Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
cdo22

Cortes pelo amplificador

Recommended Posts

Opa galera, alguem que entenda pode me ajudar? a situação é a seguinte:

Estou pensando em comprar um mtx x704 para empurrar um hertz esk 165, vcs me recomendam ligar em bridge ou bi-amp ? no caso teria como eu fazer bi-amp e regular pelo amplificador os cortes de passa alto ou passa baixo ? (já que nao tenho player que faça 3-way) ? Em caso de bi-amp vcs me recomendariam ligar o mid ou o tweeter no crossover original da Hertz ?

Obrigado,

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No cross da hertz o tweeter, se tiver como fazer um "notch filter" pelo amp seria bom. Notch filter é tipo um passa banda, você limita até onde o falante vai, tipo, HP 50, 60Hz, 70hz... e LP 5, 4, 3khz..

Compartilhar este post

Link para o post

Pod crer entao vc acha melhOr o bi-amp do que bridge ? Esse notch filter eu nao entendi muito bem, nao seria fazer cortes pelo amplificador nao ? Qual a diferença ? Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

É o seguinte, o cross do kit vai cortar o tweeter só hi-pass e é o que precisa mesmo.

Nos mids seria bom cortar low-pass em torno de 5khz (dependendo do ponto de corte do tweeter) e hi-pass em torno de 50Hz (dependendo do Fs do mid).

Compartilhar este post

Link para o post

É o seguinte, o cross do kit vai cortar o tweeter só hi-pass e é o que precisa mesmo.

Nos mids seria bom cortar low-pass em torno de 5khz (dependendo do ponto de corte do tweeter) e hi-pass em torno de 50Hz (dependendo do Fs do mid).

Dessa eu não sabia, achava que o cross cortava o High-Pass do Tweeter e o Low-Pass do Mid...

Por isso no caso dele eu achava mais "viável" usar o bridge do amp e o cross que já vem com o kit. É como eu estou usando no meu ESK. Só faço o high pass no amp a 60hz.

E acho difícil um amp que corte low e high pro mesmo canal né? Ou falei besteira?

Compartilhar este post

Link para o post

"Nos mids seria bom cortar low-pass em torno de 5khz (dependendo do ponto de corte do tweeter) e hi-pass em torno de 50Hz (dependendo do Fs do mid)."

Nao entendi direito essa frase brother, cortar low-pass em 5khz ? e hi-pass em 50hz ? nao seria ao contrario ? desculpe mas acho que me confundi um pouco agora na teoria, valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Dessa eu não sabia, achava que o cross cortava o High-Pass do Tweeter e o Low-Pass do Mid...

Por isso no caso dele eu achava mais "viável" usar o bridge do amp e o cross que já vem com o kit. É como eu estou usando no meu ESK. Só faço o high pass no amp a 60hz.

E acho difícil um amp que corte low e high pro mesmo canal né? Ou falei besteira?

A maioria dos amplificadores tops fazem esse corte, tipo "passa banda" no mesmo canal, é um corte HP e um LP no mesmo canal, sim.

Tipo, para usar no mid como foi citado, HP em 50Hz e LP em 5Khz.

Ao dono do tópico, se vc não tem um player capaz de fazer os cortes, provavelmente também não tenha TA, e outros recursos que favoreceriam que usasse bi ampli, então pra que complicar? Usa o cross do kit, diminua o "risco" de queima dos teus equipamentos, e quando partir para um up grade,passe para bi ampli.

Começe pelo mais simples, e depois que adquirir conhecimento, vai melhorando (dificultando kkk)

Minha humilde opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

hahahahea, evite o risco de queimar, isso é importante ja queimei um mid esses dias ai kkkkkk, po concerteza o bridge seria bem mais facil, eu estava querendo fugir do bridge por falarem que distorce bem mais cai a qualidade e etc, apenas por isso mesmo. mas acho que vou terminar no bridge mesmo :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

hahahahea, evite o risco de queimar, isso é importante ja queimei um mid esses dias ai kkkkkk, po concerteza o bridge seria bem mais facil, eu estava querendo fugir do bridge por falarem que distorce bem mais cai a qualidade e etc, apenas por isso mesmo. mas acho que vou terminar no bridge mesmo :huh:

Você não vai usar sub?

Pq não compra um amplificador 4 canais e usa dois canais para o kit e a bridge para o sub?

Compartilhar este post

Link para o post

eu não uso sub nao, e nao pretendo usar a curto prazo tambem ... eu vou usar de 4 canais pq é muito dificil achar um de 2 canais para empurrar bem esse esk

Compartilhar este post

Link para o post

O cross faz low pass do mid sim, mas falei pra ele usar cross so no tweeter e deixar o amp fazer o corte dos mids, isso pra poder fazer um biamp ja que ele nao tem player com cross ativo essa seria uma das alternativas.

E concordo com o Joel, vai no simples agora e deixa pra complicar depois. Igual eu fiz, já tive players com cross ativo. agora parti pra um purista.

Editado por Satyricon

Compartilhar este post

Link para o post

valeu galera, e olha aqui para finalizar, vcs acham que eu deveria pegar o mtx x704 mesmo para fazer brdige e empurrar o hertz esk165 ou recomendariam algum outro ? obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o máximo que pretende gastar com o amplificador?

Cara um sub de 8 ou 10 numa caixinha selada não ocupa quase nada de espaço no porta malas e deixa o som com outra cara, até mesmo um sub de 6 polegadas em baixo do banco, fica show de bola.

O Diego tem 6w0 a venda no classificados, o Beraldo tem um 8w1, Tem um camarada vendendo um subzinho bacana de 10 da Infinity, tem outros, JL w0,w3..

Bem, mas é apenas sugestão.

Boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

Sim eu to ligado brother, porem só vou ter o dinheiro para sub +cabeamento e tudo no fim do ano. por isso agora nao dá, eu prefiro juntar uma grana melhor e comprar algo bom realmente do que comprar um subzinho de 6 só sacou, mas valeu a dica, sempre bem-vindo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...