Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Junior_BnU

Projeto de som para Chevrolet C10

Recommended Posts

Galera,

Sou novo por aqui e gostaria de ajuda de quem entende do negócio!

Tenho pouca noção sobre som e estou customizando uma Chevrolet C10 1976.

A pickup ainda está na funilaria/pintura (deve ficar por lá mais uns 2 meses, está em fase final de funilaria e iniciando a pintura), depois disso vai para a oficina fazer parte elétrica e revisar a mecânica.

Depois pretendo fazer o sistema de som dela e por último o interior (pra casar o couro dos bancos/portas com o revestimento das caixas de som).

Vamos aos "poréns":

- A C10 tem pouco espaço mesmo! Somente atrás dos bancos acho que dá pra tentar alguma coisa. Originalmente ela tem um banco inteiriço, pra 3 pessoas, mas como é custom, to colocando banco individual, somente para 2 pessoas. Logo, no meio até sobra um espaço pra tentar colocar um subwoofer e fazer um pequeno console.

- Jamais vou furar a porta da C10, então é um local a menos para colocar os speakers.

- Não curto os pézinhos, então o desafio fica maior!

O sistema:

Bolei um sistema de som aqui com o pouco conhecimento que tenho. Compro muita coisa no eBay (EUA, China, etc), e será de lá que vai vir o meu som!

Quero um som interno bacana, sem exagero e com qualidade. Só pra curtir quando eu der uma volta com a pickup.

O player: Retrosound Model One (Face Chrome + Knobs nº 5)

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/RETRO-SOUND-1969-Chevy-CAMARO-Am-Fm-Radio-w-USB-AUX-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem53e39e39b5QQitemZ360301083061QQptZCarQ5fAudioQ5fVideo

É um player estilo retrô. Como é um carro antigo, vai combinar. Ele tem RCA, entrada p/ cartão de memória, pendrive, etc.

Stereo: Kit duas vias 6,5" (200 RMS total - 4 ohm)

http://cgi.ebay.com/ROCKFORD-FOSGATE-T1652-S-6-5-2-way-COMPONENT-SPEAKERS-/350482792648?pt=Car_Speakers&hash=item519a6700c8

Módulo stereo: Módulo Rockford Fosgate Bridged R150-2 (1 x 150 RMS - 4 ohm)

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ROCKFORD-FOSGATE-PRIME-R150-2-150W-2-CH-AMPLIFIER-NEW-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem1e64177abdQQitemZ130528279229QQptZCarQ5fAudioQ5fVideo

Sub: Subwoofer Rockford Fosgate Puch 10" (300 RMS - 2 ohm)

http://cgi.ebay.com/Rockford-Fosgate-Punch-P3SD210-10-Slim-Mount-Sub-2-Ohm-/220822970139?pt=Car_Speakers&hash=item336a131f1b

Esse sub é menor que os convencionais. A meu ver, vai ocupar pouco espaço e será de fácil instalação na C10.

Módulo mono: Módulo Rockford Fosgate Mono P300-1 (1 x 300 RMS - 2 ohm)

http://cgi.ebay.com/ROCKFORD-FOSGATE-CAR-MONO-CLASS-AB-P300-1-AMP-AMPLIFIER-/360384553727?pt=Car_Amplifiers&hash=item53e897e2ff

Vamos às perguntas:

- No kit duas vias, o vendedor informa que é pra usar um amplificador de 30-100W RMS. Alguém sabe o porque disso? A meu ver, como o amplificador é de 150W RMS não terá problemas de queimar o kit, já que é 200W RMS no total. O que acham?

- Não conheço os módulos da Rockford Fosgate, alguém sabe se é bom? Esses módulos serão suficientes para o sistema?

- Como comentei um pouco acima, a C10 tem pouco espaço, em sua maioria, atrás do banco. Como dispor os autofalantes atrás dos bancos? E o sub?

- O sub não é muito potente para o kit duas vias? Ou assim fica equilibrado?

- Faltou alguma coisa no meu projeto? (além das caixas, cabos, e etc.)

Não vou fazer o sistema sozinho, até porque tenho pouca experiência com elétrica/eletrônica. Vou levar numa loja especializada de som aqui na minha cidade (ainda não sei qual, pois são várias lojas!).

Valeu galera!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola Junior blz!!!

Cara eu seu como eh dificil montar som em picapes, tambem penei e estudei bastante para montar a minha Ranger CS, realmente a falta de espaço eh ¨florida¨. vou tentar de dar algumas sugestoes, mas claro que eu nao sou o dono da razao, sao apenas opinioes ok!!!

1o. Esse player nao conheço, certifique se ele tem saida para Sub, em som de qualidade isso eh indispenssavel.

2o. Esse Kit 2 vias eh muito bom, 200 WRMS sao o par, 100 w cada. Quando o vendedor diz 30-100 watts, eh que o Amp. tem que ser de 30 a 100 por canal.

3o. Quanto ao sub, pelo menos esse do link nao dah certo para esse amp, ele eh bobina dupla de 2@hms cada, baixando a impedancia para 1@hm. Entao o modulo Punch P300-1 dah 300wrms em 2ohms ele nao trabalha em 1ohm, vc tera que liga-lo em paralelo elevando o sub para 4 ohms, ai o modulo vai mandar soh 150wrms. O sub tipo slim particularmente eu prefiro o MTX TT-6510, ele eh bobina simples 4 ohms e 300wrms, a resposta de frequencia mais baixa. http://www.mtx.com/prod/Default.aspx?sid=257&aid=33

4o. O modulo como eu disse acima eu recomendaria o Rockford Fosgate Punch Power T 600.4, 1 desse toca esse som inteiro com os pes nas costas, claro existe outras opçoes tao boas e ate mais baratas, mas pelo que eu percebi vc quer montar um som monomarca. Os modulos Fosgate sao um dos melhores do mundo, pode comprar de olhos fechados.

Espero ter ajudado!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa!

Claro, qualquer sugestão será bem vinda!

Agradeço o retorno.

Sobre as suas colocações:

1. Acho que o player não tem saída para Sub. No site do fabricante consta:

Built-in MOSFET amplifier (50 watts x 4 RMS/ 100 watts peak x 4 channels)

Não encontrei nada a respeito de subwoofer.

No caso, o módulo não iria tocar o sub? Ou mesmo assim preciso de uma saída para sub.

Caso o player não me atender, estou apto a sugestões (pode ser dos modernos mesmo).

2. Legal, bom saber que o kit é suficiente para o sistema. E obrigado por esclarecer a dúvida sobre o Amp.

3. Não notei que ele é bobina dupla!! Então já resolvo:

http://cgi.ebay.com/Rockford-Fosgate-Punch-P3SD410-10-Slim-Mount-Sub-4-Ohm-/220813192408?pt=Car_Speakers&hash=item33697decd8

Esse é 4 ohm bobina dupla, logo, em paralelo será 2 ohm, assim fica 300 RMS do sub casando com os 300 RMS do módulo.

Esse MTX é melhor que o Rockford Fosgate? Em qualidade e tudo mais? O preço é quase o mesmo e o frete é mais em conta, no final, da elas por elas.

4. Bom saber!!! Conheço a marca só de nome, nunca utilizei os equipamentos da Rockford Fosgate.

Seria interessante manter monomarca, pro estilo do carro. Mas caso não for possível, também não dá nada mudar e diversificar!

Esse módulo que você citou, T600-4. Ele tem 600 RMS em bridge (2x 300 RMS - 4 ohm), ou seja, posso ligar o sub (300 RMS, mas aí tem que trocar denovo de sub, pra casar a impedância) e o kit duas vias, certo?

Mas não tem problema do módulo mandar mais potência do que a máxima do kit duas vias (200 RMS)?

Abraço e valeu pelas dicas!

Compartilhar este post

Link para o post

Ola Junior blz!!!

Vamos lah:

1. Se o player nao tem saida pra sub ai fica mais dificil vc ter um som de qualidade, Tocar o sub qq player toca, so que vc vai se restrangir a regulagem nativa do modulo ( corte de frequencia, ganho e etc ). Por exemplo vc regula o modulo para musica tipo hip-hop, vai tocar legal, mais vc resolve ouvir MPB por exemplo, vai faltar grave, se o player tiver regulagem eh soh vc aumentar o ganho do grave pelo aparelho. Eu particularmento gosto dos Pioneers, eles sao os famosos BBB ( Bom, Bonito e Barato )

3. Esse sub casa perfeitamente com o P-300.1 !

FOSGATE, MTX, KICKER, JBL, sao empresas americanas concorrentes e se equivalem em qualidade. Na minha opiniao nao existe essa eh melhor que aquela, depende do gosto e do bolso de cada um. Eu sou apaixonado por Fosgates, tanto que meu apelido na epoca das baladas era Fosgate, pq meus carros sempre tinha um adesivo da marca. Mas dessa vez eu optei pelo MTX pois a frequencia de resposta dele eh 35hz e do Fosgate eh 45hz, entao o MTX desce mais, dah grave mais baixo, para o tipo de musica que eu gosto ( soul, hip hop, bass ) eh melhor.

4. O modulo ser mais potente que os falantes nao tem tanto problema, tanto que todos recomendao pelo menos o modulo mandar de 20 a 30% a mais de potencia que os falante ( ex. midbass 100w modulo 120 ou 130w por canal ) pq o que realmente queima os falante eh a distorçao, por exemplo vc tem os mid de 100w cada e o modulo manda 60w vc almenta o volume ela vai mandar soh 60w depois disso eh soh distorçao ( depois que vc jah tomou umas vc sempre quer almentar mais hehehehe ) ai queima o falante. Agora o Mid tem 100w o modulo manda 130w, vc regula menos no ganho ai vc pode aumentar o volume no talo ele vai dar os 100w e nao vai mandar distorçao. Tanto que os falante declaram sempre a metade dos rms, esse fosgate o pico de watts eh 200w so que ele aguenta essa potencia por apenas alguns segundos, se colocar um modulo de 200w por canal ai eh claro que vai estourar os falantes.

Nao sei se consegui ser bem claro mas qq duvida eh so perguntar!!!

O meu set eh um DVD PIONER 2 DIN 3380BT, KIT 2 VIAS JBL GTO608C 70W RMS 6´´ , 1 SUB MTX SLIM TT-6510 300WRMS E 1 MODULO ROADSTAR POWER ONE ( Ele manda 100w por canal nos midbass e em bridge 360w rms no sub ) eu coloquei esse modulo pq a grana tava meio curta, mais pra frente to querendo colocar um deste : JBL Módulo de Potência 600W 2/4 Ohms 4 Canais GTO1004 .

Espero ter ajudado !!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Fosgates (hehehe), valeu novamente pelas dicas.

1. Entendi sobre o player, vou dar uma pesquisada e ver o que encontro. No caso do módulo P300-1, ele tem o controle de bass (Remote Punch™ Bass), o que permite a regulagem direto do módulo. Neste caso não teria problema o player não ter saída pra sub, correto?

3. Blz, é que não tive contato ainda com essas marcas. Já utilizei Sony e Bravox no meu antigo carro. Agora to com kit original de fábrica (que é uma porcaria, mas ainda não deu tempo de trocar...).

4. Oook! Não tinha certeza se era o módulo que não poderia ser com potência maior ou o kit. E se eu trocar o módulo dos kits pra esse:

http://cgi.ebay.com/ROCKFORD-FOSGATE-P200-2-STEREO-AMPLFIER-PEQ-REMOTE-/300583806275?pt=Car_Amplifiers&hash=item45fc30e543

Aí fica o kit com 200 RMS e o módulo também de 200 RMS. E eu poderia usar o outro módulo (que é mono e tem controle de bass) só pro sub. Não me importo em ter 2 módulos. Além do mais, os dois tem quase a mesma medida, daria pra colocar atrás dos bancos, com um acabamento bem bacana.

O que acham?

Belo set! Parabéns. Trocando o módulo vai ficar bala!

Valeu, abraço

Editado por Junior_BnU

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, só pra ilustrar um pouco o tópico, ehehehe:

Ela terá dois bancos (o antigo banco também não era original, era 1/3 e 2/3):

21edgub.th.jpg

35ceyqh.th.jpg

Ideia para os bancos:

dscn1465q.th.jpg

002vk.th.jpg

Fotos antes da reforma:

6zvo2e.th.jpg

dqgdiq.th.jpg

wv7bie.th.jpg

Fotos atuais:

dsc04743edited.th.jpg

dsc03586edited.th.jpg

dsc03585edited.th.jpg

dsc03605edited.th.jpg

dsc03453edited.th.jpg

dsc00140edited.th.jpg

dsc00111edited.th.jpg

dsc00141edited.th.jpg

dsc00214edited.th.jpg

dsc00174edited.th.jpg

dsc00171edited.th.jpg

dsc00168edited.th.jpg

dsc00167edited.th.jpg

dsc04742edited.th.jpg

Espaço atrás do banco (essa é a foto "menos pior") que tenho, eheheheh

dsc01713edited.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Essa foto mostra o real espaço atrás do banco.

dsc02031ni.th.jpg

Como falei, não vai ser banco inteiriço, mas o espaço atrás será o mesmo e terá um espaço entre os bancos.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, olha só.

Estive pesquisando um pouco mais, pegando umas dicas ali, outras aqui e tal...

Resolvi montar outro sistema, o que acham?

Player Pioneer DEH-9350SD

http://www.somcuritiba.com.br/loja/pioneer-cdmp3wma-deh9350sd-usbsd-card6-rcaoel-p-1164.html

Kit Duas Vias 6" MS62C JBL 160W RMS - 4 ohm

http://www.somcuritiba.com.br/loja/vias-ms62c-hifi-p-1153.html

Coaxial GTO428 4" JBL 70W RMS - 4 ohm

http://www.somcuritiba.com.br/loja/coaxial-gto428-p-1103.html

Subwoofer Rockford Fosgate 10" P3SD410 300W RMS - 4 ohm (bobina dupla)

http://cgi.ebay.com/Rockford-Fosgate-Punch-P3SD410-10-Slim-Mount-Sub-4-Ohm-/230655970584?pt=Car_Speakers&hash=item35b42acd18

Amplificador GTO5355 JBL 5 canais 660W RMS

http://www.somcuritiba.com.br/loja/gto5355-channel-hifi-660w-p-1097.html

Tem problema os Amps serem com potência maior que os falantes? Pelo que li, é só regular o ganho, certo?

Resolvi partir pra um Player moderno por ter saída de sub, mais saídas RCA, controles, etc.

E também colocar um par de falantes de 4" na frente do carro (ainda não sei onde, tipo pézinho ou algo do genêro), pra manter o palco.

Dicas e sugestões serão bem vindas!

Abraços

Editado por Junior_BnU

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...