Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
--hz

18Sound,B&C,BEYMA,RCF, sub´s 21"

Recommended Posts

Ola pessoal, bom dia a todos.!!

Sempre que to livre pesquiso na net,incluso aqui no site,sobre subwoofers de 21",isso ja faz um tempo. E notei que tem bastante prós e contras sobre esses falantes.Bom,vi que em sonorizaçoes profissionais ja se utiliza, para grandes shows e com muita satisfaçao.Minha duvida:

Notei que desde alguns anos a quantidade de subwoofers de 21" é cada vez maior no mercado internacional.Sao falantes que tem parametros bem chamativos,e fortes na maioria das vezes,BL,QTS,DB,Pot.nomina,X-max.

Marcas mais conhecidas como Eighteen Sound, B&C,BEYMA,RCF e outras, tem uma linha grande desses gigantes.

Muitos dizem que sao alto-falantes execelentes,com muito boa potencia para subgraves em locais abertos,area de cone de 346, frente a 254 em sub´s de 18" e 176 em sub´s de 15". Dois alto-falantes de 21 pol. tem quase o equivalente a 4 alto-falantes de 15" em area de cone. Empresas como a Vinhedos sonorizaçoes em Sao Paulo Trabalha com caixas da Norton Audio(portugal), escutei uma sonorizaçao execelente deles em um show de Luan Santana, a parte que pude ver foram 18caixas ALS1(1x12",2x8",2x drivers em guia de ondas,cada caixa), 9 de cada lado no line array, e 12 caixas SB221(2x21")manifolds. Muito bonitas por sinal,e que deu um grave estupidamente forte de se escutar e gostoso de se sentir. Aquela porrada forte,grande no peito.

Por outro lado, muitos dizem que falantes de 21" sao muito "lerdos", pela quantidade de ar que devem mover, tem um cone muito pesado(seria o MMS do falante?nao achei alto esse valor nos falantes que vi), Fs muito baixo onde respondem a um maximo de 100hz.

Gostaria de saber:

Hoje com toda tecnologia que se tem em som automotivo ja é uma boa opçao Alto-falantes de 21 polegadas?

21NLW9600 http://www.eighteensound.com/index.aspx?mainMenu=view_product&pid=286

21SW152 http://www.bcspeakers.com/product.php?id=160

21SW1600nd http://profesional.beyma.com/ingles/pdf/21SW1600Nd.pdf

LF21N451 http://www.rcf.it/en_US/products/precision-transducers/neodymium-low-frequency-transducers/lf21n451

Abraço Fernando.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ambiente automotivo sempre será um ambiente hostil. Não estou falando de veículos abertos ou mesmo som em reboque.

Sendo hostil, os resultados são imprevisíveis, mas daí há equipamentos que corrigem os resultados.

Vai investir neles?

Acontece que a maioria dos Woofer grandes (cito 18" e 21"), trabalham no limite de espaço e ainda mais esses que são falantes que são ditos profissionais.

É só verificar o Vas deles.

Como conciliar o espaço e a resposta, se os falantes de maior diâmetro nessas condições (limitação de espaço), deixam de oferecer o que lhe são próprios e são para isso que eles existem, que é poder usar caixas que proporcionem respostas mais baixas?

Para comprar e usar no carro jamais eu compraria.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o unico user que já utilizou esse sub em carro foi eu, porém não utilizo mais, pq agora sou pai e precisso da mala, estou fazendo uma band pass de 6 ordem para ele de quase 700 litros para se utilizar em casa. No carro em dutada não consegui sintonia para trio, só tocava bem para grave interno em subgrave e forte demais, o parabrisa dianteiro parece ke vai sair do carro.utilizava um SD5000. a FS deles naum permite uma sintonia alta, responde no maximo a 80hz, com pico em 40hz. pra se ter um sub grave ke vai longe vc teria ke usar um radiador passivo. manifold, band pass ou caixa canhão de grave. mais tokam extraordinaria bem. naum se comparam em sub grave em nada ke já vi!

Abraços e boa sorte no teu projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o unico user que já utilizou esse sub em carro foi eu, porém não utilizo mais, pq agora sou pai e precisso da mala, estou fazendo uma band pass de 6 ordem para ele de quase 700 litros para se utilizar em casa. No carro em dutada não consegui sintonia para trio, só tocava bem para grave interno em subgrave e forte demais, o parabrisa dianteiro parece ke vai sair do carro.utilizava um SD5000. a FS deles naum permite uma sintonia alta, responde no maximo a 80hz, com pico em 40hz. pra se ter um sub grave ke vai longe vc teria ke usar um radiador passivo. manifold, band pass ou caixa canhão de grave. mais tokam extraordinaria bem. naum se comparam em sub grave em nada ke já vi!

Compartilhar este post

Link para o post

É curioso mesmo. Qual dos falantes que você utilizava no carro?

Mesmo com caixa não adequada ainda assim conseguiu resposta boa e com esse tipo de rendimento. Esse tipo de grave forte é mais comum para sub mesmo, mas desses subs de alto rendimento como o MTX 9515, os BTL, etc e não para woofer, mas tem uns que tem características de sub sim. Isso é que realmente me deixou curioso. Esse modelo 21" da 18sound, realmente tem uns parâmetros interessantes para quem quer obter respostas mais baixas e meu irmão não dá para usar em carro. É um disperdício.

Agora para ter uma noção do tipo de caixa calcule o EPB, que aí já dá uma ideia. Creio que uma Band Pass se o EPB for adequado, Caixa corneta ou LT (esses modelos se os parâmetros forem favoráveis) vai obter respostas mais baixas, mas pelo menos as cornetas eu sei que necessitam de processamento.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Olha esse topico antigo, foi onde tudo começou, esse projeto já evoluil bastente, a SD2300 foi substituido pelo SD5000, e o sub de 21 já ta na quinta geração. vendi outros 4. e hoje tenho dois modelos, todos com bobina 41/2". muitoa coisa foi aperfeiçoada. depois posto fotos e videos atualizados, só ke vai demorar pq estou trabalhando, só desenbarco daki 2 semanas.

Compartilhar este post

Link para o post

É sobre o de 21" da 18sound ele deve ser muito bruto mesmo,todo lugar que leio o pessoal comenta,... bl de 43!!!x-max de 14, pelo menos 3600w pra aplicar nele,...deve ser uma maquina,..

..e SOSSOMRIO, manda os videos ai, vai ser um prazer, no youtube mesmo nao tem quase nada.

>>>.

Compartilhar este post

Link para o post

SD 5000 não é?

Realmente é necessário. Há uma grande deficiência de amplificadores fortes com impedância mais altas x impedância dos falantes importados serem normalmente 08 ohms. Nesse caso o valor da potência nessa impedância cai bastante.

O ideal mesmo é ter um SD8000, para se obter um rendimento mais proveitoso.

Como vai usar em casa, no caso de amplificador profissional é interessante pegar um modelo que permita Brigde de 08 ou 04 ohms.

A Hotsound tem uma linha que permite brigde, é a HS Pro.

A Studio tem também uma linha. Se tiver bala na agulha para gastar esse linha é muito boa e com 5 anos de garantia

Linha Heavy Duty

=> http://www.studior.com.br/heavy.html

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

eh realmente em carro eh inviavel a nao ser q seja um wagon e olhe la

quem fez um projeto com falante de 21" foi o bonatti um dia desses da tomahwak, acho que foi numa caixa sofá, parecida com a q o renam lopes postou num topico uma vez

rapz ate pra residencial acho exagero um falante de 21", a nao ser q seja pra usar numa area aberta tipo um quintal grande

Compartilhar este post

Link para o post

Exagero até concordo, porém eu tenho ke aproveitar ele em alguma coisa! Tenho um amplificador e o woofer parados aki. então resolvi fazer o projeto, o SD5000 devo aproveitar em outro set. Acho intereçante o tinbre do woofer de 21", naum gosto de grave acima dos 45 hz, tenho um super Blue de 15 aki parado naum sei oke faso com ele pq naum gosto tinbre dele, só presta em caixa exageradamentes grandes, e tem muita perda de SPL, então optei por usar o de 21".

Compartilhar este post

Link para o post

Imagine um falante desses tocando subgrave com um amplificador profissional, dentro de uma sala? Se for apartamento é capaz dele ser expulso do prédio.

Se para eu comprar por exemplo, iria usar no quintal, porque moro em casa e não em apartamento. Só para curtir um zomzinho nos fins de semana que tivesse poucas atividades. Tenho um amplificacor profissional até forte, mas para esses falantes que são de 08 ohms a potência cai bastante. Ele não permite brigde. pasmafaute

Agora em outro fórum que eu participo uma pessoa disse que comprou 02 Subs BTL Fi de 18" e usou dentro de casa. A mulher deu um ultimato para o cara. Ou o som ou ela. :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

ABSURDO esse 18Sound em?! Adorei os parâmetros dele! :rever1:

O Beyma tb me agradou muito, mas o Beyma CERTAMENTE é mais caro! :unsure:

quanto ao USO desses falantes de MODO GERAL, eu tenho opinião formado em relação à 3 anos atrás, quando começaram a Aparecer esses falantes, e MUITOS donos de empresa de som desistiram de usar pois os falantes não eram resistentes a uso profissional (muitas horas seguidas de uso e em condições climáticas extremas)... eles pediam caixas ENORMES e normalmente rasgavam o cone, por fadiga no material do mesmo!... Mas HOJE em dia não sei como está a Tecnologia dos mesmos!

Fui procurar saber da "NORTON AUDIO SB221" e tenho uma critica, mais que "BOSTA" de Marketing essa empresa tem em?! o Site deles é HORRÍVEL! rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...