Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
haz4rd

V30 + LRX 5.1K Ajuda nos cortes e ganho.

Recommended Posts

Galera, vou ligar o amp hoje no kit, o amp é um Audison LRX 5.1K e o Kit é um Focal 165 V30.

Não entendo nada de regulagens, cortes e etc.

Pretendo fazer os cortes pelo amp, minha HU é uma Clarion NX700, acho boa.

Vou ligar o kit bi-amplificado por isso sem os crossovers.

Minhas dúvidas.

O que coloco nos cortes?

E quanto ao ganho? Os canais A irei ligar para os tweeters, eles mandam 50 rms, posso colocar o ganho no máximo? E os mids, os canais mandar 160 rms o que devo por?

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz, corto em 3,5khz e 12db pros mids, é isso? E quanto aos tweeters? Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não to entendendo, esses cortes sao pros mid ou pros tweeters?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não to entendendo, esses cortes sao pros mid ou pros tweeters?

LPF: 3,6kHz (p/os mids. Ou seja vai tocar abaixo de 3,6kHz) Vai precisar fazer o HPF do midbass pelo player p/poder definir o sub.

HPF: 3,6kHz (p/os tweeters. Vai tocar de 3,6kHz em diante)

Editado por Alex_84

Compartilhar este post

Link para o post

Sem querer ser chato mas ja sendo: Se nao sabe os cortes que vai usar, bota pra tocar com os crossovers originais.

Vai pegando a manha e percebendo se realmente é necessario fazer bi amp no kit cara. Ai voce aproveita e vai estudando mais umpouquinho as caracteristicas do kit...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, eu já usei muito essa combinação, ótima por sinal.

Eu não gosto nem recomendo o uso dos crossovers da 5.1k... Eles são pouco precisos e muito estranhos.

Se quer ligar ativo, parta para um crossover ativo de boa qualidade, como um PXA ou Audison BitOne.

Se não quer gastar tudo isto, utilize o crossover original do kit... Faça apenas o HP pelo CD-Player...

Se quiser gastar em um processador, utilize o corte de 2.5Khz em 3a ordem, tanto para o mid quanto para o tweeter. Já testei quase todos os corte possíveis, e esta é a melhor opção na minha opinião.

Aqui tem uns 4 carros com essa mesma receita, 5.1k + BitOne + V30, fica excelente.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem querer ser chato mas ja sendo: Se nao sabe os cortes que vai usar, bota pra tocar com os crossovers originais.

Vai pegando a manha e percebendo se realmente é necessario fazer bi amp no kit cara. Ai voce aproveita e vai estudando mais umpouquinho as caracteristicas do kit...

:legal:

Eu em fiz exatamente isso, 1º instalei com cross passivo, fiquei uns 2 meses assim, muito bom por sinal.

Passado este tempo fui para corte ativo, "ai sim fomos surpreendidos novamente"

Valeu a pena pela experiencia :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, então vou deixar os canais A do amp sem usar? Ligo os cross nos canais B e mando quanto de ganho?

Tenho uns coaxiais da focal de polyglass, talvez possa usar os canais A para eles.

O que acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Particular meu, ja fiz isso de usar coaxial, depois que eu tirei os meus dificilmente devem voltar para o carro.

Eles matam os ajustes de Palco e T.A.

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto de som alto, acho que somente o V30 sem estar biamp vai ficar fraco, quanto de gamho posso mandar pra ele?

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto de som alto, acho que somente o V30 sem estar biamp vai ficar fraco, quanto de gamho posso mandar pra ele?

Vamos por partes. Voce sabe pra que serve o ganho?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara pelo que voce escreveu começo a acreditar que voce comprou o produto errado, este Kit não mostra suas qualidades em Volume Alto como voce mesmo escreveu, Kit destinado para qualidade, pelo menos eu não ando esfolando o meu assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Po mano.. bota o crossover original, e mete o ca****.. aumenta até no toco... pra dar um somzão maneiro..

Se não distorcer, ta valendo.. se vc curte som alto é só cuidar nisso, quantos érriemeéssi o kit aguenta? se for o mesmo que o amp mandar ou mais, ta tudo sob controle.. hehehe

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, vamos lá, eu estou usando o V30 ligado direto no aparelho com os cross originais, quando ligar no amp vai ficar bem mais alto ou não fará tanta diferença? Vou ligar com o cross passivo msm, quanto mando de potencia por canal? Gosto de som alto, mas se começar a distorcer eu obviamente irei reduzir o volume. Não vou judiar do meu kit.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, vamos lá, eu estou usando o V30 ligado direto no aparelho com os cross originais, quando ligar no amp vai ficar bem mais alto ou não fará tanta diferença?

Vai fazer muita diferença! Ainda mais em termos de potência e volume! Ainda mais com o Audison...

Vou ligar com o cross passivo msm, quanto mando de potencia por canal? Gosto de som alto, mas se começar a distorcer eu obviamente irei reduzir o volume. Não vou judiar do meu kit.

Coloque o ganho no Audison em menos da metade e vá subindo o ganho aos poucos e vendo até aonde aguenta... :-)

Um atualmente um KRX2 ligado ao LRX 5.1K, ou seja, parecido, e o ganho esta um pouco acima da metade do canal B, tá certo que é 2 ohms, mas mesmo assim fala bastante...

Compartilhar este post

Link para o post

Po mano.. bota o crossover original, e mete o ca****.. aumenta até no toco... pra dar um somzão maneiro..

Se não distorcer, ta valendo.. se vc curte som alto é só cuidar nisso, quantos érriemeéssi o kit aguenta? se for o mesmo que o amp mandar ou mais, ta tudo sob controle.. hehehe

abraço

O kit aguenta 80 rms salvo engano, os canais B mandar até 160 rms, vou por na metade e ir ajustando aos poucos hehe

Valeu.

Vai fazer muita diferença! Ainda mais em termos de potência e volume! Ainda mais com o Audison...

Coloque o ganho no Audison em menos da metade e vá subindo o ganho aos poucos e vendo até aonde aguenta... :-)

Um atualmente um KRX2 ligado ao LRX 5.1K, ou seja, parecido, e o ganho esta um pouco acima da metade do canal B, tá certo que é 2 ohms, mas mesmo assim fala bastante...

Vou fazer isso mesmo, valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Lembre-se que o ganho não é botão de volume!

O ganho serve apenas para "casar" a sensibilidade da entrada do amplificador a saida do player ou processador.

Seu player tem 2v nas saidas RCA.

No amplificador audison você precisa fazer algumas contas para chega ganho exato.

Ele aceita players de 0.3 a 5v, e sua escala de ganho vai de 0 a 8.

Logo, faça algumas contas e veja onde 2 volts se encaixa nessa escala de 0 a 8.

Lembre-se que nesse caso o ganho sobe ao contrario da voltagem, 0 na escala de ganho é igual a 5 volts e 8 é igual a 0,3 volts.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

A curva de um potenciometro não é linear e seria dificil chegar a um resultado exato usando uma função exponencial sem conhecer as variáveis.. o que seria uma maravilha!

Os valores impressos no amp são apenas para ter referência... então o jeito é fazer a moda antiga! pelo ouvido...

Lembre-se que o ganho não é botão de volume!

O ganho serve apenas para "casar" a sensibilidade da entrada do amplificador a saida do player ou processador.

Seu player tem 2v nas saidas RCA.

No amplificador audison você precisa fazer algumas contas para chega ganho exato.

Ele aceita players de 0.3 a 5v, e sua escala de ganho vai de 0 a 8.

Logo, faça algumas contas e veja onde 2 volts se encaixa nessa escala de 0 a 8.

Lembre-se que nesse caso o ganho sobe ao contrario da voltagem, 0 na escala de ganho é igual a 5 volts e 8 é igual a 0,3 volts.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, botão de ganho NÃO É VOLUME, é equiparação de voltagem de sinal entre player e amplificador.

A melhor maneira p/ você regular sem ter um osciloscópio é deixar player com regulagem em FLAT, ou seja, bass no zero, mid no zero, trble no zero, enfim, sem equalização nenhuma. Deixa o ganho do amplificador no MÍNIMO. Coloque uma música que tenha uma qualidade de gravação boa, preferencialmente no estilo que você mais escuta e coloca o volume do PLAYER em 70% do volume máximo que ele chega, por ex. se for até o 40, suba o volume até o 30 aproximadamente. Solte a música, e vá subindo o ganho do amp até perceber distorção nos autofalantes. Assim que perceber, volte um golinho o ganho, e pronto!

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, eu já usei muito essa combinação, ótima por sinal.

Eu não gosto nem recomendo o uso dos crossovers da 5.1k... Eles são pouco precisos e muito estranhos.

Se quer ligar ativo, parta para um crossover ativo de boa qualidade, como um PXA ou Audison BitOne.

Se não quer gastar tudo isto, utilize o crossover original do kit... Faça apenas o HP pelo CD-Player...

Se quiser gastar em um processador, utilize o corte de 2.5Khz em 3a ordem, tanto para o mid quanto para o tweeter. Já testei quase todos os corte possíveis, e esta é a melhor opção na minha opinião.

Aqui tem uns 4 carros com essa mesma receita, 5.1k + BitOne + V30, fica excelente.

Abraços.

Vou fazer isso mesmo Abreu, quanto ao HPF dei uma olhada na minha HU e ela me dá as seguintes opções 60, 90 e 120hz. O que devo por?

Quando por o subwoofer vou ter que usar o LPF da HU também?

Valeu.

Amigo, botão de ganho NÃO É VOLUME, é equiparação de voltagem de sinal entre player e amplificador.

A melhor maneira p/ você regular sem ter um osciloscópio é deixar player com regulagem em FLAT, ou seja, bass no zero, mid no zero, trble no zero, enfim, sem equalização nenhuma. Deixa o ganho do amplificador no MÍNIMO. Coloque uma música que tenha uma qualidade de gravação boa, preferencialmente no estilo que você mais escuta e coloca o volume do PLAYER em 70% do volume máximo que ele chega, por ex. se for até o 40, suba o volume até o 30 aproximadamente. Solte a música, e vá subindo o ganho do amp até perceber distorção nos autofalantes. Assim que perceber, volte um golinho o ganho, e pronto!

Valeu pela dica, tava pensando em fazer assim mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mudança de planos hehe

Comprei um Bit One! :P

Agora vou bi-amplificar o V30! Já tenho 3 pares de RCA pra ligar do amp ao bit one. Agora preciso de mais 2 pares pra ligar do bit one para a HU certo?

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

A curva de um potenciometro não é linear e seria dificil chegar a um resultado exato usando uma função exponencial sem conhecer as variáveis.. o que seria uma maravilha!

Os valores impressos no amp são apenas para ter referência... então o jeito é fazer a moda antiga! pelo ouvido...

E nosso ouvidos não conseguem identificar distorções abaixo de 1%...

Alguns falam em 10%, mas eu estou sendo conservador e vou falar em 1%.

Logo, nossos ouvidos não servem para regular ganho de amplificadores.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...