Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
cy777

duvidas chevette 1.4

Recommended Posts

entao! estou em duvida na receita pois meu motor est fumando muito e ja vou ter que trocar pistao, estao estou com essa receita aqui:

cabeçote da linha 1.4

esse cabeçote tem como caracteristica um maior fluxo, principalmente em rotações mais altas! porem a desvantagen é a taxa de compressão que tende a ser menor que os demais cabeçote (quando na altura original) porem ele permite um rabaixamento maior! (existe gente que chega a tirar 3mm do cabeçote) porem são casos especiais!

a media de 1mm ja o equipara a taxa dos outros cabeçotes!

O desenho da sua camara é em formato de 0 assim pode ser indentificado mais facilmente!

AS VÁLVULAS!

Todos os cabeçotes de chevette usam válvulas 39mm na admissão e 33 no escapamento!

Dependendo da preparação podemos aumentar esses números!

Na preparação aspirada onde precisamos admitir mais ar podemos optar pelo uso da valvula do Monza com diametro de 41mm mantendo a de escape original! Numa preparação aspirada mais pesada podemos optar pela valvula de escape de 35mm do Monza (lembrando que quando se aumenta uma valvula se diminui a velocidade do fluxo oque pode trazer maleficios se for feito sem critério).

Na preparação sobrealimentada (turbo, blower e afins), temos pressão empurrando a mistura para dentro do cilindro, logo precisamos previlegiar a saida dos gases de dentro do cilindro.

Fazemos isso utilizando uma valvula de escape maior, podemos optar pela valvula de 35mm citada antes ou ate maior dependendo do nivel da preparação!

Quando aumentarmos a valvula de escape alem dos 35mm é nescessario aumentar tbm a admissão!

Um exemplo seria adm 41mm e escape 36mm(isso pra uma preparação mais pesada).

O ultimo passo é uma preparação bem mais pesada usando o cabeçote de Monza!

esse é um cabeçote bem moderno e de fluxo excelente, alem de ser feito de aluminio e já possuir as valvulas maiores!

A sua adaptação é tbm relativamente simples.

O detalhe maior fica por conta da adaptação do duto de subida de oleo do bloco ao cabeçote, que no Monza fica do lado oposto ao chevette, existem algumas soluções interessantes para isso! Fica a cargo da imaginação do preparador!

As entradas de água originais pelo coletor de admissão ficam fechadas(oque pode tormar meio invialvel para uso em carros de rua)

O local da bomba de combustivel e distribuidor que no monza ficam no cabeçote tbm são inutilizadas e continuamos a usar as do chevette!

Uma solução interessante seria usar um cabeçote dos injetados (monza MPFI, kadett MPFI ou linha vectra, astra todos 8v)que já vem com todos os locais citados fechados, e diminui o trabalho de adaptação.

pistao

a outra dica é uma mudança mais profunda no motor que envolve o aumento da cilindrada

usamos então os pistões do Monza 1.8 para a transformação

ak temos 3 casos distintos:

1.4 aspirado vira 1.5 lts

usamos o pistão do monza 1.8 faseI a gasolina

a modificação é simples o pistão é plug and play na biela, o bloco tera que ser retificado na medida do novo pistão

e o pistão precisa de um pequeno "passe" na cabeça pra não passar da borda do bloco!

o cabeçote pode ser rebaixado 1mm para motores a alcool no motor a gasolina talvez não seja interessante rebaixar o cabeçote ou então um rebaixo menor coisa de 0,5mm

um veneno na bomba de oleo com um calço de aprox 1mm pra garantir uma lubrificação melhor

lendo isso acima eu estou querendo colocar pistao monza 1.8 fase 1 que tem acho que 84,5mm, mantendo o vira e a biela do 1.4, rebaixar o cabeçote 1.4 entre 1,5 a 2mm , valvulas AD 41 / ES 35, comando 288 pra cima, carburado 2e. (basicamente) bomba eletrica 4 bar

depois turbinar de leve , tipo 0,5 bar

esse carro e para no maximo fim de semana! nao vou rodar nada com ele.

ai entra as duvidas pois sou duro e nao posso errar hahahahhahaha :legal:

e se esse nivel de preparo aguente um turbo?

e se eu posso colocar um comando tipo 288 ou mais com turbo?

se posso colocar carburador 2e ou se vale mais colocar logo um quadrijet mais esse e muito caro!!

esta fora de caso trocar o motor para ap, pois mudei tando a astrutura para entrar um 19" na traseira enterrado. e troquei o abastecimento para o interior da mala e o carro, que o carro nao passou no inmetro que mostrei para um conhecido de la e ele me informou que nao passa nem a pau!

obs: vi que tem um topico sobre isso mais era de 2009 e ja li todo la mais ainda fiquei em divida!

desde ja obrigado :legal:

Editado por cy777

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu faria receita mais simples de todas, abrir pra 1.7 e pendurar um caracol, já era... Com o tempo pode até montar Injetado, melhor ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu faria receita mais simples de todas, abrir pra 1.7 e pendurar um caracol, já era... Com o tempo pode até montar Injetado, melhor ainda.

ok! mais qual pistao vou usar para colocalo como 1.7?

Compartilhar este post

Link para o post

ja deu o start no projeto!!!!

ja apareceu umas modificaçors, amanha eu relato :legal:

snc01824i.th.jpg

snc01825a.th.jpg

snc01826.th.jpg

snc01827.th.jpg

snc01829.th.jpg

snc01831.th.jpg

snc01832.th.jpg

snc01833.th.jpg

snc01835.th.jpg

snc01836.th.jpg

snc01837.th.jpg

snc01838.th.jpg

snc01839.th.jpg

snc01840.th.jpg

snc01841.th.jpg

snc01842.th.jpg

snc01843.th.jpg

snc01844.th.jpg

snc01845.th.jpg

snc01846.th.jpg

snc01847.th.jpg

snc01848.th.jpg

snc01849.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...