Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
everton_m7

Trio em 5 vias

Recommended Posts

Bem, estou acabando de estudar ondas, mas as eletromagnéticas, que no fundo é o mesmo princípio das ondas sonoras.

A fase da onda é o ângulo com que ela está defasada ou atrasada em relação a um referencial. Passando o conhecimento pra um par de alto-falantes, quando eles estão defasados, acredito que seja um ângulo de 180º, ou seja, em vez dos falantes criarem pontos de máximo no cruzamento das ondas, eles criam pontos de mínimo, se cancelando. Para ilustrar pense que você está com duas pedras na mão e as joga simultaneamente num lago, as ondas geradas irão criar pontos mais altos que uma só criaria. Mas se você jogar uma e após metade do período de oscilação jogar a outra (ilustrando uma defasagem de 180º), em vez de criar pontos de máximo, o máximo de uma irá cruzar com o mínimo da outra, se cancelando. Na prática não ocorre bem isso, por causa das perdas, variação da intensidade de acordo com a distância, bla bla bla

Partido para os cálculos, como um bom aprendiz de engenheiro eletricista (rsrssr), a equação do comprimento de onda é dada por: v="lâmbda".f, onde "v" é a velocidade do som no ar (aproximadamente 370m/s), "lâmbda" é o comprimento de onda desejado para a frequencia e "f" é a frequência.

No caso de usarmos 50Hz de frequencia (como já está em Hz, basta aplicar diretamente na fórmula), o comprimento de onda relativo a tal oscilação será de 7,5m. Para 60Hz, 6m. Para 90Hz, 4m.

Considerando uma distância de 80cm entre um centro e outro (0,8m), 2x0.8 = 1,6m. Novamente aplicando na fórmula, isto garante uma frequência de 230Hz.

Trocando em miúdos o comentário do colega, o falante tocando abaixo de 230Hz (considerando uma distância de 80cm entre o centro dos cones), não há cancelamento de onda, ou seja, é beleza demais!! rsrsrsr

:rever1: :rever1: :rever1: :rever1: :rever1: :rever1: :rever1: :rever1: :rever1:

Poxa cara muito obrigado meeeeeeeeeeeeeeeeesmo

Eu tinha pesquisado eu não achado nada (tomei até um esculaxo maneiro)

Vc aplicou a fórmula:

Velocidade da onda = frequencia X comprimento de onda

E essa demonstrção matemática foi importantíssima.

Vlw

(Ano que vem vou entrar na engenharia elétrica)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

(Ano que vem vou entrar na engenharia elétrica)

Pois estuda, negão!! Passar é fácil!! hausahush

Compartilhar este post

Link para o post

E aí blz Galera?

Fiquei lendo coisas um tempo (muito tempo) e agora concluirei e tentarei explicar o que entendi com minhas palavras.

Trio em 5 vias:

Não é impossível, mas é muito técnico e complicado de ser feito. Necessita de muitos cálculos e conhecimentos.

Mas repito: tenho vontade de ver um.

Cancelamento de Fase:

É um bagulho que parece mais complexo que é.

Basicamente o cancelamento de fase ocorre quando falantes a uma determinada distância deslocam as ondas ao mesmo tempo e elas interferem destrutivamente entre si.

;)

Woofers de 21:

Só se for top, a caixa for muito bem projetada e estiver o mais próxima chão (pra rolar os ganhos por reflexão).

No mais é isso, se falei besteira pfv me corrijam

VLW

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...