Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
.:Shadow:.

Jl 10w1v2

Recommended Posts

Hehehehe, o tópico rendeu bastante. É como o amigo Reinaldo falou, eu estou procurando qualidade e não sair por aí disparando alarmes. Vou comprar mesmo o Audiophonic 800 e colocar o ganho em ~40%. Vai ser mais do que suficiente. A escolha pelo w1 foi justamente pelas características dele, qualidade, caixa pequena e não necessitar de muita potência =]

Agradeço aos amigos que responderam!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

é isso aí... tanto o volume quanto o ganho do amp, servem como variadores de tensão de saída... e qto maior a tensão de saída, maior a potência... ou seja... se vc utilizar o ganho no máximo, despejará toda a potência máxima disponibilizada pelo emplificador, com os níveis de distorção, normalmente alto... o ganho serve justamente para controlar essa potência despejada no falante...

Então... se teu amp tem 1000W, por exemplo, vc não pode dizer q tá mandando 100oW pro falante... a não ser q esteja em ganho máximo..

Como citado aí... eu entendo tb que ganho 40% está despejando 40% da potência (as vezes essa variação pode ser diferente, mas teoricamente é isso)...

Podem pegar um voltimetro e ligar na saída dos amp e comprovar isto que estou falando...

No caso do tópicop... um JL de 200W por exemplo, contínuo, eu duvido q ele irá suportar 500W continuamente tb.... e depois tem o esquema dos controles de graves... uma série de fatores... não é simples chegar e dizer - "apliquei 1000W de boa num falante de 300W"... quem não entende nd vai fazer a experiêncie e..???? Pufff... já era um falante :legal:

Vou usar uma imagem para ilustrar

florrr+(1).jpg

Como pode ser visto no circulo ele esta dividido em 8 partes iguais, imagine o potenciômetro do modulo é da mesma forma.

então se um circulo total é 100% no grafico 8/8 cada parte tem 12,5% ou seja 1/8 do todo, quando eu disse que estava usando 40% do total o potenciômetro esta na posição acima de 3/8. (40%)

Se mais alguém puder ajudar a ilustrar melhor fique a vontade.

P.S.: Reinaldo muito obrigado pela explicação técnica e alusão que você fez a motores, é o que eu estava tentando dizer.

Compartilhar este post

Link para o post

Putz até onde eu sei o ganho serve ora ajustar a tensão do amplificador com a do player. Partindo desse princípio, se eu deixar o ganho no zero, não vou enviar nada se potência pros falantes?

Se for Pensar assim os testes feitos com voltimetro true rms para ver ae um amplificador é capaz se fornecer a potência declarada é com o ganho no máximo certo?

Pra mim o ganho sempre foi pra controlar e igualar aa tensões entre amplificador é player, a fim de por exemplo evitar ruídos de fundo.

Compartilhar este post

Link para o post

Putz até onde eu sei o ganho serve ora ajustar a tensão do amplificador com a do player. Partindo desse princípio, se eu deixar o ganho no zero, não vou enviar nada se potência pros falantes?

assim..... eu não sou técnico pra explicfar exatamente como funciona hehehe só fiz um teste uma vez, com um multimetro na saída do amp. e à medida que se aumentava o volume, aumentava a tensão e consequentemente a potência..... penso eu que se o ganho no zero e volume no máximo, ele não vai fornecer toda a potência do amp., com isso tem q aumentar o ganho... q eu sei o ganho tb aumenta atensão.... baseado nisso, a sua potência máxima só será atingida se o ganho tiver no máximo tb, caso contrário será proporcional.... acho que não tem como ter a potência total com ganho no mínimo...

Se for Pensar assim os testes feitos com voltimetro true rms para ver ae um amplificador é capaz se fornecer a potência declarada é com o ganho no máximo certo?

Pra mim o ganho sempre foi pra controlar e igualar aa tensões entre amplificador é player, a fim de por exemplo evitar ruídos de fundo.

eu entendi +- ou que vc quis dizer... só que.... em que momento (tensão) o amplificador disponibilizará a potência máxima então? digo... como saber qual será a tensão máxima que o amplificador gererá a potência máxima, pra daí igualar as tensões do radio e do amp?

Editado por jlm

Compartilhar este post

Link para o post

eu entendi +- ou que vc quis dizer... só que.... em que momento (tensão) o amplificador disponibilizará a potência máxima então? digo... como saber qual será a tensão máxima que o amplificador gererá a potência máxima, pra daí igualar as tensões do radio e do amp?

O ponto exato voce só vai saber usando um osciloscopio.

Recomendo a Leitura: http://autosom.net/artigos/controleganho.htm

NÃO TEM NADA A VER deixa em 40% o ganho pra ele enviar 40% da potencia do amplificador...

Compartilhar este post

Link para o post

Se voce pensar que eu uso 40% de 1150wrms = 460wrms com atenuação, ai sim ele aguenta os 1150wrms

A conta não é bem essa.

Compartilhar este post

Link para o post

No link que o Scult postou tem toda a teoria.

Mas, por cima, o ganho serve p/ casar a tensão de entrada do amp c/ a tensão de saída do hu. Por exemplo, vc ajusta o ganho c/ osciloscópio, hu no volume máximo (recomendam colocar em 2/3), o ganho indicado (hipotéticamente) é de 40%. Vc terá potência máxima com o volume no máximo. Nesse mesmo caso, se vc colocar o ganho em mais de 40%, no volume máximo, vc terá potência máxima mais distorção. Se vc colocar o ganho em menos de 40% vc não terá potência máxima do amp de forma alguma.

Compartilhar este post

Link para o post

Até tinha esquecido desse tópico... E ak Reginaldo entendeu agora? lá no artigo tá bem explicadinho...

Já ajustou seu ganho de forma correta?

Compartilhar este post

Link para o post

No link que o Scult postou tem toda a teoria.

Mas, por cima, o ganho serve p/ casar a tensão de entrada do amp c/ a tensão de saída do hu. Por exemplo, vc ajusta o ganho c/ osciloscópio, hu no volume máximo (recomendam colocar em 2/3), o ganho indicado (hipotéticamente) é de 40%. Vc terá potência máxima com o volume no máximo. Nesse mesmo caso, se vc colocar o ganho em mais de 40%, no volume máximo, vc terá potência máxima mais distorção. Se vc colocar o ganho em menos de 40% vc não terá potência máxima do amp de forma alguma.

então se o critério de ajuste for o de 2/3, eu nunca vou poder fazer o volume do player passar disso tb? seria prejudicial aos falantes, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

então se o critério de ajuste for o de 2/3, eu nunca vou poder fazer o volume do player passar disso tb? seria prejudicial aos falantes, certo?

Certo. Eu, por exemplo, sempre regulo com o volume no máximo, para que não haja chance de estourar os falantes, por bobeira minha (pinga) ou de outros. Mas meu carro não é p/ campeonatos.

Me corrigindo, o ganho serve p/ casar tensão de saída do hu c/ a sensibilidade do amp.

Editado por AFCosta

Compartilhar este post

Link para o post

Até tinha esquecido desse tópico... E ak Reginaldo entendeu agora? lá no artigo tá bem explicadinho...

Já ajustou seu ganho de forma correta?

ScuLt parece no encontro e escuta meu carro, ai voce descobre se o ganho esta certo ou errado.

Vou com novidades HU nova tocando.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

ontem coloquei meu 10w1v2 pra tocar. . .

está em uma selada de 21 litros, ligado na bridge de um xtant 404M com 200rms. ..

não sei se era por estar acostumado com um P3 com 600rms, mas quando liguei o som até cheguei a pensar que o amp estava com problema. . .

os graves desapareceram .. .

depois, com paciência, dei uma mexida nos ganhos do amp e no player. . .tudo no máximo. . .

agora o sub apareceu um pouco. . . mas acho que ainda está a desejar. . .

estou pensando em diminuir os ganhos dos tw e dos mids no amp. . .

ou testar na bridge do Arc 124.4 com 250rms. . ..

Compartilhar este post

Link para o post

ScuLt parece no encontro e escuta meu carro, ai voce descobre se o ganho esta certo ou errado.

Vou com novidades HU nova tocando.

Abraços

eeer não to falando que seu sistema ta certa ou errado, quis saber se voce ajustou ele de forma a enviar a potencia maxima de acordo com o volume do player...

O que eu quis dizer foi pra voce enviar a potencia de que voce havia mencionado, os 40% de 1150W. Afinal, seu sub ta recebendo quantos W?

Encontro pra mim fica complicado agora, quinta a noite pra mim fica ruimzinho. ta na hora da galera fazer de sabado, isso sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou tentar descobrir a potencia que esta indo corretamente, pelo que disseram acima as contas estão erradas, sendo assim buscarei uma palavra de um técnico se possível fazer uma medição e posto aqui

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...