Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

deliriuba

Caixa Band Pass para Extreme 15"

Recommended Posts

Postado em

Galera,

Resolvi trocar meu som. Fiquei frustrado pelas minhas Kickers CVX não darem o som MISTO que eu queria, inclusive já vendi uma.

Pensei bastante e resolvi montar um som menor, apenas com 1 subwoofer: Selenium Extreme de 15". Vou montá-lo com 2 Mids Selenium 8mb4p e 1 Drive 210Ti.

Pesquisei bastante no fórum e só vi modelos de Caixa de 6ª ordem para os Selenium Extreme de 15, mas nenhuma de 4ª. Será q este modelo de caixa ficaria bem para o Extreme? tenho um Gol G5 e o porta-malas é bastante limitado, por isso gostaria de usar somente 1 sub. Já vi que até pioneer 307 com band Pass 4ª ordem dá um som bom pra fora, então penso q no caso da Extreme não seja diferente.

Meu objetivo é um som q toque melhor pra fora que pra dentro, pois não sou muito de ouvir som muuuuito alto com a mala do carro fechada... Não invisto em 15-800 ou outro tipo de subão por não darem a impedância que objetivo: 2 Ohms.

Estou aberto a sugestões de outros projetos.

Postado em

Cara, você já fez a cagada uma vez, ainda vai continuar insistindo em usar SUBWOOFERS para tocar pra fora !?

Eu não entendo, você deve gostar de sofrer, to falando na boa mesmo...BP 4ª pra 15" no PM de um Gol G5 ?

Tem 15-800 e sub800 de 4ohms, dá pra tocar no dobro da impedância do SD2500 TRANQUILAMENTE!

Bota no bolso QUALQUER subwoofer 15" pra fora e pra dentro toca macio.

Postado em

Lucas, o negócio é o seguinte, cara:

Não vou mais usar a SD 2500. Quero usar apenas a Power one, quero um som menor agorae que caiba todo da tampa do porta malas pra baixo.

O som pra fora é para perto, sei que as Kickers não deram som nenhum, mas pelo q entendo (me corrija se estiver errado)

as Selenium Extreme tocam um pco pra fora também. Os subões eu só não uso, pq pensei em usar a Extreme em 2 Ohms na Power one (vai esquentar um pco, mas.. é isso)

Postado em

Amigo, pelo que sei a caixa para os Extreme fica enorme.

Se sua intenção é diminuir espaço e ficar com um som menor, eu não aconselharia o Extreme.

E o Power One vai tocar ele no limite, vai forçar bastante.

Se mesmo assim for a unica opcao.

Recomendaria uma caixa dutada mesmo. 2 Dutos de 4". Sintonia de 55hz na caixa.

Vi só um pessoal fazendo BP6 com eles, mas ficou enorme MESMO!

hehehe

Postado em

Pois é, também só vi dessas de 6ª Ordem... Se a Extreme não for ficar boa pra fora, então posso pensar em investir mais um pco (não seria o pretendido no momento) como colocar o subão q o Lucas falou, mas teria q arrumar um jeito e colocá-lo INVERTIDO pq os subões de 4 Ohms são todos feios... =/

Dá pra entender meu objetivo ? Som com grave bem definido pra perto do carro, com o porta-malas aberto. =D

Postado em

Você quer usar a bridge do pone em 2ohms ? É isso mesmo ?

Vai queimar o amp cara... Isso que você tá pensando é inviável.

Bridge do pone tem 360Wrms, o extreme tem 650wrms, você vai aplicar um pouco mais da metade da potência nominal do sub...

Grave pra fora é com woofer ou subão, não tem saída.

Postado em (editado)

Ok, então alguma sugestão para um som com um gravezinho legal pra fora só com 1 SUB/SUBÃO/WOOFER em q seja necessário pouca potência?

Editado por deliriuba
Postado em

Você quer usar a bridge do pone em 2ohms ? É isso mesmo ?

Vai queimar o amp cara... Isso que você tá pensando é inviável.

Bridge do pone tem 360Wrms, o extreme tem 650wrms, você vai aplicar um pouco mais da metade da potência nominal do sub...

Grave pra fora é com woofer ou subão, não tem saída.

O Extreme é 2+2 então ele deve utilizar em 4ohms.....

Postado em

O Extreme é 2+2 então ele deve utilizar em 4ohms.....

Cara, não complica.

Ele mesmo disse um pouco acima:

"Os subões eu só não uso, pq pensei em usar a Extreme em 2 Ohms na Power one (vai esquentar um pco, mas.. é isso)"

Postado em

Coloca 1 street bass de 15" então, o amp. vai tocar e não corre o risco de queimar o falante por distorção.

Postado em (editado)

Cara, não complica.

Ele mesmo disse um pouco acima:

"Os subões eu só não uso, pq pensei em usar a Extreme em 2 Ohms na Power one (vai esquentar um pco, mas.. é isso)"

Não complica vc... todos extremes vermelhos de 650wRMS são 2+2 não existe como ligar em 2 ohms... ou liga em 1 ou liga em 4 ohms..........

Com um extreme vermelho não tem como usar a bridge em 2 ohms, ou seja, fechar certinho........

Por isso seu comentário "Vai queimar o amp cara..." é errado.

Editado por BinhoSPL
Postado em

Cara, pelo que EU entendi, pra ligar o Extreme no pone em 2ohms, ele ligaria cada bobina em uma bridge.

Pelo simples fato de eu saber que todos os extremes são 2+2, então o único jeito é ligar cada bobina em uma bridge, com isso ligando em 2ohms.

Entendeu ?

Não saio falando por ai abobrinha sem conhecer nada, simplesmente alertei que não iria ficar bom, e continuo falando, vai rasgar dinheiro.

Postado em (editado)

Cara, pelo que EU entendi, pra ligar o Extreme no pone em 2ohms, ele ligaria cada bobina em uma bridge.

Pelo simples fato de eu saber que todos os extremes são 2+2, então o único jeito é ligar cada bobina em uma bridge, com isso ligando em 2ohms.

Entendeu ?

Não saio falando por ai abobrinha sem conhecer nada, simplesmente alertei que não iria ficar bom, e continuo falando, vai rasgar dinheiro.

Rpz, gostei desse toque, pois já tava comprando uma Extreme pensando ser 4+4, o cara q tava vendendo disse isso...

Sim, estou vendo q o jeito é montar com subão mesmo, mas daí queria uma indicação de um subão q não precise de muita litragem,

pq vc sabe q o fundo do gol é phoda.

Queria montar apenas 1 subão INVERTIDO, e no canto oposto da caixa montar 1 mid bass de 8". Queria economizar espaço, sabe?

Vc acha q é possível montar um projeto assim com um grave bom pra perto e redondo? (Não quero grave seco.)

EDIT: Não é que a litragem tenha q ser minúscula, sei que é grande, mas só queria um que tocasse bem exigindo litragem menor para que eu pudesse utilizar alguns cm do fundo pra colocar 2 mid bass de 8", um em cima do outro... vou usar por enqto a SD 2500

Editado por deliriuba
Postado em

Lucas, Brigadão velho! Dessa vez vou seguir os seus conselhos,

Cara q não tem muita sorte com som tem q fazer tudo direito pra não ter erro...

Vou procurar logo alguém no fórum q tenha uma 15-800 4 Ohms pra vender,

Colocá-las invertidas pq as de 4 Ohms são feias demais... hehe

Pesquisar agora uns modelos de caixa, quem sabe manifold, pra não te abusar mais... hehe

ABC

Postado em (editado)

alguém com experiência em manifold para 1 Oversound 15-800 em carro com porta-malas pequeno ?

Dá pra fazer caixa trapezional ? oO

Editado por deliriuba

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...