SET mais fiel. Enfim, por isso fiz as perguntas ...

- Será que os 60Wrms não vão ficar muito altos pros 110Wrms originais, uma vez que os dianteiros tem uma posição bastante desprivilegiada ?

- E se eu inventar de fazer um pézinho e subir os Twitter´s do Sony pro painel, não vou estragar a qualidade fornecida pelos Alpine ?

Pra quem pediu, uma foto dos 2 vias que comprei:

http://www.paulistas...2_vias_sony.JPG

Marcelo, os adaptadores, no caso, seriam o contrário. De 5" pra 6". Seria só inverter ?

Abraço e valeu pela força galera ! =D

Faça o seguinte, ligue os falantes de trás diretamente no player. No site da Sony diz que o teu HU tem RCA frente, tras e sub. Creio que esteja usando o RCA da frente+sub, desta forma a potencia do proprio player já conseguiria suprir a sua necessidade e você teria o controle do Fader.

Geralmente os adaptadores são assim, você os parafusa no local original, no caso de 5", depois você parafusa o falante de 6" diretamente nele, ele é apenas um redutor para não deixar o falante solto, mas por via das duvidas peça um adptador de 6" para 5.

Edit: Melhoras no portugues, rsrsrs.

Editado por Marcelo S.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que seja besteira. SQ é um paradigma, você monta conforme os mandamentos mas, nada impede de colocar um falante atrás. Tem gente que além de SQ também quer uma ambiência maior, nos médios e agudos. E quando estiver só é só lançar o fader totalmente para frente.

http://www.cdx.com.b...f7fd3865fab028e

http://produto.merca...t-dominator-_JM

não existe adaptador pra colocar um autofalante MAIOR do que o buraco que tem na porta.

por isso que eu pedi pra postar a foto, não sei se o autofalante atras á na porta ou no tampão...

o renault clio tem na porta, a renault scenic do mesmo ano tem no tampao...

sq é feito pro motorista não pro passageiro, o TA você ajusta pro motorista não pro passageiro.

não tem problema você colocar um estereo atras também, mas que a ambiencia atrapalha o palco sonoro atrapalha.

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.cdx.com.b...f7fd3865fab028e

http://produto.merca...t-dominator-_JM

não existe adaptador pra colocar um autofalante MAIOR do que o buraco que tem na porta.

por isso que eu pedi pra postar a foto, não sei se o autofalante atras á na porta ou no tampão...

sq é feito pro motorista não pro passageiro, o TA você ajusta pro motorista não pro passageiro.

não tem problema você colocar um estereo atras também, mas que a ambiencia atrapalha o palco sonoro atrapalha.

Compartilhar este post

Link para o post

Os falantes não vão na porta, no caso dele, e sim na moldura plástica que segura o tampão, portanto, sim, pode-se usar o adaptador.

Em relação ao TA, você está correto, mas pela colocação feita por ele, ele quer disponibilizar médios e agudos mais presentes para quem vai atrás, não levando em consideração palco sonoro. Por este motivo é que citei ligá-los diretamente ao player, já que pra ele isso é necessário, por que não fazer?

Ele continuará com o controle em mãos, já que controlará o fader.

Ps.: O carro é um Palio.

Editado por Marcelo S.
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente o que o Marcelo comentou ... O local no qual eu pretendo instalar os alto-falantes é uma parte plástica que segura o tampão traseiro ... Basicamente esse daqui: http://bimg2.mlstati...76257_7496.jpg. Como estão vendo, não há buraco, porém também não existe suporte nenhum para alto-falante de 6 polegadas, apenas os originais para o Palio, que são de 5". Estou pensando até mesmo em colocar os alto-falantes com abraçadeiras de plástico, passando-as pelas grelhas deste mesmo suporte. Esse é o primeiro problema. Daí vem o segundo: A questão do efeito palco em detrimento deste novo elemento do SET. Será que o Kit 2 vias ligado apenas no Player surtiria um efeito legal, já que o player deve fornecer apenas uns 23Wrms e os alto-falantes requerem 60Wrms ? Será que eles não tocariam ruins ? Lembro que em sons antigos, quando eu aumentava a potência, os alto-falantes originais que eram mais fracos costumavam distorcer ... Será que não vai ocorrer o mesmo ? E por último, caso eu não aprove o som na traseira, como eu poderia usá-lo de forma proveitosa ? Faria um "pézinho" mesmo ? Isso não atrapalharia a qualidade dos kit's dianteiros ?

O que ocorre, é que na verdade eu estava decidido a comprar um Kit Coaxial de 5" mesmo pra traseira, da própria Sony. No entanto, me apareceu este de 6", sendo Kit 2 Vias, mais potente, provavelmente com melhor qualidade (Já vi um ou outro "Review" da própria Auto-Som onde ele até que não se saiu tão mal) e o preço dele foi o mesmo de um par de Coaxial de 5".

Agradeço novamente a ajuda de todos.

Editado por rao_monteiro

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente o que o Marcelo comentou ... O local no qual eu pretendo instalar os alto-falantes é uma parte plástica que segura o tampão traseiro ... Basicamente esse daqui: http://bimg2.mlstati...76257_7496.jpg. Como estão vendo, não há buraco, porém também não existe suporte nenhum para alto-falante de 6 polegadas, apenas os originais para o Palio, que são de 5". Estou pensando até mesmo em colocar os alto-falantes com abraçadeiras de plástico, passando-as pelas grelhas deste mesmo suporte. Esse é o primeiro problema. Daí vem o segundo: A questão do efeito palco em detrimento deste novo elemento do SET. Será que o Kit 2 vias ligado apenas no Player surtiria um efeito legal, já que o player deve fornecer apenas uns 23Wrms e os alto-falantes requerem 60Wrms ? Será que eles não tocariam ruins ? Lembro que em sons antigos, quando eu aumentava a potência, os alto-falantes originais que eram mais fracos costumavam distorcer ... Será que não vai ocorrer o mesmo ? E por último, caso eu não aprove o som na traseira, como eu poderia usá-lo de forma proveitosa ? Faria um "pézinho" mesmo ? Isso não atrapalharia a qualidade dos kit's dianteiros ?

O que ocorre, é que na verdade eu estava decidido a comprar um Kit Coaxial de 5" mesmo pra traseira, da própria Sony. No entanto, me apareceu este de 6", sendo Kit 2 Vias, mais potente, provavelmente com melhor qualidade (Já vi um ou outro "Review" da própria Auto-Som onde ele até que não se saiu tão mal) e o preço dele foi o mesmo de um par de Coaxial de 5".

Agradeço novamente a ajuda de todos.

a imagem não abriu.

de qualquer forma, eu estava pensando em um buraco limitado a 5".

aí não tem adaptador no mundo que faça um autofalante maior entrar em um buraco menor, pelo menos não dignamente haha

teria que cortar.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, como falei, não há buraco algum. Só um suporte onde podemos "pendurar" os alto-falantes, basicamente. O suporte é esse:

4166858.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...