Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

tclahr

Configuracoes EQ Pioneer para Rock

Recommended Posts

Postado em (editado)

Pessoal,

Tenho um Vectra GT com caixas originais + sub 10" caixa selada + potencia hbuster que está ligada somente no sub.

Quando o pessoal instalou meu som, ficou bala, porém dias atrás acabou a bateria do carro e ficou todo desconfigurado.

Eu não entendo muito de som, porém vi que no meu Pioneer DEH-P770MP tem várias configurações de equalizador. Eu lembro que nas configurações do EQ era -6 para Low, +2 para Medium e +3 para High, porém isso não fica legal, porque tem aquele ajuste fino. Eu digo, configurar aquela parte dos 1N, 2N, 1W... 12,5K, 3,5K...

Também nao sei se é melhor deixar o Loud no Low, Medium ou High. E o que ele influencia no Low do EQ.

Não estou conseguindo encontrar uma configuração ideal para escutar rock. Alguém pode me ajudar com estas configurações? Não sei nem por onde começar... tipo, deixar td os EQ no 0 e começar a configurar as confs de banda e freq...

Obrigado desde já!

Editado por tclahr
Postado em

Galera, boa tarde!

Esse post é antigo, mas não teve respostas e eu estou na mesma. Meu player é outro, mas pelo que ele informa, as opções são as mesmas.

Alguém se habilita a dar uma mão nas configurações para rock? Outra coisa.. O que é o Q Factor e qual a configuração correta (2w, 1w, 1n, 2n)?

Valeu!

Postado em

Bom, equalizador serve para compensar as deficiências do sistema acústico do ambiente e dos alto falantes, mas tem que gosta de colocar o V e pronto.

O melhor na minha opinião é ajustar ao gosto de cada um, não tem como falar os valores, cada sistema é único.

3. EQUALIZAÇÃO

Enquanto a compressão afecta a faixa dinâmica, a equalização (EQ) controla a faixa de frequências. A faixa de frequências de um som são apresentadas na tabela abaixo e dividem-se em quatro bandas.

13.jpg

A escala inferior da tabela apresenta as frequências a partir dos 16Hz até 16kHz (16.000Hz). Quando os engenheiros de som falam de médios-altos, estão a referir-se à faixa de frequências de 1kHz a 8Khz, aproximadamente. A figura abaixo apresenta a típica curva de picos da EQ, em redor de uma frequência central.

14.jpg

A frequência central está em torno dos 750Hz e o aumento de ganho ou

"Gain Boost" (aumento ou corte) está em torno de 18db. O "factor Q" é a largura das frequências afectadas pelo aumento e é medida em oitavas. Um "Q" alto oferece uma curva estreita e um "Q" baixo uma curva mais suave.

A figura a seguir representa uma curva de equalização tipo "Shelf" em que as frequências superiores ou inferiores à frequência central são aumentadas ou cortadas.

15.jpg

Existem duas classes de equalizadores: Paramétricos e Gráficos e cada uma pode controlar várias bandas.

http://palcoprincipal.sapo.pt/artigos/Artigo/os_principais_efeitos_audio

grafico_Q.gif

O que podemos ver aqui é que a curva pode ser larga ou estreita. Se ela é larga, dizemos que ela tem um Q baixo, se ela é estreita, dizemos que tem um Q alto.

Para os fanáticos por física de plantão, aqui vai uma coisinha: você pode calcular Q, tendo as duas frequências de cada lado do pico da ressonância, subtraindo o menor do maior, e dividindo o a frequência central da ressonância pelo resultado da subtração. Ou seja:

Q = F0 / (F2 – F1)

Como tanto a parte superior como a inferior da linha divisória é medida em hertz, as unidades se anulam para que Q não tenha unidade. Q é uma simples razão.

Voltando ao equalizador, podemos ver que Q é ajustável para alargar ou estreitar a curva de equalização. Se o Q é baixo, uma ampla gama de frequências serão afetadas. Por outro lado, se o Q é definido alto, então apenas um estreito intervalo é alterado. Às vezes é difícil ouvir o efeito da alteração do Q. Para se ter uma idéia de como o Q trabalha, utilize um timbre médio para que você ouça bem o equalizador trabalhando e então, corra o controle Q para cima e para baixo para ouvir a diferença. Quando você sentir como o Q soa, será capaz de usá-lo eficazmente. Em geral, um Q alto é utilizado quando há uma pequena banda de frequências causando problema - como uma desagradável ressonância de um caixa de bateria que precisa ser filtrada. Um Q baixo é mais útil para realizar mudanças musicalmente inspiradas, só para fazer as coisas soarem do jeito que você quer. Geralmente, você primeiro define o Q para depois ajustar os outros dois controles da seção.

http://www.somdelouvor.com.br/2010/06/equalizacao-parte-viii-equalizadores.html

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...