Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Talesfilho

Adaptar 2 vias ou manter coaxial ?

Recommended Posts

O projeto do meu som, que tenho em mente faz um tempo é:

CS60b (60rms cada)- ainda não comprado

Sub Foxer 250 rms 2+2 - já tenho

Módulo Boss 4x120rms @2ohm ou 4x60rms @4ohm - já tenho

Kenwood 2045 - já tenho

Hoje meu som tá assim: Sub lugado no bridge no módulo, mandando 240rms

2 falantes orginais na porta e 2 6x9 xexelentos no tampão, com um canal do módúlo na dianteiro, outro na traseira.

Agora, eis minhas dúvidas:

1 - se eu comprar o CS60B, ele é 4ohm, e meu sub 2+2, tem como eu deixar o bridge do meu módulo tocando a 2ohm e os outros 2 canais a 4ohm ? Ou só da pra usar todas as saídas a 2ohm ou todas a 4ohm ?

2- Meu carro não tem lugar pra tweeter, teria que colar ele em cima da coluna, caso comprasse o coaxial CX60B teria muita diferença em relação ao CS60B por não ter o crossover ? (digo no timbre e distorção, pra palco sonoro eu não ligo)

3- Caso de para ligar o módulo com o bridge a 2ohm no sub, e um canal pra cada falante a 4ohm, valeria a pena ligar uma saida do rádio em cada 6x9 do tampão só pra dar um sonzinho pra quem vai atrás ?

Descupe se ficou confuso, se não deu pra entender me falem...

Valeu

Editado por Talesfilho

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ficou um pouco confuso sim hehe

1- se entendi bem, a bridge a impedancia minima eh 4ohms, e vc pode alternar impedancia individual respeitando a minima, por ex: canal 1 falante 2ohms, canal 2 falante 8ohms, a diferença eh q no canal 2 vai ter mais potencia, enqto canal 2 vai ter menos porem dobra fator de amortecimento e tal

2- ou colar no painel (geralmente no kit vem uma dupla face no formato do tweeter pra isso), ou a opção mais cara mandar fazer uma lateral com encaixe pro tweeter, rapz os cortes dos coaxiais sao menos eficientes pq sao com capacitores

3-vai depender do seu gosto, mas nao acho que va precisar, como falei vai depender do gosto

dica: ja q nao comprou o kit, da uma pesquisada melhor q tem opção melhores com mesmo preço

Compartilhar este post

Link para o post

ficou um pouco confuso sim hehe

1- se entendi bem, a bridge a impedancia minima eh 4ohms, e vc pode alternar impedancia individual respeitando a minima, por ex: canal 1 falante 2ohms, canal 2 falante 8ohms, a diferença eh q no canal 2 vai ter mais potencia, enqto canal 2 vai ter menos porem dobra fator de amortecimento e tal

2- ou colar no painel (geralmente no kit vem uma dupla face no formato do tweeter pra isso), ou a opção mais cara mandar fazer uma lateral com encaixe pro tweeter, rapz os cortes dos coaxiais sao menos eficientes pq sao com capacitores

3-vai depender do seu gosto, mas nao acho que va precisar, como falei vai depender do gosto

dica: ja q nao comprou o kit, da uma pesquisada melhor q tem opção melhores com mesmo preço

Eu consigo o CS60B por R$130, que kit mais o menos nesse valor vc aconselharia ??

No 1, o que eu perguntei é se consigo usar 2 canais do módulo a 2ohm, e os outros 2 canais a 4ohm, ficou confuso pra caramba hehehe, e não entendi direito a sua resposta tbm, mas pelo que entendi: sim, da pra usar canais do mesmo módulo com impendancias diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Dica para ligação do módulo:

1. Não complique, ligação de módulo 4 canais é: canal 1> falantes da esquerda / canal 2> falantes da direita / canais 3 e 4> bridge para sub em 4Ohms;

2. Pode ligar o 6x9 em paralelo ao kit dianteiro, mas seria melhor desligá-lo, pois atrapalha o palco;

3. Falando em palco, essa é a grande diferença entre o kit 2 vias e o coaxial: o coaxial dá a impressão de que o som vem debaixo do painel e o kit não.

Compartilhar este post

Link para o post

Dica para ligação do módulo:

1. Não complique, ligação de módulo 4 canais é: canal 1> falantes da esquerda / canal 2> falantes da direita / canais 3 e 4> bridge para sub em 4Ohms;

2. Pode ligar o 6x9 em paralelo ao kit dianteiro, mas seria melhor desligá-lo, pois atrapalha o palco;

3. Falando em palco, essa é a grande diferença entre o kit 2 vias e o coaxial: o coaxial dá a impressão de que o som vem debaixo do painel e o kit não.

Ok, já decidi, não vou ligar o 6x9, mas porque ligar todas as saidas do módulo a 4ohm, se meu sub é 2+2 ?

Eu consigo ligar as saidas 1 e 2 em 4 ohms e a saídas 3 e 4 em 2ohms ? por que dai casaria perfeitamente a potência com os auto falantes (bridge a 2ohms da 240 rms , meu sub é de 250rms e as as outras duas saídas a 4ohm dão 60rms cada, e o CS60B é 60rms a 4ohms) Isso que é minha maior dúvida.

E quanto ao CSS60B, vc tbm acha que tem kit melhores no valor dele ?

Pode parecer imbecis algumas perguntas que estou fazendo, mas não entendo muito de som mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, já decidi, não vou ligar o 6x9, mas porque ligar todas as saidas do módulo a 4ohm, se meu sub é 2+2 ?

Eu consigo ligar as saidas 1 e 2 em 4 ohms e a saídas 3 e 4 em 2ohms ? por que dai casaria perfeitamente a potência com os auto falantes (bridge a 2ohms da 240 rms , meu sub é de 250rms e as as outras duas saídas a 4ohm dão 60rms cada, e o CS60B é 60rms a 4ohms) Isso que é minha maior dúvida.

E quanto ao CSS60B, vc tbm acha que tem kit melhores no valor dele ?

Pode parecer imbecis algumas perguntas que estou fazendo, mas não entendo muito de som mesmo.

A ligação em bridge ou ponte é feita usando o negativo de um canal e o positivo de outro. Isso faz com que o sinal vire MONO. Ligando os canais separados, terá 2 canais de 120W @ 2Ohms. O problema é entrar com um sinal STEREO e cada bobina tentar tocar um sinal diferente. Opte por um bridge em 4 Ohms que terá os mesmos 240W da ligação em 2 Ohms.

Quanto ao kit, sou suspeito para falar. Sou consultor da N.A.R Áudio.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Em bridge vc não pode ligar a 02 ohms senão queima o módulo. Seu sub é 2+2, porém vc vai ligar suas bobinas em série que resultará no final em 04 ohms.

Por isso nas especificações vem assim:

Potência RMS a 4 OHMS: 200W X 4

Potência RMS a 2 OHMS: 300W X 4

Potência RMS BRIDGE a 4 OHMS: 600W X 2

X4 quer dizer 4 canais, então cada canal sozinho pode usar a 02 ohms ou a 04 ohms, e em Bridge aparece x2 quer dizer dois canais, ou duas bridges, que só pode ser ligado com no minimo 04 ohms. Por isso não aparece "Potência RMS BRIDGE a 2 OHMS" nas especificações.

Mas vc pode fazer apenas uma bridge (juntando canais 3 e 4 que se transformarão em um único canal que só pode ser ligado a 04 ohms no minimo) e sobraram ainda dois canais (1 e 2) pra ligar independentes a 02 ohms cada.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...