Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rafa Faria

DUVIDA NOS CORTES DE FREQUENCIA!!! - Cross STX 84

Recommended Posts

Bom... esse é meu primeiro topico, entao desculpa ai se eu to fazendo m**** aki. =D

meu set é:

1 Taramps 2.7

1 Power One

2 Eros 815 SDS

2 Eros 412 LC

4 Selenium 250X

2 Tweeter Hinor 5HI300

1 crossover Stetsom STX 84

1 Bat. 80 ah

1 Bat. 150 ah

OBS: a power one vai força um poquinho pois vai toca as cornetas tuit's e os LC =/

Comprei o crossover e estou com duvidas nas divisoes de frequencia

os SDS estao numa caixa com sintonia baixa 48htz... e as do LC estao estao sintonizadas a 95htz

coloco os SDS no SUB do crossover e os LC no MID???????

deixo os SDS de 40htz a 250htz e os LC de 80htz a 1200htz??????

no aparelho deixo o HPF desligado néé!?

eo SUBSONIC do Taramps!? corto em 50???

qm souber da uma mao ae... valew abrass :D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

fala meu chegado... olha só...vc vai ler e reler mta coisa aqui em topicos... porem a melhor coisa a fazer é sentir na pratica como se comporta o sistema com esses cortes q vc citou ok

eu tenho tenho dois sds 815... e como gosto de curtir mais musicas eletronicas/free step faco o corte hpf em 70hz no crossover... e o 500hz no lpf... o ideal como todos falao é cortar no maximo em 150hz ... mas na pratica eu perdi um pouco do TCHAN.. ai coloquei em 500 e ficou do gosto...tbm uso os 8pw3 pro medio de 180hz ate 2000hz...e as TI d220 de 1200hz até FLAT.... foi essa config oq mais me agradou...

mas ai esta a dica... testa na pratica varios estilos de musica e oq mais te agrada

flw

Compartilhar este post

Link para o post

fala meu chegado... olha só...vc vai ler e reler mta coisa aqui em topicos... porem a melhor coisa a fazer é sentir na pratica como se comporta o sistema com esses cortes q vc citou ok

eu tenho tenho dois sds 815... e como gosto de curtir mais musicas eletronicas/free step faco o corte hpf em 70hz no crossover... e o 500hz no lpf... o ideal como todos falao é cortar no maximo em 150hz ... mas na pratica eu perdi um pouco do TCHAN.. ai coloquei em 500 e ficou do gosto...tbm uso os 8pw3 pro medio de 180hz ate 2000hz...e as TI d220 de 1200hz até FLAT.... foi essa config oq mais me agradou...

mas ai esta a dica... testa na pratica varios estilos de musica e oq mais te agrada

flw

Só gostaria de fazer uma observação, já que isso será discutido.

Essa questão de corte, é de falante para falante. Os de maiores diâmetros (ex.: 12" nos médios), normalmente, eu disse normalmente possibilitam um corte mais baixo no seu limite inferior, ou seja, uns atuam bem se a pessoa coloca até mesmo abaixo de 100Hz (Ex.: E312 usado para médio-grave e médios, mas isso depende da caixa) e outros precisam de 250Hz, por exemplo. O 8PW3, é um desses falantes que é recomendado atuarem bem alto.

E complementando esse comentário, essa tendência de usar falantes de maior diâmetros para os médios, normalmente é porque eles atuam bem melhor ou com mais força na faixa de médios-grave principalmente, mas isso depende do objetivo. Alguns sistema, até usam falantes de menor diâmetros para os médios, tendo médio-grve com maior diâmetro.

Quanto maior a quantidade de vias, mais caro fica o sistema.

A dica é verificar com cuidado o projeto de caixa e preste atenção nos limites do falante do falante. Esse 8PW3, tem Xmax bem baixo, o que se torna uma tendência de muitos falantes Selenium, por isso é melhor prestar atenção, pois não há como ter uma "receita".

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Só gostaria de fazer uma observação, já que isso será discutido.

Essa questão de corte, é de falante para falante. Os de maiores diâmetros (ex.: 12" nos médios), normalmente, eu disse normalmente possibilitam um corte mais baixo no seu limite inferior, ou seja, uns atuam bem se a pessoa coloca até mesmo abaixo de 100Hz (Ex.: E312 usado para médio-grave e médios, mas isso depende da caixa) e outros precisam de 250Hz, por exemplo. O 8PW3, é um desses falantes que é recomendado atuarem bem alto.

E complementando esse comentário, essa tendência de usar falantes de maior diâmetros para os médios, normalmente é porque eles atuam bem melhor ou com mais força na faixa de médios-grave principalmente, mas isso depende do objetivo. Alguns sistema, até usam falantes de menor diâmetros para os médios, tendo médio-grve com maior diâmetro.

Quanto maior a quantidade de vias, mais caro fica o sistema.

A dica é verificar com cuidado o projeto de caixa e preste atenção nos limites do falante do falante. Esse 8PW3, tem Xmax bem baixo, o que se torna uma tendência de muitos falantes Selenium, por isso é melhor prestar atenção, pois não há como ter uma "receita".

fala fcoelhogomes agreco pelo comentario... realmente tem q ter um certo cuidado com o 8pw3...e o x-max dele é minimo mesmo...por mto tempo usei eles de 500hz pra cima + Twetters...e o som era mto gostoso de escutar..porem o volume mto limitado.... esses dias q eu troquei os tw pelas D220 e fiquei mto contente... com qualidade e volume, e o sds estao entao caixa de 160 litros camara unica e sintonia em 58hz.... eles vao bem ate os 500hz...o legal seria se jfa tivesse + 1 corte fixo por volta dos 250hz.....

Compartilhar este post

Link para o post

valeu gnt, vou montar meu som na semana q vem... vou testando, até axar q ficou do meu gosto... ^^

e vou tomar cuidado com os cortes baixos...

no meu cross os SUBs sao cortados 20hz, 30hz e 40hz até 80hz, 150hz e 250hz...

cortando os SDS de 40 até 250 (sitonia da caixa esta com 48hz) será q vai haver muita excursão???

em aproximadamente qntos hz q eu deixo o 'subsonic' da Taramps???

OBS: Subsonic = Corte do crossover???

Compartilhar este post

Link para o post

amigo o subsonic evita q o sub toque frequencia mto baixas... pro qual ele nao foi feito pra tocar...

seria como um HPF...se vc cortar ele em 50hz.. vai tocar de 50 pra cima...

acredito q o taramps nao tenha marcação do corte exato no subsonic como na maioria dos modulo...tem la 5hz até 80hz

entao faz o seguinte... na hora de regular fica de olho no do alto falante e no grave...se embolar/ tiver mexendo muito vc sobe o subsonic um golinho é mais o menos isso

Editado por mgtec

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...