Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
triatletadan

Teste de cabos inteconnect (RCA)

Recommended Posts

Estou "amaciando" alguns cabos, tirei o hdmi do blu ray (monster M1000) e botei o wireworld e o chord pra tocar.

ambos tocaram melhor que o monster em imagem, timbre e dinamica principalmente médio agudos. o chord tocou melhor no detalhamento dos agudos, mas ambos tiveram uma assinatura parecida. o wirewold (que custa 3x menos) teve menor definição nessa parte, mas foi pouca coisa, teve melhor tridimensionalidade e espaçamento entre instrumentos da imagem.

sao considerações iniciais, sem muitas pretensoes, deixei tocando o cd da clair marlo e da jennifer warnes.

na quarta(feriado) com o rick vou encontá-lo pra gente testar o coaxial digital (supra trico), e ligar o mcintosh mx5000 no mda4000(dele) e aproveito e testo o meu (mda5000)

o set que usei foi o blu ray panasonic, receiver integrado denon, kaixas kef e cabos spk canare 4s6

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando.. pois esse assunto me interessa muito, você sabe! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveita e pede para o Rick te ensinar a fazer todos os ajustes que o player possibilita e principalmente te contar qual o volume que ele escuta o som.

Claro que estou brincando,

Na quinta feita o Rick me dizia sobre o fato do player só tem balanço de regulagem. Foi muito engraçado ele dizendo como o Mc não tem sequer uma indicação que qual volume está tocando.

Agora falando sério

Se o Rick entende de Mcintosh eu não posso garantir, mas que o cara instala uma caixa de subwoofer mais rápido que todo mundo isso sim. Parece aqueles caras de pitstop da Fórmula 1, rrsrsrsrsrsrsr

Compartilhar este post

Link para o post

Dan, estou com um cabo de 4 metros, Atlas Equator MKII.

Ele está instalado, mas se quiser, mando ele para você por no teste. Tenho muito curiosidade de saber o rendimento dele perante estes outros.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, se quiser mandar... eu vou testar algumas coisas nesse fds com o rick e o leorbolato

mas o teste dos rca sera só em novembro mesmo qdo voltar de viagem

fica a seu critério

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Encontramos ontem o Henrique (rickfvb) e o Leandro (leorbolato) aqui em casa. Fizemos no salao de jogos com alguns equipamentos que tínhamos em casa

Os dois trouxeram o transformador de 110 p/12v, o set foi o seguinte:

player: Mcintosh MX5000 (meu)

amp: sinfoni shadow (leorbolato)

caixas: Kef IQ30 (minha)

cabos speaker: canare 4s6 (meu)

DAC: Mcintosh MDA4000 (rick) e MDA5000(meu)

cabo coaxial digital supra trico (meu)

e os RCA's abaixo

testamos algumas configurações:

variações de cabos RCA:

- Wireworld Luna 6

- Chord Crimson

- Chord Cobra Plus

- Knuntmeister com terminações eichmann

- Merlin Mozart

variações de player:

- MX5000

- MX5000 + MDA4000

- MX5000 + MDA5000

cabo coaxial digital:

- Supra Trico

Metodologia:

montamos o set em cima da mesa e ajustamos o sofá, deixamos as caixas on axis. Escolhemos uma música da Jennifer Warnes e todos escutavam a cada mudança.

considerações sobre os cabos RCA, com apenas o MX5000 tocando:

- Merlin Mozart: cabo bem neutro, em comparação com os outros, boa força de médio grave (provavelmente pelo uso do canare 4s6 pra speaker), boa imagem(mas nao o melhor) e boa profundidade. Seria interessante para sets sem excessos, na minha opinião, ele não é interessante pra "compensar" ou "atenuar" alguma falha do set.

- Wireworld Luna 6: cabo que deu bom médio grave (eu considero o melhor), boa extensao nos agudos também e um dos melhores em profundidade. Pecou um pouco na imagem, que ficou meio "borrado", perdeu um pouco de definição. Como os dois estavam com um pouco de pressa, acabamos nao usando o cabo com o combo mx + mda

- Chord Crimson: RCA bem detalhado, muito bom nos agudos, junto com o Cobraplus. Muito boa definição, melhor que os dois anteriores. Seu ponto fraco, ao meu ponto de vista, foi que perdeu um pouco de médio grave, que ficou mais magro, mas continuou com boa definição. Boa imagem também.

- Chord Cobraplus: cabo com característica semelhante ao Crimson, porém melhor em definição, microdinamica e imagem. Pareceu ser um cabo mais refinado que o Crimson. Ou um Crimson "melhorado"

- Knuntmeister: melhor cabo em definição, deixou bem natural a imagem, porém foi o pior em palco, deixou a imagem "chapada" com muito pouca profundidade. Em relação aos melhores em profundidade, perdeu uns 10-15cm.

no geral eu avalio assim (depois os dois deixam seus relatos)

Imagem: Knunt>Cobraplus>Crimson>Mozart>Luna6

Palco: Cobraplus>Crimson>Luna6>Mozart>Knunt

Microdinamica: Knut>Cobraplus>Crimson>Luna6>Mozart

Agudos: Cobraplus>Crimson>Luna6>Knunt>Mozart

Médios: Knunt>Cobraplus=Crimson=Luna6=Mozart

Médiograves: Luna6>Mozart>Knunt>Cobraplus=Crimson

No geral, se fosse pra escolher um cabo, pra mim, o melhor foi o Cobraplus (mas também é o mais caro de todos)

Depois disso, adicionamos o cabo coaxial digital e alternamos alguns cabos e os DACs

considerações sobre o MDA: tanto o 4000 quanto o 5000 deram outra cara pro set, a diferença entre eles foi bem pequena e como estavamos fazendo um teste rápido, nao deu pra notar diferenças muito significativas. Precisaria de um teste mais sério pra avaliar as diferenças.

Mas a comparação entre apenas o MX5000 e o combo foram: o som ganhou em dinamica, em ataque (muito), imagem e tridimensionalidade (muito). Depois da adição do MDA é que vimos como o audio estava "magro". Médio graves com mais peso, imagem melhor formada, espaçamento melhor entre os instrumentos, maior ataque, agudos mais cristalinos.

Depois à noite no meu carro eu vi a diferente do set. É claro que sao ambientes totalmente diferentes, mas deu uma boa idéia e boa perspectiva de que estou no caminho certo pra montar o set.

testamos as combinações:

player - coax.digit - DAC - RCA retorno - RCA p/ amp - Amp - Cabo spk - caixas

MX5000 - supra trico - MDA4000 - Merlin Mozart - Chord Crimson - Sinfoni Shadow - Canare 4s6 - Kef

MX5000 - supra trico - MDA4000 - Merlin Mozart - Chord Cobraplus -Sinfoni Shadow - Canare 4s6 - Kef

MX5000 - supra trico - MDA5000 - Merlin Mozart - Chord Crimson - Sinfoni Shadow - Canare 4s6 - Kef

MX5000 - supra trico - MDA5000 - Merlin Mozart - Chord Cobraplus -Sinfoni Shadow - Canare 4s6 - Kef

MX5000 - supra trico - MDA4000 - Merlin Mozart - Chord Crimson - Sinfoni Shadow - Canare 4s6 - Kef

MX5000 - supra trico - MDA4000 - Chord Cobraplus - Chord Crimson -Sinfoni Shadow - Canare 4s6 - Kef

Essa ultima combinação pra mim, foi a melhor do set. Com o merlin, deixou o som mais warm, com o chord, melhorou na definição.

Tiramos algumas fotos, depois eu posto

Provavelmente quando voltar de viagem a gente vai se reunir novamente pra testar com mais amps e mais cabos em novembro

Editado por triatletadan
  • Upvote 3

Compartilhar este post

Link para o post

É isso aí.

Não tenho muito à acrescentar, o Danilo deixou bem claro, e minha opinião é bem semelhante à dele.

Meu gostou tendeu muito ao Knuntmeister, foi o que seu mais vida ao som. Porém, foi evidente que ele não favoreceu a tridimensionalidade.

No meu atual set, seria mais que suficiente, já que nem TA eu tenho!

Vou testar no meu carro os Knunt x Crimson.

No próximo teste, quero ver as diferenças dos coaxiais.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom o teste...

Tive a curiosidade de abrir um Chord crimson meu... e notei que dentro possui 3 fios vermelhos e 1 branco, além da malha... tudo MUITO fino... fiapos... branco + malha pro terra e 1 vermelho pro sinal...

E o mais curioso, é q somente um fio de cor vermelho é usado pro sinal, os outros dois não são usados... e o mesmo é muito fino!!

O teste demonstrou o que eu tb percebi... que o chord crimson realmente é bom nas altas.. mas nas baixas, no meu carro, emagreceu demais o medio grave/grave...

Achei muito legal a comparação entre o HU tocando sozinho e com processador externo...

Editado por Edgrau

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse teste, foi usado o canare 4S6 pros speakers, o que ajuda nos médio graves, caracteristica dessa linha dos canare.

Nesse caso, não é um processador, é apenas o DAC da McIntosh que faz o combo. O meu, o MX4000 é 20 bits, o do Danilo, o MX5000 é 24 bits.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo teste, ajudou a tirar algumas dúvidas que eu tinha, principalmente em relação ao MDA.

Confio muito no relato de vocês e principalmente o do Rick (que usa esses equipamentos no carro dele), afinal o teste contou com gente boa e equipamento bom. Já escutei duas vezes o carro do Rick e cada vez está ficando melhor, porém o que me incomoda naquele sistema é a falta do TA.

Caro Dan, como você pensa em lidar com a falta de TA?

Uma pergunta mais direta ao assunto do tópico: Qual a medida dos cabos usados no teste e qual a medida você usará no carro (caso não seja a mesma)?

Compartilhar este post

Link para o post

É... me expressei mal! Quando disse processamento quis dizer conversão digital analógica externa... foi malz ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Senão a galera já pensa em crossover, TA, mas é muito mais simples.

Entra coaxial e sai um par de RCA que volta pro player, que faz o controle de volume, fader e balance.

Quanto ao comprimento de cabos, o Merlin 1m, Knunt 5m (snme), Crimson 4m e Cobraplus 5m.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom o teste...

Tive a curiosidade de abrir um Chord crimson meu... e notei que dentro possui 3 fios vermelhos e 1 branco, além da malha... tudo MUITO fino... fiapos... branco + malha pro terra e 1 vermelho pro sinal...

E o mais curioso, é q somente um fio de cor vermelho é usado pro sinal, os outros dois não são usados... e o mesmo é muito fino!!

O teste demonstrou o que eu tb percebi... que o chord crimson realmente é bom nas altas.. mas nas baixas, no meu carro, emagreceu demais o medio grave/grave...

Achei muito legal a comparação entre o HU tocando sozinho e com processador externo...

Edgrau...

fiz a mesma coisa que vc, abri os rca e ainda não consegui descobri o pq de dois cabos sem utilidade... vc sabe?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Davi, realmente não sei...

Mas, eu ja fiz um teste usando um canare que possui configuração de 4 fios em espiral + malha... usei 2 pra sinal e 2 pra terra com a malha e usei também os 4 pro sinal e a malha pro terra...

Notei que usando mais fios pro sinal, obtive uma resposta melhor no medio grave/grave... no agudo não consegui perceber perdas significativas.. Acredito que o cabo chord crimson visa sets sem deficiências, flats.. etc... estou especulando!

Outro cabo que comentei com Danilo e que gostei muito, foi o Cardas Crosslink... é uma pena ele não ter entrado no teste.. :(

Edgrau...

fiz a mesma coisa que vc, abri os rca e ainda não consegui descobri o pq de dois cabos sem utilidade... vc sabe?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nem pedi os cabos pras outras pessoas que se ofereceram porque esse teste foi meio que marcado de ultima hora

Agenor, eu vou usar um processador da alpine, o mesmo que meus primos usaram no civic da rally. Estou com dois deles, tem x-over também mas vou levar pra eles desabilitarem tudo e deixar só TA

As medidas que irei usar no carro serão, MX-MDA coax-digi(4 a 5m), MDA-MX RCA(4 a 5m), MX-processador RCA(4 a 5m), processador-amp RCA(1m)

Por isso que estou desencanando dos nordost, adoro os cabos mas vai acabar saindo muito caro

Compartilhar este post

Link para o post

MX5000 - supra trico - MDA4000 - Chord Cobraplus - Chord Crimson - Canare 4s6 - Kef

Essa ultima combinação pra mim, foi a melhor do set.

O Mx5000 se saiu melhor com Mda-4000 do que com o Mda-5000 ? Ou não deu tempo de testar essa combinação?

considerações sobre o MDA: tanto o 4000 quanto o 5000 deram outra cara pro set, a diferença entre eles foi bem pequena e como estavamos fazendo um teste rápido, nao deu pra notar diferenças muito significativas. Precisaria de um teste mais sério pra avaliar as diferenças.

As diferenças foram pequenas, mas foram pequenas em favor de qual ? rsrs

Abraços e obrigado por compartilhar o teste. []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

O 5000 se saiu melhor, como é de se esperar.

Mais refinado, melhor definição de palco.

Compartilhar este post

Link para o post

Davi, como bom curioso que sempre fui... procurei saber, e trata se de blindagem flutuante... blinda na casa dos Ghz..

:D

Edgrau...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Tem fotos dele desmontado?

Como desmonta aquele conector, só desrosquear? comecei a mexer no meu e nao terminei.

Danilo/Leandro, postem as fotos aí!

Compartilhar este post

Link para o post

Tirei foto não... mas é muito fácil!

Só desenrroscar.. já dá pra ver..o fio único no sinal e a malha junto com o branco prensada na união dos dois aneis... e os outros dois vermelhos soltos!

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi. Então, comprei uns conectores eichmann para testar com o chord. Agora que vc falou ficou mais facil de montar e desmontar.

Compartilhar este post

Link para o post

Divertido foi msm. E muito mais produtivo, já que não foi no carro.

Isso facilitou pra testar, deu pra perceber mais detalhes e a diferença que tem no automotivo pra uma sala.

Testamos muita coisa, porque foi só uma música, o teste foi bem objetivo, já que estava todo mundo com o tempo contado, e as trocas foram bem rápidas.

Recomendo um teste assim pra quem quer que queira fazer uma avaliação séria.

Compartilhar este post

Link para o post

Cade as fotos das pizzas?

Sem pizza não é um teste valido. rsrsrsrsrsrs

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...