Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
R.Coiote

Dúvida: Qual CrossOver Usar???

Recommended Posts

Boa tarde caras,

Galera meu set vai ser o seguinte:

2x Tornados 18" em Manifold (40hz~150hz)

2x Eros 312LC Caixa Cornetada (150hz~1khz)

2x D405 Trio (1khz~6khz)

2x TW ST400 (6khz pra cima)

Gostaria de saber qual crossover eu devo utilizar para fazer esses cortes? Será que eu consigo fazer esses cortes no STX84 e tipo deixar o TW na saída FLAT e cortar com capacitor mesmo? Ou terei que usar o 5 vias mesmo?

Desde já agradeço pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - O que define o tipo de Divisor (Passivo ou Ativo), é quantidade de amplificadores que está decidido a usar.

2 - A partir dessa definição inicial do Tipo de Divisor, o que define a quantidade de vias do crossover, é o número de faixas de respostas ou vias, no seu caso são 4(Grave (Tornado) + Médios (312) + Médios alto (Drv Fenólico) + Agudos (Stw)), mas também a flexibilidade dessas faixas. Alguns Divisores nem permitem corte exato para Stw.

Quando não há muita flexibilidade nos cortes de determinados falantes, é comum, combinar Passivos e Ativos, até mesmop para economizar em amplificadores.

Compartilhar este post

Link para o post

1 - O que define o tipo de Divisor (Passivo ou Ativo), é quantidade de amplificadores que está decidido a usar.

2 - A partir dessa definição inicial do Tipo de Divisor, o que define a quantidade de vias do crossover, é o número de faixas de respostas ou vias, no seu caso são 4(Grave (Tornado) + Médios (312) + Médios alto (Drv Fenólico) + Agudos (Stw)), mas também a flexibilidade dessas faixas. Alguns Divisores nem permitem corte exato para Stw.

Quando não há muita flexibilidade nos cortes de determinados falantes, é comum, combinar Passivos e Ativos, até mesmop para economizar em amplificadores.

Vou usar 3 amplificadores:

1 SD3000 para o grave

1 SD1000 para mg

1 Banda 4.8 Voxer(em um bridge vou ligar 2 d405 e no outro bridge 2 Tw)

Compartilhar este post

Link para o post

Estão falando muito bem do CrossOver JFA 5 Vias 24dB/8ª. Cortes mais eficientes, minimizando a queima de reparos de drivers e tweeters.

Pretendo utilizar esse cross para o meu set que estou montando.

Espero ter ajudado!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Vou usar 3 amplificadores:

1 SD3000 para o grave

1 SD1000 para mg

1 Banda 4.8 Voxer(em um bridge vou ligar 2 d405 e no outro bridge 2 Tw)

A dica do colega Felipe foi excelente.

Por não conhecer o Cross, estive vendo a configuração nesse link abaixo e ele é bastante flexivel

Veja exemplos de configuração nesse link

Agora com relação ao Voxer se for esse modelo do link, é muita potência para Driver e Stw, se ligar em brigde. Prestando bem atenção às especificações, na descrição tem uma configuração de Cross interno por cartão. De repente pode utilizar essas configurações e economizar no Crossover passivo, mas claro, o JFA faz um corte maior, haja visto que é 24 db/8ª, enquanto que nos amplificadores, normalmente é 12 db/8ª.

Se vai usar em brigde e o Corte feito por um JFA (ou algo parecido) ou interno (Voxer 4.8 - 600w), pode adotar um circuito L-pad ou resistor para diminuir a potência aplicada, verificando se a potência de cada canal não é suficiente.

Amplificador Banda Vx 4.8 - 600w Rms

Compartilhar este post

Link para o post

A dica do colega Felipe foi excelente.

Por não conhecer o Cross, estive vendo a configuração nesse link abaixo e ele é bastante flexivel

Veja exemplos de configuração nesse link

Agora com relação ao Voxer se for esse modelo do link, é muita potência para Driver e Stw, se ligar em brigde. Prestando bem atenção às especificações, na descrição tem uma configuração de Cross interno por cartão. De repente pode utilizar essas configurações e economizar no Crossover passivo, mas claro, o JFA faz um corte maior, haja visto que é 24 db/8ª, enquanto que nos amplificadores, normalmente é 12 db/8ª.

Se vai usar em brigde e o Corte feito por um JFA (ou algo parecido) ou interno (Voxer 4.8 - 600w), pode adotar um circuito L-pad ou resistor para diminuir a potência aplicada, verificando se a potência de cada canal não é suficiente.

Amplificador Banda Vx 4.8 - 600w Rms

Entao, o meu é o banda novo( preto) de 480rms , teoricamente ele faz 2 bridges de 240rms em 4ohms, cada driver D405 e TW tem 150rms, sendo assim vai faltar potencia.

Salgadinho o preço desse JFA, eu já tive um apenas para fazer o corte em um driver Oversound DTI 7652( Excelente driver!!!) e achava muito bom. O problema é que esse preço sai um pouco do meu orçamento pois ainda tenho que comprar baterias.

Compartilhar este post

Link para o post

Entao, o meu é o banda novo( preto) de 480rms , teoricamente ele faz 2 bridges de 240rms em 4ohms, cada driver D405 e TW tem 150rms, sendo assim vai faltar potencia.

Salgadinho o preço desse JFA, eu já tive um apenas para fazer o corte em um driver Oversound DTI 7652( Excelente driver!!!) e achava muito bom. O problema é que esse preço sai um pouco do meu orçamento pois ainda tenho que comprar baterias.

Sendo o 4.8, com 02 x 240w, dessa forma seriam em tese 120w para cada falante.

E outra não vai faltar potência, porque a potência nominal, é a potência que o falante suporta.

A potência máxima suportada pelo falante, pode ser até menor do que à potência nominal do falante. Em Driver e Stw, isso é mais fácil de constatar, mas isso existe para Woofer, que normalmente está limitado ao projeto de caixa.

Veja que na ficha técnica do falante, expõe os valores de potência em função do valor do corte e é assim, que devemos ver.

st400.jpg

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso o stx104 da stetsom (5vias) e nao tenho do que reclamar. De repente né, fica uma sugestao :D

[]´s!

Compartilhar este post

Link para o post

Sendo o 4.8, com 02 x 240w, dessa forma seriam em tese 120w para cada falante.

E outra não vai faltar potência, porque a potência nominal, é a potência que o falante suporta.

A potência máxima suportada pelo falante, pode ser até menor do que à potência nominal do falante. Em Driver e Stw, isso é mais fácil de constatar, mas isso existe para Woofer, que normalmente está limitado ao projeto de caixa.

Veja que na ficha técnica do falante, expõe os valores de potência em função do valor do corte e é assim, que devemos ver.

st400.jpg

Amigo, com essa potencia que vou aplicar e usando o crossover ativo fica bem mais seguro pra utilizar os drivers e twitters né. Posso descer até quanto a frequencia da D405?

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso o stx104 da stetsom (5vias) e nao tenho do que reclamar. De repente né, fica uma sugestao :D

[]´s!

Também é uma ótima opção. Quem tem aprova.

E também tem um ótimo custo e tem excelente qualidade.

Então fica as dicas:

CrossOver JFA 5 Vias 24dB/8ª - R$ 529,99

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-197856422-crossover-digital-jfa-5-vias-24db8-lancamento-_JM

CrossOver Stetsom Stx104 5 Vias - R$ 318,00

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-198637827-sedex-gratis-crossover-stetsom-stx104-vias-p-banda-o-melhor-_JM

De repente podes encontrar em outras lojas ou site com preços mais baixos, mas foi os mais baratos que encontrei!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, com essa potencia que vou aplicar e usando o crossover ativo fica bem mais seguro pra utilizar os drivers e twitters né. Posso descer até quanto a frequencia da D405?

Valeu!

Eu particulamente não defendo essa ideia de usar falantes fora da faixa que não lhes são próprias, haja visto que os médios já farão muito bem essa função, mas em todo caso, a regra é simples, mas é deixada de lado às vezes.

Para baixar o corte, deve baixar a potência máxima a ser aplicada. Precisar essa máxima potência eu não sei.

A questão toda é se o Divisor vai permitir uma boa flexibilidade ao ponto de fazer o que vc quer. E tem mais. Um divisor Ativo não gera perdas. Se você tem 240w em brigde para dividir para 02 falantes, serão sempre 120w para cada um e resta saber qual seria o novo corte o bastante para o falante suportar.

Não é simples assim, pois a qualidade do sinal é uma variável que tem um peso bastante considerável nessa equação.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu particulamente não defendo essa ideia de usar falantes fora da faixa que não lhes são próprias, haja visto que os médios já farão muito bem essa função, mas em todo caso, a regra é simples, mas é deixada de lado às vezes.

Para baixar o corte, deve baixar a potência máxima a ser aplicada. Precisar essa máxima potência eu não sei.

A questão toda é se o Divisor vai permitir uma boa flexibilidade ao ponto de fazer o que vc quer. E tem mais. Um divisor Ativo não gera perdas. Se você tem 240w em brigde para dividir para 02 falantes, serão sempre 120w para cada um e resta saber qual seria o novo corte o bastante para o falante suportar.

Não é simples assim, pois a qualidade do sinal é uma variável que tem um peso bastante considerável nessa equação.

O corte HP em 800hz pras D405 ficaria bom?

Compartilhar este post

Link para o post

Também é uma ótima opção. Quem tem aprova.

E também tem um ótimo custo e tem excelente qualidade.

Então fica as dicas:

CrossOver JFA 5 Vias 24dB/8ª - R$ 529,99

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-197856422-crossover-digital-jfa-5-vias-24db8-lancamento-_JM

CrossOver Stetsom Stx104 5 Vias - R$ 318,00

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-198637827-sedex-gratis-crossover-stetsom-stx104-vias-p-banda-o-melhor-_JM

De repente podes encontrar em outras lojas ou site com preços mais baixos, mas foi os mais baratos que encontrei!

O preço do STX104 é bem mais atraente. Será que compensa investir mais R$ no JFA 5 vias?

Compartilhar este post

Link para o post

Conforme já havia falado antes, uma coisa que define por um Crossover ou outro é flexibilidade de corte e em seguida pelo nível de corte.

Se um faz corte a 12 dB/ 8ª e o outro 24 dB/ 8ª esse último a meu ver é mais interessante.

Se puder aliar essa proposta ao preço, ajudaria na escolha.

Para que exatamente deixar fazer o corte do D405 em 800Hz?

Compartilhar este post

Link para o post

Conforme já havia falado antes, uma coisa que define por um Crossover ou outro é flexibilidade de corte e em seguida pelo nível de corte.

Se um faz corte a 12 dB/ 8ª e o outro 24 dB/ 8ª esse último a meu ver é mais interessante.

Se puder aliar essa proposta ao preço, ajudaria na escolha.

Para que exatamente deixar fazer o corte do D405 em 800Hz?

Pra ter mais SPL nos médios, não sei se os 312lc responderiam ainda bem nessa faixa de frequencia, o cara de projetou as minhas caixas disse q a sintonia da caixa dos médios está em 180hz, eu achei mto estranho :blink: .. essa sintonia não está mto alta nao?

Compartilhar este post

Link para o post

A caixa é projetada de acordo com a finalidade. Ele imaginou que o Eros iria atuar somente na faixa de médios. Até aí tudo bem, porque deve ter conhecimento de causa de usar essa combinação de falantes e chegou a conclusão que essa seria a melhor configuração. Nesse ponto eu não posso criticar porque nunca ouvi e nem saberia dizer se ele tomou a decisão correta. Talvez alguém que tenha usado, possa colaborar. Se era somente para esse objetivo poderia ser um falante de menor diâmetro. Falantes com diâmetro maior, são escolhidos pois os mesmos atuem em faixas mais baixas normalmente por causa do seus valores de Fs, ou seja, esse mesmo Eros eu usei sem falante algum na faixa mais baixa. Ele atuava full a partir dos 50Hz e os médios cumpria muito bem, nas faixas ditas médio-grave, era excelente. Médio-grave nesse caso será feito pelo Tornados. Será que ele seria melhor do que o Eros nessa faixa?

Alguns deixam faixas cruzadas para reforçar determinadas faixas. Como vê existe uma gama de possibilidades.

Compartilhar este post

Link para o post

A caixa é projetada de acordo com a finalidade. Ele imaginou que o Eros iria atuar somente na faixa de médios. Até aí tudo bem, porque deve ter conhecimento de causa de usar essa combinação de falantes e chegou a conclusão que essa seria a melhor configuração. Nesse ponto eu não posso criticar porque nunca ouvi e nem saberia dizer se ele tomou a decisão correta. Talvez alguém que tenha usado, possa colaborar. Se era somente para esse objetivo poderia ser um falante de menor diâmetro. Falantes com diâmetro maior, são escolhidos pois os mesmos atuem em faixas mais baixas normalmente por causa do seus valores de Fs, ou seja, esse mesmo Eros eu usei sem falante algum na faixa mais baixa. Ele atuava full a partir dos 50Hz e os médios cumpria muito bem, nas faixas ditas médio-grave, era excelente. Médio-grave nesse caso será feito pelo Tornados. Será que ele seria melhor do que o Eros nessa faixa?

Alguns deixam faixas cruzadas para reforçar determinadas faixas. Como vê existe uma gama de possibilidades.

Sei que não é o momento ideal pra esta pergunta, mas queria aproveitar pra te perguntar como os 312lc responderam nos graves, vieram bem também? ou não foi tão vantajoso fazer eles responderem full? Se possível que tipo de caixa estavam e que sintonia?

Sobre o Cross, sinceramente eu iria no stx104, e justamente pelo preço; mas é pelo fato de eu estar começando! Mas não perderia a curiosidade de testar o JFA algum dia!

Compartilhar este post

Link para o post

E pra mim que vou usar driver TI o jfa 4 vias seria uma boa Ne?

Curto e Grosso:

Acho que seria perfeito

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...