Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RPARDAL

Sub em litragem acima do recomendado, interfere?

Recommended Posts

Pessoal.

Dúvida rápida, estou adquirindo uma caixa selada lateral de 32L, e pretendo instalar um Keybass Panther 8" que segundo manual pede somente 18L na selada.

Pergunto: usar o sub numa caixa com litragem acima do recomendado interfere em que?

A propósito, tenho a possibilidade de dutar a caixa, pode ficar mais interessante?

O amplificador pra empurrar o Panther será um Taramps TS150X2, sei que vai deixar o Sub passando um pouco de fome, mas o valor do Taramps me atraiu bastante e também não faço questão de volumes altos.

Grato pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara eu tenho um n.a.r 12sw2 e o manual pede 40 litros o rodrigo carvalho aqui do forum recomendou 80!!! coloquei no prograna e ia pegar des dos 26hz e eu fiz a caixa!!! show de bola toca muito nem parece que e um sub de 180rms, desce no sub solo!!! porem tem que tomar cuidado com o xmax

se voce que qualidade vai de selada se nao vai de dutada toca mais porem mais bicuda!!!

Compartilhar este post

Link para o post

pq selada dá melhor qualidade?

conversei por e-mail com o pessoal da Keybass

vou tentar achar o que eu recebi de recomendação deles sobre como aproveitar melhor o sub

dá uns minutos!

Compartilhar este post

Link para o post

pq selada dá melhor qualidade?

Eu tb queria saber! Isso pra mim é mito, assim como sub pra qualidade tem q ser de 10" ou 8".

Voltando ao assunto do tópico, eu dutaria e testaria algumas configurações de dutos. Pra adiantar, seria melhor dar uma simulada.

Compartilhar este post

Link para o post

infelizmente não tenho as minhas perguntas pq nas respostas dos e-mail eles não mandam junto elas, só as respostas mesmo, mas dá pra entender bem eu acho

Prezado Cristiano,

boa tarde. Obrigado pela mensagem.

Segue em anexo, uma sugestão de alinhamento para o subwoofer KSW 8-115 Panther, em uma caixa de volume interno livre, 25 litros (liquido) e um duto de 2" por 20 cm de comprimento.

De fato, uma caixa de 43 litros de volume, não irá exercer um controle efetivo sobre o excursionamento do cone do alto-falante, podendo causar danos ao mesmo. Uma maneira de evitar este tipo de problema (esta é uma das melhores maneiras de controlar e deve ser feito sempre) é ajustar o filtro HPF (passa altas) do amplificador (pode ser no rádio também) para uma frequência próxima à frequência de ressonância do conjunto caixa+subwoofer, que neste caso ficaria em torno de 25 Hz. Deste modo, elimina-se frequências subsônicas, que provocam grandes deslocamentos de cones e consomem muita energia.

este é texto do anexo que veio

Loudspeaker Parameters

--General Information--

Company: keybass

Model: 8 panther

Note/SN: subwoofer

--Mechanical Parameters--

Fs = 29.0 hertz

Qms = 4.000

Vas = 36.00 liters

Cms = 0.514 mm/N

Mms = 58.560 grams

Rms = 2.668 kg/sec

Xmax = 6.000 mm

Sd = 222.0 sq.cm

Dia = 16.8 cm

--Electrical Parameters--

Qes = 0.410

Re = 3.6 ohms

Le = 2.3 mH

Z = 4.0 ohms

BL = 9.7 N/A

Pe = 200.0 watts

--Combination Parameters--

Qts = 0.380

ho = 0.206%

Sens = 88.82 dB (2.83 V)

--Multiple Drivers--

Number = 1

Single

Wiring: single

NetZ =

NetRe =

NetSens =

Box Parameters

Custom Vented Box

Vb = 25.00 liters

Fb = 30.7 hertz

F3 = 31.9 hertz

QL = 7.0

Fill = normal

Ports = 1 (round)

Dv = 5.00 cm

Lv = 20.00 cm

Prezado Crsitiano,

boa tarde. Obrigado pela resposta.

Você está certo, o F3 está próximo de 32 Hz e bem próximo do FB que está em 30 Hz, que é muito benéfico para a resposta do subwoofer.

A grande maioria dos programas musicais, estão acima dos 30 Hz, somente alguns tipos específicos possuem informações abaixo dos 30 Hz (faixas desenvolvidas exclusivamente para teste de subwoofer e algumas passagens de instrumentos de subgraves).

Mesmo que o subwoofer esteja mais controlado pela sintonia da caixa, é sempre importante ajustar o filtro HPF, por alguns motivos:

- Eliminar frequências subsônicas que causam excesso de deslocamento

- Melhora a qualidade sonora da reproduçãodo subwoofer (o subwoofer irá reproduzir somente as informações audíveis)

- Economiza energia de maneira geral (frequências baixas consomem muita energia, quanto mais baixa, maior o consumo).

e pra terminar....

Prezado Crsitiano,

bom dia. Obrigado pela resposta.

Respondendo às suas perguntas:

1- Caixas seladas (closed box) apresemtam melhores respostas à transientes (rápidas mudanças de frequência). Ataque (tempo entre a entrada do sinal e a resposta do alto-falante) é uma qualidade exclusiva do alto-falante.

2- O filtro HPF é extremamente importante para evitar danos ao subwoofer instalados em caixas "reflex". Verifique se não há esta opção na saída SUB do seu rádio.

3- O volume de 25 litros é o volume líquido, devendo portanto, descontar o subwoofer, dutos, reforços, etc. A caixa deve ficar por volta dos 30 litros total.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tb queria saber! Isso pra mim é mito, assim como sub pra qualidade tem q ser de 10" ou 8".

Voltando ao assunto do tópico, eu dutaria e testaria algumas configurações de dutos. Pra adiantar, seria melhor dar uma simulada.

e uma questao de frequencia!!!!

a selada e menos bicuda tem uma linha mais linear!!!

Compartilhar este post

Link para o post

e uma questao de frequencia!!!!

a selada e menos bicuda tem uma linha mais linear!!!

Então vc está dizendo que não tem como fazer uma dutada plana? Pelo que eu sei, possível é, o problema é que tem gente que não quer perder espaço no PM.

Compartilhar este post

Link para o post

então temos que avisar o pessoal da Kaybass

o que eu pedi pra eles foi JUSTAMENTE uma informação pro sub tocando LISO, sem picos, e com extensão em toda faixa de frequencia nominal deles

a resposta que me deram tá ai em cima, dutada, 25l líquidos, duto de 2" com 20cm

não entendi então....

Compartilhar este post

Link para o post

PS

RPARDAL, tu é o mesmo lá do CDM???

:legal:

Hehe, sou eu mesmo bicho!

Estou acompanhando o tópico, ainda não pedi a caixa, amanhã devo passar em algumas lojas de som para ter mais informações.

Pelo que entendi até o momento a caixa com litragem maior pode provocar danos se não utilizar a sintonia correta, é isso ou viajei?

Compartilhar este post

Link para o post

Simulando de mareira rápida no WinISD, 25L liquidos com duto de 2"x20cm a sintonia da caixa fica por volta de 32Hz e relativamente linear com delay de 17ms nos 29Hz.

O problema é que duto de 2" pelo programa vai ficar com efeito de "sopro", o ideal é duto de 3" mas aí vai para 47cm de comprimento.

Caixa boa que geralmente se usa para esse sub seria 25L brutos (duto e sub equivalem a 3L) e duto de 3"x40cm, a sintonia fica por volta de 36Hz com pico pequeno de 1,3db entre 50 e 60hz e delay de 14,5ms nos 35Hz.

Essa caixa que tem 32L até pode usar dutada mais vai deixar o sub meio lento com uns 20ms, pode embolar em batidas mais rápidas.

Entendidos se falei [o_] me corrijam!

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

então temos que avisar o pessoal da Kaybass

o que eu pedi pra eles foi JUSTAMENTE uma informação pro sub tocando LISO, sem picos, e com extensão em toda faixa de frequencia nominal deles

a resposta que me deram tá ai em cima, dutada, 25l líquidos, duto de 2" com 20cm

não entendi então....

Também solicitei os dados das caixas acústicas para a Keybass, voltados para SQ, o modelo que me apresentaram me deram uma caixa dutada com volume bruto de 26,5 l, ou seja, 25 + 1,5 do alto falante mas não entendi o por que da não adição do duto e para selada me deram um volume bruto de 21l .

Simulei no Bass Box a caixa dutada com a litragem bruta de 21 l, que seria para selada, usando um duto de 2" x 20cm, o Fb estava em 33,4 Hz com um delay de 14 ms, pelo que já li e vi de discussões no forum esta caixa ficaria boa, tem um pico de quase 1 um DB, mas também na simulação se usássemos um material fono-absorvente de alta densidade ela ficaria plana em 0 Db.

O pessoal aqui do forum poderia simular os dados novamente pois tem muito tempo que eu parei de mexer em som automotivo, hoje só produzo pra mim mesmo, na epoca utilizava o X2Autocsound do Marcello Lacerda, gente fina, descobri o Bass Box a pouco tempo e ainda estou aprendendo.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...